Voz do Povo

Peço desculpa por estar a postar por cima da entrevista, sendo que ainda está há poucas horas on-line, mas como não vou ter acesso ao blog durante o restante fim-de-semana, lá vai ter que ser.

Com isto da venda das t-shirts, temos trocado muitos e-mails com leitores e com isso temos conversado e ouvido opiniões, críticas e elogios que nos deixam extasiados. Desde leitores que têm Pinto da Costa no nome a natos Brasileiros que foram contagiados pelo Benfiquismo de alguns emigrantes, acompanhando assim os blogs Portugueses, passando por esposas Sportinguistas que vão dar a melhor prenda do mundo ao marido, Benfiquista, um beijo apaixonado... e uma t-shirt, claro. São muitas as histórias que têm entrado na nossa caixa de e-mail nas últimas semanas (já recebemos cerca de 150 e-mails sobre as t-shirts, mas não pensem que tal, porque 80% desistem da compra) e hoje vou dar destaque a este leitor que me sensibilizou agora mesmo.

"Olá Vitto. Antes de mais obrigado pela informação. Depois só gostava de te deixar uma pequena reflexão: se calhar o que vocês escrevem nos blogs tem mais impacto do que pensam pois creio que muita gente acompanha a vossa opinião. Para mim por exemplo, interessa muito mais opinião e benfiquistas puros e duros do que o que se lê por jornais que têm um objectivo meramente comercial e que têm o intuito de influenciar opiniões a soldo de alguém. 


Por isso leio-vos e a outros bloggers com muita atenção. Estou distante de Lisboa e a minha maior pena é não ter condições para poder assistir a todos os jogos do Benfica no Estádio da Luz e acompanhar a vida do nosso clube de perto. Por isso sirvo-me as opiniões de outros benfiquistas. Acho que discutir o Benfica é saudável. Podemos concordar com os directores numas coisas, discordamos noutras e daí não vem mal ao mundo. O importante é que no fim demos vivas ao Benfica e bebemos umas minis :). Já li coisas com que concordo , coisas que não concordo mas que estão bem escritas e fundamentadas e já li merdas sem jeito nenhum, mas o BENFICA é que é importante.

Agora indo ao que interessa: a t-shirt está cara, mas vou esquecer a crise e acreditar no que disseste: que tem qualidade. E além do mais fico com uma t-shirt quase exclusiva e que segundo o que li no facebook pode ter sucesso com as miúdas LOL (desde que a minha mulher não saiba). E faço uma homenagem ao AIMAR que como disse o teu entrevistado Ricardo do "Ontem vi-te no Estádio da Luz" (outro blog que sigo) vale a pena sair de casa só para ver o AIMAR jogar.

(...)

Desculpa o mail tão longo mas encarem como uma força para continuarem a escrever as vossas opiniões no Cabelo do Aimar. Eu continuarei a ler, OK?

Continua-lhe a dar.

Fico à espera da T-shirt e se a parte das miúdas não for verdade terei que me queixar à DECO por terem feito publicidade enganosa LOL

Cumprimentos 
Ricardo Reis"

No Mail Com: Ricardo (Ontem Vi-te No Estádio da Luz)




Foi com grande satisfação que entrevistamos o Ricardo, do blog Ontem Vi-te No Estádio da Luz, um blogger que sobressai nesta blogosfera pelas palavras carregadas de sentimento e pela sua forte sensibilidade critica que tantas "vaias" lhe têm custado por outros blogs mais próximos da actual direção. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cabelo do Aimar: És um nome muito badalado na blogosfera benfiquista, e dos poucos que tem direito a menções específicas em alguns blogs de muita visibilidade. Porque começaste? O que te trouxe até aqui? O gosto pela escrita ou o gosto pelo Benfica?

Ricardo: Se há badalo, não pode ser pelos motivos mais dignos - alguma coisa terei feito que chateou um alguém num planeta diferente do meu. E isso até pode ser produtivo, normalmente tem sido - vêm e vão ideias a voar para aqui e para ali e, no fim, ganha o Benfica.

