O sistema


Foi com o ca....!
Não tenho mais dúvidas!
Quando se vê esta amostra de equipa a perder assim na Madeira, a ver uma amostra de craque que tem a mania que é o maior lá da rua...
Quando se vê um árbitro que prejudica o Dínamo, quando se vê uma equipa do Manuel Machado a ganhar ao Dínamo da BCI, quando se vê um árbitro a mostrar um cartão por simulação à amostra de craque, só podemos concluir que alguma coisa mudou. E muito!
E com isto, meninos e meninas tenho o prazer de anunciar que estão a 15 pontos do SPORT LISBOA E BENFICA!
Nota de rodapé: se a seleção, do Fernando, assim vestida de branco e azul foi jogar à Madeira, porque é que o Ronaldo não foi?

Vamos a contas


Hoje o Sport Lisboa e BENFICA jogou como eu não gosto. Uma amostra de Braga deu mais trabalho do que o previsto, mas estes jogos fazem parte da Liga e é assim que se ganham títulos.
Agora, o BENFICA tem que jogar em casa com o Rio Ave, com o Olhanense e por fim com o Setúbal. Fora tem um jogo com o Arouca e um outro que não consigo identificar onde é.
São 5 jogos, 15 pontos em disputa.
Da equipa que está a disputar um lugar na Pré-Champions com o Estoril estamos com 12 pontos de vantagem, do esporte, temos 7.
Logo, uma vitória nos 3 jogos em casa dá o título. Sendo que, matematicamente necessitamos de 8 pontos, logo, duas vitórias e dois empates chegam para eventualmente jogar com os infantis no último jogo da liga.
O 34º está aí ao virar da esquina (eu sei que é o 33º, mas estou já a apontar ao do ano seguinte e sempre consigo mais uns comentários com malta a assinalar o erro).
Atualização: fica o resumo para quem não consegui ver.

De azul e branco é que se ganha antes de jogar


Faltam 5h para o SPORT LISBOA E BENFICA entrar em campo para mais um jogo da Liga. E, ao contrário do que alguns querem fazer crer, o SPORT LISBOA E BENFICA não joga em Braga nenhuma final. Temos 7 pontos de avanço do esporte.
Vamos considerar duas situações possíveis: os lagartos ganham os jogos todos até ao fim do campeonato e o BENFICA perde com o Dínamo da BCI. Restam 4 pontos de vantagem para o BENFICA. E, esses quatro pontos têm que ser mantidos nos jogos fora com o Braga, o Arouca e em casa com o Setúbal, o Rio Ave e o Olhanense. Ou seja, mantendo as duas condições iniciais, podemos perder 4 pontos nestes cinco jogos. Logo, perder pontos em Braga está longe de ser uma catástrofe e, nem me parece que isso seja, sequer possível porque em Braga Jesus vai querer demonstrar que a sua gestão na taça foi acertada.
Claro que boa parte dos críticos está prontinha para cair em cima do BENFICA, como aliás tem vindo a acontecer toda a época. Foi assim quando Vieira manteve o JJ e depois o Cardozo. Foi assim quando perdemos o primeiro jogo e mais tarde com os empates caseiros com o Arouca e o Belenenses. Foi também assim quando ficamos sem o Matic ou até quando estivemos a 5 pontos.
Acontece que, na Catedral ninguém ganha antes dos jogos começarem apesar da triste festa que foi feita o ano passado na Madeira. Foi um azar...
Mas, com o BENFICA é sempre assim  e por isso não temos alternativa. Agora é meter pés ao caminho, e guiar até ao Minho para levar o SPORT LISBOA E BENFICA ao 34º.
E quanto a ti, que vais vestir a camisola do SLB, só exijo que lutes, lutes, lutes e corras MUITO mais que o Braga. Só isso.

Titulares e suplentes

Está aberta a discussão, nomeadamente pelos benfiquistas que procuraram encontrar uma boa explicação para a derrota na taça. Acho que poderiam facilmente ter argumentado que Taça é taça, uma festa e que é normal que os clubes pequenos se agigantem perante a presença dos grandes. Mas, aberta a discussão vamos a isto, considerando os minutos na Liga, a prioridade do SPORT LISBOA E BENFICA. JJ joga quase sempre com 4 defesas, um médio mais defensivo e um box-to-box, dois alas (extremos) e dois avançados. Um 4-4-2. Nesta disposição, diria que:
- Oblak apesar de ter menos minutos que Artur (1011 para 1149) tem sido o titular este ano e por isso penso que podemos argumentar que Oblak é o titular. No Dínamo da BCI jogou o suplente?
- Do lado direito da defesa, o Maxi tem mais minutos (1804) e nem o Sílvio (468), nem o André Almeida (289)se aproximam; Jogou o titular?
- Os centrais são o Luisão (2160) e o Garay (2064). O Jardel tem apenas 96. Jogaram os titulares?
- O médio mais defensivo tem sido o Fejsa (1256) e nenhum outro jogador se aproxima. O Amorim tem 434 minutos, alguns dos quais mais adiantado no terreno. Jogou o suplente?
- O Enzo é o Enzo e não se coloca, sequer a possibilidade de haver um suplente deste mágico. Tem 1910 minutos. O André Gomes tem 4 minutos e o Jogou o Suplente?
- Nas alas, o Gaitán tem 1706 minutos e o Markovic 1329. Os suplentes tem na casa dos 200 minutos (Cavaleiro, 234, Salvio, 231, Sulejmani, 296). Jogaram os suplentes?
- Os avançados têm sido o Lima (1966) e o Rodrigo (1478). O Cardozo tem apenas 548 minutos. Jogaram os titulares?
Feitas as contas, Jorge Jesus tem apostado numa equipa tipo para o campeonato que não foge disto: Oblak, Maxi, Siqueira, Luisão e Garay, Fejsa, Enzo, Markovic, Gaitan, Lima e Rodrigo.
Mas, bem vistas as coisas e comparando, por exemplo, com as lagartixas, estamos, com os jogos à semana, a fazer dois campeonatos e por isso faz todo o sentido a  rotação da equipa. No campeonato jogam uns, nas outras competições jogam outros. Elevado ao extremo, esta rotação é perfeita. Por mim, pode continuar.
Ora, dito isto, considero que o problema que tivemos a meio da semana não está na rotação dos 6 titulares que ficaram de fora. Isso foi bem pensado porque o jogo de Braga é MUITO mais importante. A questão está na mensagem que o Mister passou de que o jogo não era para ganhar e isso retirou intensidade à equipa. Mas, estou cada vez mais tentado a concordar com esta ideia.


