É uma pena do caralho

Lá se foram os sub-19, sem glória, em penálties contra a Sérvia. Foi bom para ver como andam os nossos futuros craques do quase, que chegam aos sub-21 e aos AA e não ganham merda nenhuma. Pelo menos estes começam já a treinar desde tenra idade. Apesar de tudo, deu para ver bons registos dos 'nossos' miúdos, especialmente do Varela, do Cancelo e do Bernardo, que fizeram um bom campeonato.

Foi pena, uma pena do caralho, mas é a nossa sina, e enquanto não percebermos que nem sequer temos hipótese numa competição ibérica, quanto mais europeia ou mundial, vamos continuar iludidos que temos os melhores 'putos' da bola e que isso nos fará ter uma selecção imbatível de futuro, o que não é verdade. Não há que alimentar grandes sonhos para a nossa selecção, há que ver o que Ronaldo e companhia vão fazendo, e esperar por Mourinho, e, talvez, alguns destes putos que foram hoje eliminados possam vir a dar-nos o que merecemos desde muito tempo, um título internacional AA.

Uma última nota para Bruno Varela, que já foi calçando na B com regularidade no ano transacto, e me parece mais uma promessa de grande nível. O grande problema é que temos Silva Santos e Mika também eles com qualidade, que esperam vir a chegar à titularidade, e não temos onde os colocar.

Numa altura em que tão mal se fala de Artur, e diz-se que Jesus quer contratar outro guarda-redes, talvez esteja na altura de subir Mika à principal de uma vez, ficando Varela e Silva Santos na B, resolvendo assim o problema de espaço que temos, sem necessidade de contratarmos mais GK. (isto partindo do princípio que Artur não irá ser titular, com muita pena minha, pois é um grande guarda-redes)



Benfica 2 - 1 loch niss

(este post foi feito há dois dias, mas houve assim a modos que uns problemas técnicos e afinal não ficou on-line. Aproveito para deixar os pêsames à família do antigo presidente Fernando Martins)

Não vi a porra do jogo porque estava demasiado ocupado a não ver o jogo, mas se tivesse visto o jogo, certamente estaria aqui a dizer que já vamos fazendo umas coisinhas mas que ainda não chega. É esse o propósito da pré-temporada, né?

Do resumo do jogo reparei que o Marco, em cada jogo que passa, imita uma glória dos últimos anos, e desta vez, após Miccoli e JVP, resolveu dar uma de Nuno Gomes. Se der um jeito ao cabelo e começar a dizer 'muy lindo', até pode ser que passe por sócia de nosso senhor Deus Aimar, mas está a portar-se bem, o serbska, e torna-se numa enxaqueca para o Jesus, ou como ele diria, uma xaqueca, podendo assim Djuricic ter mesmo que ficar no banco. O Artur pareceu-me mal expulso, e o Lima anda mesmo a sério nesta merda. Já agora... O Jesus estava sentado numa cadeira do tempo do Luis XIV?

Agora, e porque sou um sem vergonha do caralho, vou gamar a sugestão deixada nos comments pelo LMS (acho que é assim, né?), que outrora se divertia a deixar-nos vilancetes, mas resolveu deixar a sua ideia para o 11 que deverá iniciar o campeonato.

A baliza entrego-a a Artur, como é óbvio. Paulo Lopes é razoável, mas só isso, e como o Mika não jogou muito na época passada, não dá para ter uma ideia de como se comportará o sócio. Não percebi nada deste caso do Oblak, mas acho que andam a Brumificá-lo em demasia, ou seja, a querer fazer parecer que o gajo é melhor do que aquilo que realmente é. Que se foda lá o filho da puta.

Na defesa também tenho poucas dúvidas. Pensando que Garay não sai, eu substituiria Luisão por Lisandro e apostava na dupla argentina para o centro. Se Garay sair, Luisão ou Vitória serão os candidatos, e, apesar de eu ser defensor da qualidade de Jardel, admito que o zuca tem estado muito em baixo, tanto no final da última época, como agora neste início. Steven Vitória, no entanto, ainda tem muito que aprender. Na lateral esquerda não tenho dúvidas, é Cortez, e quero que se fodam os maldizentes, pois temos visto melhoria no posicionamento defensivo, e em termos de ataque, puta que o pariu. No lado direito apostaria em André Almeida, mas com Maxi sempre à espreita, e ao segundo deslize, voltaria o capitão raçudo à titularidade. Eu acho que Maxi fez uma das piores épocas desde que cá está, e, apesar dele próprio ter consciência disso, acho que está na altura de dar um bónus ao puto tuga. O Melga esteve bem a meio da época passada, mas nunca me convenceu. O Sílvio será uma boa aposta a ter no banco, e o Mitrovic que se vá foder para Sarajevo.

No meio campo, Matic e Enzo devem continuar a controlar o centro, com André Almeida e Ruben Amorim a dar cobertura. Acho que André Gomes precisa urgentemente de meia época na equipa B, e logo se verá. Não adianta muito estar a apostar no puto quando ele não corresponde, para além de prejudicar a equipa, prejudica o jogador. O Uros Matic parece-me um jogador a ter debaixo de olho, caso o irmão vá embora. De resto, fico-me por Sálvio e Markovic, com Gaitán ao centro e Lima na frente. A passagem da camisola 10 para Djuricic foi um acto prematuro, pois não sabemos o que o jogador pode dar ao Benfica, mas tenho a certeza que o número da camisola não influencia Jesus na escolha, e o Marco tem estado a demasiado bom nível para não agarrar um lugar no onze já contra o Marítimo.

