Acerca da lampionice do Jesualdo...


“Kelly partiu, voltou Cândido. Para revalidar o título de campeão o Sporting precisava, em Abril de 1948, de bater o Benfica, no Campo Grande, por mais de dois golos de diferença. Todos o sabiam, nunca o escondera: Cândido era do Benfica.

Ao vê-lo preparar durante a semana táctica que parecia kamikaze, na véspera directores do Sporting insinuaram, à conversa, que talvez tivesse trabalhado mais com o coração do que com a cabeça. Virou-lhes as costas. Chegou o dia do jogo, recusou-se a palestrar com os jogadores, que estranharam vê-lo tão sorumbático. Antes de subirem ao relvado pediu-lhes apenas, quase em cicio, que fossem capazes de morrer por ele. Foram. Vitória por 4-1 – e campeonato garantido.

Gelando a euforia que se vivia nos balneários, Cândido de Oliveira, com os olhos embaciados, avisou os pupilos de que deixara de ser, precisamente naquele momento, treinador do Sporting. Todos pensaram que era mais uma das suas famosas blagues. (...)

Mas naquela tarde era verdade. Voltaria atrás, por questões de coração mole. O dirigente que primeiro insinuara que Cândido se aconchavara com o Benfica foi pedir-lhe, lavado em lágrimas, que reconsiderasse e ficasse – que ele, para pagar o erro, já se demitira. Estava Cândido no Diário Popular ultimando mais uma edição de A BOLA, trabalho sentimental que não deixara apesar de treinar campeões. Sensibilizou-se e sussurrou: «Tocou-me fundo a sua atitude. Por isso continuo treinador se continuar dirigente.» 

Continuaram ambos.”

Equipamentos com História, Volume II, pág. 100 

24 comentários:

Vitto Vendetta disse...

O Cândido de Oliveira foi um génio no futebol, e pioneiro em tantas coisas. Obrigado por recordares esse grande homem. (a sério, fico mesmo feliz por ler sobre ele, passados tantos anos da sua morte. Ele merece.)

Vitto Vendetta disse...

http://cabelodoaimar.blogspot.pt/2012/08/capa-do-record.html

Anónimo disse...

que post de merda foda-se.

Escrivão disse...

Outro tempo, outra gente.

Jesulado lampião? Ah! Ah! Ah!

artnis disse...

No tempo em que a Honra era o mais alto dos valores de um Homem!

artnis disse...

O Jesualdo é um reles e ressabiado, por ter sido 'corrido', simpatizante (que deixou de ser sócio!) do Sport Lisboa e Benfica.

Foi por causa desta 'vedeta' que o Mourinho, não regressou ao Benfica... !

Grilone disse...

a lampionice do Jesualdo desapareceu a partir do momento em que ele cortou o bigode

lawrence disse...

O Capotamento a dar seguimento à nova faceta do lagartedo:

As trocas!

Mete o carimbo de "lampião" no juju para depois querer troca com o jotajota que dizem ser "lagarto"!

Querias!

Até porque não batia com o hábito de ficarem sempre a perder nas trocas!

Anónimo disse...

Tanto post lagarto. Andaram tanto tempo na toca e basta ganharem uns jogos e saem todos! Que bonito

Unknown disse...

Muito bom post.

Se este post, futuramente, tiver um seguimento lógico, faz todo o sentido que esta seja a altura para o postar, depois de 3 vitórias sucessivas. E num só assunto, relembras a memória de um grande homem, enquanto limpas o nome de outro no futuro.

PS: Esse seguimento lógico, passa, evidentemente, por em alturas que as coisas não corram tão bem, que a sua lampionice não seja utilizada como desculpa. Senti necessidade de escrever este PS, porque tal e qual muitos não compreenderam o post, provavelmente não iriam compreender a minha resposta.

Abraço Captomente

John Doe disse...

Cabelo, venha de lá esse post a desancar o anormal do António Salvador, que ja ta armado em filho da puta outra vez.

Escrivão disse...

Ou seja, mais uma vez é um benfiquista a suportar a lagartice.

Escrivão disse...

Desconhecido, a melhor resposta ao pateta do Salvador é ir lá ganhar.

Além do mais, o Benfica perde sempre os jogos de palavras.

Veja-se como agiu bem Vieira antes e após o Benfica - Porto: não abriu a boca, exceto para humilhar Pinto da Costa com as suas (do bimbo) próprias palavras.

A equipa que ganhe amanhã e no próximo fim de semana, que a malta caga para o Salvador.

E tudo isto faz parte de uma campanha para apear o Benfica do comando «ex-aequo».

Escrivão disse...

Vamos, agora, é ver o segundo jogo da NFL, esperando que os Patriots se juntem aos 49ers na Super Bowl.

Hugo disse...

"E tudo isto faz parte de uma campanha para apear o Benfica do comando «ex-aequo»."

Claro por isso nomeiam o benfiquista Duarte Gomes para o jogo do Braga que expulsa de forma vergonohsa o Paulo Vinicius.
Ao Moreirense já tinham desfalcado quatro jogadores....
A isto se chama fazer as coisas por outro lado.

vb disse...

Só 4 Hugo??? E Vinicius, esse monstro internacional cobiçado pelos grandes da europa!!! O Benfica já pode estar mais descansado, ufa!!!!
A sério?? Tenha juízo. Bom, bom foi o paços ter jogado sábado pouquinhos dias de jogar para a taça com prolongamento e tudo! Ah, espera deve ser por causa das competições europeias!

Sentinela um Estremecer disse...

Rensenbrink, Patriots? Dass!
Sou contra, desde que a Giselle tornou-se uma mulher casada (se ela quiser passar lá por casa para "pular a cerca" pode ser que eu mude de ideias).

Hugo disse...

Só 4 Hugo???

Yep, 2 expulsos e 2 por verem o quinto amarelo.

DeVante disse...

O que o Hugo terá a dizer sobre o adiamento do jogo contra(?) o Setúbal?
Nada? Pois...

Unmasked disse...

Pois é, este hugo também não deve ter nada a dizer ao que disse o V. Branco "Bom, bom foi o paços ter jogado sábado pouquinhos dias de jogar para a taça com prolongamento e tudo! Ah, espera deve ser por causa das competições europeias!"

Hugo disse...

"O que o Hugo terá a dizer sobre o adiamento do jogo contra(?) o Setúbal?
Nada? Pois..."

Boa, fazes a pergunta e respondes por mim. Nessa história do adiamento só gostava de saber qual o benefício do Porto.
Primeiro era o Meyong que não ia jogar. Como afinal vai jogar, já não sabem o que inventar.

Unmasked disse...

Não sabem o que inventar? E que tal o cumprimento dos regulamentos? Ou será não sabes qual regulamento?

Hugo disse...

Pois quando o amigo Cunha Leal inscreveu o Tiago e o Ricardo Rocha à margem dos regulamentos,vocês andaram caladinhos.

Hugo disse...

"De quando em vez, lá surge a voz de uma mente ou outra iluminada por entre incontáveis comentadores desportivos (quem é que hoje não é comentador desportivo?) que insiste em dissipar uma opinião infundada ou, pelo menos, muito mal fundamentada e, consequentemente, espalhar o caos.

É o que se tem vindo a passar ultimamente com o tema do adiamento do jogo da 1.ª liga de futebol, agendado para o dia 23 deste mês, entre o Vitória de Setúbal e o FC Porto. Como se sabe, este jogo foi diferido por ter consubstanciado um caso fortuito. O mesmo será dizer que a culpa foi da chuva torrencial que se fez sentir na região do Sado na noite do passado dia 14 de Dezembro de 2012, inviabilizando, por completo, a utilização do relvado do Bonfim.

Ora, perante tais raros casos, manda o artigo 22.º, n.º 1, alínea a) do Regulamento de Competições da Liga de Futebol que o jogo se realize nas 30 horas seguintes a não ser que os delegados dos dois clubes declarem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitado o limites referidos no número 2 do artigo 19.º do mesmo Regulamento. Assim parece ter acontecido ...

Por outro lado, o tal 19.º, n.º 2 faz saber que o que interessa é que o jogo em concreto, por estar enquadrado na 1.ª volta do campeonato nacional, deveria, à partida, ser realizado obrigatoriamente no decurso das 4 semanas que se seguiram ao dia 14 Dezembro de '12, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva. Assim parece ter acontecido ...

Assim, conjugados os dois artigos, vemos o caso dependente, inicialmente, de duas vontades e, a final, de um reconhecimento seguido da respetiva confirmação. Desde que cumpridos os requisitos, de que serve apelidarem o adiamento em causa como uma bomba atómica por desrespeito do Regulamento de Competições e incentivar à guerra entre clubes (acusando, sobretudo, o SL Benfica de inércia) como se as consequências que dali adviessem fossem suficientemente gravosas para colocar em causa um título. Faça-se mute em todos os canais cujos intervenientes da análise desportiva continuam a veicular disparates..."



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-outra-face-do-desporto=s25560#ixzz2Id8jKBca