Calendário Pirralho 2013

Como por estes dias, onde felizmente o Sporting não joga, tenho pouco para fazer, à excepção de conferir massa atómica, forças vectoriais ou leis da termodinâmica, venho aqui deixar o novo calendário sexy para 2013.

Podem atribuir títulos às fotos e explicar algumas caricaturas. Eu não apanhei todas...


Janeiro - Ársene Wenger limpa as vitrinas cheias dos seus troféus ao serviço do Arsenal

Fevereiro
Março
Abril - É bem conhecida a relação entre Mourinho e Guardiola

Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

Avancem com as vossas interpretações e eu vou colocando a identificar cada uma das caricaturas.

Exorcizem-me, por favor!

Ando a adiar este assunto há muito tempo. Sou um gajo crente, rezo pelas alminhas do purgatório e, salvo dias de maleita, faço sempre a adoração a Deus. Mas, nos últimos meses, tenho sentido uma presença estranha dentro de mim. Há algo que me faz ter pensamentos e ideias que não são compatíveis com a minha religião. Nas primeiras vezes ignorei, mas ultimamente tem-se tornado insuportável viver com esta ideia dentro de mim, e faço aqui, humildemente prostrado, o pedido a Deus nosso senhor todoopoderoo (será que é assim que se escreve com o novo AO?) que me exorcize já aqui, para que não mais volte eu a sentir a dúvida do quão indispensável o meu Deus nosso senhor é... e... e... fod,.... ai está ele..... .... .... ... Aimar não calça há meio ano. Nem tem feito grande falt.... errrr.....errr....errerrr DEEEUSSSS AIMAR AJUDA-ME!!!!

Juve Leo em protesto (menos no jogo contra o Benfica)

MAS A COMÉDIA JÁ NÃO TEM LIMITES?

FODA-SE!!!

(PS: obrigado ao Ricardo, do Ontem Vi-te por andar atento a estes filmes de humor)

Godinho vira Badinho

Como já foi dito num post de ontem, fizemos um concurso no facebook para montagens. Temos neste momento 4 finalistas, e cada um deles tem que fazer uma montagem sobre aquilo que quiser. Este é o primeiro, com deliciosos pormenores.

Passatempo SCP "Há que levantar a cabeça"

Boas noites. 

O Vitto obrigou-me a levantar a cabeça do manual de Física para vir aqui publicitar este novo passatempo.




Portanto, aqui estou eu a lançar a campanha: quem conseguir um autógrafo de um jogador leonino numa coisa destas, ganha outro inteiramente à pato e ainda um post aqui no blog com a respectiva foto a testemunhar o acontecimento, e a história do feito em texto, e/ou sobre qualquer outra coisa que o herói considere pertinente.

SL e bons levantamentos de cabeça.

P.S.: são 15 paus mais os portes. O Vitto está lá para vos aturar em cabelodoaimar@gmail.com que é para onde devem mandar os dados.

Concurso no facebook

Fizemos um concurso exclusivo no facebook onde o vencedor ganharia o privilégio de pertencer ao staff da página do Cabelo (nada a ver aqui com o blog). Por curiosidade, deixo-vos aqui 4 trabalhos. O concurso consistia em colocar essa imagem do Gélson no local mais apropriado. Torná-lo um meme.

Podem ver os restantes trabalhos na nossa página do facecenas.




Merch para os Sportinguistas

Depois das T-shirts para os leitores Benfiquistas, também fizemos um modelo exclusivo para os nossos amigos cabisbaixos. Encomendas para o sítio do costume.

1 Share = 1 Respect

Mais uma vez, Mesquita Alves

Saíram duas notícias aqui no Cabelo em relação à morte do dirigente portista. Não foi emitida qualquer opinião, até porque a situação foi/é tão confusa que nem me arrisquei a emiti-la.

Na quarta-feira de manhã, por volta das 11h, recebi uma chamada, de uma das nossas fontes no clube portista a informar-me do acontecimento, mas até lhe respondi que não valia a pena colocar nada no blog porque certamente a imprensa ia dar o devido destaque a essa situação. De realçar que a nossa fonte disse que foi com um tiro na nuca, e que, apesar de parecer suicídio, essa hipótese ainda não era certa.
No mesmo dia à noite, quando cheguei a casa, dei uma olhadela pelos jornais, e acabei por descobrir que não existia qualquer referência ao acontecimento. Entrei novamente em contacto com a fonte, que me aconselhou a não revelar o nome da vítima dada a gravidade da situação, mas que me aconselhou a publicar.

Como é óbvio, e apesar de ter 100% de confiança nessa fonte, resolvi falar com alguns jornalistas conhecidos, mas apenas o Eugénio Queirós (sempre ele) manifestou interesse no caso. Publiquei a notícia da morte de um dirigente no dragão, e o EQ publicou no seu blog o link para cá, para logo fazer uma notícia no Record, onde declarou que foi suicídio. Não falei mais com ele desde quarta-feira, mas na quinta recebi outra chamada da fonte, que com bastante algazarra, me informou que não se sabia da arma do crime, e que foram vários os jornalistas "escorraçados" pelos capangas do FC Porto, quando tentavam apurar se foi mesmo suicídio.

Esta é a história nua e crua dos contornos deste exclusivo do Cabelo, e, como disse o nosso leitor TAKUARA, é muito provável que nem saísse na imprensa se nós não a tivéssemos divulgado. Eu compreendo que os profissionais da área não possam fazer um trabalho rigoroso, quando não têm acesso ao "lado" oficial da questão, mas não deixa de ser estranho vários orgãos de comunicação não terem feito referência à morte de Mesquita Alves, mesmo sem saberem se foi de morte "matada" ou "morrida".

Outra aspecto curioso, e que me deixa um pouco incomodado, é o facto de em todos os jornais que deram a notícia (excepto o Record) dizerem que o corpo foi encontrado às 15h, hora em que chamaram o INEM. É estranho porque eu recebi a chamada às 11h.

Será que foi a nossa fonte que o matou?

Análise individual: Benfica 2-0 Olhanense

Artur (4): Seguro como de costume, o guardião encarnado resolveu da melhor forma todas as poucas vezes que foi chamado a intervir.

Maxi Pereir (4)a: Apesar de ter saído de uma lesão, mostrou-se o Maxi de sempre. A sua capacidade de chegar à linha de fundo e entrar na área fizeram com o Olhanense o tivesse que parar em falta e consequente , penalty.

Luisão (4): A defesa benfiquista teve pouco trabalho e sempre que chamada a intervir , fe-lo da melhor forma.  O capitão encarnado marcou o merecido golo que deu tranquilidade à sua equipa

Garay (4): Ao lado de Luisão, forma uma muralha complicada para qualquer adversário. Com pouco trabalho face às poucas vezes que o Olhanense saiu a jogar, Garay viu o seu trabalho defensivo facilitado, ainda esteve à beira de marcar um golo

Melgarejo (4): Sem grande trabalho a nível defensivo do lado esquerdo, o jovem participou no jogo ofensivo da equipa.

Matic (5): A par de Ola Jonh, o sérvio também protagonizou uma boa exibição. Seguro no meio campo, e bastante participativo a nível ofensivo. Nota-se bastante evolução desde a saída de Javi.

Salvio (4): Igual a si mesmo, lutador e persistente em cada jogada. Bracalli e a falta de pontaria negaram-lhe algumas ocasiões e golo

Carlos Martins (4): Regressado de uma lesão, notou-se um pouco a falta de ritmo. Enquanto esteve em campo desempenhou bem o seu papel. Pouco depois do intervalo, JJ notou o cansaço do médio e efetuou a substituição.

Ola Jonh (5): Mais uma grande exibição do jovem holandês, foi dos melhores em campo. Ora efetua grandes cruzamentos , ora é ele próprio a rematar, causando perigo à baliza adversária.

Cardozo (4): Chamado a bater a grande penalidade , o paraguaio não falhou. Mais uma vez mostrou aos críticos que quando é preciso, não falha

Rodrigo (3): A meu ver, uma exibição bastante apagada do jovem espanhol.

'Saltaram do banco':

Lima: Desta vez não marcou, mas com a sua entrada a qualidade do ataque melhorou bastante.

Enzo Perez: Não foi o melhor Enzo desta temporada, ainda assim, quando entrou para o lugar de Carlos Martins, a equipa aumentou, novamente o ritmo de jogo.

André Almeida: Acabado de renovar contrato com o clube da Luz, André Almeida entrou para o lugar de Maxi Pereira. Nos poucos minutos que teve em campo, também deu bem conta do recado.

Classificação: 1-Péssimo 2-Mau 3- Razoável 4-Boa 5- Muito Boa

Benfica 2-0 Olhanense – 3 tranquilos pontos


Numa noite de chuva no Estádio da Luz o Benfica recebeu e venceu o Olhanense por uns tranquilos, 2-0. Jorge Jesus fez pequenas alterações no onze inicial em virtude do regresso de Maxi Pereira e Carlos Martins, desta forma iniciou o jogo com: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo; Matic, Salvio, Carlos Martins, Ola Jonh; Cardozo e Rodrigo.

Em partida da 10ª jornada da Liga Zon Sagres, desde cedo que os encarnados encostaram o Olhanense às cordas, tendo a primeira oportunidade de golo pertencido a Salvio e logo de seguida a Matic, valeu em ambas as vezes, Bracalli. Aos 25min de jogo, Maxi Pereira é derrubado em falta na área e Rui Silva aponta para a marca de grande penalidade. Cardozo, chamado a bater, inaugurou o marcador, o paraguaio fez o seu sétimo golo na liga.  A primeira parte só deu Benfica, perante o Olhanense que não conseguia sair a jogar.

Na segunda parte do encontro, apareceu um Olhanense mais desinibido e atrevido na maneira de sair a jogar, os comandados de Sérgio Conceição, em desvantagem, viram-se obrigados a correr atrás do resultado.  David Silva criou a primeira e única oportunidade clara de golo para os Algarvios, um remate forte para a grande defesa de Artur. 

O Benfica baixou um pouco a intensidade com que jogava e JJ foi obrigado a lançar Lima e Enzo Perez para o lugar de Rodrigo e Carlos Martins. A partir das substituições, a falta de pontaria encarnada e as grandes defesas de que Bracalli foi protagonista salvaram os algarvios de um resultado bem mais dilatado. Aos 78min Luisão, de cabeça, firma a tranquilidade benfiquista. Um golo merecido para o capitão encarnado.

Nota para mais uma excelente exibição por parte do jovem holandês  Ola Jonh, e uma nota menos boa para, a meu ver, mais uma exibição apagada do jovem espanhol, Rodrigo. 

O Benfica soma mais três pontos que permitem a liderança, à condição, da Liga Zon Sagres. Os encarnados esperam por um deslize do FCPorto diante do complicado Braga, que lhes permite afirmar o primeiro posto. 


A ideia que podia ser teoria

mas não é, muito por não me apetecer andar a ver as estatísticas de todos os jogos dos últimos anos.

Cardozo, no Benfica, só falha penáltis quando já estamos a ganhar.

Mesquita Alves - Tudo aponta para homicídio

Na passada quinta-feira, seguranças do FC Porto impediram a entrada a jornalistas, que procuravam apurar o que aconteceu com Mesquita Alves.

Eram dezenas à volta do estádio, mas o corpo de segurança do FC Porto não os deixou entrar, nem foram prestadas quaisquer declarações. Fonte interna do clube disse ao Cabelo que não foi encontrada qualquer arma no local do crime, e que a PJ ainda está a averiguar o alegado homicídio.

Alegadamente, o dirigente portista teria problemas pessoais, que podem ter conduzido à morte do mesmo.

Nem entrada para incapacitados motores tem!

Segundo sei foi oferta da Somague



Ricardinho, um jogador do Mundo

O Ricardinho marca três golos numa "final" e perde por 4-3. Lavado em lágrimas, pede desculpa por não ter conseguido ajudar mais a equipa.

Já lhe tentei cravar uma entrevista, mas sem grande sucesso. Ronaldo e Mourinho já são do Mundo, mas nunca saíram da Europa. Ricardinho já conquistou a Europa e a Ásia. Um verdadeiro exemplo. Um verdadeiro campeão.

Novo reforço do Sporting

O Sporting tem agora um novo reforço.

Depois das fracas exibições da equipa, o Sporting parece ter finalmente encontrado a solução. Triton, um sul-africano treinado nas escolas do Johannesburg Zoo, é um craque do futebol que promete meter medo aos seus adversários em todos os campos em que o Sporting jogar.

O novo jogador leonino diz sentir-se muito orgulhoso do símbolo do seu novo clube e promete honrá-lo. O Sporting acredita que esta contratação se irá traduzir em bons resultados para a equipa e em melhor sorte para o clube.

Fique a conhecer melhor esta grande promessa do futebol leonino com um video das suas melhores jogadas:


P.S.: Sim, até eu brinco com o Sporting...

Momento "Visão de mercado"

<autopromoção> Após termos dado a notícia em primeira mão, o Eugénio Queirós viu e publicou no seu blog o link aqui do Cabelo. Depois apurou o nome do malogrado e noticiou no Record. Estes pequenos passos que os blogs dão, serão importantes para toda uma geração de nativos-digitais que se preparam para entrar no mercado de trabalho, e que serão bem sucedidos, coisa que a geração "deolinda" não foi. Até vos pedíamos para clickarem na pub, mas não temos. </autopromoção>

EXTRA - MORTE NO DRAGÃO - EXCLUSIVO

Foi-nos confirmado por fonte interna do clube que um membro da direcção do FC Porto foi encontrado morto nos escritórios do estádio do Dragão. A polícia ainda está a apurar as causas, para saber se foi homicídio ou suicídio. O nome da vítima ainda não pode ser adiantado, mas está relacionado com a parte comercial.

Adenda: O nome do morto é Mesquita Alves, dirigente portista através da PortoComercial, empresa do próprio FCP, que faz a gestão comercial do clube.

O velho Commodore


Num dos episódios da 2ª temporada de Boardwalk Empire, o velho Commodore, “padrinho” da cidade de Atlantic City, numa tentativa para demonstrar que ainda está forte e que ainda é ele quem mexe os cordelinhos do submundo de crime e corrupção na cidade, levanta uma presa de elefante acima dos ombros, perante o olhar espantado e intrigado dos seus “afilhados” de negócio. Eis-me aqui, forte como um touro, ainda vão ter de aguentar muito até que eu me retire do negócio, parecia dizer Commodore aos que duvidavam da sua capacidade física e mental.

(Ahaha. Eles não sabem mas isto é feito de esferovite.)


Alguns episódios a seguir (Atenção, contém Spoilers!) o Commodore tem um enfarte e fica paralisado do lado direito (ou será lado esquerdo? Não interessa! :P) e irremediavelmente afastado do centro do poder e respectivos negócios. Os seus subordinados ainda tentam manter a ilusão de que o Commodore está bem mas a situação torna-se insustentável a cada dia que passa.

Alguns episódios depois, é assassinado pelo seu braço direito (ainda por cima, seu filho) que lhe toma o poder.

A súbita e inesperada tirada de Pinto da Costa, ao microfone do Porto Canal, minutos após ter terminado o jogo particular entre o Gabão e Portugal - e que já todos sabem o que provocou - , deixou no ar a ideia de que esta tinha sido, uma vez mais, “uma jogada estratégica” de PdC, bem delineada, com objectivos concisos mas que “só mais tarde nos aperceberemos quais são”.

PdC é genial e quando fala é porque tem um plano (maquiavélico), concluiam assim a maior parte das ideias dos vários comentadores desportivos da nossa praça.

Ora, eu acho que estas declarações foram apenas o velho PdC a querer levantar uma presa de elefante acima do seu corpo, como que dizendo "Olhem para mim. Ainda aqui estou. Fui operado ao coração mas ainda não se vão ver livres de mim!"

Para mim, não houve plano nenhum nem foi nada “estratégico”, porque se o fosse, PdC teria esperado pelo final do jogo Brasil – Colômbia para saber se James e Martinez teriam jogado mais minutos que Moutinho e Varela.

Estas declarações de PdC a juntar a outras do seu braço direito, Antero Henriques, há algumas semanas, à France Football, demonstram que o velho “Commodore” do futebol português está a ficar… isso mesmo, velho

Só tenho dúvidas é se Antero vai esperar pela ordem natural das coisas.

Relativamente ao último post

Penso que ninguém duvida que é apenas uma tentativa de fazer humor, para uns bem conseguida, para outros de extremo mau gosto e sem piada nenhuma. Tanto aqui como no facebook foi-nos pedido para removermos a imagem. Não o farei.

- Há limites para a comédia?

O Sporting tem vindo a provar que não.

AVISO - Este post fere susceptibilidades


Agora procura-se o Braguinha. Se o vir, avise.

Resposta ao leitor LDP

Não é meu hábito, mas hoje vou abrir uma excepção. Vou responder à questão que LDP coloca sobre a vitória do Sporting sobre o Braga.

Na caixa de comentário, LDP, entre outros, insinua que foi mal anulado um golo ao Braga, que daria o empate naquela altura da partida.

Aqui vai a minha resposta:

- a vitória leonina é justíssima. O Sporting foi a melhor equipa e a única que pretendeu ganhar o jogo. Os 3 pontos assentam-lhe bem.

- a falta que deu o livre do lance polémico não existe. O lance polémico nasce de uma falta mal assinalada.

- a falta que o arbitro assinala existe. É Schaars que é impedido de chegar à bola.

- vários árbitros, após visualização cuidada do lance, opinaram que a falta é bem assinalada.

- o lampião Joaquim Ritta, no decorrer do lance, é da opinião que o lance é mal anulado. Normalmente isso é indicação segura do contrário. Pelo menos quando joga o Sporting.

- caso se pudesse admitir que o Braga tivesse sido roubado no jogo contra o Sporting, através de uma arbitragem encomendada, uma coisa seria sempre certa: isso não teria como objectivo directo o benefício leonino. O Sporting nunca é beneficiado directamente por arbitragens. O Porto, ou até o Benfica, sim. O Sporting? Jamais.

P.S.: aproveito o esclarecimento para dar os parabéns ao Benfica pela vitória contra o Celtic que permite continuar a acalentar o sonho da Champions. Embora não seja exactamente como os eufóricos comentadores radiofónicos afirmaram: o Benfica não depende apenas de si. Depende, também e em larga medida... do Barcelona.

P.S.1: azar o do Braga, que é com grande justiça um "quase grande" nacional, liderado por um treinador especialista em "quases", que "quase" os qualificou para a fase seguinte da Champions... mas que afinal, nem à Liga Europa vai.

Benfica 2 - 1 Celtic

Noite chuvosa na Luz, a fazer recordar as velhas noites europeias, com a equipa a jogar muito e a chuva a disfarçar os estragos que os moços de hoje em dia fazem ao cabelo. Uma primeira parte de luxo, de lanças apontadas à baliza dos lagartos do malte, com um meio campo totalmente puxado à frente, mas com pouca participação dos avançados, valendo o golaço do John. Graças a uma falta nítida sobre Artur, os trevinhos lá empataram antes de fechar a primeira parte. As oportunidades que desperdiçamos acabaram por pesar no inicio da segunda, com uma entrada menos boa em campo, mas durou pouco tempo, voltando o Benfica à carga máxima até chegar à vitória mais que merecida. Um bom jogo da defesa encarnada, com cortes preciosos e bom entendimento com o meio campo.

Artur - Pode-se discutir a posição do Rei no lance do golo, mas toda a gente viu que ele foi impedido de chegar aquela bola, que era dele. De resto, um jogo 5 estrelas, com algumas defesas bem complicadas por causa da relva encharcada. O seu ponto fraco continua a ser algumas reposições de bola em jogo, mas isso são peanuts.

André Almeida - Esforçado, mais concentrado, fazendo uma excelente primeira parte. Teve um ou dois erros naturais devido à inexperiência, mas sem dúvida que cumpre melhor a lateral do que a trinco.

Garay - O melhor central do mundo também sabe marcar golos, para dedicar à sua Tamara preciosa. Jogo impecável, com dois momentos deliciosos: - quando fez um corte descomunal já em desequilíbrio, e, claro, na finalização à ponta de lança com que selou o marcador.

Luisão - Uma grande exibição do capitão, com alguns cortes de se lhe tirar o chapéu, e com boas movimentações anulando o contra-ataque dos escoceses. Vai-lhe faltando velocidade, mas compensa com a inteligência.

Melgarejo - Faz uma grande dupla com o John, e hoje esteve também muito bom a defender. Vacilou num corte que fez, mas na jogada seguinte já fintou dois ou três, mostrando que está muito confiante.

Matic - Uma primeira parte onde jogou ao lado de Enzo, e algumas vezes à sua frente, sendo um verdadeiro  Nº10. A defender também esteve bem. A procura desenfreada pelo golo acabou por ser um factor menos positivo em alguns lances, mas foi sempre rápido a executar.

John - Fenomenal. Desde Simão que não temos um extremo a durar o jogo inteiro e a marcar golos, sempre com o mesmo rendimento. Tiro o chapéu à sua contratação. Cada jogo que passa, melhora em todos os sentidos, e já é, a par de Enzo, o jogador com os passes mais mortíferos.

Enzo - Fez um jogo mais discreto, fruto das subidas de Matic. Defendeu muito bem, e teve óptimas combinações com os alas. Tentou o mesmo com os avançados, mas estes não corresponderam da melhor forma.

Sálvio - Após alguns jogos em decrescendo, o argentino entrou no jogo como um verdadeiro Sonic, passando todos e sempre de antena apontada ao golo. Na segunda parte, e ao contrário do que é habitual, continuou a jogar de forma soberba, compensando o cansaço com a técnica individual.

Lima - Trabalhador, mas um pouco ausente do jogo, especialmente na finalização. Acabou por criar algumas oportunidades na segunda parte, mas não esteve nos seus dias.

Cardozo - Incansável na frente, esgotou a velocidade logo nos primeiros vinte minutos, ao tentar acompanhar a equipa. Um estrondo de livre.

Um grande jogo de futebol, onde só deu Benfica. O árbitro teve uma prestação desastrosa, e por muito mérito do Benfica não influenciou o resultado, que apesar de tudo sabe a pouco. Resta-nos esperar uma derrota do Celtic em Spartak, ir a Nou Camp com os tomates de fora e espetar grande enrabadela aos catalães.

Benfica vs Celtic – 90min à Benfica


Jogo fantástico. O resultado não transparece a superioridade ao longo dos 90min. Arrisco-me a dizer que este foi o melhor futebol do Benfica na presente época. Com esta vitória os encarnados completam a primeira parte da missão, e assim, mantêm-se na corrida pela passagem aos oitavos de final.
Desde o primeiro toque na bola que o Benfica mostrou que ia dar tudo de si para vencer o jogo e assim foi, logo aos 7min, Ola Jonh abriu o marcador. O Benfica continuo a pressionar muito em cima encostando o Celtic atrás, mas sem merecer, sofre o empate. Na sequência de um canto, Samaras aparece sozinho na pequena área e cabeceia para dentro da baliza, infantilidade da defesa benfiquista e Artur fica mal na fotografia.  Após marcarem, os escoceses aumentaram o ritmo de jogo, contudo o Benfica respondeu sempre da melhor forma.
No segundo tempo só deu Benfica. As oportunidades de golo sucediam-se para os encarnados, valeu, ao Celtic, o grande guarda redes que parou um míssil do Cardozo bem colocado e a falta de sorte dos comandados de JJ no momento de acertar na baliza. Aos 72min, golo de centrais. Luisão cabeceia para Garay rematar forte à baliza escocesa. O resultado acabou com a vantagem mínima do Benfica, 2-1, porém, poderia ter sido bem mais dilatado.
Ao Benfica, falta cumprir a segunda parte da missão, ir a Camp Nou, sem medo, ganhar, afinal… somos Benfica! 


Diferenças

Insulto e falta de respeito

Por mais que isso frustre um punhado de adeptos adversários jornaleiros ou a soldo de alguns interesses, um dedo esticado nos festejos de um golo (que alguns pretenderam cínicamente elevar a caso, ou onde pretenderam inventar uma imaginária crítica aos próprios adeptos do clube), não equivale ao empurrão de um árbitro que toda a gente viu, e que os mesmos tentaram em vão desculpar, inocentar e mascarar há dois meses atrás.

No pasa nada


Perigoso corruptor

Assim como um PPC, por mais anos que viva, e caso alguma vez se chegue a provar o pior cenário na acusação de tentativa de corrupção, nunca será tão infame como um PC...

Conselheiro matrimonial

Conjoined Fat Fetus

Ricardinho novamente entre os melhores do mundo


O português Ricardo Braga, ‘Ricardinho’ está de novo entre os melhores do mundo. Após terminar o Mundial 2012 de Futsal realizado na Tailândia  o 10 Português foi eleito o terceiro melhor jogador do Mundial, atrás do espanhol Kike e do brasileiro Neto, que foi eleito Melhor jogador do Mundial
No Mundial’12 , Portugal só caiu diante da Itália nos quartos de final, ainda assim, conseguiu fazer parte do pódio quando Ricardinho foi eleito o 3ºmelhor do Mundo. A capital Tailandesa viu o Brasil consagrar-se penta campeão do Mundo, depois de vencer a Espanha por 3-2, com dois golos de Neto e um de Falcão, e viu também a Itália ser terceira classificada à frente da surpreendente Colômbia.
Voltemos ao Ricardinho e à prestação Portuguesa. Quanto à prestação portuguesa podemos considerar bastante positiva, superaram os objetivos propostos ao ínicio, atingir os oitavos de final , caindo  apenas, no prolongamento frente à Itália, com uma amarga derrota por 4-3, depois de estar a vencer 3-0, hat-trick de Ricardinho.
Quanto ao camisola 10 nacional, foi justamente eleito 3ºmelhor do Mundo, visto ser o único, de entre os 5 nomeados que não disputou a final. Como já nos tem vindo a habituar ao longo dos anos, e este Mundial não fugiu à regra, Ricardinho brindou-nos com mais jogadas de génio, jogadas para ver e rever,  jogadas que são verdadeiros hinos ao bonito desporto que é o futsal, Ricardinho para mim e para certamente muitos portugueses continuará a ser o melhor jogador do mundo de futsal.
Em nome do blog, Parabéns Ricardinho por esta distinção!


