Eu não sou nenhum apóstolo


Não percebo muito de bola. As tácticas, os contra-golpes, as lateralizações, a bola longa p'rá frente, tudo isso soa-me a algo que penso entender, mas na realidade não percebo nada, como a maioria de quem nos lê e de quem vê bola. Se me derem um bloco de notas de um treinador, o mais certo é usar aquilo para limpar o cu, porque para setas, gráficos e desenhos, já me bastam as cadeiras de marketing, e não percebo um caralho.

Mas há uma coisa no futebol que eu entendo perfeitamente, que é a Paixão. Não é a mulher do Bruno, atenção. Eu percebo que os adeptos têm uma paixão irracional pelo clube, e que isso leva a que várias incongruências (eu tinha prometido a mim próprio nunca utilizar esta palavra, mas acho que se adequa) surjam no meio da massa adepta. Como sou do Benfica, consigo analisar perfeitamente as disparidades dos meus caros 'co-aficcionados', seja na tentativa, vá, ridícula, de justificar a agressividade de Maxi Pereira com um 'é jogador da bola, cheio de raça', de dizer que somos sempre roubados, mesmo quando o adversário tem uma razão de queixa maior (atenção, não estou a falar do jogo com o Porto, aí ambos foram prejudicados de igual modo) ou até quando dizemos que as nossas coreografias são melhores. Até eu o faço, mesmo tendo perfeita consciência de que as coisas não são bem assim. Alguns até me podem dizer que eu endeuso Aimar em demasia, mas porra, ele é o meu Deus (mesmo quando não joga um chavo), e também graças a isso consigo perceber bem estas análises facciosas que tanto me enchem a retina.

E com esta coisa toda, já me esqueci daquilo que vinha aqui escrever... Ora porra...

Ah! Jesus.

Sim, vim aqui falar de Jesus, O Técnico, e das críticas que choveram (e chovem) por essas tascas fora (físicas ou virtuais), e confesso que estou perplexo ao ver que a maior crítica foi o sistema utilizado no meio-campo. Conforme disse no início, eu não percebo muito dessas questões, mas quis-me parecer, como mero observador dos jogos do meu clube, que Jesus utilizou a mesma táctica que tem utilizado ao longo da época (pelo menos na maior parte das vezes), sem mudar uma palha.
Ou seja, Jesus desta vez, não inventou.

Não era esse o principal defeito do nosso JotaJota? Inventar sempre nos jogos grandes? Ou seria o facto de meter sempre um gajo a jogar de quem os adeptos não gostavam (e com razão)? E a crítica, que eu próprio apontei no ano passado, que nos custou o campeonato, que era o facto de ele não rodar jogadores ao longo da época, provocando um enorme desgaste na segunda volta?

Pois bem, tudo isso me pareceu ultrapassado nesta época, mas pelos vistos a embirração é mesmo com o homem, e não com o treinador. Se Jesus povoasse o meio campo, abdicando da táctica habitual, e o jogo terminasse com o mesmo resultado, Jesus seria um 'ridículo inventor' que estraga tudo nos jogos grandes porque se põe a inventar. Mas como não inventou, Jesus estragou tudo porque não mexeu na equipa, porque jogar contra grandes não é o mesmo que jogar contra pequenos, logo tinha que mexer na equipa.
Mas afinal ficamos em quê, apóstolos?

Não estou com isto a exigir a renovação de Jesus, continuo na minha, de esperar até final da época, porque por melhor que seja o treinador, se queremos um clube de topo, temos que ter a exigência de ganhar títulos, e por melhor que seja, se não os ganha, rua com ele. Não percebo (e juro, não percebo mesmo) é esta embirração com o homem, que tanto tem dado a torcer, especialmente aos adeptos que o criticam nos últimos 3 anos, e mesmo assim ninguém o deixa em paz.