Azul e branco


Um pouco de história é capaz de ajudar a explicar a coisa: a 31 de janeiro de 1891 uns tugas radicais - de esquerda? - resolveram tentar acabar com a roubalheira. Não conseguiram mas estiveram lá perto.
Uns anitos mais tarde voltaram à carga, um tiro nos cornos do rei e o problema ficou resolvido. 'bora lá trocar o azul e o branco pelo verde e pelo vermelho - VIVA a REPÚBLICA!
E, é também importante dizer ao leitor que chegou até esta parte do texto que nada disto se relaciona com as cores do GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA ou do esporte. Ambos têm as suas cores escolhidas desde tempos anteriores à República. O BENFICA é de 1904. Curiosamente, ou talvez não, o clube do regime escolheu as cores da Monarquia, segundo a falsa historieta deles, ainda no século XIX.
Dito isto, importa lembrar aos mais distraídos que a nossa bandeira tem o verde e o vermelho como cores.
Assim, a pergunta que fica é: quanto tempo vai demorar a Federação a retirar as cores do equipamento alternativo que, supostamente, iria ser usado no mundial?
Não vivemos em Monarquia, vivemos numa República que escolheu outros símbolos e isso tem que ser respeitado. Já há por aí alguma petição para assinar?



Depois de Vigo, nada temos a temer

Confesso que pensei em Vigo.
Não não foi em Baiona, aquele local muito bucólico, onde as meias das meninas vão do joelho até...
Vigo. Foi mesmo de Vigo porque eu estive lá.
E tendo vivido na primeira pessoa uma das maiores catástrofes futebolísticas do SPORT LISBOA E BENFICA sempre pensei que depois da Galiza, só a fonte da juventude seria o limite. Pior seria impossível, mas em boa verdade a história acabou por me mostrar que Vigo foi só uma etapa.
De lá para cá muita coisa aconteceu, mas houve alguns momentos marcantes e dois deles foram ao nível diretivo: a saída de Vale e Azevedo e a mudança de testemunho de Vilarinho para Vieira. Ao nível das estruturas físicas a construção do novo estádio - com uma final de um campeonato da Europa e agora com a final da Champions - e do Centro de Estágio.
E, claro, ao nível humano, a entrada de Jorge Jesus. Houve ali um Trapattoni, depois os dois Hermanos mas, em boa verdade, a mudança chegou com Jorge Jesus.
Há um enorme fosso entre o BENFICA de Vigo e o Benfica dos nossos dias. É tão brutal a diferença que nem consigo comparar, mas só para os leitores mais anti-Vieira do que benfiquistas, pensem no que foi o nosso jogo em Londres há umas semanas e comparem com Vigo.
O caminho faz-se caminhando e tirando a 2ª época de Jesus, em todas as outras, o trabalho tem sido muito bom, com a promoção permanente de jogadores - quem foi aquele médio centro que vendemos há uns meses para Inglaterra e de quem já não sinto a falta? E, objetivamente, estivemos sempre muito perto de ganhar. Perdemos sempre por culpa própria e, claro por mérito do adversário - lembro que um aprendiz de treinador esteve dois anos sem derrotas no campeonato.
Mas, feito esta defesa incondicional do Jesus e do trabalho da Direção do BENFICA, confesso que não gostei de voltar a pensar em Vigo. E pensei.
Pensei, quando vi o SPORT LISBOA E BENFICA, no campo do Dínamo da BCI com receio de olhar o adversário, olhos nos olhos. Aqui por cima esta é a pior equipa às risquinhas que eu me lembro dos últimos anos. Os centrais são maus, os médios, tirando o Fernando, nem na B do Glorioso e os extremos estariam bons para ir fazer alongamentos no Canelas com o Macaco.
Mas, Jorge Jesus não percebeu o que este jogo significava - mais do que o jogo ou até a Taça, significaria mais um enorme rombo no porta-aviões do sistema, atirar para o esgoto uma equipa que já está na sarjeta. Significava uma enorme ONDA VERMELHA para encher a pedreira no próximo domingo.
Jorge Jesus não percebeu isso e tenho pena que assim tenha sido.
Mas, Mister, domingo lá estaremos no minho para levar o BENFICA ao 34. Mas, olhe que a A3 só me leva a Braga, ok? Não volte a levar o SLB para lá de Valença

Porto 1-0 Benfica

Confesso que até final do jogo pensei sempre que marcávamos um golinho (e se estivemos algumas vezes para sofrer mais, também estivemos perto de marcar), mas não aconteceu.