Dina Letras

Cabelo Report - Ex-jogadores dão bons treinadores?

No Cabelo Report de hoje, vamos falar da passagem que os ex-craques do mundo do futebol enfrentam quando querem ser treinadores de sucesso, dos casos bem sucedidos e daqueles que não tiveram futuro. Vamos dar ainda a conhecer os potenciais futuros mestres do banco, que calçaram chuteiras ao mais alto nível.

Não é fácil de listar os melhores jogadores do mundo, mas numa impressão rápida, podemos falar em Maradona, Eusébio, Pelé, Beckenbauer e Cruyff.
Pelé e Eusébio nunca se aventuraram com um bloco de notas, e decidiram continuar a sua vida como embaixadores do futebol. Beckenbauer treinou o Bayern Munich durante poucos anos, mas logo percebeu que estaria melhor numa posição de general. Cruyff foi o mais bem-sucedido como treinador, apesar de só o ter sido durante uma década, ganhando alguns títulos com o Ajax e batendo recordes com o Barcelona. O único que ainda pode surpreender é mesmo Maradona, que, ao contrário de Franz e Johan, não teve vida fácil após abandonar a carreira de futebolista, tendo que treinar equipas secundárias para mostrar o seu valor, quase 10 anos depois, a treinar a selecção Argentina de 2010, a equipa goleadora que acabaria por sair nos quartos-de-final, vergada por uma super Alemanha. Depois disso Diego tentou a sorte num clube do Qatar, mas não obteve resultados satisfatórios, estando agora no desemprego. 

José Mourinho, um treinador que nunca foi bom de bola, nunca escondeu a admiração pelo Barcelona treinado por Cruyff, mas foi bastante ácido quando acusou o holandês de não ter mostrado ser um dos melhores treinadores, por ter escolhido abandonar a carreira para se dedicar, segundo Mourinho, ao Golfe e a dizer mal dos outros treinadores. De facto, Cruyff podia hoje ser o melhor treinador do mundo, mas preferiu deixar a sua breve marca na memória de quem viveu nos anos 80, para se dedicar a ser Barcelonista a tempo inteiro. 


Se analisarmos jogadores que penduraram as chuteiras nos finais de 90, podemos concluir que muitos ainda estão à espera de um convite "mágico", para treinarem uma grande equipa, como o caso de Batistuta, Weah, Schmeichel, Okocha, Bebeto ou Roberto Baggio, todos jogadores com curso profissional de treinador. Por outro lado, há também aqueles que resolveram colocar mãos à obra, iniciando por baixo uma carreira que esperam ser grandiosa. Alguns tiveram sucesso. 

Didier Deshamps, acabado de pendurar as chuteiras após a vitória no Euro2000, viu fechadas as portas dos seus dois clubes de sempre, Juventus e Marselha, encontrando abrigo num Mónaco fragilizado. Conseguiu recuperar o clube, levando-o à final da Champions em 2004, perdida para Mourinho. Em 2006, conseguiu finalmente treinar a Juventus, com o pequeno pormenor de esta ter sido relegada para a Série B Italiana. Conseguiu a promoção, mas abandonou para treinar, com bastante sucesso, o Marselha, estando agora à frente da Selecção Francesa. O seu compatriota Laurent Blanc tem um percurso parecido com o seu. 


No lado inverso da medalha, temos Jurgen Klinsmann. O seu primeiro trabalho como treinador foi mesmo a selecção Germánica, no Euro2004, levando a um dos piores Europeus de sempre, por parte dos Bávaros. Nem os bons resultados no Mundial seguinte safaram o ex-matador, acabando por se demitir. Seguiu-se o seu clube do coração, Bayern Munich, onde não chegou a completar a época, sendo despedido. Actualmente treina a selecção dos EUA, muito graças ao que fez enquanto jogador, e parece cada vez mais afastado de uma boa carreira a alto nível. 

Conseguimos perceber que poucos são aqueles que conseguem sair da função de grande jogador, para ser um grande treinador, especialmente quando lançados logo às grandes feras Europeias. Existem centenas de exemplos de como deve ser estruturada a entrada de um treinador num grande clube, mas poucas como os casos de Pep Guardiola, Paulo Bento, Di Matteo ou António Conte. Jogadores que nos encantaram nos anos 90, estão (ou no caso de Pep, estiveram) à frente das melhores equipas do mundo, mas não sem antes terem praticado a treinar os escalões de formação, como adjuntos ou como treinadores de equipas pequenas e destroçadas. É nessa lógica que espreitamos quem é que conseguiu afirmar-se nas principais Ligas Europeias, e quem para lá caminha. 


Na Liga Inglesa, para além do actual campeão europeu Di Matteo, que subiu de divisão dois clubes antes de se tornar treinador adjunto de Villas-Boas, temos apenas mais uma ex-estrela no comando técnico de um grande. Mancini  é, provavelmente, a única excepção a uma regra de ouro em Inglaterra, pois treinou sempre equipas de topo, mas com o inconveniente de ser sistematicamente acusado de não ser um bom treinador e apenas de ter grandes equipas que conseguem os resultados por si mesmas.

Mas vamos lá ver o que andam a fazer os ex-craques neste momento em Inglaterra.


Roberto Martinéz nunca foi um grande craque da Selecção espanhola, mas espalhou o seu talento em Inglaterra nos clubes de meio da tabela, ganhando fama como um dos melhores trincos da liga. Quando deixou de jogar, o espanhol assumiu o comando do Swansea, que o tinha acolhido no final da carreira, construindo bons resultados, acabando por se mudar para o Wigan, outro clube em que jogou. No final da época pasada, uma série de 9 vitórias seguidas, incluíndo Man Utd, Newcastle, Arsenal e Liverpool, garantiram uma das melhores prestações do Wigan na Premier, levando a que vários clubes de topo sondassem o treinador. Roberto recusou um convite público do Liverpool e irá permanecer no pequeno clube, até que se sinta capaz de enfrentar a pressão dos campeões.

Roy Keane teve um percurso inverso. Após ser apontado por Ferguson para ser o sucessor deste no comando dos Red Devils, o Irlandês preferiu não esperar mais tempo e agarrar num histórico Sunderland que procurava o regresso a outros tempos, e à liga principal de Inglaterra. Logo no primeiro ano, Keane subiu a equipa de divisão, mas a luta pela permanência era complicada, e o ex-capitão do Man Utd acabou por se demitir, abrançando o Ipswich Town, para ser despedido no ano seguinte. Está actualmente desempregado.  

Depois de alguns anos como treinador adjunto no Tottenham, Gustavo Poyet, ex estrela do Chelsea é hoje o treinador do Brighton, da Segunda Divisão, e muitos esperam que dê o salto já durante esta época, preenchendo alguma vaga deixada livre num clube mais carismático.
Paul Dickov, uma das maiores figuras de um Man City pobre, entre os anos 90 e 2000, terminou a carreira no Oldham, e após uma passagem pelos escalões de formação, já vai na terceira época como treinador principal.
Di Canio treina o Swindon, após duas décadas como futebolista. Fletcher, de apenas 32 anos, foi um dos mais emblemáticos jogadores da segunda divisão Inglesa, e é hoje treinador do Plymouth. Lee Clark, ex-estrela do Newcastle, batalhou para conseguir sucesso com o Huddersfield, e hoje é um dos treinadores mais cotados em terras britânicas, ao comando do Birmingham. Michael Laudrup, que volta a confirmar a teoria do "início em clubes grandes não dá grande resultado" tenta recuperar a carreira no Swansea, após treinar a selecção Dinamarquesa, o Getafe e o Maiorca, sem grandes resultados. Zola também se perdeu, tendo iniciado logo como treinador do West Ham, após maus resultados foi treinar os escalões juvenis da Itália, para agora comandar o Watford. 

Mas deixemos a conservadora Inglaterra, e vamos ver como se adaptam os craques ao campeonato Espanhol. 



Diego Simeone jogou em alguns dos melhores clubes do mundo, mas quando foi para treinar, teve muito que penar. Hoje é treinador do At. Madrid, e mais uma das promessas apontadas ao olimpo dos treinadores. Antes de estar na capital espanhola, o Argentino treinou o Racing, o Estudiantes, o River Plate, o San Lorenzo e o Catania, sempre com bons resultados, que o ajudaram a chegar ao seu clube de eleição, 6 anos após se retirar dos relvados.
Michel, grande futebolista do Real Madrid, onde fez mais de 400 jogos, começou a treinar a equipa B dos merengues, para ser convidado pelo Getafe. É treinador do Sevilha desde esta época, e promete fazer parte da próxima fornada de grandes treinadores espanhóis. 
Pochettino foi estrela no campeonato espanhol nos anos 90 e 2000. Quando pendurou as chuteiras, assumiu logo o comando do Espanyol, estando nessas funções há 4 anos.
Pellegrino foi estrela do Valência e do Liverpool, durante a década de 2000. Após terminar a carreira no clube Inglês, foi promovido a treinador-adjunto. Foi ajudar Rafa Benitez no Inter, e assumiu este ano o cargo de treinador do Valência, após boas recomendações do staff com quem trabalhou. É ainda uma incógnita, mas teve um progresso interessante, aprendendo em grandes clubes, mas como adjunto.


Nos outros países, temos o exemplo já citado de António Conte, que foi uma grande estrela da Juventus, mas na hora de treinar teve que se contentar com o cargo de adjunto no Siena. Após bons resultados, resolveu partir sozinho à aventura, treinando o Arezzo, o Bari, o Atalanta e o Siena, para finalmente chegar à sua meta inicial, a Juve, onde permanece após 3 temporadas bem sucedidas, sendo apontado como o futuro melhor treinador italiano, isto 7 anos após ter deixado de jogar.
Allegri foi estrela do Perugia, e se é verdade que foi ele que conseguiu trazer estabilidade a um Milan destroçado por castigos e "abandonos", não é menos verdade que teve que penar após se retirar dos relvados em 2003 para chegar a esse estatuto, tendo treinado o Aglionese, o SPAL, o Grossetto, o Sassuolo e o Cagliari, antes de assinar pelo Milan em 2010.
Ciro Ferrara volta a confirmar a teoria, tendo sido lançado às feras como treinador principal da Juventus após terminar a carreira de jogador, hoje arrasta-se num modesto Sampdória, depois de ter treinado os U21 Italianos. Angelo Peruzzi acompanha-o como assistente, sendo provável que se torne também ele treinador principal muito em breve
De destacar ainda dois jogadores, que não sendo de primeira linha, foram muito importantes nos seus clubes e lutam hoje por um lugar ao sol na Serie A. Montella viveu sempre na sombra de Totti, na Roma, e é hoje treinador de uma Fiorentina surpreendente. Stroppa comanda agora o Pescara, depois de uma carreira no Milan e na Udinese, e após 3 anos a treinar os U20 do Milan.
É de destacar, no entanto, o treinador do Inter, Stramacionni, que, seguindo uma linha de Mourinho ou Villas-Boas, nunca foi jogador, mas chegou, ainda com 38 anos, a um grande clube mundial, após ter treinado os escalões júniores da Roma e do próprio Inter.

Em outros campeonatos podemos ver Frank de Boer, que já treina o Ajax há 3 épocas, após ter sido treinador da equipa B e de ser adjunto da Selecção nacional holandesa; Thorsten Fink, que foi treinador assistente do RedBull Salzburg, treinou pequenas equipas alemãs e hoje dirige o Hamburgo, habitual presença nas competições Europeias; Sami Hyypia, que treinou os escalões jovens da Finlândia e foi adjunto da Selecção A, agora comanda o mítico Bayer Leverkusen.

Temos ainda o caso de Preud'Homme, que começou num pequeno clube Belga, foi campeão lá, foi campeão Holandês e agora, talvez por ter jogado numa altura em que não se ganhava muito dinheiro, partiu para o sonho milionário das Arábias, deixando a Europa à sua espera para novas conquistas.

Não podíamos terminar sem falar de 2 grandes ex-jogadores que, à semelhança de Maradona, parecem esperar eternamente para que algo lhes corra bem. Stoichkov e Matthaus. Se o Búlgaro teve oportunidade de treinar a selecção do seu país, sem grandes resultados, para depois tentar a sua sorte no Celta, também sem grandes resultados, e acabar agora num Litex Lovech, o Alemão nem essa chance teve, levando já 7 equipas desconhecidas no seu currículo como treinador.


Numa análise final, podemos concluir que tudo é muito subjectivo, mas a experiência demonstra que para os ex-jogadores poderem atingir o sucesso, é necessário uma grande fase de aprendizagem com os escalões de formação, ou então como adjuntos de grandes treinadores em boas equipas, para depois se lançarem à aventura, em clubes de meio da tabela. Será essa a receita para o sucesso? Terá Figo compreendido isso quando disse que poderia treinar o Sporting num futuro próximo? Será que não vemos Zidane, Rui Costa ou  Ronaldo a treinarem equipas porque não querem passar a vergonha de estarem em equipas que lutam para não descer? Responda-nos o futuro.

Muito mais que um desporto, Hóquei em Patins

   A todos os fans do Cabelo do Aimar, venho anunciar que sou a mais recente ‘contratação’ desta equipa, para me apresentar nada melhor que um artigo sobre Hóquei em Patins. Mais vos anuncio que tenho um blog próprio, www.imperiovermelho.wordpress.com, e escrevo também para o site desportivo LusoFans. Bem, vamos ao hóquei que já perderam preciosos segundos da vossa vida a ler este pequeno parágrafo de reduzido nível de interesse.
  O hóquei é a modalidade coletiva que mais títulos já deu a Portugal porém, hoje em dia, poucos portugueses dão valor a tal desporto. Em Portugal, tanto os senhores que ‘comandam’ a modalidade como os meios de comunicação social, afundam, ano após ano, o Hóquei em Patins português. Cada vez o número de pessoas que se desloca ao pavilhão para apoiar a sua equipa, ou simplesmente se desloca para desfrutar do fantástico espectáculo que este desporto proporciona é menor. A transmissão de jogos na TV diminuiu e nos tempos que correm, o único que jogo que usufruímos em canal aberto é o grande clássico, Benfica vs Porto.
  Portugal usufrui das melhores seleções a nível mundial masculino, em qualquer que seja o escalão , no feminino, Portugal também se pode gabar de ter, também, uma seleção entre as melhores. Olhemos, então para os títulos conquistados, nos escalões mais ‘velhos’:

  • Seniores Masculinos: -15 Títulos Mundiais; 20 Títulos Europeus; 10 vezes Vice-Campeões do Mundo; 13 vezes Vice-Campeões da Europa
  • Sub20 Masculinos: -17 Títulos Europeus ; -1 Titulo Mundial (5 edições)
  • Seniores Femininos: -3 Títulos Europeus; 3 vezes vice campeãs do Mundo
  Muitos portugueses, não fazem ideia do prestígio que o Hóquei dá ao pais em que vivem, muitos portugueses não sabem que este ano , Portugal foi vice-campeão europeu em Seniores Masculinos, Campeão Europeu de Sub-20 e atingiu a meia final no Mundial de Seniores femininos. Para as mentes portuguesas , desporto é futebol, não querendo criticar o futebol da qual também sou apreciadora, mas na comunicação social, basta quase, um jogador de futebol ir à casa de banho, para ser capa de Jornal e todo o mundo ter conhecimento desse acontecimento.
   Por fim, tenho esperança que um dia tudo mude, que se comece a dar importância ao grande desporto que é o Hóquei em Patins, um desporto em que cada jogo pode ser resolvido nas frações de segundo finais, ‘ impróprio para cardíacos’ como se costuma dizer, um desporto que se destaca de todos os outros pela garra e vontade dos atletas e não por qualquer remuneração. O Hóquei prime pela beleza de cada jogada, pela velocidade que se atinge em cima dos patins, pela força em cada remate… mas sobretudo pela paixão em cada jogo. Hóquei em Patins é muito acima de um simples desporto . Por mais que queira escrever sobre o que é o Hóquei, não conseguido, é inexplicável a sensação de ver ou jogar Hóquei. Convido-vos a perder mais um tempo da vossa vida para irem assistir a um jogo de hóquei
  Fica a pergunta, quantos mais títulos é preciso vencer para os hoquistas portugueses serem reconhecidos nos Media e recebidos pelo Sr Presidente da República?
  Não afundem mais o Hóquei, por favor !


Dina Letras



The Fast News #12

- Paulo Bento diz que Pinto da Costa se identifica mais com a Selecção Colombiana do que com a Portuguesa. O FCP emitiu um comunicado, explicando que agora até têm muitos jogadores internacionais colombianos, mas a relação com aquele país já não é o que era, como nos tempos de Jardel e Deco.

- Ao contrário da relação Colômbia - Porto, o Sporting vai mesmo «voltar ao que era». Declarações de Cristiano Ronaldo. Godinho Lopes já veio agradecer a vontade do craque madridista, mas recordou que os Leões já são a maior potência desportiva nacional, e que ainda ontem ganharam mais um título no ping-pong de júniores.

- Um tornado varreu o Algarve durante a tarde de hoje. O bigode de Paco Fortes manteve-se inalterado e o bar do Figo não sofreu qualquer danos.

Notícia do dia:
A luz falhou hoje em Moreira de Cónegos, durante o jogo que acabou com a vitória do Benfica, por 0-2.
A direcção do Moreirense já justificou o apagão, dizendo que tudo não passou de uma... lagartice. No jogo em que o Sporting foi derrotado, um adepto dos verdes escondeu-se no quadro eléctrico, com vergonha de sair à rua. Parece que dormiu até hoje, e com a agitação que se fez sentir no estádio, acordou, mexendo num fio solto, que lhe provocou queimaduras graves e o respectivo apagão do quadro eléctrico. Os mais sinceros votos de melhoras para o lagarto.

Contra os apagões, marchar, marchar!

Não vi o jogo, fui ouvindo o relato da Antena1 (muito melhor que os tripeiros da RR ou o pavarotti da TSF)  mas como era em streaming nojento, nem deu para perceber grande coisa. Provavelmente alguém postará a crónica ao jogo, não?

Do que percebi, o Matic fez um jogão, mas continuo com aquela dúvida na cabeça da diferença que há entre ele e Javi, no que toca a apoiar o Luisão. Num dos muitos livros sobre o Mourinho, recordo lá uma passagem em que o treinador diz que os centrais podem subir com a bola quando estão a jogar com o Makelele a trinco, mas já não podem fazer isso quando toca a Essien. Isso revela que cada jogador é um caso, e é necessário rever esses processos nos treinos, para não termos surpresas. Mas, como apoiante que sou de Jesus, tenho a certeza que ele vai resolver isso (se é que já não resolveu, pois não vi imagens do jogo).

Destaque ainda para o Cardozo, que continua a marcar! Será que se acabam os assobios? E desta vez nem foi preciso o Tacuara mandar calar ninguém, os golos fizeram isso por si.

Quanto aos apagões... A culpa é do Vieira. Tenho dito!

Não tenho nada p'ra dizer

Peço desculpa pela ausência dos últimos dias, especialmente para os que gostam de cá vir diariamente espreitar as notícia parvas, mas tive um problema de saúde e não me foi permitido alapar o cu no computador. Ordens médicas.

Aproveito para dizer que vi o André Gomes sentado ao meu lado e não lhe fodi a cabeça. Sinal que estou a ficar mais consciente. Espero que hoje seja titular, assim como o Cancelo.

De resto, por entre pedradas na assembleia e ping-pong de comunicados FCP - FPF, não tenho nada para dizer.

Fim dos Românticos do Futebol


O final da época desportiva 11/12 marcou o fim de uma geração que apaixonou o futebol mundial.
Essa geração teve um fim simbólico a 13 de Maio de 2012 em Itália.
Perante um San Siro repleto de fãs, Nesta, Inzaghi, Gattuso e Seedorf fizeram o seu último jogo com a camisola do AC Milan. O jogo teve contornos dramáticos, não tivesse sido Pipo Inzaghi a marcar o golo aos 83 minutos que deu a vitória frente ao Novara. 
Milhares de adeptos choraram o adeus dos símbolos do clube milanês.
Este adeus marca uma enorme mudança para o clube e o fim de uma geração.
Mas, para mim marca muito mais que isso...
Marca o fim da mais espetacular geração de futebolistas de sempre.
Foram estes os últimos resistentes de uma geração que durante anos embelezou o desporto mais popular do mundo.

Também em Itália outro símbolo vivo despediu-se da sua equipa. Del Piero abandonou a Juventus, clube que representava desde 1993.
O fim desta geração começou a desenhar-se em 2006, quando um dos seus melhores representantes decidiu dar por terminada a carreira. Zidane fez o seu último jogo como profissional de futebol, na final do Mundial na Alemanha frente a Itália, jogo marcado pela sua expulsão após uma agressão.

Hoje passados 6 anos desse episódio, todos os grandes jogadores nascidos nos inícios dos anos 70 já não estão em actividade, ou pelo menos andam afastados dos grandes palcos europeus (a ganharem os seus milhões para uma confortável reforma).
Para nós Portugueses, o fim dessa geração ficou marcado pelo abandono de Rui Costa na época 07/08 e de Luís Figo na época seguinte.
O ano de 2011 também teve importância no fim desta geração, com o abandono do melhor de todos os jogadores a ela pertencentes. Ronaldo admitiu que tinha perdido para o seu corpo e que iria abandonar o futebol. O seu jogo de despedida foi no Pacaembu com a camisola da selecção Brasileira.

Muitos são os que ainda jogam longe dos grandes clubes e das grandes competições. David Beckham e Henry tentam convencer os Estados Unidos a apostarem mais no Futebol, assim com Nesta no Canada.
Raul no Catar, Crespo na Índia  Seedorf no Brasil, Del Piero na Austrália, Rivaldo em Angola, Gattuso na Suíça etc.
Outros também procuraram destinos parecidos mas entretanto já abandonaram o futebol caso de Roberto Carlos na Rússia e Cannavaro nos Emirados Árabes, por exemplo.

O que fez desta geração tão especial nunca o saberei, mas já tenho saudade. Foram apelidados de “Românticos” do futebol, o que faziam em campo era como poesia, fora dele começaram a ser figuras de grande importância e influência, mudando completamente o mundo do futebol e por isso lhes agradecemos. Assistir a uma competição Europeia era o auge, o resultado sempre incerto. Era difícil escolher uma equipar pela qual torcer pois em quase todas estavam “estrelas” idolatradas. Saudade de não se falar apenas em Real Madrid e Barcelona, (apesar dos “Galácticos” terem construído nesta época a equipa de Sonho), pois as restantes continuavam a ter jogadores de renome mundial.

De realçar 4 nomes que parecem não ceder ao tempo: Paul Scholes, Giggs, Zanetti e Totti.
Os pupilos de Sir. Alex Ferguson ainda jogam com regularidade e não parecem ter prazo de validade. Zanetti também finta a idade contudo o seu contrato acaba no final desta época, veremos o que se passará. E por último Totti que só abandonará o futebol quando assim o entender, pois o seu clube nunca o forçará a sair ou a retirar-se, devido ao eterno agradecimento por este nunca lhes ter virado as costas apesar de ter conquistado apenas um campeonato Italiano em toda a carreira.
Um exemplo, num Futebol onde cada vez mais o dinheiro é quem manda. 



Este Post é um artigo de opinião (cronica) feito para a cadeira de Atelier de Rádio do Curso de Comunicação Social, decidi o colocar aqui para partilhar com vocês apaixonados pelo futebol como eu, qual para mim é a melhor geração de futebolistas de sempre.
E para vocês qual a melhor geração de sempre do futebol Mundial?



(Aqui fica o relato do ultimo golo de Inzaghi comentado por Tiziano Crudeli, e ainda a despedida dos outros jogadores)

Árbitros, os maiores responsáveis pela sinistralidade rodoviária

Quando estive à conversa com o ex-árbitro internacional António Marçal, fiquei surpreendido com o facto dele admitir que, para além dos golos falhados e dos erros da defesa, os erros de arbitragem fazem parte das contas finais de um título. Fiquei surpreendido porque a conversa dele não apontava para nada disso, e de repente, talvez num pequeno momento de distracção, concordou que um erro grave de arbitragem pode tirar o título a alguém.

É óbvio que concordo com ele, e quem não concorda é porque não percebe de futebol. O ano passado verificamos, sobretudo através dos erros grosseiros em Coimbra e com o Porto na Luz, o título a escapar-nos de uma forma inesperada. Tenho a perfeita consciência que também perdemos o título por exibições irreconhecíveis, especialmente em Guimarães e Alvalade, mas, como qualquer adepto de futebol, prefiro colocar as culpas nos erros dos juízes.

O Sporting não foge à regra. Temos assistido ao período mais negro dos Leões, interrompido agora com esta vitória, onde os jogadores não se querem esforçar, e pior, parece que desaprenderam como se joga à bola. Mas será que isso, por si só, justifica a pior classificação de sempre do Sporting à 8a jornada? Claro que não. Temos os golos falhados e os erros defensivos que são, talvez, responsáveis por 80% deste descalabro a que assistimos nos últimos meses. Godinho Lopes vir dizer agora, no final de uma vitória onde um erro de arbitragem teve influência no resultado, que os árbitros estão a atacar fortemente o Sporting, é incompreensível. Mas o que terá dado ânimo a Godinho Lopes para fazer agora estas declarações? Na minha opinião, Godinho foi astuto, evitando tecer comentários destes nas jornadas anteriores, para não correr o risco de ouvir da maior parte dos Leões um "Vai-te foder tu e os árbitros, põe é os gajos a jogar à bola!". Atacou na melhor altura possível, muito ao contrário do Benfica que só costuma falar quando a coisa está mesmo preta, ouvindo assim um "vai-te foder, só vens falar agora?".

Mas qual será a forma correcta de abordar estes assuntos?

 Uma equipa é construída a pensar nos falhanços (defensivos/ofensivos) dos jogadores, e nenhum avançado pode pensar em não tentar chutar novamente só porque, isolado em frente à baliza, mandou a bola para fora do estádio. Com os árbitros passa-se a mesma coisa. É necessário preparar os jogadores para contarem com os eventuais erros de arbitragem, e a defesa descomunal que Artur fez contra o Rio Ave é a prova mais viva disso. Mesmo com a bola fora, há que dar seguimento à jogada, porque não se pode estar a contar sempre que os outros façam o seu papel de forma exímia. Eu posso avançar no semáforo quando está verde, mas isso não implica que venha um gajo distraído e me mande desta para melhor. A única diferença é que quem me deu a pantufada, terá que responder por essa distracção à justiça, ao contrário dos árbitros quando erram. A única forma encontrada para evitar estas mortes no trânsito foi a da prevenção rodoviária (a tal fase de preparação dos jogadores para eventuais erros, e para estarem sempre atentos) e na remodelação dos Homens fortes da justiça, habituados ainda a um tempo em que conduzir a 50 km/h era equivalente à montanha-russa, substituindo essas pessoas por outras mais competentes e que fossem capazes de criar novas leis a privilegiar, não os infractores, mas as vítimas.

Sr. Vitor Pereira. Estamos a entrar em 2013. O Homem inventou o iPad, já saltou do espaço e até já mandou um robot a Marte. Para quando a introdução de tecnologias avançadas para prevenir futuros atropelamentos que custem campeonatos? Para quando proteger dessa forma os árbitros, que são a presa mais fácil do nosso futebol? É preciso morrer mesmo alguém?

The Fast News #11

- Benfica e Porto seguem empatados no topo da tabela. O Braga causou a maior surpresa da jornada, ao perder no terreno do Sporting, provando assim que José Peseiro é mesmo o mestre do perder com quem ninguém perde. Godinho Lopes já veio felicitar o treinador bracarense, e referir que o Sporting é a maior potência desportiva nacional.

 - Adeptos e equipa do Sporting comemoram vivamente a vitória com o Braga. Após um jogo de futebol marcado por decisão polémica de Pedro Proença, os adeptos e jogadores encontraram-se no Lidl, compraram chapéus de festa e foram para a rua celebrar a segunda vitória em 16 jogos. Perto da meia-noite, e com receio de apanharem um resfriado, regressaram a casa, cantando hinos de ódio ao SLB, bebendo chá de cidreira e comendo queques de hortelã. Passaram ainda pelo Museu do Clube, para adicionar mais um título ao historial.

- Esteve cá ontem uma figura importante do comité de ciclismo internacional. Visitou vários recintos desportivos e acabou a sua visita no Porto, jantando com Pinto da Costa. Quando interrogado sobre o FC Porto não ter ciclismo, Pinto da Costa respondeu que não valia a pena investir, porque não há árbitros.

 - Angela Merkel esteve de visita ao nosso país e na hora de partir, convidou Paulinho para ingressar a sua comitiva. A chanceler acho impressionante a forma como uma pessoa tão lúcida consegue trabalhar no meio daquela deficiência toda que é a estrutura técnica do Sporting. Oceano já se manifestou, dizendo que também sabe falar Francês e pedir para a Liga do Cancro, no dia de todos os Santos.

- Emerson marcou um golo. Sendo o momento mais alto da carreira do Brasileiro, este não fez por menos, celebrando o golo com um mortal. Jorge Jesus enviou prontamente um fax a LF Vieira, dizendo "Tájaber?". O técnico encarnado ligou depois ao jogador, felicitando-o por esse marco histórico, já eternizado nos anais do mais improvável possível, a par da ida a Marte ou do interesse de alguém no Djaló.

 Notícia do Dia Um electricista no Reino Unido está em estado de choque após encontrar lagarto de 15 cms na sua salada. Ouviram falar disso? A esposa ainda tentou serenar o marido, dizendo-lhe que era o Sousa Cintra, escondido face aos maus resultados da equipa. O empresário foi levado para a porta da rua, onde pôde ir em liberdade celebrar a segunda vitória em 16 jogos.

Palavra de Artur

"Tai a defesa mais bonita da minha Carreira. Se era fora ou nao, o importante e que nao entrou... carregaaa"

Mais pérolas do Freitas Lobo

Estas são de hoje, e já estão adicionadas ao arquivo.


-  Jorge Jesus quer que ele (Bruno César) ajude a defender e atacar, mas ele só está habituado a fazer uma coisa, que é a ajudar... e a atacar;

- O Rio Ave a encher o meio campo de médios;

- Muito bem agora o Alan John... Alan John, que jogava na direita, para enfiar na esquerda, porque é destro.

- Aí está o factor Ukra; (bola sai pela linha de fundo)

- A bola bateu ali num anãozinho que saiu da relva;

- Começa a jogada fazendo parede com Nivaldo;

- Aqui já é mais do que um anãozinho... Já são dois;

Benfica Overview #2

Mais 9 pontos em 3 jogos, desde o último Benfica Overview, demonstrando a tendência de crescimento do Glorioso.

Luisão já regressa no próximo jogo, sendo mais que esperada a saída de Jardel do onze. Jardel tem funcionado bem com Garay, são dois jogadores semelhantes na forma de encarar o jogo e, sobretudo, de lançar a bola pelo meio do terreno, algo que o Benfica já não via há quase uma década, desde a afirmação de Luisão como titular. Todos nos lembrámos como Luisão jogava antes de Jesus chegar e David Luiz se afirmar como melhor central do clube. Seja com Camacho, Koeman, Trapattoni, Fernando Santos ou Quique, Luisão bombeava as bolas para a frente em busca dum avançado ou de um extremo que desse seguimento à jogada (Simão, Miccoli, Rodriguez, Suazo, Reyes) e por vezes a coisa resultava, mas a maior parte das vezes, especialmente quando Simão saiu, a coisa corria para o torto e resultava em bola para a outra equipa. Com Jesus, David Luiz e Javi, Luisão conseguiu finalmente jogar sem nunca comprometer os ataques, despachando a bola para esses jogadores e concentrando-se naquilo em que é exímio, defender.

Jardel é diferente. Não defende tão bem, mas traz outra forma de jogar à equipa, que encaixa na perfeição com Matic, que não é igual a Javi, e prefere receber a bola numa posição mais avançada no terreno. Preocupa-me agora, quando for necessário dar a bola a Matic, se Luisão será capaz de subir no terreno, ou se o sérvio será avisado para recuar ainda mais.

Isto é muita bom!

Rio Ave 0 - 1 Benfica

Jogo fresquinho nos Arcos, com o doce condão de termos Freitas Lobo a improvisar poesia nos nossos ecrãs. Um Benfica em crescendo, mas ainda com alguma debilidade no meio-campo, deixando o Rio Ave sair com perigo algumas vezes. Nota-se que a equipa está melhor do que no início do ano, e alguns jogadores em crescendo de forma têm equilibrado a equipa, que também viu Sálvio perder o fulgor inicial.
Ola John e Gaitán acabam por ser uma boa injecção de criatividade para tentar desbloquear as redes inimigas, e a saída de Bruno César (o extremo) do 11 contribuiu para uma equipa mais coesa a defender e mais eficaz nos cruzamentos. Bruno César (a 8 ou 10) desenrasca, mas se queremos ser campeões, precisamos do Aimar e do Martins o mais rápido possível.

Destaques:

Artur - Fez-me dizer algo que nunca na vida pensei dizer. Este gajo é melhor que o Preud'Homme.

Melga - 90 minutos de jogo a ouvir o seu nome, seja através do "sem falta, Melga" do Jesus ao "vai lá, Méuga" do Artur. O puto está cada vez melhor, e aquele que parecia o nosso maior problema (antes da saída de Javi e Axel) parece resolvido em definitivo, com Melga e Luisinho em grande forma.

Garay - O melhor central do mundo.

Jardel - Pretendo falar sobre ele no próximo Benfica Overview. Hoje esteve muito bem a defender, e apesar de não ser nenhuma craque nessas funlões, é muito bom a sair com a bola, e neste jogo fez isso com mestria, para além da assistência para Lima.