Artur
Almeida - Garay - Lisandro - Cortez
Marco - Matic - Enzo - Salvio
Gaitán
Lima

Mika
Steven - Sílvio - Luisão - Maxi
Amorim - Suljemani - Djuricic
Cardozo - Rodrigo

A minha não inclusão de Cardozo no onze inicial deve-se apenas à não utilização do matador nestes jogos de pré-temporada. Se Cardozo ficar, o que poderia acontecer facilmente caso alguém sentasse o gajo à mesa com o Jesus e conversassem, então aí o caso muda um pouco de figura, saindo, a meu ver, Gaitán para o lugar do Marco, entrando assim Cardozo.

E vocês? Se fossem Jesus por um dia, para além de se sentarem na arca das frescas, que onze utilizariam?

Benfica 2 - 1 Levanta-tirri

ou chora, como na primeira parte, que foi UMA MERDA! O que vale é que nos primeiros 20 minutos da segunda já mostrámos aquilo que, espero, será o demonstrado já no primeiro jogo do campeonato, uma vez que MAIS UMA VEZ não há supertaça para ninguém.

O estádio algarvio, com aquelas horríveis bancadas azuis, a combinar com o horrível look-à-talhante do equipamento do Benfica, estava sob escuta, não sei se são os mesmos que tramaram o Seguro (por falar em Seguro, já não me lembrava de um gajo com um apelido que é totalmente o oposto, desde o Manel Subtil), mas é que ouvia-se tudo o que o Jesus dizia, que basicamente é "Nico, Marco, Marco, Nico" mas o Nico não marcou, mas foi lá o Lima marcar de livre directo, e depois de penálti. Lima esse que há uns dias marcou um penálti, e falhou outro, dando um total de 2 marcados e 1 falhado, vindo desta forma confirmar que consegue imitar o Cardozo na perfeição.

De resto não há muito a declarar, foi mais um jogo num estádio alugado com direito a speaker para enervar os veraneantes de bancada, e um belo dia para se inaugurarem museus com direito à visita da elite.

qual deles é o Donaltim?
Honestamente, pensei que essa merda já tinha acabado, e tenho pena que esta data de inauguração seja marcada por mais um episódio nesta novela que muito nos envergonhará no futuro (mais um veiguismo do sr. vieira) Não sou muito do botabaixismo, apesar de muitos de vós achardes que sim, mas é que esse marmanjo anda a controlar o futebol desde 2010, que foi o ano em que aconteceu aquela cena que vocês bem se lembram, e que não mais voltou a acontecer, e é que se o apoio é para voltar a conseguir isso, e se o marmanjo só diz "espera, para o ano é que é", isso não passa da mesma estratégia utilizada pelo Porto com o Sporting durante anos a fio. Vieira, mete o apoio no cu antes de fazeres pose.

Benfica 1 - Pinador 1

Não vi o jogo, digam-me vocês, de preferência boas novas, que bem precisamos.

Obrigado, Carlos Martins!

Continuo a achar que o Carlos Martins nos fez uma falta danada há duas épocas, e que na época transacta deveria ter jogado mais. É um dos poucos elementos que temos a arriscar no remate de longe (e muitas vezes bem sucedido), e para campos mais pequenos como o do Paços, Olhanense ou Aveiro, é um jogador importantíssimo, nem que seja para jogar só uma parte.

Não concordo com a passagem para a equipa B, apesar de concordar que, devido à aparente qualidade das contratações, ele não terá lugar no 11 principal:

A forma como foi responsabilizado pela boca dos adeptos, sem qualquer tipo de defesa (que eu tenha conhecimento) por parte da direcção ou equipa técnica, foi vergonhosa.
É compreensível que se chame a atenção de um jogador, quando este tem uma atitude menos reflectida e mais agressiva, que tanto pode pôr em causa a integridade do colega, mas sobretudo (e infelizmente é mesmo essa a ordem) porque pode deixar a sua equipa desfalcada, como aconteceu com este jogador no jogo contra o Estoril. É, no entanto, totalmente inadmissível que se queira culpabilizar esse mesmo jogador, quando a grande falha naquele jogo foi a grande exibição do Estoril, como aliás vinham demonstrando nos jogos precedentes, o que nos deixa com duas hipóteses reais de culpa:

- a falta de preparação dos jogadores para essa realidade, e aí a culpa será inteiramente da equipa técnica

- menosprezo das qualidades do adversário, e consequente indisciplina por parte da maioria dos jogadores utilizados, que pareciam não (querer) saber como travar os jogadores da linha.

De qualquer dos modos, a culpa nunca poderia recair sobre Carlos Martins, que teve o seu mau momento, mas que foi um momento como muitos outros têm, e que naquelas circunstâncias (a exibição impregnada de erros de toda a equipa OU a falta de preparação por parte de Jesus), foi-lhe fatal.

De resto, e em despedida, não creio que Carlos ficará na equipa B, reduzido ao humilhante estatuto de um qualquer Djaló, mas com 31 anos, e o caminho mais provável será a rescisão.