Este desabafo não é nada pessoal contra ninguém, a maior parte dos meus amigos benfiquistas querem ver Jesus pelas costas, e não sou menos amigo ou guardo-lhes menos respeito por isso, já que isto é só bola, logo não acho que seja merecedor de 'bate-bocas' e insultos por esses tascos (e pela blogosfera) fora.

24 comentários:

Carlos disse...

és um bebado, mas essa foi na mouche

Kiddo! disse...

Eu quero lá saber se ele inventa nos jogos grandes ou não!!!
Eu só sei que nos jogos grandes falhámos sempre!! Claro que estes jogos, por serem precisamente contra equipas melhores, têm um grau de dificuldade maior e consequentemente será mais difícil ganha-los...
MAS PERDER QUASE TODOS?!?!?!?
Isso já é diferente!! O bronco do V. Pereira numa coisa tem razaão: chegamos aos jogos com o porto a jogar bom futebol e depois...PIMBAS levamos na boca!! Haverá algum bloqueio nos jogadores nestes jogos?!?!
Será necessário convocar o prf. BAMBO?!?!
Ou será que o JJ não os prepara bem porque é notório que até ele já nem sabe bem como abordar estes jogos vom os corruptos?!
Uma coisa é verdade, se os porcos dos dragões nos apanhassem no momento de forma em que nós os apanhámos no domingo comiam-nos de cebolada!!
E nós nem por um golo de vantagem lhes conseguimos ganhar!!
Até eu já começo a eprder a minha fé de ver o Benfica golear, por uma vez que seja, aqueles caralhos!!

JESUS, HELP ME!!

Ricardo disse...

"Inventar" não serve para tudo. Inventar é meter o David Luiz a lateral-esquerdo. Preparar na pré-época uma forma da equipa jogar em 433 nos jogos de maior dificuldade não é inventar, é revelar competência. São coisas distintas, distinto Vitto. Mas fazes bem em agregar as massas, um politicamente correcto que é também politicamente incorrecto fica sempre bem. Agora vais levar com vénias e insultos, que isto de ser benfiquista é uma grande invenção.

Vitto Vendetta disse...

Kiddo,

percebo perfeitamente a tua agonia, e também eu a sofro, pois não foram raras as vezes que saí da Luz com os cânticos dos super-murcões a ecoarem-me na cabeça, após mais uma derrota. Mas a verdade, factual, é que levámos quase 4 anos a vencer um clássico, e esse quebrar de jejum foi logo o primeiro clássico de Jesus.

4 anos sem vencer UM único jogo com o Porto. Entre Jesus, e nos 4 anos que vai à frente do clube, já venceu 4 jogos aos corruptos, e isso é sinal de melhoria. O pior é que perdeu 6. :)

Ricardo,
é isso tudo. :)

Anónimo disse...

vai mas é pró caralho!

Pedro disse...

Este post é para a palhaçada ou para ser discutido a sério?

Inventar? Inventar Caralho?!?! Fortalecer o meio campo é inventar, caralho?
Quando o adversário tem o seu ponto forte no meio campo, colocar mais um jogador naquela zona é inventar caralho?
É o hassan caralho?

Foda-se Vitto...tu às vezes..

A táctica habitual não resulta contra os corruptos por isso, mudar para uma mais consistente não é inventar é sinal de inteligência!!!


Kiddo! disse...

Vitto, muito sinceramente, não me chega e muito menos me conforta... Eu, nem sei bem porquê, até gosto do JASUS, mas...ele ficará para sempre associado ao 5-0 (culpa toda dele!) e ao festejo do campeonato da morcãozada no nosso estádio!

Por outro lado, inventa jogadores como ninguém consegue e, parece-me, que se dá bem com todos eles e eles gostam disso!

P.S. Como se justifica a não convocatória do André Gomes?! O Carlitos Absolut Martins e Aimar não tinham ainda ritmo para este jogo e o puto certamente que o teria!