Acho que Jesus escolheu bem o 11, e mexeu bem na equipa, sem colocar jogadores que precisam de descanso, especialmente o Enzo, que tem caído um pouco de produtividade por causa disso.

Não concordo quando dizem que jogámos sem os titulares, porque estes que jogaram também são titulares muitas vezes, mas acho que se fez bem em guardar jogadores que estão em pico de forma (e outros que estão estafados). 

Como disse no início do post, esperei sempre que marcássemos um golito (até podíamos perder 2-1), e o facto disso não acontecer deixou-me um pouco intranquilo, mas fiquei um pouco mais intranquilo quando percebi que o objectivo de Jorge Jesus também era esse, e isso não é lá muito bom para uma equipa, na minha opinião.

Porém, não acho que seja por este jogo que o título possa nos fugir, ou até mesmo que cause alguma mossa psicológica. Inclusive, acho que somos bem capazes de vencer por mais de 2 golos na Luz, e para isso basta os jogadores entrarem com esse objectivo (algo que acredito que façam, já que neste jogo não tinham objectivo definido)

Mas não tenho mais nada a apontar aqui. Não vou falar da prestação individual dos jogadores, embora esteja desagradado com a forma de alguns encararem o jogo, e esteja também triste por constatar alguns factos que eu contestava, mas que me vou vendo obrigado a dar razão com o passar dos jogos. Mas não direi quais, porque não quero gerar ondas.

Para mim, não há nada mais importante do que o Benfica vencer este campeonato, e digo isto do fundo do coração. Não me importo se for despedido, se ficar sem casa, se for para a cama de um hospital. Eu quero que o Benfica vença este campeonato mais do que alguma vez quis que o Benfica ganhasse um campeonato, e permanecerei ausente de qualquer crítica que implique alguma forma de incentivo a qualquer tipo de desarmonia que chegue à equipa técnica, ou ao plantel. Ou pior, à Catedral.

Intranquilo por não termos marcado, mas satisfeito por ver que este jogo não foi capaz de me deitar abaixo a confiança de que ainda temos muitos jogos para ganhar.


Palestra para o estádio das Antas



E que tal contratar este cómico cá para o blog?


O artista falou depois ainda de "pessoas que não têm a noção da realidade". O que terá sido uma crítica, não a ele(!), mas aos organizadores do Fórum, pois em vez de terem convidado apenas treinadores de futebol chamaram também o bom do Jaime.

Já agora Jaiminho, tens aqui uma lista de coisas que, ao contrário das bocas do Bruno é de Carvalho, só serviram para dar lustro ao futebol português:

-os irmãos Calheiros e a sua paixão por Ipanema;
-a fruta para o Paixão;
-a paixão por fruta do pai do Augusto Duarte;
-as viagens nocturnas e desconfortáveis em malas de automóveis para Vigo;
-o frio e as constipações apanhadas por algumas senhoras que pernoitam em arcas frigoríficas;
-o desconforto da cela do pai Loureiro;
-o responsável pelas facturas da torre das Antas e a sua cadeira de sonho na Liga e depois na FPF;
-a música feita pelo filho Loureiro;
-os campeonatos ganhos á pala de 15 a 20 penalties por época;
-os 15 a 20 penalties por época marcados por confessos cocainómanos;
-os controlos anti-doping limpos efectuados a esses mesmos cocainómanos;
-os quinhentinhos de Reinaldo Teles que de arguido passou a testemunha de acusação;
-o Cadorin e os "acidentes" que lhe aconteceram desde que deu nega ao D'Onofrio;
-o Fernando Barata;
-o Deco e o Pato e o Abel e o Macaco;
-o Casagrande e o Semedo e o Moreira e o negócio de perucas;

Se alguém quiser deixar na caixa de comentários mais alguns exemplos que relembrem ao Jaiminho as coisas boas do futebol português, é bem vindo. Pode ser que dê para fazermos um comunicado e imprimi-lo naquela testa de labrego.


Começam os coelhos a saltar das cartolas

Pedro "o benfiquista" Proença apita Braga – Benfica


Entretanto, na Madeira, será que à terceira tentativa o Porto vai conseguir marcar um penalty fantasma inventado pelo também benfiquista Capela? 
Já o "bom árbitro" Nuno Almeida apita o Sporting, e espera-se  um comunicado de Bruno de Carvalho a pedir explicações por lhe terem nomeado um gajo que passou horas em amena cavaqueira sentado ao lado de Pinto da Costa num tribunal, quando ambos foram arguidos por corrupção desportiva. É certo que um gajo pode ser amigo de quem quiser, mas 5 pontos de vantagem sobre o porto é piners p'ra eles como bem demonstram os ultimos anos.

Mas antes há Taça. E só por isso é que o Papa Francisco de Carvalho só dará a missa lá para quinta-feira ao sol posto.

Uma ultima nota para o Gabala, que perdeu em casa no último jogo, perdendo assim também, o terceiro lugar do campeonato. Izmailov foi novamente titular mas ainda não marcou qualquer golo na presente edição da Topaz Premier League do Azerbeijão. 


Resumo do crássico

E é isto


E isto (video inspirado no nosso Coub)

Porque É Que Deves Aderir Ao Coub? (Ora aqui tens 6 motivos)


O Coub é um website russo (onde te podes inscrever por mail ou através das redes sociais) que começou a dar o boost neste início de ano, e, provavelmente, vai crescer sem parar. Nós já por lá andámos, e sabes porquê?