Taça d'onra : Benfica 0 - 0 Belenenses

É verdade. Eu fui um dos que viu o jogo de hoje, eu e mais uns quanto tolinhos, para além dos familiares dos sérvios, que não resistiram a ver o belo equipamento a esvoaçar pelo relvado. Estádio vazio, transmissão afastada para a RTPi, jogadores da equipa B e Hélder Cristóvão in charge, tudo isto foi um belo condimento para aos 75 minutos acordar estremunhado e ver que, pela primeira vez na vida, adormeci durante um jogo do Benfica.

Paulo Lopes na baliza, Semedo e Gaspar nas laterais, Huang e Roderick no centro da defesa, com Uros Matic a trinco, Ruben Pinto a médio ofensivo, Lildenof (ou lidelnof ou lindelof ou o caralho) e Sancinido nas alas e Filip Markovic a fazer companhia à estrela de ontem, Harramiz. Um bom esboço da equipa B, que afastou alguns potenciais viewers, mas um exercício interessante para conhecer melhor alguns dos nossos possíveis futuros craques.

A primeira parte foi interessante, com o Benfica a dominar completamente um Belenenses desgastado pelo jogo de ontem, onde pudemos assistir a boas exibições por parte dos putos, com destaque para Semedo, Matic, Sancidino e Markovic. Confesso que me custou a atinar com os nomes, e só quando Markovic foi substituído é que percebi que se tratava de outro Markovic, e não do Lazar que marcou aquele golo do caralho na Suíça, mas tirando isso, deu para tirar algumas notas interessantes. A segunda parte foi um descalabro, devo ter visto o primeiro quarto de hora até adormecer 10 minutos, mas ainda deu para ver Jesus encostado no banco com um olho aberto e o outro fechado, com tanta sonolência que metia dó. Acabei por desistir do jogo aos 80 minutos, não sem antes ver a entrada de um puto que me pareceu interessante, chamado Clésio (não sei se é assim que se escreve), mas um frango assado chamava por mim, e o Cavaco também.



Em jeito final, realço a importância histórica desta competição, e confesso que gostava de ter visto outros jogadores em campo, mas também fiquei contente de ver Jesus e Hélder lado a lado, trocando opiniões, e de conhecer alguns putos que me entusiasmaram, como Harramiz, Gaspar, Semedo, Matic II e Markovic II.

Deixo agora uma pequena análise aos jogadores e respectiva nota

Paulo Lopes: Seguro quando foi necessário. Provavelmente o jogo foi a penálties, e isso pode condicionar esta nota, mas aqui fica: 6/10

Semedo: Começou trapalhão, mas depressa me prendeu a atenção. Era frequente vê-lo a galgar para a outra área, e criou alguns lances de perigo. Esteve também muito bem no plano defensivo, e, pelo que correu, estourou quase no final. 8/10

Huang: Lances interessantes, e ao contrário de Mitrovic, ontem, este jovem chinês foi capaz de decidir bem sempre que tinha a bola. Não terá grande futuro caso o corpo não desenvolva, pois é demasiado franzino e fraco para ser central de um clube de topo. 5/10

Roderick: Esteve melhor como central hoje do que a trinco ontem, e resolveu bem alguns lances. Grande cabeceamento à barra. O empréstimo chama por ele. 6/10

Gaspar: Ontem teve melhor rendimento, mas não comprometeu e ainda lançou alguns ataques na primeira parte. Uma surpresa 'fofinha'. 6/10

Uros Matic: Com dois jogos não dá para ter muitas certezas, mas já deu para ver que está longe de ser um cepo. Grandes pormenores, com menos calma do que o irmão, mas com a mesma inteligência e toque de bola. Convenceu-me, e gostava de o ver jogar mais vezes na A durante esta época. 8/10

Sancinido: Tem o azar de ter gostos parecidos com o Djaló, no que toca ao penteado, mas está uns furos acima do gajo. Tem muita velocidade e boa técnica, mas para além de cair com o vento, não me parece muito forte na zona de decisão. 6/10

Lindelof ou o caralho: Na primeira parte não dei por ele, quando o Benfica jogou melhor, mas na segunda lá apareceu, deixando-se muitas vezes para trás quando Semedo subia no terreno. Fez um jogo discreto. Demasiado discreto. 5/10

Rúben Pinto: É capaz de melhor. Muito irrequieto, mas sem decidir eficazmente, demonstrando algum individualismo que não se pedia neste jogo. Nunca se percebeu muito bem qual a sua posição em campo, um pouco porque o Belenenses jogou os 90 minutos com as linhas descidas, e Pinto tanto estava como ponta de lança como nas alas. Espero mais dele. 4/10

Filip Markovic: O outro Markovic do Benfica fez um bom jogo, com grandes cruzamentos, boas fintas e passes a rasgar. Também estourou antes do final, depois de fazer quase três posições diferentes no terreno. 7/10

Harramiz: Hoje esteve mais discreto, especialmente na segunda parte onde se arrastou até ser substituído. Bons pormenores na primeira parte fazem com que continue a querer ver mais e mais deste puto. 6/10


Não consegui ver o jogo até ao final, logo não avaliarei os suplentes, mas como já indiquei, Clésio deu bons ares do seu futebol.

