Greve arbitral?

Depois da bateria de críticas do Benfica, desde o treinador ao presidente, passando pelo director de futebol, e do FC Porto, nas pessoas do presidente e do seu treinador à arbitragem (sem colocar em causa a sua legitimidade), aguarda-se a qualquer momento a greve ou, no mínimo, uma forte reacção corporativa do sector arbitral.

Certo que este silêncio e inacção, é apenas a calma que antecede uma forte tempestade, e não derivada de qualquer tipo de cobardia e impotência da parte dos valentes árbitros e seu presidente Vítor Pereira ou do seu líder associativo, José Gomes.

Porque se fosse (ou melhor, quando foi) o Sporting, as coisas não se passariam desta forma...

Aqui na foto faltam os capangas das bandeiras...


Pastelões de Benfica vs Pasteis de Belém

Por questões ocupacionais e doençais só faço a análise ao Benfica-belenenses hoje.

O que se passou no fim de tarde de sábado foi tão mau que nem sei por onde começar.
Talvez comece pela parte que diz respeito ao que se passou dentro das 4 linhas, que é a que gosto mais e na qual tenho ainda tenho um bocadinho de fé.

Jogo muito pobrezinho, rapaziada. Assim não!
Não sei se foi cabeça na championzlig, se acharam que com um golo aos 17' estava no papo ou se foram outras razões que nem quero pensar.
Já depois do jogo em Guimarães tinha achado que tínhamos que jogar um bocadinhozão mais à bola se queríamos ganhar a outras equipas fortes da liga. Porque as arbitragens perderam a vergonha e não íamos ter sempre um ressalto feliz.
Por acaso até estava a pensar mais na próxima jornada na Amoreira contra o Estoril. Não imaginava que íamos merdar logo na jornada seguinte em casa contra uma equipa que só está à frente da equipa do Ministro "ai-ai-ai-que-é-tão-gentleman-mas-quando-estava-num-certo-clube-até-coçava-os-tomates-virado-pró-público-adversário-a-festejar-um-golo" Costinha.
Não é aceitável uma exibição tão frouxa em casa contra o penúltimo classificado, depois de uma recuperação pontual na jornada anterior e sabendo que um dos adversários já tinha vencido na véspera da maneira habitual. O que vai nessas cabeças, meus bravos?

Tacuara a voltar a ganhar-lhe o gostinho. Pena ter tido ao seu lado um Lima em dia não, substituído por Rodrigo "caguei pra este jogo" Moreno.
Fejsa, depois de muito elogiado por mim deixou-se comer no 1º golo. Para o jogo em Paris tenho a dizer o seguinte: Fejsa, és uma besta! És um Bynia oxigenado que foi à Isabel Queirós do Vale alisar a carapinha!
E a culpa não é só do Fejsa! Onde é que andava o resto da defesa, pá?
Quando a malta se queixava da falta de golos nos cantos, era de golos na outra baliza! Vejam lá isso, se faz favor.
Na opinião de gajo que não percebe de bola, parece-me que estamos a passar do 8 para o 80. Fejsa e Matic contra uma equipa como este Belenenses parece-me um bocadinho de cuidados a mais. Dantes só atacávamos, agora engonhamos?
Mister Jojoca, é para estabilizar no 44, tá bom?

Pensem um bocadinho nisto: Deixaram aquela alimária do bitó ser bi-campeão. Querem mesmo perder um campeonato para o paulo fonseca também? A jogar ainda pior que o bitó?

Sobre a arbitragem deste jogo e a que ocorreu no bordel do dragoum na 6ª feira não teço comentários porque o Benfica não comenta arbitragens.

Ah, espera! Afinal agora já comenta, o que me leva à 2ª parte deste texto, a análise ao Benfica-belenenses fora das 4 linhas.
Se há coisa que odeio é que tentem fazer de mim burro (mais do que aquilo que já sou). E no pós-jogo, o presidente Vieira tentou fazer de mim e dos outros Benfiquistas uns completos asnos.
Portanto, ainda esta época o Benfica não comentava arbitragens e apoiamos o Fernando "manda subir as 3 deusas que eu passo a fatura" Gomes de forma inequívoca. E agora, que já nos tramaram com "f" é que as arbitragens são uma vergonha e as faixas podem já estar encomendadas.

Fiz um exercício de memória, fiz rewind nas minhas memórias a tentar lembrar-me num passado recente quando é que Vieira se atirou ferozmente às arbitragens. Corrijam-me se estou errado, mas a última vez foi após o Proencinha ter sido campeão na Luz em Março de 2012 e a vez antes dessa tinha sido lá para Outubro de 2010, a dizer que não se assinalavam penaltis a nosso favor nem contra o fcp, numa altura em que à 4ª jornada estávamos arredados do título.
Portanto, Vieira é como um capitão de fragata que só ordena manobras de evasão quando o navio já foi torpedeado. Vieira é o Internet Explorer dos dirigentes desportivos. Vieira é o som de um trovão que caiu muito longe. Vieira é...pronto, já perceberam a ideia.

Se estou a ser injusto (acontece muito) e os timings de silêncio/falar obedecem a uma estratégia pensada, então devo dizer que não percebo a estratégia e acho que não resulta. Um tri-campeão bem colocado para o tetra está aí a para o provar...

Vieira, de certo modo, lembra-me o Saddam Hussein nos anos 80 e início dos 90.

- "Ena pá, estes franceses são uns tipos impec! Até me vendem reatores nucleares! E os ianques? Que gajo porreiro que cá mandaram para celebrar a cooperação entre os nossos dois países...aquele Rumsfeld...um tipo 5 estrelas!"

- "Bem, acho que vou invadir um dos principais produtores de petróleo e pôr os mercados ocidentais em alvoroço. Eles são uns fixes, curtem-me largo, não se vão chatear comigo! O quê?? Aviões americanos e tanques franceses a rebentarem o meu exército?! Não pode...devem-se ter enganado na porta. O Irão é aqui ao lado, confundiram de certeza! Irão...iraque, foneticamente é parecido..."


Em 2003, 20 anos depois desta foto, Saddam é derrubado do poder por uma coligação encabeçada pelos EUA, cujo ministro da defesa à época era um tal de Donald Rumsfeld...

Desculpem lá a comparação imbecil, mas juro que não entendo como é que algum Benfiquista no seu perfeito juízo olha para uma candidatura à Liga por parte de um dirigente portista, estreitamente ligado ao apito dourado, que teoricamente saiu a mal do porto mas sem cumprir os critérios habituais - ser ameaçado e/ou espancado e/ou vilipendiado e descredibilizado por tudo o que é cão de fila portista nos média - e pensa: "Vou apoiar este tipo!"
Ainda para mais no seguimento de uma época em que o Benfica tinha acabado de ser campeão com brio.
E logo a seguir: "Ai este gajo a primeira coisa que faz quando chega à Liga é demitir quem se atreveu a castigar o fcp? Bem, vou apoiá-lo para a FPF."