1. Porque há lá cenas hilariantes




2. Porque tem gajas russas a meter golos do Benfica




3. Porque puxa criativos com tempo a mais




4. Porque imortaliza alguns momentos épicos que ficam no esquecimento por serem demasiado curtos




5. Porque mostra o poder da música nas imagens




6. Porque nós estamos lá, e é para ficar.

Os adeptos do Raja Casablanca estão indignados




Como tal, já criaram o movimento "Chega!". Mas se a coisa continuar, para a semana criarão o movimento "Olhe, tá bom assim, pode ser?" e, em último caso criarão o movimento "A culpa é do Hassan?!" lá para o fim do mês.

Pau nos Ingleses (e em Jesus?) 2/6 de Coisas Sérias



Assistimos ontem a uma vitória épica, a juntar a outras que temos vindo a coleccionar nos últimos anos, e refiro-me a vencer um histórico de Londres. Confesso que não há outro local onde me dê maior prazer ver o meu Benfica a 'espetar o pau', como diz o Cota, e ainda hoje tenho em mim toda a satisfação desse momento, aliado à boa exibição do Benfica, e à quase segura passagem aos quartos.

O Benfica tem vindo a melhorar de rendimento conforme melhora a confiança dos jogadores, e isso, tendo em conta que é algo que está a acontecer desde que ganhámos ao Porto (nada é por acaso), temos tudo em aberto para terminar a época com vitórias nas maratonas, já que no ano passado também corremos, mas só trouxemos prata de todos os lados, porque a confiança esfumou-se no jogo (mal preparado por Jesus) contra o Estoril.

Não se trata de quebrar fantasmas; a verdade é que alguns jogadores evoluíram, como é o caso de Rodrigo e do próprio Jardel, de quem muito falei há 3 anos, quando este blog começou, e de quem voltarei a falar, enquanto outros chegaram para fazer melhor (Markovic, Siqueira, Sílvio, Amorim) ou igual (Fejsa, Suljeimani). Por outro lado, vimos o amadurecimento de Lima, e isso tenho eu notado apenas desde Janeiro, provando que a vitória com o Porto, e adjacente 'boost' de moral e confiança, trouxe um bem-estar ao balneário encarnado onde os erros se tornam mais fáceis de corrigir, pois há uma melhor acepção por parte dos jogadores ao serem repreendidos. Ninguém gosta de ouvir dizer que faz mal quando a coisa corre mal. Ninguém. Uns, mesmo não gostando, conseguem atingir a utilidade das críticas, mas a maior parte não o faz.

Mas, voltando ao Benfica. Temos tudo na mão, e por mais que tentem comparar as outras épocas, mais uma vez, esta época está a ser atípica, e o treinador percebe isso.

Parabéns aos nossos meninos, que me encheram de orgulho, mas vamos lá falar do assunto do momento, e que me leva a antecipar. Jorge Jesus.

Confesso que ontem, quando marcámos o terceiro, ter visto Jorge Jesus a 'escorraçar' Raúl José (embora já tenha visto isto pelo menos 2 vezes), chocou-me e deixou-me triste. Já nem vibrei com o golo, fiquei a olhar para o meu pai, que via o jogo comigo, e, para além de um 'foda-se, este gajo é que bate mal', o meu pai também não continuou com os festejos. Confesso que nem reparei no empurrão ao Shéu, nem os berros ao Rui Costa, que só serviriam para piorar o meu mood, e, quando acabou o jogo, e ainda com isso na minha mente, o Siqueira falou o quarto golo, deixando-me meio aziado. Mas, poucos segundos depois de terminar o jogo, engoli a azia, e entusiasmei-me com a grande vitória dos nossos jogadores, do nosso treinador, dos nossos adeptos, e voltei a sorrir. 

Hoje, mais a quente, estou capaz de defender Jesus por um simples motivo. Aquele espaço é dele. Não lhe dá direito a nada que não seja estar por ali a ver o jogo e a dar indicações ligeiras, mas a verdade é que Jesus (e isto ouvi eu na semana passada na Antena1, dito por alguém que o conhece como ninguém) olha para o seu rectângulo como um guarda-redes olha para a sua pequena área, e o tratamento a Raúl José, numa altura em que o próprio JJ tinha percebido que meteu a pata na poça (ou os três no focinho do outro). Jesus empurrou-se a si próprio, e ao treinador dos Spurs, tudo no empurrão a Raúl José. Isso foi o melhor para o Benfica, no que toca a problemas disciplinares. Mas foi horrível no que toca à simbologia e, claro, àquilo que é (ou deveria ser) o SL Benfica.

De qualquer forma, o futebol é mesmo isto, e Jesus é um homem de reflexos extraterrestres (cena em guimarães, corrida ao lado do auxiliar na semana passada, joelhos no dragão), mas não extra-futebol, porque se no futebol se tentasse aplicar um pouco das normas terrenas, perdia toda a piada.

Nesta, estou com Jesus.

PS: Antes que venham os filhos da puta que passam a vida a ter orgasmos ao dizer 'tu querias que Jesus saísse', eu mando-vos já para o caralho, e faço votos de que ele saia no final da época, e vos leve juntos.