Taça d'Honra - Benfica 1 - 2 Sporting

Sim, é verdade, hoje houve derbi e uma reactivação bacana, em jeito de preparação, para os 100 anos de história da Taça de Honra de Lisboa. Jogo no campo do Estoril, equipa revelação (a par do Paços) da época passada, e, assim como no ano transacto, muito fenómeno em acontecimento.

O Benfica com Paulo Lopes na churrasqueira, Melga, Jardel, Mitrovic e Sílvio na defesa, Roderick a trinco, André Gomes no centro, Olá John e Urreta nas alas, e uma surpresa do caralho a fazer companhia a Rodrigo na frente: Harramiz. O primeiro adjectivo que me vem à cabeça em função da exibição do benfica é incompreensível. Um total desfasamento e falta de vontade da maior parte dos jogadores, expecialmente na primeira parte, onde vimos uma defesa comprometida, com a dupla de centrais a funcionar muito mal, e os laterais muito ausentes do jogo. A linha central entre Jardel, Mitrovic, Roderick e André Gomes terá sido o pior da primeira parte, sem conseguirem construir um único lance corrido, com erros que começavam na atrapalhação de Mitrovic sempre que tinha a bola, com a forma agreste de Roderick abordar os lances e com um André Gomes como nunca o vi: péssimo. Durante toda a primeira parte apenas os dois homens da frente faziam jogar, enquanto Ola John e Urreta iam alternando entre o mau e o péssimo, tanto na recepção do jogo como na hora da decisão.

Na segunda parte alguns jogadores mudaram um pouco a atitude, Mitrovic começou a decidir melhor, e já não provocou tantos sufocos a Paulo Lopes, e Roderick mostrou qualquer coisita, mas longe de se poder considerar satisfatório. André Gomes foi o único a não conseguir melhorar o rendimento, muito pelo contrário, e deixa-me um pouco preocupado, mas esperemos que seja apenas cansaço.

Em jeito de balanço, creio que, para além de se tratar de um troféu histórico que é reactivado, o que este jogo nos deu de positivo foi Harramiz, um jovem de quem nunca ouvi falar, e que parece que veio de uma equipa foleira qualquer das distritais. Muito bom na decisão, muito rápido, forte, inteligente, e com um faro para o golo de fazer inveja ao Cardozo. Grande surpresa.

Vou aproveitar este jogo para lançar algo que pretendo fazer em todos os jogos: lançar uma nota aos jogadores (ao jeito dos jornais desportivos) para que no final possa tirar uma média de cada um deles.

Paulo Lopes: Faz-me lembrar o Quim, porque é razoável, e gosta de resmungar com os colegas quando sofre um golo. Não teve culpas nos lances, mas Artur defenderia o primeiro, com toda a certeza. 5/10

Melgarejo: Mal se viu. Um bom cruzamento na segunda parte e pouco mais - 3/10

Mitrovic: Indeciso, trapalhão, amador: uma autêntica nódoa. Só não leva a nota mínima porque melhorou um pouco na segunda parte, especialmente pelos cortes de cabeça (fez uns 4 ou 5 importante) mas foi mesmo só isso que mostrou, e se temos um central que só é bom no jogo de cabeça, e mesmo assim sofremos dois golos de cabeça, então puta que o pariu. 1/10

Jardel: Jesus teve que o alertar para assumir a liderança da defesa, e isso é algo que Jardel deveria ter percebido desde início. Alguns erros, que já começam a ser habituais, mas bons cortes. Tem que jogar mais, mas com a chegada de tantos centrais, deve estar um pouco desgastado psicologicamente, pois não agarrou a oportunidade de liderar a defesa da melhor forma, e quando o fez, já estávamos a perder. 4/10

Sílvio: Jogo horrível, com uma entrada à filho da puta, estilo Bruno Alves, que lhe custou um vermelho e a ausência do primeiro jogo do campeonato (sim, esta taça afinal é importante). 2/10

Roderick: Começou muito mal, com erros de iniciado e sem conseguir entendimento com os centrais, mas sobretudo com André Gomes. Melhorou na segunda parte, e só não conseguiu melhor porque tinha na frente um jogador irreconhecível que não o deixou fazer melhor. 4/10

André Gomes: Exibição lamentável, sem um único vislumbre daquilo que sabe fazer. Tudo lhe saiu mal, perdeu a bola várias vezes de forma estúpida, sem conseguir lançar um ataque do Benfica ou sequer atrapalhar um ataque do Sporting. 1/10

Ola John: Não começou mal, mas nota-se muita falta de ritmo. Não conseguiu construir uma relação saudável com Harramiz, e ainda lhe tentou gamar o golito, correndo o risco de fazer como o Nani ao CR7, anulando um golo por fora-de-jogo. 3/10

Urreta: Desaparecido na primeira parte, teve bons lances na segunda, mas também não se conseguiu entender com os avançados. Tem que jogar mais para se perceber se é para ficar ou dispensar. 4/10

Rodrigo: Muito bem na primeira parte, a fazer lembrar o Rodrigo pré-cacete do Burro Alves, mas um pouco apagado na segunda. Poderia ter aproveitado melhor a parceria com o outro avançado, mas é normal querer mostrar-se. 6/10