Das duas uma: Ou temos um presidente que não percebe nada do nosso futebol ou temos um presidente conivente porque tem telhados de vidro. Outros cenários são benvindos, mas eu para já só vejo estes dois. O primeiro é muito grave, o segundo é gravíssimó-grávido.

Pago 100€ por ano há já 8 anos e até hoje o único benefício que tive foram descontos de 5/10€ nos 5 jogos que já fui ver à Luz. Não sou sócio para ter benefícios, sou sócio pelo Benfica. Se é para me enganarem, ao menos enganem-me com jeitinho e de forma sofisticada, não me tentem chamar burro à descarada.

Não, não acho que bastava Vieira retirar o apoio ao Nando Faturas e isto ficava logo tudo bem. Nem acho que tinha bastado isso em 2010. Mas uma coisa é tentar andar para a frente, outra é dar passos largos e contínuos para trás.
Tinha mais para dizer sobre isto mas não me apetece porque 4ª há xampiones e é para varrer aqueles franciúses.

A hora agora é de:
FORÇA BENFICA!!

P.S. - Conquistamos um título este fim de semana! Parabéns vólei!

P.P.S - João Sousa e Rui Costa, obrigado!

BdC

O momento do Sporting não surge por acaso.

É fruto do sportinguismo deste homem e de um par de "putos" que viram o óbvio, um clube que definhava. Fizeram convocar eleições, que resultaram na eleição deste "puto".

Os detractores, esses que tantas vezes elogiaram o positivo nas desgraçadas derrotas do Godinho, agora se forçam a descobrir os aspectos negativos do tanto de positivo que o "puto" tem conseguido para o Sporting.

Populista? Não é isso, um homem que espera que o estádio esteja vazio e as câmaras de tv desligadas para ir agradecer pessoalmente aos adeptos que pagaram por um bilhete para ver o seu clube, o mesmo que se paga por um bilhete de época na Bundesliga.


Benfica e benfiquismo.



"Exmo Sr Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Exmo Sr Presidente do Conselho Fiscal, Sr Presidente da Direcção, Restantes orgãos sociais, e sobretudo, caros consócios.

Boa noite a todos.

Antes demais, uma pequena anotação para a direcção. Sei que hoje é uma reunião magna do clube. No entanto, o nosso dever ainda é ganhar, assim sendo, penso que o Vice Presidente Domingos Lima, o qual tem feito um bom trabalho, deveria estar em vila do conde, com a equipa de voleibol, e não aqui, pois há um título para ganhar, e o Benfica tornou-se enorme por isso mesmo, ganhar. Mas adiante.

Estamos aqui para debater e votar o R&C da época passada, e desde já digo que vou votar contra. E passo a fundamentar.

Antes de mais vou votar contra por não acreditar que o trabalho desta direcção nos leve a um futuro glorioso. O seu passado fala por si e não acredito que as coisas mudem do dia para a noite.
Mas seguem se algumas anotações face ao que li no documento...

Para começar, na nota introdutória do Presidente, fala-se da formação do futebol, com orgullho porque ganham. Senhor presidente, a função da formação é fornecer o plantel principal, algo que, de todo, não existe, e nunca existirá enquanto continuarmos a contratar por atacado. Recordo que foi o presidente que em tempos disse que "Acabou o descarregamento de jogadores", mas foi com o presidente que chegámos aos 100 jogadores com contrato.
O mesmo presidente que disse em entrevista à Benfica TV, no dia 23 de Agosto de 2013, ha pouco mais de um mês,, e passo a citar “A estratégia é termos cada vez mais jogadores portugueses no plantel”. Já anteontem em entrevista à CM TV disse, e volto a citar, “Benfica não será equipa de portugueses no futuro”. Decida-se presidente. Decida-se!

Afinal de contas, trata-se do mesmo presidente que em campanha eleitoral disse que iam baixar o preço dos bilhetes e das quotas. Pois bem, continuamos à espera. E não tenham a ousadia de se refugiar no aumento do IVA, como fez numa das entrevistas supra-citadas: afinal de contas o Benfica foi o primeiro clube a, orgulhosamente, e bem, vir a público dizer que ia assumir o aumento do IVA em defesa dos seus adeptos, para manter as assistências. E como mais uma vez não cumpriu, as consequências estão à vista: a quotização baixou.
O que não baixou foi o passivo que aumentou 20 M€ em apenas dois anos, enquanto o activo decresceu 2 M€. Os capitais próprios também são cada vez mais negativos, e cenário é cada vez mais assustador. Realce negativo também para os valores recebidos por patrocínios e publicidade que também baixaram.
Mas felizmente nem tudo é mau! Os resultados operacionais foram menos maus do que o ano passado e os gastos com pessoal diminuíram. E por aqui e que devia ser o caminho!
Também pela positiva, a Benfica TV foi um golpe de génio, resta saber explorá-la e não dar tempo de antena a quem acha que Júlio Cosme Damião foi presidente do clube.

Quanto ao marketing e às nossas empresas: no marketing, as réplicas de camisolas históricas, foram uma excelente, mas tardia ideia. Quanto ás camisolas oficiais, por favor, mas o que a Adidas fez este ano foi gozar com o Benfica. E com o Benfica não se devia brincar. Voltámos aos equipamentos insultuosos para com a história do clube, e para perceber porque são insultuosos basta ler os estatutos do clube, quanto às empresas, há muito que quero falar de uma: a Benfica Viagens. Ponham-se na posição dos adeptos. Somos, e sempre fomos, o clube do povo. Os preços praticados pela Benfica Viagens são absolutamente vergonhosos para a realidade portuguesa, para adeptos que queiram acompanhar o clube ao estrangeiro. Falam ínúmeras vezes da crise económica neste R&C, mas onde efectivamente podem fazer a diferença, não a fazem.

Para terminar, não acredito que consigam colocar o Benfica no rumo certo. Porque alem de um passado que fala por si, nos últimos anos em vez de lutar, preferem chorar, apoiar quem não devem, falar quando estão em altas e esconder-se quando estão em baixa. E o Benfica não é assim, e não cresceu assim. Lembram-se de 1991 ? Estádio das antas, equipa a decidir lá o campeonato e a ter de se equipar no corredor face à creolina colocada no balneário. O que fez o Benfica em 1991 ? Lutou! Ganhou! Foi Campeão. O que faz o Benfica dos dias de hoje ? Contrata o homem que pos a creolina no balneário para ser seu prestador de serviços...

Assim sendo, como querem que acreditemos em vocês ? É impossíve! Porque nós vemos o Benfica não como um clube, mas como O clube. O nosso clube. Os senhores vêm o Benfica como uma empresa, tomando-nos como clientes.

Aos meus consócios, até amanhã, nas bancadas do Estádio que já foi nosso e agora é da SAD.

VIVA O BENFICA!"

Intervenção de "Joga Bonito" na ultima Assembleia.
Texto retirado do Eterno Benfica.