PPS: ou então esqueçam este post e, na verdade, o Jesus fez aquilo porque coiso (podem abrir isto à vontade, não é nenhum malaware nem publica merda nenhuma sozinha no facebook, só se fizerem like no vídeo ou partilharem)


O Porto de Fonseca ganhou menos pontos que o pior Sporting de sempre

Estava eu a passear pelo "Cero a cero" e deu nisto. Ainda, e não sei porquê, o fabulástico Sporting deste ano (como nem aparece) estará mesmo pior que o pior Sporting de sempre. Vale o que vale.

Meanwhile (no autocarro dos dragões)





1/6 de Coisas Sérias

O facto de passar os dias a escrever de forma responsável, tem-me tirado a vontade de abordar assuntos por cá como fazia anteriormente, dando a minha opinião sobre os assuntos vários que preenchem a atualidade.

foto random do Pepe só porque sim
Confesso até, e embora esteja satisfeito com algumas novidades apresentadas neste blog, nomeadamente as listas em GIF que nos levaram a ter o artigo estrangeiro mais visto do dia na internet polaca (só os polacos meteram aqui tanta gente num dia como habitualmente metemos portugueses num mês.. ah, e se alguém souber polaco, que nos diga o que é que tanto comentaram), que ando um pouco desapontado comigo próprio por ter enveredado (um pouco de forma intencional, mas não tanto) por um caminho mais fácil, em que brincar (gozar?) se torna mais apelativo, tanto para mim (menos trabalho) como para quem lê (seus gozões do caralho). 

Daí, pretendo repor um pouco de equilíbrio nos meus actos, porque no meu pensamento esse equilibro (pelo qual alguns de vós, os poucos fieis de início, me conhecem) permanece intocável.

O primeiro assunto será, e apenas porque é o que mais me incomoda, o Sporting.

Começo por dar os parabéns aos adeptos leoninos por terem acreditado no novo presidente, e por estarem a ajudar muito a equipa, seja com iniciativas de diversa ordem (uma das quais copiada aqui do tasco, e que os senhores da tasca do cherba levaram muito a mal que eu tenha referenciado isso, quando eu até aproveitei para elogiar a direção deles por terem colocado o vídeo no estádio, enquanto a nossa simplesmente cagou no assunto), seja com o crescer de algo que tinha pouca força (e continua a ter em Porto e Benfica), uma espécie de 'clubismo activo', onde uma espécie de cidadania está presente.

Bruno de Carvalho está a fazer um trabalho fantástico, dentro das suas possibilidades, e relembro-vos a todos que este é um homem que caiu ali do nada, que não tem passado no dirigismo desportivo, ao contrário de muitos outros (gajos como o Couceiro, para mim, valem ZERO). 

Claro que há exagero na hora de analisar lances, apenas porque em caso de dúvida, mete-se como prejudicial (falo, por exemplo, de golos na linha, ou foras de jogo milimétricos), mas isso é o que todos nós fazemos, e poucos são os que primam pela análise cuidada de lances do seu clube, à excepção de quando claramente prejudicados, e os que o fazem (vide Júlio Machado Vaz), simplesmente não conseguem manter-se num lugar onde consigam chegar às massas do seu clube. 

Isso tudo irrita-me, e sigo o mesmo discurso dos que acusam o presidente Sportinguista de exagerar na fanfarronice, e por favor, não me falem de Vieira, porque eu sei que é tradicionalmente bem visto aceitar os nossos erros/problemas comparando com os outros clubes que farão o mesmo, mas isso é errado, e todos sabem que o é.

Mas, Bruno de Carvalho está a ajudar o futebol português à sua maneira, que seria a maneira que eu teria, ou que tu, ou ele, ou o caralho, qualquer um de nós, mero adepto, teria também. Claro que a BenficaTV está a ter um impacto fenomenal, de forma inteligente e alinhada, e aos poucos (que não são assim tão pouco) vai derrotando parte do sistema que existia, mas isso é outro assunto, para outra altura, e não será muito bom de ler.

De qualquer forma, volto a reforçar que estou muito agradado com os sportinguistas pelo que estão a fazer pelo seu clube, não como benfiquista (porque nós também o fazemos), mas como adepto do futebol, e como alguém que tem vindo escandalosamente a perceber o que realmente é o sistema, que está, muito, mas muito, para além de pertencer ao FC Porto ou a Pinto da Costa.

E com isto, termino a minha primeira sexta parte de seriedade, tentando assim fugir um pouco ao que temos vindo a fazer com o nosso amigo Cota do Bigode (atenção, não sou o Cota do Bigode, não pensem isso porque é uma injustiça para ele, que não pode dar a cara) ou com as capas do Record, que são, e repito, apenas brincadeira mais direccionada para outras redes sociais que não o blog, que, como é óbvio, deveria estar a conhecer apenas texto sério e credível, de interesse para arquivo, como todos os blogs deveriam ser. Na minha opinião, claro.

Mas o grande problema destas brincadeiras e bocas 'de facebook', é que do outro lado (e refiro-me ao lado verde), estão adeptos como nós, que viveram anos de tormenta e gozo, e que agora, ao erguerem-se, vêm-se continuamente gozados pelos benfiquistas (nos quais me incluo, claro), ganhando-nos assim um desprazer natural, que os faça também não ser muito coerentes na hora de ver quem é amigo e quem não é. Vá, e não falo das queixas de arbitragem, ponham-se um bocadinho no lugar deles, e para isso basta pensar um pouco no James a cantar "filhos da puta slb", ou nos superdragões a cantarem isso em todos os jogos. O que é de mais, pode não ser erro, mas farta.