Kiddo! disse...

Ola John a 5 minutos do fim....

Já me esquecia desta!!

Anónimo disse...

Caralho !!! Mas k merda de benfikistas andam por aki k nem sabem k o puto(AG)tava lesionado,só pra dizer mal do JJ ?!?! Foda-see

Anónimo disse...

Mais a sério,Vitto, não é por acaso k somos um clube diferente,se não vejamos,em Portugal a culpa morre sempre,mas sempre solteira,olhemos para o k os nossos governantes fizeram ao "nosso" país,olhemos para os videos no youtube sobre o apito dourado e afins,ja para n falar nos variadisimos presidentes de juntas de freguesias do"nosso" país,como roubos e sacos azuis e outros k tais,o k é k lhes aconteceu!?!? nada obviamente.

No Glorioso, e pk somos diferentes a culpa do mal k nos acontece é sempre do JJ ou do LFV,nunca tem culpa nos proprios culpados,"portantes" fodam-se os otarios k mandam as culpas pra cima do JJ ou do LFV,já deixei de dar pra este peditório,foda-see

PNC

Ricardo disse...

Só li agora a frase aqui de cima. Não volto a comentar. Não sou anónimo, mas sou notoriamente embriagado. Desculpem.

DeVante disse...

O Benfiquista é mesmo assim...sendo certo que a malta que manda bocas não tem responsabilidades.

Estamos na frente, certo? E (ainda) em quatro competições, certo?

Nada mal para um clube que planeou mal a pré-época, desbaratou o plantel e, mesmo no fecho, deixou fugir todo o seu meio campo ficando alí com uma enorme craterra.

Hoje, os mesmos que afirmavam que Matic não era jogador, caso viesse algum clube buscá-lo pela cláusula que tinha antes da renovação diriam que foi um mau negócio, que devia ter sido acautelado e tal...como se disse em relação a Javi...que era um refugo do Real, caríssimo, só justificável porque Vieira ganhou algum...
Ah, plantel "equilibrado" e aquisições "cirúrgicas" só do outro lado da segunda circular...

hertz disse...

Esse assunto da permanência ou não do JJ é extremamente complicado. Eu pessoalmente já mudei imensas vezes de opinião sobre esse assunto. Não consigo ter uma opinião definitiva sobre se é melhor ele sair ou ficar. Vejo o futebol que o Benfica pratica, os jogadores que ele potencia e principalmente o que fez com este plantel esta época e considero que deve ficar mas depois vejo estes jogos contra os corruptos onde cedemos sempre, lembro-me das humilhações contra eles e o campeonato perdido daquela forma no ano passado e aí começo a ter dúvidas que seja boa ideia ele ficar. É um dilema.
No final da época logo se verá se ele tem ou não condições para ficar e isso vai depender de ser campeão ou não.
Se sair, não é o fim do mundo. Há bons treinadores por aí como o Leonardo Jardim ou o Rui Vitória.

vb disse...

Obg a quem já referiu que o André Gomes está lesionado. Mas ele também serve para quando não joga protestar que Jesus não aposta nos jovens ou quando joga reclamar porque não tem estaleca!
Andam desde Agosto a reclamar pelo Martins e Aimar, seriam donos e senhores do meio campo, agora quando os lançou no jogo e povou o meio campo como tanto reclamam e pronto lá está, não deviam ter entrado, quem devia era o Ola John mais cedo. O Nolito é porque era o melhor extremo e tal e raçudo e coiso, mas a verdade é que não aproveitou nem uma das oportunidades que teve, e nao têm sido tão poucas assim. enfim, tem sempre culpa, até terá sio Jesus a ordenar a Artur que jogasse nas calmas com os pés, quiça fintar jackson. Para muitos é simples: faz sempre falta quem não está, deveria ter jogado quem não jogou, é isso e acertar no euromilhões ao sábado, é fácil, nao é?

ax disse...