SC Braga 1-2 Sporting CP



Não foi fácil. Não foi o jogo mais bem jogado, mas nenhum dos rivais se pode arrogar tal neste momento. Não houve casos de arbitragem, o que também não é fácil, neste momento. Mas os 3 pontos já cá estão.

Grande fé do Cedric, que já era insultado pelo João Quadros via twitter. Grande golo.

Venha o Setúbal.

Sporting novamente líder do campeonato! (O FC Porto não conta. Não jogam com as regras da FIFA)

Benfica 1-1 Belenenses

O melhor plantel do Benfica dos ultimos trinta anos treinado pelo melhor treinador da historia do clube e dirigido pelo Presidente que deu de novo a grandeza ao nosso clube não consegue ganhar mais de metade dos jogos disputados para a Liga.

Ah e as contas estão excelentes!

P.S.: Um grande PO CARALHO ovelhas de merda! São vocês a culpa do estado em que o nosso clube se encontra. Não é do Vieira, não! Não é do Jesus! Não é dos jogadores... e sabem que mais? Também não é dos arbitros! é toda vossa, que têm orgulho na merda em que o Benfica se tornou!

Quem não chora não mama...

Ainda ontem assistimos a mais do mesmo...

Quem diz que o lance do Quintero é falta só pode ser burro, cego ou desonesto!
O que interessa aqui relevar é que Paulo Fonseca falou de arbitragens, antes dele já Vítor Pereira tinha falado de arbitragens (o "podem encomendar as faixas" e o "sujinho, sujinho" foram alturas de viragem), e em todas essas situações isso levou a mais do mesmo: arbitragens tendencialmente favoráveis ao Porto e desfavoráveis aos rivais.

No caso do jogo de hoje do Benfica contra o Belenenses, correremos o risco de ser lesados de forma ainda mais óbvia do que nas últimas jornadas. Especialmente sendo Rui Pedro Soares dragão de ouro e sócio há mais de 25 anos do emblema corrupto.

O jogo será arbitrado por Jorge Tavares (para mim um desconhecido) da AF Porto... É preciso dizer mais alguma coisa?

Quanto à lagartagem, é provável que ainda não seja hoje que levem por tabela. O Braga ainda está muito acima para o Porto sentir segurança, e como o Porto x Sporting é já na oitava jornada acertam-se aí as contas. Até porque houve ali uma pequenita reaproximação entre os corruptos e os submissos esta semana...

De qualquer das formas estou confiante na vitória, mas não espero uma arbitragem isenta (como é hábito).

Tudo continua podre...

no futebol português


e no Benfica


FC Porto 1-0 V Guimarães

mais uma roubalheira

Paulo Fonseca disse na flash interview que "esta pelo menos, tinha sido dentro da área", mas que "estava longe e não viu"...

Rui Vitória disse, na flash interview que Abdoulaye não jogou por estar lesionado. Disse-o com voz fraca e sem encarar o jornalista. Abdoulaye é jogador do FC Porto, emprestado.


Só as cotas ressabiadas mentem acerca da idade



Pode ter presidido o F.C.do Porto em bebé...

Mas mesmo assim...

Jorge "O Cota Bera" Jesus

A explicação não o desculpa, nunca nestes casos terá desculpa possível, a meu ver. Se o adepto tivesse entrado em campo para pedir a "chwinga" do Jesus numa derrota, a policia teria de intervir como sempre e talvez o Jorge Jesus não agisse assim.... Vivemos na era do entretenimento, como americanizados que nos tornámos - um patrocinador do Benfica apregoa nos seus anúncios: o sonho americano ao alcance de um botão. E o futebol é cada vez mais exemplo disso. 

Não vai gente ao estádio? Não se resolve, desvia-se o foco de atenção para o sucesso da BenficaTV. É porreiro, muito fixe e inovador, mas não chega. O modelo de organização do Benfica tem de se debater com as mais variadas adversidades e ser capaz de lidar com elas, todas, ao mesmo tempo, sempre. 

Enfim, há tantos casos como exemplo que venha o diabo e escolha... Num tom mais simples, enquanto falarmos "disto do Jesus" não falamos tanto noutros assuntos. Mas o treinador do Benfica caminha (cada vez mais) sobre gelo fino e, de novo, coloca-se "a jeito". Resta-me recordar que o Carlos Queiróz foi afastado da selecção por menos.



Jorge "O Cota Bera" Jesus

O que eu penso do 'caso' Jesus

Eh pá, antes de mais quero pedir desculpa não só ao Valdemar, por postar quase meia hora depois dele, 'escondendo-lhe' um pouco o post, mas sobretudo à Dina, que tem acompanhado a nossa seleção de Hóquei no Mundial e tão bem nos tem reportado o que tem visto (podem ler mais abaixo). Mas a cena é que não sei quando voltarei a ter oportunidade, não só de escrever algo, mas de ter vontade para isso. Não me apetecia muito, mas confesso que estará na hora de falar eu do que aconteceu com Jesus,

Se há coisa que procuro ser, tirando quando não o sou por gozo ou mesquinhez, é ser justo e reconhecer quando se erra. Acho que nós, Benfiquistas, deveríamos perceber isso, ao invés de atirar coisas à cara (isso também se pode fazer, mas olhe-se primeiro para dentro). O que o Valdemar apontou no post anterior, não querendo isto dizer que concorde com tudo o que lá vem, é interessante, e entristece-me, quando penso que temos tido casos de indisciplina muito peculiares nos últimos tempos. Não puxando muito a culatra atrás, a cabeçada de Luisão foi triste. A pena não foi muito severa, e fiquei contente por isso, apesar de gostar mais do Jardel. O caso Cardozo também foi triste, não me referindo à novela que depois se desenrolou, mas sim ao empurrão a Jesus, assim como não ficarem para receber medalhas. O apagão também foi engraçado.

Mas, também não é preciso puxar muito a culatra atrás para ver o que os nossos rivais têm feito nos últimos tempos, entre incêndios, incentivos à violência, ameaças de morte, agressões, sei lá, até arriscava 'suícidios assistidos'. E não me queiram dizer agora que isso não põe em perigo a vida das pessoas, muito mais do que o Jesus a tentar separar um polícia que estava a agredir um invasor de campo. Já vi muitas invasões de campo, e nos casos em que isso acontece, há sempre reacção (recordo Boban, que fez um carapatesta a um polícia, ou no jogo particular na suíça, quando milhares de adeptos invadiram o campo para foder a boca aos seguranças. Eu sei ver que o Benfica tem estado envolvido em cenas desanimadoras, e isso entristece-me, mas não me venham com merdas puritanas sobre esta situação em particular. Isto de Jesus foi um erro, e era escusado meter-se naquilo, mas há muito mais por onde crucificar o homem, que não isto.


A impunidade de Jorge Jesus

Jorge Jesus, mais uma vez, abusou.

Não é a primeira vez que abusa.

Mais uma vez, a estrutura do clube e adeptos vão fingir que não se passou nada.

