O destino começa hoje!

Já disse isto de vários jogos, mas agora é que é: o jogo de hoje contra o Estoril é absolutamente decisivo.
O pior já passou (Olhanense, Sporting, Marêtemo com jogos europeus pelo meio) mas o essencial ainda não está garantido - os 4 pontos de vantagem na deslocação ao covil dos alcoviteiros.

O Estoril, convém recordar, está à frente de Sporting e Marêtemo, pelo que se as duas jornadas anteriores foram difíceis, a de hoje também será.
O grande inimigo do Benfica hoje é a eventual sobranceria pelo bom momento que a equipa atravessa. Mas esse bom momento psicológico também poderá ser a nossa maior força, galvanizando a equipa e mascarando o cansaço.
Isso e o factor casa, claro! Não quero ninguém sentado e calado. Toca a exercitar durante todos os 90 minutos!
A minha dica é a do costume: entrar com toda a força primeiro, gerir depois. Tardar o golo pode tornar o jogo perigoso.

Espero que nestes últimos dias o Maxi e o Tacuara tenham sido acompanhados de perto por monges budistas, que lhes tenham incutido os ensinamentos de Buda de paz, calma, concentração e meditação.
Aliás, espero que os ensinamentos Zen se tenham estendido a toda a equipa.
Hoje é daqueles jogos em que basta um espirro mais violento para se ficar sujeito a castigo que afasta do dragão.
Recomenda-se muito cuidadinho a estes dois senhores e a toda a equipa! Tu tambien, Enzo que tienes la mania de te armares en peixera del Bollón con los árbitros!

Em relação ao nosso adversário, e já que falei em Budismo, também o comportamento dos azuis me faz lembrar uma antiga prática oriental, mais concretamente japonesa por alturas da 2ª GM: As Cargas Banzai.

Estas cargas de infantaria sobre as linhas inimigas resultaram muito bem enquanto manobra militar contra os mal preparados, mal organizados e mal armados chineses. No entanto, contra os bem preparados, bem organizados e bem armados americanos tornou-se numa prática suicida.
No período entre 43-45 em que os americanos iam conquistando ilha estratégica após ilha estratégica, chegando cada vez mais perto do Japão, as cargas Banzai eram geralmente o acto final dos últimos resistentes japoneses, que, guiados pelo código Bushido preferiam a morte honrada em combate pelo imperador do que a vergonha da rendição.
Bebia-se o Saké, erguiam-se os braços 3 vezes ao grito de Banzai (abreviatura de Tenno Heika Banzai - Longa Vida ao Imperador) e lá iam eles.
O objectivo era simples: carregar à maluca sobre os americanos e tentar matar ou ferir uns quantos até ser morto.
Algumas destas cargas foram devastadoras para os americanos, mas estes, com o tempo, aprenderam a dispor as suas linhas de forma a conter estes ataques. Aliás, basta ler algumas memórias de soldados americanos para perceber que na fase final da guerra, os americanos estavam era positivamente ansiosos pelas cargas Banzai. Porque aqueles eram japoneses "fáceis de matar" por oposição aos fortemente entrincheirados e porque a carga Banzai geralmente indicava que a batalha estava a acabar.

A verborreia do vitinho tem sido nojenta, mas não é mais do que uma carga Banzai. Provavelmente ele há dias também pôs uma fita azul na cabeça, bebeu um copinho de vinho do porto, ergueu os braços 3 vezes e gritou: "longa bida ao papa!".
Ou seja, o gajo sente a batalha perdida e num acto final atira-se à maluca contra o Benfica, partindo para um desemprego honrado em nome do papa proxeneta.

E não está sozinho. O multiplicar da agressividade por parte de ilustres figuras portistas, o circo cosme na choupana que culminou com a engraçada palhaçada machadesa de encostar 3 titulares, a indignação do freitas lobo com os cânticos, etc...tudo isto são sinais de uma carga Banzai azul em curso, que terá o ponto alto no dragão. Saiba o Benfica posicionar as suas linhas e metralhá-los como deve ser.

Mas concentremo-nos em nós próprios.
É hoje! Uma vitória hoje põe-nos com um pé no 33º!
Força Benfica!

18 comentários:

J25 disse...

CARR3GA B3NFICA!