André Almeida - Defende bem, mas continua com o problema de ser lento. Gostei mais dele como lateral do que como trinco, mas não vejo o Jesus a querer um lateral que não corra. (Já bastou o Emerson).

Matic - É um bom jogador, e entende-se muito bem com a dupla de centrais quando estes sobem no terreno para atacar, mas geralmente não está posicionado como trinco, na hora de defender, e isso hoje acabou por nos criar dificuldades traduzida em contra-ataques vilacondenses. É bom de bola.

Sálvio - Irreconhecível. Um bom passe para o remate de Cardozo e pouco mais. Está a precisar de descanso.

John - O Alan John, como diz o Freitas Lobo, começou algo tímido e trapalhão, como já nos habituou, para acabar a primeira parte em grande estilo, e ser o melhor na segunda. É, sem dúvida, um craque em potência, e já é o novo ídolo das bancadas, seja na Luz ou fora.

Enzo - Saíu prematuramente, mas estava a fazer um bom jogo. Sentiu-se a sua falta em termos defensivos, e na construção de jogo pelo centro do terreno, sendo o Benfica obrigado a jogar quase toda a segunda parte pela ala esquerda.

Lima - Um jogo discreto, com o golo habitual. Dá um jeito do caraças.

Cardozo - Hoje não marcou, mas foi muito batalhador e recuperou algumas bolas. Um remate fenomenal ao poste que merecia outro destino.

Bruno César - Não está ali a fazer nada.

Gaitán - Está a jogar muito bem. Jesus compreendeu que o banco assenta-lhe muito bem, mas talvez esteja na altura de o lançar para o lugar de Sálvio.

 Bruno Aleixo - Se não fosse São Artur, ias ouvir uma data de burro...

Sporting e o Sistema

Este comentário do leitor sportinguista do Cabelo, Bilas, a este post, , merece ter o seu próprio post (já sei, já sei, "isto qualquer dia parece um blog de lagartos" ou "Oh, Vitto, mete mão nisto"; mas paciência, aguenta e não chora)


O comentário do Bilas:

"Este post foca-se num ponto importante com o problema de se focar quase exclusivamente numa única questão, a da arbitragem. Mas o ponto importante é o possível fim do futebol do Sporting, SAD. O clube será difícil matar mas o futebol parece estar a seguir esse caminho. E atenção que o problema do Sporting começa com vários tiros nos pé e os últimos 10 anos estão recheados de exemplos disso mesmo, mas há uma mão invisível que ajuda a percorrer esse caminho e é aí que entram os factores "extra-futebol".

Mas isto é algo que é difícil de aceitar, pois pressupõem acreditar que o futebol já pouco tem a ver com o que se passa no campo, mas a verdade é que ao longo das minhas quase 40 primaveras o futebol tem cada vez menos peso. Nos anos 70 o "extra-futebol" pesava aí uns 10% na altura de se encontrar o vencedor, mas parece-me que cada década que passa essa influência cresce uns 10%, numa progressão linear quase perfeita. Isso faz com que neste momento o futebol já pese menos que os seus "extras".

Ao ver os comentários dos paineleiros aqui do "tasco", dá para ver que isto que eu estou a dizer é conversa de malucos para a maioria deles, basta notar no que dizem da suposta aliança Porto/Sporting que foi de facto apresentada pelo Roquette, mas que acabou por originar o seu fim como Presidente do Sporting e respectiva substituição pelo Dias da Cunha, que foi o dirigente que mais fez nos últimos anos por tentar acabar com esta podridão que consome o futebol em geral e o português em particular.

Estou convencido que foi essa fase do Sporting, em que o mesmo conseguiu abanar um pouco o sistema, que está a conduzir ao seu fim. Dias da Cunha foi empurrado para fora do Sporting com uma bem orquestrada campanha na comunicação social onde se dava entender que o homem era maluco ou não estava a bater bem e os sportinguistas comeram e fizeram-no bater com a porta (eu incluído!).

 A partir daí entraram os Soares Francos, Bettencourts e Lopes que fizeram o que se sabe e estão a destruir aquilo a partir de dentro com a ajuda da mãozinha invisível. Mas não haja ilusões: o Sporting está a pagar não ter alinhado com o Sistema e quem pensa que alguma vez o Sporting alinhou com o mesmo está realmente enganado.

Mas a pergunta do milhão é esta: valerá a pena? Não será melhor esquecer este futebol que apodrece por todos os lados? Um desporto que no topo da sua estrutura tudo faz para continuar a dar força aos factores "extra-futebol", com FIFA, UEFA e International Board a lutarem permanentemente contra a introdução de tecnologias que reduziriam os erros de arbitragem para quase zero. Está neste momento a dar na ESPN América futebol americano, um desporto que foi obrigado, pelo crescente descrédito na honestidade do mesmo, a introduzir uma série de tecnologias e mecanismos, que obrigam os árbitros a acertar 99% das decisões. Porque não se faz o mesmo no futebol profissional? Porque não interessa! A FIFA, UEFA e International Board querem que o futebol seja gerível e os seus resultados previsíveis. Alguém tem uma explicação melhor para este status quo?

A consequência disto é que em cada país impera a lei do mais corrupto e os resultados lá aparecem para as equipas mais "capazes".
Mas o mais curioso disto tudo é que aqueles que mais acompanham ao futebol são os que mais cegos estão.

Basta ver os comentários acima para ver que a maioria acredita que o Sporting é que é o clube mais beneficiado e mais corrupto (as referências ao caso PPC são particularmente hilariantes). Obviamente que parece que o "burro sou eu" e o melhor é mesmo cagar no futebol, pois, tal como está não tem futuro e não é coisa séria.

O futuro do futebol no Sporting pode mesmo ser o fim, mas se as coisas continuam como estão é apenas uma antecipação do futuro do futebol em geral.

Ps.: há só uma coisa que não entendo e que não faz sentido... acabar com o terceiro maior clube português é acabar com, digamos, 30% dos adeptos do futebol em Portugal. São 30% menos de receitas a todos os níveis (TV, publicidade, etc.). Isso é bom para o negócio? Estão à espera que passemos a ser adeptos do braga? Acham que vamos passar a ser lampiões ou corruptos? Pelo menos uma geração de adeptos de futebol do Sporting vai desaparecer e com eles desaparecem os seus Euros...

Pps.: Captomente, não me sinto como o Galileu a explicar o Heliocentrismo aos católicos, mas sinto-me como o Captomente a escrever no cabelo do aimar!"


Fast News #10

- Captomente, adepto leonino famoso pelo upload do vídeo "Já apagaste a trebisoum, caralho", disse ontem que quem ri por último, ri melhor. Godinho Lopes já veio serenar os ânimos do adepto, dizendo que só faltam mais 2 derrotas e 1 empate para se poderem rir em último.

- Grande confusão em Alvalade. O nosso blog apurou, segundo fontes próximas do clube, que Wilson Eduardo apresentou-se esta manhã em Alvalade, após ter recebido uma carta de Godinho Lopes a pedir para se apresentar em Alvalade para integrar a equipa. Mas não passou tudo de uma enorme confusão da secretária do Presidente dos leões. Godinho Lopes pediu desculpa ao jovem jogador e explicou que a carta, que elogiava a forte desmarcação e finalização de cabeça, era dirigida a outro Wilson, da Casa dos Segredos.

- Estalou a polémica entre o Sporting e o Record. O jornal publicou imagens alegadamente manipuladas de Van Wolfswinkel a fazer um gesto polémico. Godinho Lopes fez saber que é uma celebração normal dos jogadores do Sporting, que consiste na tentativa de enfiar um dedo no cu aos fantasmas que pairam sobre o relvado. No entanto, o ex-futuro Van Basten declarou no twitter que só estava a pedir um donut.

- Yannik Djaló está de regresso aos golos. O jogador emprestado ao Toulouse disse à imprensa francesa que se sente muito feliz em França, e desejado pelo clube. Luís Filipe Vieira emitiu um comunicado aos sócios, dizendo que depois de Laurent Robert e Émerson, já está na altura do Benfica enfiar também o barrete aos franceses. Bruno Basto recorda que foi pioneiro.

- A Juve Leo já entregou o prémio Ultra Revelação deste ano. A tradição da claque leonina já dura a alguns anos, e o vencedor desta edição foi André Madeira. Na entrega do prémio, um tubo de PVC banhado a bronze, o super adepto disse que ainda acreditava na conquista do título, apoiado numa declaração de Vitor Pereira que dizia isso ainda ser possível. O Cabelo do Aimar apurou junto das Irmãs Carmelitas das Virgens dos Primeiros Dias que Vitor Pereira e André Madeira são clientes habituais da pensão, nas deslocações anuais a Fátima.