Harramiz: Formidável. 22 anos, vindo de uma equipa de merda, parece ter já uma cultura que falta a vários dos jogadores do nosso balneário. Sempre que a bola mexia lá à frente, era Harramiz que a tinha, e ainda veio algumas vezes atrás fazer o trabalho dos médios e do trinco, que dormiam na parada. Um golo atrapalhado, mas merecido. Fiquei com imensa vontade de o ver mais vezes a jogar. 8/10


Suplentes:

Uros Matic: Entrou muito bem, para médio centro/ofensivo, e mostrou logo que tem Matic no nome, com bons cortes, mas sobretudo bons passes e uma vontade enorme de subir com a bola. Com um pouco de atrapalhação, foi caindo na parte final, deixando muitas incertezas, se os lances bons que teve foram por sorte ou se será mesmo bom jogador. 5/10

Gaspar: Entrou muito mal, até me tossi todo quando escorregou, mas melhorou nos últimos minutos, deixando boa impressão para a equipa B. 4/10

Luisinho: Não se viu, logo não leva nota

Sancinido e Deyverson: Já são bem conhecidos dos benfiquistas mais atentos, e como sempre, mexeram com o jogo. Dois jogadores irrequietos e com qualidade, mais Sancinido do que Deyverson, mas será mais um ano na B para dissiparmos dúvidas. 5/10

Jorge Jesus faz balanço dos três jogos realizados na Suiça



Fico contente por ver Jesus a bater na tecla dos problemas defensivos, ao contrário das outras épocas, quando preferiu referir os muitos golos marcados.

Ajuda o Jesus. 'Bora escolher alcunhas



Já tinha tentado isto há dois anos, quando rapinei uma ideia do blog Visão de Mercado. Isto do Lisandro López relembrou-me que podemos escolher umas alcunhas porreiras e comprometo-me a referir-me sempre aos jogadores com as alcunhas aqui escolhidas. 'Bora ajudar o Jesus!

Que alcunha darias a estes craques? (as minhas sugestões aparecem à frente)

- Djuricic (Filipe)
- Markovic (Marco)
- Mitrovic (Mitra)
- Sulejmani (Salomão)
- Steven Vitória (Stevie)
- Djaló (Tornado)
- Lisandro López (Machete)

Tentei deixar a coisa séria, mas podem avacalhar, tanto aqui como no facebook.

Benfica 3 - 2 Fececion - Fim da volta à Suiça

Antes de mais, queria iniciar com isto:

Aquele deficiente que empurrou o Nico num pontapé de canto, todo eufórico por poder tocar num jogador do Benfica, deve ser dos mesmos deficientes que têm a puta da mania de empurrar ciclistas porque acham que aquilo os ajuda. 

A primeira parte foi boa, com Sálvio em modo Maxi de há uns anos: incansável. Rei Artur teve pouco trabalho, e acho que a generalidade dos adeptos anda a ser um pouco injusta com ele, quando acham que já não serve para o Benfica. Foi notória a falta de concentração no final da época passada, mas não foi só dele, não é justo ter que ser um único jogador a levar com as culpas: - já agora, e porque me estou a cagar, também não achei bonito responsabilizarem o Carlos Martins pela derrota do campeonato, e até temo que alguns de vocês lhe tenham pedido a medula óssea de volta. Sim, é isso que vocês merecem ler (!) mas voltando ao jogo: - Luisão voltou a funcionar bem com o novo central argentino cujo nome me recuso a pronunciar,, e se Garay sair, penso que deverá ser o impronunciável a fazer parelha com o capitão. Mitrovic entrou na segunda parte e não se viu, especialmente no segundo golo dos carteiros, assim como Steven Vitória não esteve muito bem nesse lance, mas mostrou bom posicionamento noutros.

Cortez está melhor, e começo a acreditar que será ele o LE do Jazuz para a nova época. André Almeida melhor a trinco do que a lateral direito, na minha opinião, mas serve perfeitamente. Sílvio vai dando, mas acho que o banco assenta-lhe bem. Matic cansado, Gaitán cansado, Sálvio endiabrado, Lima sempre à procura do golo e Salomão com bons lances, a mostrar que pode ser uma surpresa no onze. Tem muita qualidade. O Filip hoje não mostrou nada, mas já vimos do que é capaz, e deverá ser o titular, caso Cardozo saia.

Gostei muito de André Gomes e de Ruben Amorim, mas não gostei de Djaló nem Michel.

É o final de mais um tour, que serviu para dar uns minutos aos jogadores que já estavam no Benfica, e para fazer experiências com os novos. Fico à espera que os próximo jogos tragam menos golos sofridos, e já com Garay e Cardozo, confirmados para a nova época. 

PS: Bora lá arranjar uma alcunha porreira aqui ao moço da foto


PPS: Juro que vi um gajo a pedir a camisola ao Steven Vitória, com uma camisola do Leónidas vestida. Apre.

PPPS: Agora já sei distinguir o Mitrovic do Markovic. Este último, hoje, fez-me lembrar Miccoli. Que craque a avançado!

Correcção ortográfica por: Daniel

Intermission

Só para dizer que o Boka é foda.

