"Não se é campeão jogando com putos da formação"

Este post é motivado por um comentário de um seguidor da página facebook do Cabelo. Ele reproduz um argumento que tem sido repetido para justificar este início de época do Benfica : o da aposta nos jovens. Digo desde já, para não ser injusto com ele, que este não é o seu único argumento. Mas vou reduzir o meu post a este ponto porque não são poucas as vezes que leio pessoal a dizer que a aposta nos jovens é um problema.

Eu fico pasmado como tal argumento pode ser apresentado. Dou por mim a pensar se o pessoal vê o jogo mas não tem consciência de quem está no relvado com o manto sagrado vestido. Vejamos o onze de hoje. Quantos jovens foram titulares? Um, apenas um. O Semedo. De resto tinhamos J. César, Luisão, Eliseu, Gaitan, Jonas e Mitroglou que não têm propriamente 20 aninhos. Mais! tivemos ainda o Lisandro, Pizzi e Samaris. Ola John, com 23 anos, tendo em conta a experiência profissional que tem, passou há muito o estado de jovem... e contudo o pessoal afirma : "Não se é campeão com uma equipa de jovens." A sério?!? Mas vêem os jogos?!? Qual é a razão deste discurso?




O motivo desta conversa é evidente : pessoal que ainda não fez o luto do Jesus. Pessoal que continua a utilizar os mesmos argumentos que utilizava para desculpar Jesus e, sobretudo!, o argumento que subentende que os miudos da formação não têm qualidade para serem lançados. Porque, na realidade, era isto que Jesus afirmava quando dizia que tinham de nascer 10 vezes e é isto que os seus adoradores afirmavam (e continuam a afirmar!!) sem pensar duas vezes no que estavam/estão a dizer, sem se darem conta que estavam/estão a denegrir jogadores do Benfica, com anos de Benfica e que, alguns!, tinham/têm tudo para dar muito (e não falo de dinheiro) ao Benfica.

Eu pergunto : o Semedo não tem qualidade? Onde é que o Benfica perdeu com a saida do Maxi e a entrada do Semedo no onze? Com certeza não foi nos cuidados com as suas costas porque essa foi sempre a lacuna do Maxi. Eu digo que a aposta nos jovens está ainda para ser feita. Mas uma aposta inteligente, uma aposta que lance jovens de qualidade. Semedo é claramente uma boa aposta. Victor Andrade também. E espero que Guedes faça por merecer jogar.

É isto que assusta o pessoal? Três miudos a terem minutos onde apenas um é titular? Será isto razão suficiente para repetirem vezes sem conta que "não se é campeão jogando com miudos da formação"? Se o problema do Benfica neste inicio de época fosse apenas ESTA aposta nos jovens, estaria o Benfica muito bem.

Sem comentários: