Benfica e Champions League



Ora bem, vamos dar conteudo ao ultimo post e justificar, primeiro, o quadrozito sobre o Benfica do Jesus na Champions. Tenho na minha ideia que, numa imagem global, o Benfica de Jesus na Europa é um Benfica fraco : é a minha opinião cujos argumentos apresentei noutras alturas e que posso reduzir ao seguinte. Na Champions é um fracasso quase completo, enquanto que as boas campanhas na Liga Europa estão sempre condicionadas pelo falhanço na Champions. Para mim, este sabor amargo apenas podia desaparecer se tais campanhas com que todos vibrámos tivessem resultado em titulos. Não foi o caso, resultando assim numa mão cheia de nada... nem prestigio como muitos defendem, senão o prestigio do "eterno secundon". Quando digo isto, muitos respondem "pois, mas estamos em 5° na UEFA", como se esta frase mágica chegasse por si mesma a dizer o que quer que seja… não chega, tal como não chega apresentar um quadro comparando os resultados do Benfica de Jesus na Champions e os resultados antes de Jesus : trata-se de uma caricatura, como toda a caricatura, ou se adere a ela, ou acreditamos nela ou não. Debater é impossivel.



Dito isto, relativizemos então os numeros do Jesus na Champions :

     A competição mudou muito nos ultimos 20 anos. Não que os jogos contra os grandes europeus sejam mais numerosos que antigamente (antigamente, o Benfica jogava invariavelmente contra um grande todos os anos e mesmo assim, até 94, tinha perdido por apenas três vezes em casa para a TCCE), mas já não existem aquelas duas primeiras eliminatorias onde, na maioria dos casos, era bater em ceguinhos (Jesus deveria ter nascido mais cedo). Apenas excepcionalmente existe uma real diferença de valor nas equipas que constituem os grupos, havendo grande equilibrio, senão para o primeiro lugar do grupo, pelo menos para o segundo. O que, contudo, não justifica as más campanhas do Benfica em casa, onde ganha apenas um em cada dois jogos. Nesta competição, ganhar os jogos em casa é essencial para a qualificação. Se tal não for possivel, então pelo menos não perder. O Benfica de Jesus tem tido péssimas exibições fora de casa (apenas 3 vitorias, se não me engano), contudo as eliminações devem-se sobretudo aos pontos perdidos em casa. O Benfica teve azar, aqui e ali, nas eliminações, mas quando o azar é repetido, transforma-se em incompetência.

    Com adversários do mesmo nivel, o Benfica tem dificuldades em impôr-se, tão simples quanto isto. E quando vemos os grupos nos quais o Benfica não conseguiu qualificar-se para os oitavos, vemos igualmente que foi eliminado por equipas, a priori, de valor mais baixo. Schalke 04 e Lyon eram superiores ao Benfica ? Celtic e Olympiakos ? E mesmo esta época. Vimos os jogos contra o Zenit na Russia, os dois contra o Monaco, vimos o Leverkusen na Luz. Apesar de o Benfica não apresentar a mesma qualidade do ano passado, era assim tão complicado qualificarmo-nos? O Benfica é assim tão fraco quanto isso?


     Deixo a questão táctica do Jesus mais là para a frente. Por agora digo apenas que estes maus resultados repetidos do Benfica na Champions são a consequência das más preparações de época. E aqui a responsabilidade não é de Jesus ou apenas é em pequena parte. Este ano então foi de um amadorismo gritante. Sabiamos, desde Janeiro, que iamos perder um atacante bastante importante e Cardozo já há alguns meses que era carta posta de parte. Quando é que o real substituto foi contratado ? Quando jà não podia ser inscrito na Champions. Continuamos com o problema do lateral-esquerdo e a Direcção não soube precaver um nucleo duro que oferecesse estabilidade ao Jesus para preparar a época. Resultado ? 

     Como diversas vezes nos ultimos anos, a verdadeira pré-época fazêmo-la com a época a decorrer. Isso justifica os inicios irregulares no Campeonato (nos ultimos anos passamos de 80% dos pontos obtidos no primeiro terço da época para 65% ou ainda 75%). Estes inicios irregulares são o resultados do mau futebol praticado, consequência logica da falta de automatismos dos jogadores. Esta época, como todos os anos, começámos com um muito mau futebol, mas as vitorias foram aparecendo. Ora na Champions isso é mais dificil de acontecer. Não são Moreirenses e Gil Vicentes com quem jogamos, equipas em relação às quais a diferença de qualidade dos jogadores é tão grande que, mesmo jogando mal, as hipoteses de ganhar são muitas. Na Champions jogamos com equipas do mesmo nivel ou então proximas. Estar em forma é condição essencial para ganhar.




   Por este motivo relativizo a questão táctica. Ok, não gosto da táctica do Jesus. Mas isto sou eu, um zé ninguém que, ao dizer isto, falo em termos de gosto e não em termos de conhecimento que, este, está do lado do Jesus. No entanto, constato uma coisa. A táctica do Jesus resulta quando a equipa está em forma. E não apenas resulta como é das equipas que melhor futebol joga na Europa. As performances do Benfica europeu na Primavera são assinalaveis contra adversários, alguns, melhores ainda do que aqueles que seis meses antes… eliminaram o Benfica da Champions ! Agora, também constato que, sabendo que nenhuma equipa consegue manter o mesmo nivel exibicional ao longo da época, existem tácticas que dão uma maior segurança. Mas, se aquele futebol que vemos, normalmente, a partir de Dezembro precisa destes meses de adaptação, a questão essencial não estará antes em dar ao Jesus uma segurança minima sobre o plantel que terá à sua disposição de modo a poder fazer a sua pré-época durante… a pré-época ?! E, não !, não aceito o argumento do mercado de transferências. Este existe para todos e contudo apenas no Benfica vejo a histeria e a total incapacidade em lidar com este periodo que é sempre instavel, mas que não tem de ser caotico.

     Muita coisa fica ainda por desenvolver. Fico-me por aqui, manifestando apenas uma ultima ideia. A historia do Benfica, a gloriosa historia do Benfica fez-se com a hegemonia nacional e essa deve ser sempre procurada. Contudo nunca deve servir de argumento para negligenciar a mais importante competição de clubes no mundo pois foi nessa prova que o Benfica ganhou nome internacional, que ganhou um carisma que fez um jornalista francês falecido recentemente dizer que, pelo que contribuiu para o futebol mundial, o Benfica deveria ter pelo menos 4 Taças dos Campeões, tantas quantos um… Ajax… E que as teria certamente e mesmo mais se as substituições fossem permitidas em 1963, se a final de 1965 contra o Inter não tivesse sido jogada em San Siro, se a final de 1968 contra o Man United não fosse no Wembley e se Eusébio não tivesse falhado aquilo que nunca falhava… se… se… e mais ses… Muitos ses tem a historia do Benfica, demasiados. Respeitemos a historia europeia do Benfica, não pensemos que a Champions é um detalhe e espero que a Direcção mude de atitude e programe as épocas pensando que a qualificação do Benfica para os Oitavos de Final da Champions é a prioridade dos meses de Outubro e de Novembro, meses de competição intensa incompativeis com pré-épocas em atraso. 

 

12 comentários:

Pedro disse...

David, mas e se os jogadores pretendidos têm o aval total de JJ? E se foi JJ que escolheu os 358 laterais esquerdos?

Eu vejo a Direcção (que odeio como bem sabes) a dar a JJ o que nunca deu a outro treinador.

David Duarte disse...

Pedro, eu parto do principio que o interesse do Jesus é ter o mais cedo possivel, senão o plantel definido, pelo menos os jogadores fundamentais para a época.

Ora isto é trabalho do treinador porque a ele cabe decidir a constituição do plantel. Contudo, se o treinador decide, é à Direcção que cabe rever os contratos e negociar jogadores. E isto tem sido feito sobre os joelhos. Como é obvio, não é no Verão que deve ser negociado o contrato de um jogador pretendido. É muitos meses antes. Por outras palavras, é necessário ter visão e precaver-se.

A culpa pelas pré-épocas em Outubro e Novembro, eu atribuo-a à Direcção. É-me incompreensivel que um treinador queira começar uma temporada sem que o plantel esteja, no essencial, constituido.

Pedro disse...

Repara, JJ pediu explicitamente o Derley. A Direcção deu-lhe o jogador a tempo e horas. Poucos treinos depois JJ diz que não serve e quer outro. As culpas da Direcção já não são assim tão exclusivas certo?

O mesmo com Samaris e Cristante (e mesmo Jonas) que só foram contratados pq os resultados de pré época foram péssimos. Se têm sido melhores não havia a pressão para reforços de "qualidade".

David Duarte disse...

Não penso que derley tenha sido contratado para ser titular. Foi um pedido de Jesus, mas o titular ser outro que não funcionou.

Sobre o Cristante e o Samaris, diria que foram pensados para um futuro próximo, para Jesus os trabalhar para Janeiro ou então para a próxima época.

E aqui, mais uma vez, é a Direção que joga. Deveria ter dito "meu caro, não temos meios para tal. Se é para fazer esse trabalho, utiliza a formação"... E tanta vontade mostrou o João Teixeira na pré-época!

pitons na boca disse...

Os trabalhos que me dás. ;)
(pondo de parte aquela tabela, que já disse o que tinha a dizer sobre o que acho dela...)

Colocando a questão de outra forma, visto que parece que a Liga dos Campeões é uma coisa assim tão facil: será que é assim tão corriqueiro passar-se aos oitavos de final da prova?
Contando apenas as ultimas 5 épocas (10/11 a 14/15), temos:

Totalistas (4 equipas)
Real Madrid; Arsenal; Bayern Munich; Barcelona

Quatro presenças (2)
Schalke 04; AC Milan

Três presenças (6)
Bayer Leverkusen; Borussia Dortmund; PSG; Chelsea; Shaktar; Man Utd

Duas presenças (11)
Atl Madrid; Juventus; Basileia; Man City; Porto; Zenit; Galatasaray; Valencia; Lyon; Marselha; Inter

Uma presença (11)
Monaco; Olympiacos; Celtic; Malaga; APOEL; Benfica; CSKA Moskva; Napoles; Tottenham; Roma; København


Se queria que tivessemos ido mais vezes? Claro, duh!
Mas sou realista e não é só estalar os dedos. Não jogamos contra pinos e basta ver que alguns tubarões nem sempre conseguem essa coisa "facil" de ir aos oitavos de final da Champinhons. E não me deixo enganar com as baboseiras do José Chourinho, sobre grupos acessiveis. Ele que fique lá na sua redoma de petro-dolares.


A questão parece simples: por ti o Jesus ia embora agora, é isso?


ps - oi? que conversa é essa do JJ ter dito que o Derley não serve? não me lembro disso... passou-me ao lado, essa?

David Duarte disse...

E em quantas presenças na Champions, Pitons? é que, por exemplo, se não me engano, o Leverkusen tem 3 qualificações em 3 presenças... não se pode tirar conclusões de numeros atirados assim para o ar (foi esse o meu ponto com o quadro).

E eu não estou a dizer que é facil ou deixa de ser facil chegar aos oitavos. Claro que é dificil. Mas, por muito que se dê voltas ao assunto para o Benfica parecer bem, a verdade é que são 4 eliminações em 5 participações com grupos onde os adversàrios eram do mesmo nivel senão mesmo, em certos casos, inferiores. Isto é uma evidência para mim e, apresentando a seguinte lista : Schalke 04 e Lyon, Celtic, Olympiakos, Leverkusen e Monaco, também acho que é evidente para ti que o Benfica deveria pela simples razão que podia fazer muito melhor.

Agora... o Jesus ir embora?! Por isso é que muitas vezes questiono o pessoal se efectivamente lê o que os outros escrevem. Defendo o Jesus em todo o texto... Onde fundamentas, no meu texto, a questão que colocas, se Jesus deveria, a meu ver, ir embora?

pitons na boca disse...

Começando pelo fim: não fundamento nem coloco em lado nenhum. Era mesmo só para saber em que "ponto" te encontras, nesta conversa.

Quanto ao resto, parece-me claramente um caso de ver o copo meio vazio ou meio cheio.
Onde tu vês 4 eliminações em 5 presenças, eu vejo 5 presenças consecutivas que não aconteciam antes, passando numa delas, sendo que noutra fomos eliminados com 10 pontos e esta ultima tinhamos um grupo complicado e que podia acabar com qualquer equipa em qualquer posição (já sei que não concordas muito com esta ideia).
Quanto à lista de equipas "equivalentes ou mesmo inferiores", aí discordo em alguns pontos. Gregos e escoceses, sem dúvida. Lyon já se encontrava na fase descendente do ciclo estrondoso. Scahlke e Leverkusen já não é tão simples assim, e Monaco... não me parece que tenhamos estado tão mal em termos de resultados, e basta ver o que eles fizeram nos outros jogos para perceber que passam em primeiro quase sem saber ler nem escrever. Fazem 3 jogos com 100% de eficacia nos remates enquadrados à baliza, ganhando 2 deles e outro já nem me lembro qual foi.


nota - mas... aquela cena do Derley? fiquei mesmo curioso em saber.

David Duarte disse...

A do Derley era para mim? Não percebi que era. Procurei onde tinha escrito que o Jesus disse que o Derley não servia e não vi tal frase em nenhum lado...

pitons na boca disse...

A do Derley era para quem apanhasse.
O Pedro disse que o Derley era um pedido explicito do JJ e que depois terá vindo dizer que já não servia.
Pela tua resposta ao assunto Derley fiquei a pensar que também estivesses ao corrente disso.

Fiquei com curiosidade de saber se é mesmo assim ou nem por isso.

David Duarte disse...

Não faço a minima ideia. Penso, isso sim, que Derley não foi contratado para ser o titular.

Gonçalo MM disse...

Seria bom também fazer o mesmo exercicio para os 10 anos antes do Jesus, de maneira a verificar se ele efectivamente melhorou/piorou o registo ou não.
Comparando desde sempre talvez não seja o melhor método, a meu ver.

Unknown disse...

Disse uma coisa relevante. A tática de jesus resulta quando a equipa está em forma, os dois médios que jogam na lateral do losango são normalmente muito espremidos fisicamente e JJ é conhecido por treinar muito e mal no que respeita ao volume e ao conteúdo. Por exemplo, na pré-epoca continua a insistir em 3 treinos por dia com corrida matinal,o que nenhum treinador de elite como mourinho, anceloti, Guardiola, e por ai fora fazem por naturalmente se tratar de um disparate. E durante a época a mesma coisa, não sendo de admirar que este Benfica de Jesus quebre fisicamente normalmente no ultimo terço do campeonato, onde por curiosidade algumas coisas já correram bastante mal nalgumas épocas.

Também concordo quando diz que a tática é boa para jogar com o Gil Vicente e o Moreirense, mas insuficiente para a champions. Das equipas mesmo fores na champions quantas jogam no esquema de Jesus?? muito poucas porque naturalmente o desgaste a que ele sujeita alguns jogadores tem consequências quando se joga contra equipas do mesmo nível, em que do outro lado vão estar jogadores igualmente muito bons técnica e fisicamente bons, mas com um homem a mais no meio campo para preencher espaços e provavelmente com menos nível de fadiga acumulada por estarem a jogar com taticas desta natureza...O resultado está à vista.

É uma pena ver por exemplo um jogador com a classe do Gaitan que é simplesmente um craque a jogar em tudo quanto é posição e a ter que correr para cima e para baixo ocupando tudo o que é espaços com pouca ajuda por estar sempre em pouco número. Depois claro, quando ele quebra em determinados períodos da época apontam-lhe o dedo mas será ele o verdadeiro culpado?

E assim lamentavelmente o maior clube português (com o devido respeito pelos feitos actuais do FCPorto mas o Benfica continua a ser o maior clube Português) tem como home do leme essa aberração desportiva, social e intelectual que é o Jorge Jesus...