Imagem retirada do facebook oficial dos RATOS DE PORÃO

Benfica 3 - 3 BrigitteBárdô

Eia pá, um jogo do Benfica, ainda me lembro do último como se fosse ontem. Os franceses foram dignos adversários, e também têm para lá uns gajos cujo nomes terminam em 'vic', o que me levava a ter mini-enfartes de cada vez que o comentador dizia Savic, e eu ficava a pensar que já tínhamos mais um Sérvio para decorar o nome. É que eu sou uma merda nessas cenas.

O CORTEZ TEVE LÁ UM LANCE DO CARALHO, VIRAM VIRAM VIRAM?

Desculpem, foi só um aparte.

De resto só vou comentar as caras novas, mas só as que me recordo, porque ainda não consegui distinguir o Markovic do Mitrovic. Qual é o da barba à Haddock? O Cortez teve muitas falhas a nível defensivo, mas dá para ver ali diálogo com Jesus, e isso é bom, que ainda haja quem o ature coff coff que ainda haja diálogo com o treinador, a ver se o moço atina.

O Djuricic continua a mostrar bons pormenores, mas hoje esteve mais individualista. De qualquer forma, parece-me um sério concorrente a Cardozo ou Lima, isto partindo do principio que Jesus continua com a moda de meter os 10 a segundo ponta-de-lança. 

O Lisandro López (foda-se, eu recuso-me a dizer a merda deste nome caralho, alguém que diga ao chavalo para arranjar uma alcunha tipo bébé ou pepa ou o caralho porque desatino com esta merda foda-se caralho) marcou um bom golo, mas não se viu muito mais. Não aprende merda nenhuma com o Luisão, venha o Garay para lhe dar umas dicas. 

O Sílvio continua a dar para os dois lados, como diz o Daniel, e basicamente é isso.

O nosso Salomão esforçou-se mais um pouco hoje, já que o adversário não era o zé carteiro de ontem, e nota-se ali umas nolitadas que me agradam.

De resto, foi ver os irmãos coragem, o belga Michel e o eslovaco Yanic entrarem em campo no final para mamarmos o golo do minuto 90.

Tá fixe.



PS: O Jazuz continua a não desalapar da arca das frescas. Sabe-a toda.

Bubbles Cortez


Bruno Cortez está como estas variações de temperatura, chega sem avisar, tem altos picos, e depois deixa um gajo confuso, sem saber bem o que esperar do dia seguinte. Confesso, e já devem ter percebido isso pelo post de ontem, estou maravilhado com o Bubbles, e andei a ver umas coisitas sobre o gajo. 

Bruno Cortês, orfão, mais pobre que o Xi dos 'Deuses devem estar loucos', lá conseguiu subir com o futebol, e após um ano do caralho no Botafogo (não é o do lumiar), foi à seleção e acabou no grande São Paulo. É certo que este puto rato foi ganhando prémios atrás de prémios, mas uma imensa vontade de sair após o São Paulo ser eliminado da Champions lá do sítio, no início deste ano, custou-lhe um castigo forte, não voltando a calçar com regularidade no time da cidade onde existem médicos que a única coisa que fazem é reconstituir orelhas cortadas em raptos.

Muito se diz por aí que o gajo era suplente no São Paulo e que foi um flop, mas isso não é verdade. Todos os 'craques' do São Paulo foram responsáveis pela eliminação, e a maior parte deles foi também afastada, para desespero dos adeptos, que viam assim a equipa cada vez mais reduzida a coxos e gordos, encontrando-se agora num verdadeiro inferno, sem jogadores de referência e com um novo treinador que tão bem conhecemos. Paulo Autuori. Nos fóruns paulistanos, aponta-se dois defeitos ao jogador

- Pouca inteligência
- Fraco a defender

Claro que são dois factores cruciais para um lateral esquerdo dos bons, mas se o primeiro não abunda em muitos jogadores, equipa técnica e na própria direcção, o segundo parece-me fácil de ultrapassar, com a mão de Jesus e a ajuda de outros defesas que o possam orientar. O rapaz é humilde, e apesar de já ter 26, ainda vai muito a tempo de aprender com melhores que ele, para se tornar ainda melhor.

Posso vir a ler este texto daqui a uns meses, e rir-me como um jerico, mas acredito mesmo que temos aqui um craque em potência, que coleccionou prémios atrás de prémios nos campeonatos zucas.

PS: Não gostei muito da mudança do nome de Cortês para Cortez, porque foi o próprio jogador a pedir, e soa-me a wannabismo exagerado, mas lá terá as suas razões.

Benfica praí 6 ou 7 - 1 Étolocaruge

Ah, a pré-época na Suiça, onde o aroma do chocolate milka se mistura com a urina radioactiva da vaca roxa dos Alpes. É sempre uma boa opção fazer-se estas coisas na Suiça, pois assim consegue-se chegar a muitos portugueses. já que não dá para jogar nas salas de formação do centro de emprego, e diga-se de passagem que com o calor que tem estado por cá, um bocadito de fresquinho não faz mal a ninguém, que o diga o Steven Vitória, que já tá com uma gripose.

Onze inicial forte, no estádio da La Baguette ou Fontette ou o caralho, com Artur, Gaitán, Lima, Sálvio, Enzo, Matic e Luisão, e com duas agradáveis surpresas : Djuricic (em solidariedade com Jesus, chamá-lo-emos Filipe) e Cortez. O Benfica começou muito bem, como já era esperado, e controlou todo o jogo com muito passe acertado e a tal pressão alta que tanto os comentadores falam, mas que não faço puta de mínima ideia do que seja. Apesar da fraca qualidade da equipa adversária, já deu para ver algumas coisas dos novos reforços, e para ver que, 90 minutos depois, o Luisão ainda não estragou a pré-época do Benfica (pronto, podem insultar-me).

A primeira parte foi um mar de rosas, poucos jogadores novos, deu para observar na perfeição. O Filipe é um grande jogador, mas o 10 ainda não lhe fica bem. Acho que deveria ficar em suspenso durante um ano, e na próxima época, caso se confirme como o craque que parece ser, poderia ostentar o manto mais  sagrado dos mantos sagrados. Lisandro parece-me hábil, e, segundo o repórter de campo da Benfica TV, tem Cartel, e, lamentavelmente, já há um Lisandro Lopez com Cartel, ali em contumil, por isso esquece lá isso ó repórter de campo picado por mosquitos cujo nome não consegui ouvir.

Mas o que realmente me agradou foi o Bruno Cortez. Aliás, é o cabelo desta nova época, depois de 7 anos com Rui Costa e Aimar a seguirem um estilo 90's, temos aqui um afro à nigeriana com laivos de manjerico de santo-António. Ganda cabelo, mas, sobretudo, ganda player que parece ser. Até digo mais, entusiasmou-me muito mais do que o Filipe, que, miseravelmente condicionado pelo 10 nas costas que me faz não gostar tanto dele como o rapaz merece.


A segunda parte foi uma confusão. Parece quando vou ver uma série nova, e logo no primeiro episódio aparecem 30 personagens com nomes parecidos e caras similares, e um gajo fica logo à nora com aquela gente toda e confunde tudo. O Mitrovic parecia-me o Markovic, o Sulejmani parecia-me o Amorim, o Urreta parecia-me o Mitchel, o Djaló parecia-me o cavalo do Zorro... Foda-se, vão lá com calma, um gajo não consegue analisar as merdas sem saber bem o que se passa. Mas vamos lá. O Markovic e o Mitrovic não vou comentar porque não sei quem é quem, mas gostei do extremo. O Sulejmani parece jeitoso, mas ainda tem muito que ouvir do Jesus. O Amorim continua bom, e vai-nos dar jeito, e o Sílvio, como diz o Daniel, dá para os dois lados, e isso também é interessante nos dias que correm, com as modernices e tal. O Mitchel está mais magro, mas o Jesus não desalapou da arca das frescas, não fosse o gajo ir lá limpar aquilo.

De resto, o novo equipamento é uma merda, parecem 10 Guiness a correr num tabuleiro da Heineken. Ah, e senhor comentador da BenficaTV cujo nome não me recordo, é muito fixe dizer algumas curiosidades, tipo que o Cortez tem uma história de vida muito interessante, mas mais fixe seria explicar as curiosidades e não lançar só o isco, é que assim o pessoal tem que ir ver à net porque fica curioso, e já se sabe que há streams e coiso e tal.

PS: O Steven é um gajo cheio da sorte. Então não é que está com gripe e febre, mas o médico deixa-o ir ver a bola ao estádio? E ainda se senta ao lado dele. Lucky boy! Our lucky boy (espero muito de ti, rapaz)

Esta merda ainda não morreu

Tenho andado ausente porque decidi juntar-me à comunidade dos santos dos últimos dias aka Élders, e a minha vida agora é andar de porta em porta a pregar a palavra do Senhor.

Já agora, o Senhor disse-me para vir aqui dar notícias, e deixar-vos com um conselho importante para as férias:

Between Sight do JJ

Não vi a entrevista do JJ na BTv mas sim no Youtube e mais tarde, porque só vou assinar o canal em Agosto. Em Julho não se passa nada e da maneira que as coisas estão, 10€ podem fazer muita faltinha. Com 10€, por exemplo, já se deve conseguir roubar um jogador ao Sporting!

Depois de ver a entrevista percebi que estive em coma até há bem pouco tempo. Pelos vistos, algures em Maio de 2010 devo ter atravessado numa passadeira sem olhar para os dois lados, devia ir distraído a coçar o rabo e fui colhido por um camião do lixo.
Durante o coma tive pesadelos, em que o Benfica perdia títulos atrás de títulos, muitos deles para os azuis, muitas vezes selados com derrotas humilhantes às mãos deles.
Mas, felizmente, nada do que sonhei aconteceu. O Benfica tem colecionado títulos atrás de títulos desde a Primavera de 2010. Provavelmente só sonhei aquelas coisas horríveis quando o pessoal médico que cuidava de mim estava a mexer na algália.
Mas já passou! Agora, graças a São Eusébio de Lourenço Marques e a D10S Nosso Senhor de Rio Cuarto já estou bom de saúde e junto da minha famíla!

Achei a entrevista do JJ uma exibição de cagança, longe do que se exigia nesta fase.
Até entendo que a intenção da entrevista fosse passar uma imagem de maior auto-confiança e superação dos desaires recentes. Mas que diabo! O português é uma língua tão rica e vasta... Tivemos um génio zarolho que conseguiu escrever 10 cantos, tudo em decassílabos, e não era possível escolher umas palavrinhas melhores para mostrar confiança para próxima época? Ainda para mais se a entrevista não era em directo!