Comecei por ser um leitor de vários blogues benfiquistas: a Tertúlia, o Mágico SLB, o Encarnado e Branco e outros que desapareceram e dos quais já não me lembro. De tempos a tempos, comentava. E aquilo resultava em debate benfiquista puro e duro, com insultos, misérias, preconceitos, alegrias, ódios e amores, o que me enternecia, porque vi na net o que vivi sempre em tascos refundidos e balneários nos quais bebíamos chá ao intervalo. Se a internet tinha absorvido o odor da realidade, eu queria fazer parte. Um dia chamei dois amigos (Sérgio e Rojerajacto) e outro virtual (Americano) e imaginámos um blogue que preferisse o literário ao político. Como quase sempre, a coisa descambou. E hoje é um blogue que, entre variações melódicas e nostalgias, tem uma identidade claramente nítida: detestamos quem dirige o clube, achamos mesmo que é gente que não interessa a ninguém. Lá vem o badalo. O gosto pelo Benfica e pela escrita sobre o Benfica são gémeos.

CdA: O que aconteceu aos teus ex-companheiros de blog?

R: O Americano desapareceu do mapa - nasceram-lhe filhos, ele próprio irritou-se com a realidade vieirista, o Adu (que ele ama) não deu jogador - e foi pregar para outra freguesia. O Shankly não tinha tempo - tenho pena, porque é um rapaz que pensa bem o Benfica. O Armando estava contra tudo o que era escrito no blogue e, já se sabe, a democracia tem de ter um limite. Continuam o Sérgio - que vai escrevendo, de tempos a tempos -, o Roger - que escreve pouco mas muito bem - e os dois novos elementos, que são benfiquistas tão bons que amparam as minhas ausências, quando eu vou embezanar-me para o estrangeiro. Podiam escrever mais, mas compreendo que não me queiram humilhar.

CdA: Estamos habituados a ter dezenas de posts por dia, pela blogosfera, mas geralmente são sobre acontecimentos ou personalidades ligadas ao futebol. O que sentiste quando o boloposte te dedicou um post? Porque fez ele isso?

R: Conheço o boloposte há muito tempo, é um benfiquista de grande qualidade, homem de piada fácil e, não raras vezes, genial. Infelizmente deixou de escrever há uns dois meses e ainda hoje sinto, sentimos, a sua falta. Não sei como nem por que vias, alguém que trabalha na empresa do Juan Gabriel decidiu roubar o nick e a palavra-passe ao boloposte e surgiu outra personagem no BnRb: o boloposte. Isto foi um drama muito grande porque este ladrão, em vez de dissecar a realidade benfiquista e futebolística nacional, começou a falar em política do Benfica. E isso foi tremendamente chato, porque não havia nada ali que tivesse algum interesse digno de registo. Como na altura não sabia que o boloposte tinha sido roubado pelo boloposte, perguntei-lhe o que se passava. Se tivesse sido o boloposte a responder, seguramente teria tido uma resposta digna de um benfiquista digno; o que tive, no entanto, foi a resposta de um boloposte adormecido por estar condicionado que me chamou de tudo o que de mais desprezível há na realidade do Benfica: de Veiguista a vendido o banquete foi-me servido com grande pompa e de insultos na mão. Ainda assim, na maior das nobrezas, perguntei-lhe: "então esta merda que se diz de trabalhares para o Juan (afinal é Juan, não João) Gabriel, é verdade?", ao que ele me respondeu, muito assertivo: "não falo de coisas pessoais" e disse que sabia que eu estava com os Veigas e Tavares desta vida. Como era uma resposta de boloposte e não de boloposte, fui ler-lhe umas coisas que ele tinha dito sobre o Gabriel e Vieira - coisas altamente verdadeiras e justas e muito dignificantes. Ele chateou-se e, como não falava de "coisas pessoais", fez um post contra uns posts meus, no qual lançava para toda a blogosfera o meu apelido - isto vindo de um boloposte e não de um João ou António Silva ou Fagundes. Percebi que o boloposte nunca mais voltaria e, portanto, deixei o boloposte entregue à sua miséria ambulante. Ontem ou anteontem, verifiquei que este gémeo continua a sua sanha a todos os que lhe perguntam pelo paradeiro do boloposte - o JNF, coitado, lá teve de levar com mais uma bolopostada. E estamos assim. Eu devo dizer uma coisa: este boloposte é muito chato. Leva-se muito a sério. Sinceramente pensei que na blogosfera benfiquista só nós, o Eterno Benfica e o Geração Benfica nos levássemos a sério. Mas, pelos vistos, quando a fomeca aperta, a graça esvai-se em parolada. O que é uma tragédia, porque ficam poucos que valham a pena ler. Nós somos chatos por natureza; o boloposte tornou-se chato por estar comprometido. Mas disso já Luís Fialho conhece toda a gramática. Não me queres perguntar nada sobre o Luís Fialho?