Jorge Jesus, mais uma vez, não esteve à altura do clube que representa mas vai ser coberto e desculpabilizado pelos dirigentes e os próprios adeptos do clube. Como Cardozo no final da Taça, e como Luisão na peitada ao árbitro alemão.

Refira-se que são os mesmos dirigentes que mandaram desligar a luz e ligar a rega.

Empenham os pergaminhos e a dignidade do clube para salvar a face a Jorge Jesus? A troco de quê?

E refira-se que os adeptos são os mesmos que, aqui e em todo o lado, tanto condenaram (justamente) os incendiários das cadeiras do próprio estádio.

O LDP que gosta de referir que uma vez houve confrontos e pedradas entre a Juve Leo e adeptos Espanhóis, creio que do Atlético de Madrid.

Mas que agora acham que não se passa nada.

Que é normal que o treinador do clube esteja acima das polícias e determine acerca de uma invasão de campo.

Os que criticaram os adeptos leoninos que impediram o trabalho dos bombeiros, acham agora normal que se interfira no trabalho das forças da ordem na reposição da segurança das pessoas e dos jogadores que estavam em campo e no estádio.

Dirão, claro, que é diferente. Que não tem nada a ver. Mas tem. E sabem que sim.

Assim, é natural que Jesus volte a envergonhar o clube. Ou algum outro jogador. Ou um dos mesmos.

Porque eles no fundo sabem que têm as costas quentes. Que no Benfica há impunidade. Essa impunidade que apontaram aos de lá de cima, tanta e tanta vez, em episódios tão incríveis como patéticos, e em tanto número que já todos lhes perdemos a conta, e no qual o lamentável episódio na bancada VIP do Estoril se perde, como gota no oceano...

Esta gente não está à altura do Sport Lisboa e Benfica.

Eu nunca apoiei energúmenos que incendiassem cadeiras no estádio da Luz. Poderão consultar os meus textos na ocasião.

Acho que deviam ser identificados (certamente há câmaras nas bancadas da Luz) e responsabilizados pessoalmente e criminalmente pelos seus actos, porque nas bancadas, há muita e diversa anónima gente que não representa o clube, apenas o apoia. Na altura, o Sporting Clube de Portugal pagou uma pesada multa por adeptos que era suposto o Benfica controlar dentro da famosa gaiola, que afinal não trouxe assim tanta segurança...

Mas Jorge Jesus estava a representar e representa o Sport Lisboa e Benfica. É a segunda figura do clube em termos de importância. Também o clube deverá ser responsabilizado? Creio que com mais propriedade que no caso anterior...

EDIT: aproveito para pegar na referência que foi feita ao caso PPC que foi acusado de depositar uns milhares de euros na conta de um árbitro.

Esse dirigente leonino, resignou ao cargo que desempenhava no clube, ainda antes de ser determinada a sua culpabilidade em tribunal.

Hóquei em Patins: Angola 1-5 Portugal

Hoje deixo-vos uma brevíssima crónica do jogo:

Com um equipamento que dá inspiração extra, por nos remeter para os tempos do Rei António Livramento, Portugal entrou em campo consistente e decidido a vencer. 
Pela frente teve uma Angola que, obrigada a ganhar para se apurar, arriscou e jogou bem duro. Faltas para azul que a dupla chilena tardou em mostrar, porém, os comandados do prof Luís Sénica tiveram argumentos mais do que suficientes para mostrar que são candidatos ao título.
Apostando na circulação de bola rápida e no 'passa e corta', os Ursos acabaram com as forças que Angola tinha para lutar pelo jogo. Era visível o cansaço dos jogadores Angolanos nos últimos 10min, limitavam-se a esperar pelo passe errado de Portugal que não aconteceu. Se na frente não vacilámos, na baliza vimos um Girão muito seguro que deu confiança aos seus companheiros.
Depois da seleção que tivemos na fase de grupos, creio que podemos acreditar na conquista do Mundial. Amanhã é dia de recuperar forças para jogar os 1/4 de final frente a Moçambique.

-Golos: Ricardo Barreiros (2), Hélder Nunes, , Diogo Rafael, Luís Viana 



O Vieira falou, foi?


ANDO A PÔR OS CORNOS AO BENFICA (ou) A outra crónica do Ninense

Esta é a crónica que escrevi para um Jornal que não chegou a sair, por motivos óbvios. Deixo-a aqui, também para saberem um dos motivos da minha ausência, ultimamente.

"A viagem começou bem cedo, ainda antes do meio-dia. Fui à redação, peguei na carrinha e zarpei para Vizela, sem saber muito bem onde ficava a Vila de Sta Eulália, mas não foi difícil de lá chegar. Os meus domingos agora são assim, pegar no material e seguir a equipa da AD Ninense, para onde quer que ela vá, e confesso que ando a viver uma experiência do caraças, a conhecer quatro panoramas que ainda desconhecia: - como é o mundo do futebol regional – como é o mundo da rádio – como é o mundo dos adeptos do futebol regional – conhecer locais de todo o país em trabalho – e está a ser FANTÁSTICO. Só há um problema no meio disto tudo: ando a trair o meu Benfica. 

É verdade… assumo-me aqui, ao fim de alguns meses a estagiar neste jornal, que sou Benfiquista. Compreendo que muitos achem isto pouco ético, mas da última vez que procurei ‘parcialidade’ no dicionário, não encontrei lá ‘jornalista’ nos sinónimos. Mas nem me preocupo muito com isso, imagino que seja pior quando a minha chefinha ler isto para editar, e logo lhe dê um piripaque. Eu sei que ela não deixará passar esta reportagem, até porque nem deve ser isto que os leitores querem ler, mas se passasse, também imagino a cara do diretor do jornal, prontinho para me mandar embora ao fim deste ponto final. Bem, avancemos... Ando a meter os cornos ao Benfica com o Ninense, e que bem que me está a saber esta aventura, onde vamos os dois para todo o lado, de mão dada, sofrendo e vibrando com os resultados, eu a estrear-me nestas aventuras extraconjugais, e ele a estrear-se nos campeonatos nacionais. 

Eu sei que o Benfica não anda nada contente, pois quando chego a casa, depois de cobrir o Ninense, já não tenho cabeça para o ver jogar, e sei que ele sente a minha falta, porque em tantos anos de relação, nunca lhe falhei como agora. Claro que ele desconfia que estive com 'outro', porque não cumpro as minhas obrigações em casa, mas, e voltando à minha amante, não posso dizer que será para toda a vida, mas como é a minha primeira, ficará para sempre no meu coração. 

No domingo, ao sair do campo do Santa Eulália, onde o Ninense jogou (e perdeu por 2-1) para a taça, um adepto do Nine meteu-se à frente da carrinha e disparou um "veja lá se diz mal do Ninense, que eles não jogam nada". Isso fez-me pensar no Benfica, e logo me veio uma saudade e alguns remorsos. O adepto do Nine pediu ao único jornalista que cobre o seu clube, para dizer mal do clube na única crónica ao jogo que sai em jornais. Assim torna-se complicado dizer mal do clube, porque se até aqueles que deveriam ser os únicos a preocupar-se com a estabilidade do mesmo, pedem que se reporte isso mesmo, o dizer mal do clube. 

Assim não dá. E não dá com o meu Benfica. Já chega de dizer mal, de criticar. Já chega de dizer que prefiro o Marco Silva ao Jesus (e isto já digo desde a época passada). Já chega de dizer que o Gomes da Silva quer tacho, e por isso é que barafustou no Dia Seguinte. Já chega de dizer mal do Cortez, do Amorim e do Artur. Já chega de dizer mal da overdose de sérvios. Já chega de dizer mal do presidente, que foi eleito novamente. Só há uma coisa que não chega: dizer que o Benfica tem que ganhar títulos. E, se agora ando numa aventura extraordinária com outro clube, daqui a uns tempos vou voltar a querer comer em casa, vou voltar a lutar pelo meu amor, mas não pode ser sempre arroz com arroz, está bem Jesus? Está bem, Benfica?"

E foi isto.

Deixo-vos também com um momento do relato, o meu terceiro até agora, com a promessa que, quando a minha prestação melhorar, volto a pôr qualquer coisa cá.



De volta à luta

Vitória feliz mas importantíssima no D. Afonso Henriques ontem ao final da tarde. Importantíssima nos 2 pontos conquistados aos rivais e importantíssima para ganhar confiança.

Um jogo feio, de muita luta e não muito bem jogado, valeu-nos o espírito colectivo em vez dos talentos individuais, ao contrário do que é costume. Primeira parte muito disputada mas sem grandes lances de interesse. Na segunda estivemos melhor e chegamos ao golo que já merecíamos, embora com alguma felicidade.
A seguir ao golo, na tentativa de não correr riscos andamos um bocado aos papéis sem a posse de bola. Nada a que não estejamos habituados...
Durante o jogo pareceu-me que por vezes o desejo de segurança defensiva se sobrepôs ao desejo de vertigem atacante. Mal não faz, mas convém arranjar um equilíbrio.

Defesa segura e a ganhar confiança;
Markovic ao meio! É preciso assinar uma petição????
Djuricic ainda tem que aprender que aqui o futebol está num patamar evolutivo diferente do da Holanda. Aqui joga a maior parte das vezes contra Australopithecus e os árbitros deixam.
Enzo, se eu fosse gaja não descansava enquanto não engravidasse dele.
Tacuara, mais um jogo esforçado e com um golo decisivo. Mas epah, não quero ser chato mas...gosto mais daqueles jogos em que marcas mais do que um e sem interferencias entre o teu pé e a baliza. Vê lá isso para a semana!

Mas o meu destaque vai para o Fejsa. Não só pela qualidade de jogo mas sobretudo pelo style. O médio sérvio manda mesmo aquela pinta do gajo que durante o combate está sentado na beira da trincheira a perguntar aos camaradas: "Vocês estão aí agachados a fazer o quê, pá?"
Alguém que o meta como psicólogo do Jojoca, xfazfavôr.



É sempre curioso ver a raça e vontade que o Guimarães mete em campo quando joga contra nós. Não tenho nada contra equipas que frente ao Benfica jogam com muita raça e vontade, atenção. Acho curioso é jogarem com muita raça e vontade quase só contra nós (Não é "só" porque também odeiam o braguinha do augusto duarte).
Parecendo que não, ontem estávamos a jogar contra a equipa que no final de Agosto último levou 4 na bilha do V. Setúbal...
Vou esperar pela próxima jornada, mas o Vitória parece ser mais uma daquelas equipas que contra uns permite 3 ou mais exames à próstata em 90 minutos sem se queixar e contra nós assemelha-se a um retornado das antigas colónias quando ouve o nome "Mário Soares".
Atendendo ao ódio que têm às gentes de Braga, seria de esperar que a malta de Guimarães quisesse ser diferente. Nesse sentido, é de admirar como nos últimos tempos no futebol se têm comportado de forma igualzinha à do braguinha. Agressividade contra uns (sempre os mesmos), rabo virado para outros (sempre os mesmos também).

É em jogos como este que se vê e se ganha o estofo de campeão!

No resto da jornada, basicamente passou-se o seguinte:

 - O presidente da Síria Bashr Al-Assad deu uma entrevista à televisão russa em que, visivelmente emocionado, declarou:
"O que Saddam e Ali o Químico fizeram aos Curdos em Halabja em 1988 foi intolerável! Parte-me o coração só de pensar! Até fico com lágrimas nos olhos... Desculpem... Não consigo continuar a entrevista..."

 - O Sporting, como eu já tinha vaticinado, depois de uma fase útil ao sistema está agora a ser "trabalhado" pelo mesmo, para as 6ª e 8ª jornadas. O suspeito foi um dos do costume. OLXistra, é pró menino e prá menina óió!

Acho que as declarações do paulo fonseca não fazem muito sentido. Acusar o JJ de ter ganho em 3 campos em simultâneo quando ele ultimamente tem tido algumas dificuldades para ganhar quando joga em apenas um, parece-me um tanto ou quanto ridículo. Não sei se me ria mais por ver um treinador dragão a queixar-se de um árbitro condenado no âmbito do apito dourado ou do facto de ter visto o defesa de classe mundial Mangala ser comido pelo...Balboa! ahahah
Paulo fonseca diz que queria ser como JJ. Acho que ele devia era querer ser como o Leonardo Jardim...

Fora de brincadeiras, esta jornada correu bem mas ficaram vários e sérios avisos.

As dificuldades que porto e Sporting tiveram pela frente, também nós vamos ter quando jogarmos contra essas e outras equipas. É bom que os padrõezinhos de qualidade de jogo comecem a melhorar.

Primeiro porque não vamos ter sempre um ressalto feliz em todos os jogos.
Segundo porque do jogo de ontem na Amoreira de certeza que causou a ira lá para os lados do dragão. O porto quando chora, mama. E depois do jogo de ontem, vão chorar muito...
Ganhamos 2 pontos aos rivais, mas continuamos em 4º, atrás dos outros 3 candidatos ao título.
Oportunidades para nos encaralhar não vão faltar. A título de exemplo, daqui a 2 semanas recebemos o braguinha depois de irmos a Paris...

Mas...estamos na luta!
Força Benfica!

p.s. - Eu ia falar sobre os incidentes com o JJ mas não vale a pena. Já estou tão cansado disto, meus amigos... Não discuto um eventual uso da força excessivo por parte dos stewards/psp. Mas porra, um treinador do Benfica aos amassos com a agentes da polícia é, obrigatoriamente, muito mau. Não só passa uma imagem ao grupo de descontrolo emocional (não admira que depois haja peitadas a árbitros e empurrões ao próprio treinador) como quase de certeza que terá consequências disciplinares graves. Aguardemos...

Hóquei em Patins: PORTUGAL 21-2 África do Sul

BLOCO DE NOTAS: 

Diante de uma África do Sul claramente inferior, hoje tivemos um Portugal igual a si próprio. Com o 'rolo compressor' ativado logo aos 13seg, foi de forma fácil que os Ursos conseguiram construir o resultado. 
Portugal com atitude vencedora, raça e entrega de campeão, imperdoável em frente da baliza e, por mais dilatado que fosse o marcador, sempre a pressionar ativo no campo inteiro.
As saídas rapidíssimas para o ataque fizeram da defesa sul africana um 'frangalho', depois foi só fazer o típico 3 para 1 ao primeiro toque e marcar. Simples e bonito! Parece fácil, quando feito por craques. 
21 excelentes golos que nos proporcionaram 40 agradáveis minutos de Hóquei. 

Segue a caminhada rumo à conquista do Mundial, VAMOS URSOS !


Mundial Hóquei em Patins: PORTUGAL 5-3 Chile

Com algum atraso deixo aqui o 'Bloco de notas' relativo ao primeiro jogo de Portugal no 41ºCampeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

Bloco de Notas:

-O quadrado fechado que o Chile apresentou aliado à ansiedade e nervosismo de querer decidir cedo o jogo, atrapalhou os Ursos na hora de acertar na baliza.

-A coesão e segurança registadas no momento de defender foram, sem dúvida alguma, a arma mais forte da Seleção Nacional. Fantástica a forma como pressionaram nos 3/4 e como não deixavam o Chile chegar à baliza do exímio Girão.

-Nota baixa para rapidez com que foram alcançadas as 10 faltas, ainda que com alguma influência da dupla (espanhola, pois). Nota - também para as bolas paradas falhadas, só Luís Viana conseguiu acertar.

Golos:
 Hat-trick de ZORRO, Luís Viana
 Diogo Rafael - Hino ao Hóquei. Contra ataque individual rapidíssimo, bem ao seu estilo; 
 João Rodrigues- finalizam de uma excelente jogada de entendimento entre Hélder Nunes e Diogo Rafael.

Em suma:
Longe do seu melhor nível, com muitos altos e baixos, também por ser o 1ºjogo, os URSOS conseguiram o mais importante, vencer!

Segue-se a África do Sul na caminhada rumo ao título MUNDIAL ! VAMOS URSOS !

Guimarães 0-1 Benfica

Bem, eu queria fazer um artigo sobre o jogo mas admito que estou bastante atrapalhado e não sei bem o que escrever.

Sobre o jogo, foi mais um jogo onde vemos que a equipa està longe de convencer. Agrada-me a ideia, depois de dois meses em que a defesa foi um buraco, de termos jogado dois jogos seguidos sem sofrer golos. Sobretudo quando penso que o primeiro foi para a Liga dos Campeões e o segundo num campo dificil. Deduzo assim que tem havido um trabalho especial ao nivel da defesa, com a consequência natural de sermos pouco perigosos no ataque, de perdermos criatividade, mobilidade e assim termos poucas oportunidades de golo.

Poderia falar mais em detalhe do jogo, mas decidi não fazê-lo sabendo que nos comentàrios vamos entrar por ai. Digo apenas que foi uma excelente vitoria num campo dificil apesar do pouco futebol apresentado. Por vezes ganhar os três pontos é mesmo o mais importante, mesmo apresentando um futebol merdoso. E em Guimarães é assim mesmo. Não interessa se é bem ou mal : são três pontos sempre dificeis de ganhar. E ao final das cinco primeiras jornadas podemos fazer um breve balanço. Tendo em conta o calendàrio, era previsivel um deslize do Benfica. Aconteceu logo na primeira jornada. O que faz com que este inicio de temporada não possa ser considerado bom, foram aqueles dois pontos perdidos contra o sétimo classificado da ultima temporada. Exigia-se mais!

Se não falo mais do jogo é porque aquela reacção do Jesus no final deixa-me preocupado. Agradou-me o principio : ir proteger os adeptos do Benfica. Desagrada-me bastante a falta de cabeça fria com a qual Jesus lidou com a situação fazendo com que, em vez dos animos acalmarem, aquecessem ainda mais. Jesus mostrou uma estabilidade emocional proxima do zero. Não sei o que pensar... uma ajuda?

Sporting CP 1-1 Rio Ave

Xistra não viu. Eu também não vi, só na repetição... Mas está saldado perante alguns críticos limpinhos, limpinhos, nomeadamente o limpinho JJ. Isso agrada-me.

O Sporting não devia ter recuado tanto na segunda parte, porque, como se viu depois, tinham meios para encostar os "galatasarais" atrás. (Sim, o Bruma não vai estranhar a camisola quando acabar a jogar no Rio Ave...)

Perdeu-se a oportunidade para continuar a 2 pontos do Porto e a pressioná-los. Estranhamente, adeptos de outras equipas também se sentirão satisfeitos e regozijarão com esse aumentar de distâncias.

Benfica 2 - Tintins 0

Ora vamos lá tentar esclarecer o que se passou ontem à noite na Catedral da Luz. Que surrealismo se apoderou ontem do Benfica? Golos de canto? Zero golos sofridos? Cardozo a jogar para a equipa e não o contrário? O treinador a dizer que não pode ser sempre massacre?
Mas afinal quem fez aquela obra de arte em forma de 2º golo? Foi o Luisão ou o Salvador Dalí?

Alguém deve ter dito à equipa técnica e jogadores belgas que se mandassem umas bocas a provocar a nossa equipa, o nosso treinador acusa a pressão e comete erros. Pois bem, caros compatriotas do Tintim, lamento informar que isso só resulta quando se trata do fcporto. E é que ainda por cima vocês têm "Sporting" no nome...

Gostei muito das duas apostas ganhas pelo mister: André Almeida e Djuricic.
Fejsa se continua a jogar assim vai acabar rebaptizado pelo mister e passar a chamar-se "Fecha" e o Markovic rende mais ao meio.

Tacuara fez um jogaço, só faltou mesmo o golito para a casa vir abaixo. Agora no fim de semana faz um Poker aos gajos contra os quais o caso começou e pronto, o Caso Cardozo fica no mesmo estado em que se encontra a honestidade do ftólculpuôrto: morto e enterrado.

No geral, foi um bom jogo de toda a equipa! Primeira parte a massacrar e segunda parte menos exuberante, com o Benfica a tentar conter o jogo e os Tintins (Anderleste, de acordo com o nosso Mister) a correr atrás do prejuízo. O Enzo é o máióre!



Não gosto muito da maneira como defendemos as bolas paradas, parece que há sempre calafrios.
Artur, amigo, respira fundo e deixa o espírito Paulo Bento invadir-te: com hãã...com..hãã...com dranquilidade!

Malta dos assobios, expliquem-me uma coisa: Oh seus caralhetes, tanta queixa que o Benfica não gere jogo e quando o faz vocês põem-se a assobiar porque queriam massacre e a equipa a rebentar-se antes de irmos a um terreno dificil? Decidam-se lá.

Estamos vivos e a voltar ao bom caminho.
Agora, muita cabecinha em Guimarães. Lembram-se do que aconteceu em Setembro de 2010? E em Fevereiro de 2012?? Juizinho...

Força Benfica!

Benfica 3-0 Anderlecht


Foi o que aconteceu na primeira jornada da Liga dos Campeões no meu CM 01-02 actualizado. Quem marcou os golos? Cardozo, Enzo e Salvio.

A virtualidade deste acontecimento não està tanto no facto do Salvio ter marcado, sabendo que infelizmente ele não pode jogar nem hoje nem durante vàrios meses. A virtualidade encontra-se no facto de terem assistido ao jogo 65.216 pessoas...

Uma questão de colhões



Unmasked, da próxima vez que me vires num desses locais que gostas de assinalar, e os quais confirmo que frequento, fico à espera que tenhas colhões para me vir olhar de frente.

Eu tenho e assino aqui no blog com o meu nome, e coloco a minha foto no avatar. Tu sabes quem sou porque eu assim o quis.

Eu não sei quem tu és.

Portanto, surge. Apresenta-se sem medos, seja para me pagares a primeira rodada de imperiais, ou para me dar nos cornos. Escolhe.

Mas mostra colhões, pá.
Valdemar Iglésias

Renovada confiança e... hipocrisia?

O Sporting ganhou uns joguitos no início do campeonato. A equipa apresenta bom futebol e marca golos e cenas... Os adeptos já acham que estão ao nível do Barcelona e do Real Madrid, e o campeonato são favas contadas e gajas boas de fio dental hão-de dar as almejadas alvíssaras no final do campeonato.

A continuar assim, eu que empedernido benfiquista me confesso, não me irei certamente deixar surpreender. É que em apenas 4 jogos já o sporting leva 3 golos em fora de jogo. Nem o Porto tem tantos! 

"E o que traz isso de novo à praça?" - pergunta o mais normal dos benfiquistas enquanto devora a sua bifana com o seu tinto carrascão traçado com gasosa (porque estamos num dia de semana não é para andar com a cabeça cheia de vidros em dia de trabalho).
Ora, simples! Os arautos da verdade desportiva que apelidaram a arbitragem do Capela como o maior roubo de sempre, agora dizem que "ah e tal, isto é milimétrico e difícil de se ver e há que dar o benefício da dúvida" são os mesmos que em campeonatos anteriores também criticavam a forma como o Porto desbloqueava jogos difíceis da mesma forma.
Não que os factos tenham qualquer comparação possível, faço este reparo por uma questão de coerência em relação àqueles que clamavam por cabeças (de preferência carecas).

Eu tenho uma opinião sobre isto. Bruno de Carvalho chega ao Sporting e rompe a promiscuidade que existia nas relações entre Porto e Sporting acabando de vez com a livre circulação de jogadores (em que ia a merda para o Sporting e os bons para o Porto) cortando mesmo as relações institucionais após o famoso incidente com o Adelino Caldeira (é este, não é? não sou bom a decorar nomes de corruptos...). O sistema vai dar a mão ao Sporting para tentar recuperar os laços quebrados, caso não corra como esperado, empurra-se a lagartagem para baixo como já é costume.

Em suma, o campeonato continua na mesma! Com a excepção de que as ajudas ao Sporting permitem-lhe ainda sonhar com o título à quarta jornada, coisa que não acontecia há uns anitos...


PS - A todos os que tecem loas ao gajo do cacifo por causa do post do polvo, eu digo que isso é merda como tudo o que o gajo escreve. A última vez que o encontrei foi quando entrei numa tenda para ver um burro ao contrário. Cheguei lá e estava ele com o cu virado para a manjedoura...

Olhanense 0-2 Sporting CP

Record de assistência para jogos do Olhanense na primeira liga.

Parece que o Sporting é o abono de família para as equipas pequenas, em termos de assistência e receitas.

Saquem das réguas para medir milimétricos foras de jogo em 3... 2... 1...





P.S.: já percebi a insistência da massa adepta encarnada em analizar o jogo contra o Olhanense tendo por base o golo em fora de jogo, sem repararem no entanto, que houve um outro golo que fechou o resultado.

É que o golo irregular do Fredy Montero, dá-lhe vantagem na luta pelo titulo de artilheiro da liga, onde o Benfica tem fortes aspirações, pelo pé do seu melhor marcador... Ezequiel Garay.

P.S.1: o segundo golo do Sporting, autoria de um jovem chamado André Martins, que perde em destaque mediático para Sérvios, esses, sim, para eles dignos da herança de Rui Costa...

Hoje joga o Benfica e quando assim é...

Se se chamasse Madeirovic...


"O polvo e a impunidade", in Cacifo do Paulinho, by Cherbakov

Leonardo Jardim passou a mensagem e, ao que parece, só alguns quiseram entendê-la na plenitude: o nosso treinador não criticou a ida de jogadores às selecções; criticou, isso sim, o facto de terem sido convocados para não saírem do banco. E essa é uma questão que já tinha sido levantada aqui no Cacifo: quem é que beneficiou com a não utilização de Adrien e André Martins, ainda para mais tendo em conta que um dos jogos era amigável?
A isto chama-se sistema, que eu gosto mais de chamar polvo (mais não seja por ter crescido a ver uma belíssima série com o mesmo nome), e que vai fazendo das suas por todo o lado onde os tentáculos chegam (no caso da selecção, basta recordar a não convocatória de Moutinho para o mundial).
Mas o polvo mexeu-se mais esta semana. Tanto, que acabou por deixar a descoberto a careca escorregadia. Primeiro, tivemos Vítor Pereira, ex-treinador do fcp, a dar uma entrevista onde, para lá de se ter feito ao lugar de treinado do benfica, deixou a descoberto a forma como se vai controlando a nossa primeira liga:  «Agora já posso dizer que, quando o FC Porto me pediu para eu ir para lá como adjunto tinha tudo acertado para ser treinador do Paços de Ferreira. Sabia que dali ia para uma equipa maior, um SC Braga, talvez, e chegaria a um dos grandes como o FC Porto».
Não falou de jogadores emprestados, é verdade, nem do facto do fcp jogar consecutivamente com equipas que defrontam os seus principais adversários (e que ficam como beneficiados das expulsões que, regra geral, ocorrem, mas que basta ver quem apanha o Gil depois de uma expulsão para perceber), mas Vítor Pereira confirmou toda esta táctica da escadinha que é utilizada ao tempo. Este ano o Arouca, com Pedro Emanuel, juntou-se aos clássicos braga, nacional, rio ave ou paços de ferreira, parecendo terem ficado fora da roda académica e guimarães.
Mas há mais, neste caso a forma como se fazem negociatas lá para cima. Deparei-me com um óptimo post, na Tasca do Canto, onde são revelados os números de contorcionismo associados às contratações de Mangala e Defour. É clicar aqui e seguir com atenção o trabalho que, por cá, nem cmvm nem jornalistas parecem querer fazer.

O mundo é uma caixinha de... coincidências!