O "perto de conquistar a hegemonia" e o chamar a si os méritos de potencializar o Cardozo foram para mim os momentos mais baixos da entrevista.
Hegemonia de quê? De levarmos na bilha do porto? Realmente dessa estamos perto...já nem o Sporting perde tantas vezes contra eles como nós.
Estamos muito melhores que num passado recente, isso é verdade. Agora, só se torna hegemónico quem ganha muitos títulos. E nesse aspecto, estamos longe!
22 golos em 2007/2008 e 17 em 2008/2009 e era um jogador encostado?

Também foi pena ter mostrado que não quer saber do conceito do jogador português e ter, em parte, alinhado na visão mercantilista do Benfica, em que parece que fazer bons negócios com ativos (jogadores) é mais importante que ganhar títulos.
Há quem não se importe com isto. Interessa é que sejam bons jogadores e que honrem a camisola, não a nacionalidade. E fazer bons negócios é vital para a sustentabilidade dos clubes.
Claro que não vamos contratar portugueses só porque sim. Mas também acho que é com mais portugueses que se constrói balneário e mística. E não faltam portugueses com qualidade.
Quanto aos bons negócios, também é verdade que há organizações que obtiveram muito sucesso depois de se desviarem do negócio inicial. A McDonald's hoje ganha mais com o imobiliário e a gestão de propriedades do que com a venda de sandochas de sebo. A Sonae hoje ganha mais com o retalho do que com a indústria da madeira. O fcp hoje ganha mais com o crime organizado do que como clube de futebol.

Mas não é isso que quero para o Benfica! Bons negócios são um meio e nunca um fim! Somos um clube de futebol, não uma agência de compra e venda de jogadores.

Quanto à dança de jogadores, houve duas conclusões importantes:
Têm noção que podem perder o Matic, o que (espero eu! mas já nem digo nada!) vai fazer com que não sejamos apanhados de calças e cuecas nas mãos no dia 31 de Agosto.
Pelo JJ, o Cardozo não tem condições para continuar. É pena... Continuo a achar que tudo isto se podia resolver internamente, com uma reconciliação. O Ribery e o Robben também tiveram uma briga feia no ano passado, e olhem como a história acabou.

Apesar de tudo, gostei da sobriedade mostrada na abordagem à próxima Liga dos Campeões. E acreditem, também gosto da ambição demonstrada. Só acho é que o modo de a demonstrar é que não foi lá muito feliz.
Também gostei do elogio ao porto. Não que eles mereçam qualquer elogio, mas porque mostra alguma elevação da nossa parte e é algo que eles nunca fariam.

No geral, não gostei da entrevista. Depois de tudo o que se passou nestas últimas 3 épocas, era necessário um discurso bem mais ponderado. Menos egocêntrico e mais Benficacêntrico.
 JJ é um treinador com uma margem de manobra muito pequena. E com o início de campeonato difícil que se avizinha, há o perigo real de uma hecatombe. E aí não é so JJ que fica em causa. É a própria direção do Benfica.
A não se que Vieira faça como o autarca do meu concelho, que integrou as comissões de honra do Passos Coelho em todas as vezes que ele concorreu à liderança do PSD, integrou a comissão de honra da candidatura dele a PM, mas neste ano de autárquicas passou a achar que as actuais políticas do governo estão a asfixiar não só o concelho mas também o Norte...

Mas pronto, foi apenas uma simples entrevista, importante mesmo é que preparem a próxima época como deve ser.

Força Benfica!

Pausa no trabalho de verão para uma breve questão

A propósito da recente entrevista do Guardiola de Espinho, na qual voltou a dar-se ao frete em nome do proxeneta idoso, apesar de ter o cu dorido do chuto que levou, dei-me ao trabalho de pesquisar mais informações sobre o colosso Al-Ahli.

Parece-me o clube ideal para ele, já que sai de um clube da segunda maior cidade poruguesa para um clube da segunda maior cidade saudita, Jeddah.
A minha dúvida é esta: será que o Bitinho nas conferências de imprensa por lá vai adoptar um discurso deste tipo?

- "Somos Jeddah! Somos Costa Oeste! E vamos continuar a ganhar porque esse é o nosso destino! Contra tudo e contra todos, lutaremos com todas as nossas forças contra os centralistas de Riade que querem a província de Mecca de joelhos!"


Limpeza nas modalidades

O Sport Lisboa e Benfica tem emitido, nos últimos dias, diversos comunicados acerca da saída de jogadores das várias modalidades, agradecendo, a todos eles, o ‘empenho, dedicação e profissionalismo‘ que sempre mostraram ao serviço do clube e recordando o seu palmarés de águia ao peito.
Abandonam o Benfica: (ou melhor, são varridos do Benfica)
Futsal: César Paulo, Diece, Davi, Diego Sol
Basquetebol: Miguel Minhava Heshimu Evans Ricky Franklin
Andebol: Ricardo Candeias, David Tavares João Lopes, Nuno Grilo, Pedro Alvarez (treinador Adjunto).
Hóquei em Patins: Luís Viana, Cacau, Ricardo Silva, Luís Sénica, Nuno Ferrão.
Não estou a perceber que limpeza é esta nas modalidades mas... esperemos para ver! 

Bena Puyo TV - Em busca de Yu Dabao