Amanhã (ou logo, dependendo da vontade de escrever) falo do Benfica, de Vieira, Jesus e Artur.

PS: Se for possível, deixem algum feedback sério em relação a este layout do blog, agradecia, mas também compreendo que não comentem, com este layout, isso ficou menos apelativo.

Choro complexo




Isto sim é importante, agora movimento da bosta?epa ides chorar a quinta pata do cavalo!
E não me venham com o choro para mim, acreditam mesmo que a equipa que tem mais penaltis que resultaram em golos, se fossem assim tão prejudicados os árbitros marcariam tantos penaltis? Até penaltis que nem dentro do CAMPO foram. Golos em fora de jogo, jogo que nem entram...
Já que vocês não possuem nenhuma champions , eu dou uma : a do choro!
Nunca vão crescer, enquanto internamente não for corrigido os vossos erros, e mais..onde estão as promessas do vosso presidente na campanha eleitoral?


Capa do dia + intervenção do Sr. Cota do bigode na conferência de imprensa de Bruno de Margalho




E agora temos que arrumar com os gajos!

Aberta a discussão do que será melhor para uns e para outros, do ponto de vista meramente contabilístico, creio que o melhor resultado para o SPORT LISBOA E BENFICA é mesmo o empate entre ambos. Mas, será importante voltar a referir esta ideia:
"Estrategicamente, afastar o portinho da Liga dos Campeões seria uma coisa verdadeiramente assombrosa em termos financeiros a norte e por isso, enquanto essa possibilidade existir é nessa que vou apostar."

Tal como refere o Shadows, historicamente, Sporting e BENFICA souberam ser adversários sem que isso significasse a existência de inimigos. São duas coisas diferentes, ainda que no portinho isso seja insignificante. É tudo inimigo e é tudo para matar. Ora verde, ora vermelho, mas tudo inimigo. Curiosamente, diferentes dirigentes do Sporting e do BENFICA não perceberam em tempo útil esta dimensão do processo desportivo luso e deram a mão ao corrupto pensando que assim poderiam vencer.
Provou-se que não podiam.
Felizmente nos últimos anos o BENFICA apanhou a faixa da esquerda e tem vindo a tentar ultrapassar, mas ainda não conseguiu. Acelera, mas há sempre um buraco, um semáforo, um...
Acontece que a estratégia do BENFICA tem por base a sua capacidade financeira, a enorme dimensão do clube que tem permitido construir equipas de grande qualidade para tentar levar a melhor dentro do campo. Pedro Proença é a prova de que isso não chega.
A entrada de Bruno de Carvalho, se não for sol de pouca dura e descontando os tiros para o ar - a conferência de imprensa de ontem é uma nulidade - é uma excelente notícia porque coloca as coisas como elas têm que ser colocadas: o sporting não é um aliado do portinho na luta contra o BENFICA.
E, só isto, será suficiente para derrotar um clube que pode muito bem ter um fim e mais depressa do que se pensa: vejam os resultados desportivos, a desorganização, a violência dos adeptos, o estádio às moscas, os craques a pedirem para sair, a guerra na liga, a BENFICA TV,...
Os sinais estão aí - espero que todos, sportinguistas e benfiquistas, percebam o que está em causa.
Por isso, ainda que isso possa custar o título ao BENFICA - o que, francamente não acredito - vou torcer pela vitória do SPORTING no próximo fim-de-semana.

Capa do Dia + Resumo da Jornada (Por Cota do Bigode)


Entre alucinados

Bem... não sei se o que eu vou escrever aqui merece um post... contudo pensei ser interessante partilhar a experiência que vivi durante esta manhã de segunda-feira. Ora aqui vai :

Ao acordar fiz exactamente aquilo que costumo fazer todos os dias, com o especial interesse de se tratar do dia que se segue a um Domingo em que Benfica, Sporting e porto jogaram. Por outras palavras, acordei, liguei a màquina do café (essencial num pais onde o café que se bebe na rua é reles), fiz o meu cigarro (tabaco de enrolar; é mais barato e os cigarros electronicos é coisa demasiada esquisita para mim), tirei o café, sentei-me e acendi o meu cigarro para me acompanhar nas minhas leituras da manhã que incluem os jornais (Le Monde, Libération, El Pais, DN) e os blogs desportivos que consulto regularmente. Num destes blogs, o do grande Ricardo, deparei-me com um texto sobre um outro blog no qual podemos ver as reacções dos sportinguistas aos jogos de ontem.

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.fr/2014/03/o-hospicio-do-paulinho-ou-o-mais.html

Ao ler o texto do Ricardo pensei "Nãããã!!! Estàs a exagerar Ricardo! Não é possivel que no contexto actual, no qual o Benfica tem manifestado apoio à maioria das propostas do Sporting para acabar com o sistema, os sportinguistas pensem que o Benfica faz parte do sistema : é uma simples questão de logica! Estàs a exagerar Ricardo!". Ora bem, que fiz eu na minha inocência? Fui à Tasca dos Complexados ver com os meus proprios olhos o que por là anda.
 Os dois neuronios do Cherba a darem o estoiro

Foi com um certo espanto que constatei que o que o Ricardo disse no seu texto é de facto a realidade. Admito, tive então um momento de fraqueza e tentei dialogar com eles, esquecendo o motivo pelo qual tinha deixado de là ir. Não vou reproduzir a discussão. Quem estiver interessado que và là e leia o que foi dito. Digo apenas uma coisa : aquela gente é bem capaz de destituir o Bruno de Carvalho caso Sporting e Benfica cheguem a acordo relativamente à limpeza do futebol português; é que se Bruno de Carvalho e o Benfica apresentam a mesma visão sobre o que deve ser mudado, então apenas existe uma conclusão logica : Bruno de Carvalho faz igualmente parte do "sistema lãpiurso".

E agora?


Perder os dois, confesso, era uma realidade que seria acolhida com amor e paixão aqui na casa. Não por todos, mas por uma maioria nada silenciosa.
Mas, imaginando que isso não será possível, na próxima jornada, um dos dois irá perder pontos no jogo de alvalade.
Em relação ao Sporting, na próxima jornada, o BENFICA ficará na pior das hipóteses com 4 pontos de avanço e na melhor com 10.
No que diz respeito ao portinho, no pior cenário ficamos com 6 pontos de vantagem e no melhor dos sonhos 12 à frente.
Estrategicamente, afastar o portinho da Liga dos Campeões seria uma coisa verdadeiramente assombrosa em termos financeiros a norte e por isso, enquanto essa possibilidade existir é nessa que vou apostar. Só que, antes disso, temos um campeonato para ganhar.
Vamos olhar para os cenários supondo que:
- BENFICA vence o Nacional: um empate em Alvalade deixa o portinho a 11 e o sporting a 9, que são dez. Contando que vamos perder no dragão, são seis de vantagem para Alvalade. Não me parece que o BENFICA possa perder mais do que dois jogos... Seremos campeões;
- BENFICA empata na Madeira: aqui a coisa complica. Vamos perder ao Dragão e por isso temos que tirar 3 pontos a todas as contas, diria que o cenário de vitória do portinho é o que mais me agrada porque ficam com 7 e 8 de distância, que é ainda algo segura;
- BENFICA perde na Madeira. Diria que neste caso o empate é claramente o resultado mais interessante.
Dito isto, espero que as contas ajudem ao debate da semana entre os vermelhos: que resultado queres para Alvalade?
Por maioria de razões, o EMPATE.
Nota: até ao fim o SPORT LISBOA E BENFICA tem que receber a Académica, o Rio Ave, o Olhanense e o Setúbal. São doze pontos "limpinhos." Fora vai ao Nacional, ao Braga e ao Arouca. Considerando que o jogo no dragão não conta porque está perdido. São duas as vitórias fora a juntar às 4 vitórias em casa. Simples. 18 pontos para o título.

bomFIM


Era isto que se pedia. Uma vitória, nem mais, nem menos! 3 pontos.
Cinquenta e seis mil pessoas na Catedral para empurrar a equipa a caminho do título!
Nos últimos jogos temos vindo a destacar momentos brilhantes dos jogadores, daqueles que nos ficam na memória e que farão parte das conversas para a eternidade.
Hoje o destaque vai para o trabalho do Jesus. E o meu aplauso segue direitinho para duas dimensões do trabalho dele:
a) capacidade defensiva. Quem se lembra do que passamos no arranque do campeonato só pode ficar de boca aberta com a volta que a equipa levou, ainda por cima sem o Matic. É brutal como o Jesus conseguiu tornar mais sólida a equipa e ver gente como o Markovic, o Gaitan e o Lima a correr atrás da bola...
b) laboratório nas bolas paradas. Foi o treino e o trabalho dos jogadores e da equipa técnica que nos deram os dois golos de hoje. Parabéns Jesus.
E, já agora, parabéns a que decidiu manter o Jesus quando meio mundo exigia a sua saída...
Fica o resumo da primeira parte.
Notas: 1) Há um lance mal anulado ao Estoril que poderia ter dado golo. 2) Há um golo mal anulado ao Lima.
3) Esta é a verdadeira mudança do "sistema" - não perdemos por causa dos árbitros.
4) Foi uma vitória importante para o portinho assegurar o 3º lugar e quanto à lagartagem, coitados... Tiveram um bomFIM!


Por tudo e por nada, vençam!


O Estoril...
Outra vez o Estoril.
O ano passado, contra o Estoril na Catedral, os jogadores deram tudo, mas a redondinha não entrou... Há dias assim. Não me arrependi um minuto que seja do apoio que lhes dei. Foi sincero da minha parte, merecido da parte deles.
Deram tudo.
É apenas isso que vos exijo hoje: TUDO!
Têm que correr atrás da VITÓRIA apenas por dois motivos:
- por tudo e por nada!
Isto é, por Nós e por Vós!
Vençam por Nós! Vençam por Vós!
FORÇA BENFICA!


Conselho de Presidentes



"Luís Filipe Vieira mostrou-se muito descontente com o rumo que o Conselho de Presidentes desta sexta-feira estava a tomar e abandonou de forma abrupta a reunião, que teve lugar em Fátima.

"Para bem do futebol português, é melhor nem falar. Quem ficou lá dentro que assuma as responsabilidades para o futuro", referiu o presidente do Benfica aos jornalistas, visivelmente insatisfeito com o resultado de nova reunião, acrescentando: "o futebol português está acima de tudo."

"Um dia, o futuro do futebol português tem de passar pelo Benfica e pelo Sporting. Não vamos aturar guerras de pessoas e situações do passado", desabafou Vieira, enquanto entrava no carro para deixar Fátima.