Eu fico parvo. É por isso que eles vos ganham. Seguidamente e sem tirar.

Se JJ não renovar, o fcp continuará a 'golear' não só nos títulos mas também nos duelos diretos que tanta importância parecem dar. Jesus só mudaria de barricada. Voces não têm muitas oportunidades destas e mesmo assim há dúvidas.
Qual era o treinador que perdendo as traves mestras conseguiria chegar ao fim da primeira volta ombro a ombro com este fcp?

Eu duvido muito que, mesmo querendo, ainda vão a tempo...

Pedro disse...

"Andam desde Agosto a reclamar pelo Martins e Aimar, seriam donos e senhores do meio campo, agora quando os lançou no jogo e povou o meio campo como tanto reclamam e pronto lá está, não deviam ter entrado, quem devia era o Ola John mais cedo."

Primeiro convêm perceber um pouco do que se está a discutir. Martins entrou para o lugar do Enzo, centro campista por centro campista, pelo que ficou igual. Martins não foi povoar o meio campo. Aimar entrou para o lugar de Lima e foi ocupar a posição de segundo avançado a apoiar Cardozo, não foi povoar o meio campo logo as críticas a JJ mantêm-se. Ola John devia ter entrado mais cedo pq entrou aos 87 minutos. Chegou a tocar na bola?

Isto digo eu que queria ganhar o jogo.

Carlos Alberto disse...

Concordo com o Vitto

Zé Ninguém disse...

Fodass andei a ver o Benfica a não jogar a ponta dum caralho a minha vida toda (também sou novo lol), teve de vir o JJ para isto começar a entrar nos eixos... ok que ele é um tasqueiros dos tomates (e não o somos todos, excelsos adeptos?), é burro, às vezes faz merda... Mas o Benfica está a jogar bom football! não acho que tenhamos feito um mau jogo contra os porcos, também não foi muito bom, merecíamos a vitória.

Não entendi a não-convocatória do André Gomes, até achei que ele estava lesionado e o Ola John devia ter entrado mais cedo, mas concordo quando se diz que não houve invenção!

Vitto em relação a justificar-se as acções do Benfica: assim é que é caralho! O Maxi é um jogador da bola, cheio de raça e que carrega a mística, o maçã podre e o outro fernando ou o caralho são uns assassinos de merda! Digam o que disserem

Zé Ninguém disse...

(ok o André Gomes está mesmo lesionado, bem me parecia...)

Anónimo disse...

Com os jogadores que passaram pelo Benfica na era JJ, com o Ronald Koeman seriam 3 Campeonatos, 4 Taças Portugal 2 Finais Liga dos Campeões a Taça da cervela dispenso. O JJ foi a maior fraude que passou pelo Benfica, quem disser ao contrário não sabe o que é ser realmente do SPORT LISBOA E BENFICA.

Filipe Araújo disse...

Gostei Vitto.

Criticar quando é merecido, mas não criticar apenas pelo gosto de criticar.

Tenho algum receio que toda esta animosidade para com o JJ possam mais tarde, se o ano acabar bem, vir a tornar quase impossível a sua permanência. Apesar de continuar a achar que nem tudo é bem feito por JJ, este ano as suas capacidades estão todas bem evidentes, e só um cego não vê.

DeVante disse...

Boss, estes jogadores que JJ tem, com Koeman não jogariam um caralho...
Por estas alturas, o Enzo ainda estaria na argentina com a mãe doente, o Matic emprestado, chuta-chuta e Rodrigo a titular, etc...

POC disse...

Concordo com o Vitto, mas discordo do Vendetta.

Jesus tem sido sodomizado nos jogos com equipas de grande valor (igual ou superior). Essa merda causa-me confusão.

Anónimo disse...

O Jesus tem culpa de o melhor guada-redes a actuar em Portugal neste momento (Artur) ter tido uma paragem cerebral? Não me parece...