Hoje é para cilindrar! Espero aos 20 minutos já ter o jogo resolvido. Não só para que se possa fazer gestão de esforço dentro de campo, mas também (e sobretudo)porque o meu coração anda meio maluco e estou certo que o JJ e os seus Magníficos não querem ser responsabilizados por me mandarem para o hospital...

L. disse...

não vejo a coisa assim. o maxi jogar no dragão ou o almeida... por um lado o maxi tem outra experiência, e ainda é melhor que o puto... por outro lado, o maxi vai ser o alvo fácil do proença para uma expulsão cedinho, cedinho... e o cardozo para um amarelo que o tire da jornada 30. com cardozo em campo na jornada 30, o moreirense nao tem autocarro que o safe. a academica quase conseguiu o nulo, lembras-te, meteu 2 autocarros e nao havia cardozo...

artnis disse...

Excelente texto!

É como dizes, cautelas e caldos de galinha, perante todas as armadilhas que se vão vendo, semana a semana, nunca fizeram mal a ninguém.

As tramóias (para logo recomeçar...!)só acabarão após o apito final, que todos esperamos possa voltar a soltar toda a nossa ALEGRIA - mesmo depois de vencer nas Antas - do Benfica/Moreirense, na Catedral!

Ricardo disse...

Só eu acordei com um mau pressentimento do caralho! Ai de nós!

Unknown disse...

Ricardo, eu também!

Alberto disse...

Já cá eu acordei com a confiança toda :)

The Mask disse...

Vá caralho nada de paneleiragens!! Força e temos de "ACARDITAR"!!!

Unknown disse...

Com optimismo ou com um pressentimento negativo, com o jogo a correr de feição ou com as coisas a dar para o torto, na Luz todos os adeptos devem manter a postura: apoio incondicional durante os 100 minutos da partida (contando com uns minutos antes e alguns depois), porque, aconteça o que acontecer, esta equipa merece!

Infelizmente não pude ver o jogo com o fenerbaçe, mas uma das coisas q mais me impressionou foi, uns breves segundos após o balde de água fria do golo deles, começar a ouvir o publico todo a gritar, abafando a euforia dos adeptos visitantes: BENFICA BENFICA BENFICA...

Entendem? ou é preciso um desenho?

Unknown disse...

Quando escrevo q ouvi o publico gritar... refiro-me ao relato da rádio, naturalmente.

Kiddo! disse...

O País tá fodido!
As pessoas tão fodidas!!
Há melhor coisa para curar isto que ir para o estádio gritar pela nossa equipa?!?!
Quem me dera viver mais perto...

cumps.

LDP disse...

O Maxi nao pode jogar contra o Txélsi, por isso o puto Almeida tem a titularidade assegurada nesse jogo. Assim sendo, é melhor poupar hoje Maxi e afastar o perigo de apanhar com um amarelo que o afaste do jogo com o porto.
Matavam-se 2 coelhos com uma cajadada sò. Porque se Maxi nao joga nas antas, o puto irà ter 2 jogos em 3 dias. Pior, pode levar uma sarrafada do Manga Alà ou do Alex Zubizarreta Sandro, ou ainda do Fernando e là ficamos sem um unico lateral direito para jogar contra os russòingleses.

Jà sobre Cardozo, eu meteria o gajo hoje no banco...para o que der e vier. Se a coisa estiver complicada é mete-lo na segunda parte.
Com Lima sozinho na frente, o que quer dizer reforçar o meio campo com mais um homem e assim nao obrigar Matique e Enzo a esforçarem-se em demasia tendo em vista também a final da liga europa.

Anónimo disse...

Fodasse...

Mas será que os jogadores não percebem que este jogo é dos mais importantes esta época. Que má exibição nesta 1ª parte...

E o Lima já falhou quantos hoje? Ele hoje tb parece não estar bem...

Dar uma parte de avanço num jogo desta importância é ridículo...


Gr33n C0d3r disse...

O campeonato já era...

NPR disse...

Nao vi o jogo, quanto ficou pessoal ??!!

Tutuala disse...

Limpinho, limpinho, limpinho...

Tutuala disse...

Limpinho, limpinho, limpinho...

Tutuala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gr33n C0d3r disse...

@ Unknown

Não, não foi limpinho... Mais uma vez o sr do apito 'não viu' uma falta na área do benfica que daria direito a marcação de um penalty. Coincidências...