1. Cortez chega emprestado.

2. Cortez faz a pré-época e as três primeiras jornadas.

3. Cortez està longe de convencer a maioria dos adeptos.

4. Chega o Siqueira.

5. Cortez não convence Jesus o suficiente para a Liga dos Campeões. Siqueira é inscrito.

6. Primeiro jogo oficial depois disto tudo : Cortez lesiona-se e por isso não serà titular. Siqueira vai jogar...

Hummmm... Serei eu o unico a duvidar da seriedade da lesão e das declarações do Jesus?

Off-Futebol

Sexo entre coelhos ajuda Lotus a explicar saída de Räikkönen
REAÇÃO ORIGINAL AO ANÚNCIO DA FERRARI
Quarta-Feira, 11 setembro de 2013 | 14:29
 
 
A Ferrari confirmou a contratação de Kimi Räikkönen para 2014, mas a reação da Lotus Renault, atual equipa do finlandês merece tanto ou mais destaque pela genuinidade e originalidade.

"Com que então o Kimi vai para a Ferrari em 2014; dói um bocadinho...", escreveu a Lotus, recorrendo ao Facebook e Twitter, ilustrando a mensagem com uma foto em que estão dois coelhos a copular.

A escuderia de Enstone estava em negociações para renovar contrato com o finlandês e estava confiante de que iria ser bem sucedida.

Gestões

Pinto da Costa: compra jogadores, vende mais caro. Ganha comissões e está mais rico do que quando entrou.

Luis Filipe Vieira: compra jogadores aos magotes, alguns vende com lucro. A empresa de construção vai de vento em popa, fruto das negociatas Espanholas e no Dubai. Está mais rico do que quando entrou.

Godinho Lopes: comprou jogadores medíocres a peso de ouro, que agora ninguém compra. Diz que nunca ganhou ordenado nem beneficiou com o clube. (Além de uma merda como gestor, ainda é burro.)

Bruno de Carvalho: renova com os putos, compra jogadores baratos, vende caro (ou melhor, não vende em saldo). Livra-se de monos da anterior gestão danosa. Define o próprio ordenado, 5000 euros.

Lagartadas

E que tal um momento musical?

Reptilia dos Strokes. Na minha cabeça vejo a equipa leonina (ou lagarta) em qualquer relvado nestes primeiros 3 jogos.


He seemed impressed by the way you came in.
"Tell us a story
I know you're not boring"

(...)


I said please don't slow me down
If I'm going too fast
You're in a strange part of our town...

(...)

Yeah, the night's not over
You're not trying hard enough,
Our lives are changing lanes
You ran me off the road,
The wait is over
I'm now taking over,
You're no longer laughing...

O meu Sporting CP



A pedido do camarada David Duarte, aqui vai o "meu melhor Sporting CP" dos últimos 25 anos, aproximadamente. Deixei alguns de fora...

Guarda Redes

Damas. Dispensa apresentações.

Rui Patrício. Seria terceira opção entre os outros dois monstros.

Peter Schmeichel. Tudo dito. Coloquei a foto com cores de outro clube, mas garanto que fez voos iguais aos da foto com o leão ao peito.

Defesas Centrais

André Cruz. Os livres de pé esquerdo. O profissionalismo. Qualidade.

Beto. O capitão. Eterno futuro central do Real Madrid.

Marco Aurélio. Com um atleta de Deus no eixo da defesa, não há como falhar.

Stan Valckx. Um mister na defesa.

Naybet. Um excelente defesa. Marcação e antecipação. Um dos melhores Africanos de sempre.

Defesas Esquerdos

Paulo Torres. Sempre foi internacional...

Rui Jorge. Primeira escolha. Sempre certinho. O SCP sempre ficou a ganhar com as trocas de jogadores com o FCP.
Ínsua. O poder ofensivo dos cruzamentos, dos livres de pé esquerdo e das batatas de longe.

Defesa Direito

César Prates. Rápido, ofensivo e mandava uns livres decentes.

Fernando Nelson. Terceira escolha.

Rogério Fidélis Régis. Podia jogar a trinco. Boa técnica, também.


Trincos, Médios Defensivos

Carlos Xavier. Boa técnica. Podia jogar a trinco ou defesa direito.

Miguel Veloso. Bons livres de pé esquerdo, boa técnica e visão de jogo. Podia jogar a DC/DE

Oceano. Porrada. Aviava o Paulinho Santos. E a Marina Mota.

Paulo Sousa. Maestro do meio campo. Quando lhe apetecia.


Posição 8, Médio ofensivo

Balakov. A 8 ou a 10, pura classe em campo.

Douglas. Um Pedro Barbosa sempre ligado à eletricidade e sem medo do encosto.

Pedro Barbosa. Capitão. Capaz do melhor. Normalmente quando se aproximava a altura de renovar contrato.


Posição 10, Médio ofensivo/Avançado

Cherbakov. Nunca chegou a confirmar o enorme potencial.

João Vieira Pinto. Classe. Técnica. Visão de jogo. Finalização. Ele e mais 10.

Matias Fernandez. O Cantiflas com técnica no trato com a bola e nos livres. Gostava de o ver lá agora.


Extremos

Amunike. O leão Africano.

Cristiano Ronaldo. O da inauguração do estádio, demoníaco, já seria suficiente. Quanto mais este dos dias de hoje que é o melhor jogador Português de todos os tempos...

Figo. Técnica e classe. Segundo melhor jogador Português de todos os tempos (em disputa com Peyroteo).

Nani. Técnica e golos garantidos.

Quaresma. Aquele de antes de ir para as Turquias, onde os Brumas da vida encerram a carreira...


Pontas de Lança

Acosta. Experiência e golos. E a cotovelada que todos nós quisemos dar ao Paulinho Santos.

Fernando Gomes. Terminou a carreira no Sporting onde ainda encavou 30 batatas.

Mário Jardel. Marcava com qualquer parte do corpo. A bola ia ter com ele. Golos. Golos. E mais golos.

Liédson. O corpo franzino não deixava adivinhar a gigante atracção por colocar a redondinha na rede adversária.

Wild Card

Iordanov. Avançado, médio ofensivo, médio defensivo, defesa central, lateral. Sim, jogou em todas estas posições de início. Sempre com a mesma tesão.

Treinador
Bobby Robson. É por causa dele que treinador em Portugal se diz "Mister". O outro pode ser adjunto.



Tenho a certeza que há alguns que mereciam aqui figurar, tais como Hugo Viana, Moutinho, Dani, Futre, etc. Mas é uma escolha subjectiva, minha. Sugiram outros, se quiserem.

Um forte abraço e SL.

EDIT: 

Presidentes


João Rocha. Talvez o melhor presidente depois de Stromp.

Bruno de Carvalho. O entendimento com João Rocha seria, creio, perfeito. Assim continue e ficará na história como um dos melhores.

Aproveitei para colocar os presidentes que mais considero. Sousa Cintra, sportinguista imenso, trocou Robson por... Queiroz. Só por isso não figura aqui.