Refira-se que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, também deixou a reunião antes do seu término, mas não prestou quaisquer declarações."

in Record,
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior.aspx?content_id=871639

No meu ultimo post aqui no Cabelo (http://cabelodoaimar.blogspot.fr/2014/02/o-poder-em-causa.html) falei do bem que a eleição de Bruno de Carvalho para a presidência do Sporting fez ao Benfica, que tal eleição implica que o Benfica seja obrigado a tomar posições claras e inequivocas de oposição ao sistema. Aplaudo a reação de Vieira, tendo a certeza que ela seria outra noutro contexto...

10 Motivos Para BdC e LFV Terem Bazado (da reunião dos presidentes da Liga com o MFigueiredo)

1. O efeito-estufa aliado ao calor repentino
Hoje esteve um dia com mais de 20º, e ninguém se tinha preparado para isso. Com tanto calor, os gases de Pinto da Costa duplicam a intensidade, e voltam a fazer danos, já que depois de um jornalista e de um treinador, são mais dois que se afastam. Gases são sempre um bom motivo para nos pormos na alheta, por isso serve de motivo para os dois.

2. Quotas em atraso.
Quando Vieira chegou, BdC disse-lhe que tinha quotas em atraso como associado sportinguista, mas Vieira mandou-o para o caralho, e o líder obedeceu. Depois foi Pinto da Costa a exigir o pagamento das quotas de associado portista, através do Guarda Abel que se esgueirou pelo ar condicionado, não restando alternativa ao presidente benfiquista.

3. Sexo homossexual masculino
Todos sabemos que o melhor sexo ao vivo é o sexo homossexual, mas é entre duas mulheres, e estar a ver o Mário Figueiredo a levar de marcha a ré, de todos os outros presidentes, é dose para qualquer um. Eu sairia à  primeira tringalha que visse a luz do dia. Este serve para ambos. Acho eu.

4. Tempo de Antena
Hoje há Tempo de Antena para as eleições europeias, e os presidentes dos nossos clubes gostam de andar bem informados, se bem que esta é falível, pois o Bruno de Carvalho não tem grandes interesses na Europa, neste momento, tendo ausentado-se, provavelmente, para ver onde andava o Jardim.

5. Azul da Bandeira
Vieira começou a dizer que ia votar no Partido Monárquico, porque é fã das músicas do Frei Hermano da Câmara, então o Bruno de Carvalho disse que se os nossos antepassados tivessem tirado o azul da bandeira, ainda hoje éramos uma monarquia, e os corruptos iam todos enforacados. Foram os dois corridos pelos corruptos que ficaram lá.

6. Doença
Bruno de Carvalho agoniou, ao ver tanta cara corrupta ao mesmo tempo, e teve de abandonar. Vieira juntou-se a ele, mas porque tem um problema de coluna vertebral, que não o deixou ficar lá e dizer umas verdades.

7. Telefonemas urgentes
O Chikabala ligou ao BdC a dizer que se não dormisse num Hilton, acabava a carreira. O Vieira recebeu uma chamada do Jesus, a dizer que há guerra nos 'balcães' e que se devia aproveitar para ir buscar sérvios baratos.

8. O Fiúsa disse uma Graçola
Bruno de Carvalho saiu porque é anti-graçolas, mas antes perguntou se alguém conhecia a anedota sobre duas senhoras da má vida, mas ninguém respondeu. Vieira saiu porque a graçola deu-lhe uma ideia para uma parceria com um clube da terceira divisão de boccia do Bangladesh.

9. Novo episódio do Cota do Bigode
BdC viu no twitter que saiu um novo episódio do Cota do Bigode, e foi ver se era desta vez que o gajo falava nele. Vieira foi a correr porque curte bigodes.

10. Pertinência
Fizeram perguntas pertinentes, então os senhores afastaram-se dali.


(Post com ideias do Daniel, d.gomes, MeiralVermelho e Saruga)

Quaresming - 8 Respostas Que Te Esclarecerão

A página do facebook Futebolês recolheu vários 'quaresmings', e nós escolhemos os que mais gostámos, e acrescentámos alguns. E o que é o Quaresming?

1. Quaresming é a força da intervenção

Créditos: Francisco Costa
Créditos: Cabelo do Aimar
Créditos: Nuno Ricardo Lopes
Créditos: Cabelo do Aimar
2. Sente-se fortemente nas artes, especialmente na música, tv e cinema
Créditos: Hugo Patrício

Créditos: Tiago Vilhena
Créditos: Rui Rodrigues
Créditos: Cabelo do Aimar
Créditos: António Miranda
Créditos: João Salvador


Créditos: Uma página qq de Corruptos
3. Está presente em todos os principais eventos desportivos
Créditos: Futebolês

Créditos: Luís Miguel Vieira

Créditos: Zé Mourinho

Créditos: Rui Pedro

Créditos: Cabelo do Aimar
 4. Onde quer que haja luta e vontade de seguir
Créditos: Rúben Silva

Créditos: Bigodaça do Chalana
Créditos: Pedro Silva (Cabelo do Aimar)
Créditos: Élio Vieira
Créditos: Paulo Ribeiro
 5. Na tradição e nos costumes das gentes
Créditos: João Salvador
Créditos: João Salvador
Créditos: Luís Miguel Ribeiro

 6. Na busca da introspeção filosófica

Créditos: Cabelo do Aimar
Créditos: Cabelo do Aimar
7. Em Londres
Créditos: Cabelo do Aimar
 8. Ou até debaixo de água
Créditos: Cabelo do Aimar

Créditos: Cabelo do Aimar



Sente Quaresming. A bebida dos cagalhões.