CdA: Fala-nos de Luís Fialho.

R: É um homem bonito, dou-lhe isso. O problema é o resto: vendeu o corpinho do cérebro por uma fatia de jornal do Benfica. Causa-me muito asco a ideia de deixar os ideais junto às pantufas quando se sai de casa. Luís Fialho quer vender-nos conceitos curiosos - o mais feérico consiste em olhar para Joaquim Oliveira como um "homem de negócios", praticamente amigo do Benfica, isto depois de ter feito um notável post, em que identificava os irmãos Oliveira como trunfos fundamentais do "sistema". O que é que eu posso dizer de Fialho, como benfiquista? Digamos que não deixaria o meu cão entregue à sua companhia, não viesse o pobre quadrúpede ladrar-me em pintodacostês.

CdA: Mas as tuas quezílias virtuais não se ficam só por Fialho e boloposte, certo? No Bimbolagartada também já te dedicaram algum tempo.

R: Sim, tenho fãs por todos os cantos da blogosfera benfiquista - o badalo, mais uma vez. Bom, vejamos uma coisa: não sei se podemos considerar "blogosfera benfiquista" alguém que escolhe para nome do seu próprio blogue um nome tão asqueroso como "Bimbolagartada", mas, enfim, deixemos as questões sexuais de lado. Bimbolagartada é um blogue que se resume a uma função: dizer mal dos benfiquistas que problematizam o Benfica. Se aparece alguém a dizer "eh pá, isto é capaz de não ter sido muito bem feito por parte dos nossos dirigentes" leva logo com uma talhada bimbolagartadiana mais ou menos cruel ou um poema ridículo (o caro Joseph Lemos acha-se poeta, o que é bonito e quase enternecedor). Disto fui lendo ao longo dos tempos muita intervenção - sempre coadjuvado pelos escravos Manuel e Tomás Pizarro -, mas o melhor, a épica loucura, o desvario alucinante, foi quando Lemos - que funciona metodicamente entre a espionagem universal e a louvável e laboriosa função de acupunctor nas horas vagas - criou um extraordinário conto (só ao nível de Pirandello ou mesmo ultrapassando-o) no qual teria descoberto a minha essência: fui enrabado no Rossio ao Sul do Tejo por alguém que Joseph Lemos não sabia identificar e inclusivamente andava a fazer-me a homens casados, feito bicha tonta, por este país. Foi bonito e acima de tudo pedagógico: descobri de mim coisas que estavam na poeira do passado, abandonadas num passado do qual me arrependo - afinal, destruí lares e falos decadentes. O maior problema disto tudo - além de provavelmente os caralhos nem sequer serem benfiquistas - é entrar no cerebelo deste Joseph Lemos e descobrir, porta entreaberta, todo um mundo de ilegalidades que nunca Pereira Cristóvão investigou. Por muito menos, Carlos Cruz virou notícia.

CdA: Vê-se muito por essas caixas de comentários muito ódio entre benfiquistas.O que é que leva a que um benfiquista vire todo o seu ódio a outro benfiquista?

R: Muito ódio mas também muito amor. Deixa-me lançar aqui as minhas setinhas de querubim: gosto muito do Diego Armés, do M. ("Lá em casa mando eu"), do Éter e do Luís Rosário ("Céu Encarnado", que infelizmente acabou), do JNF e do trainmaniac (do "Eterno Benfica"), do Pedro e do Bizarro (do "Mágico SLB"), do Miguel Romero (do "O Sócio Cativo"),de todos do Ndrangheta, da equipa do Geração Benfica e de muitos outros que escrevem bem sobre o Benfica, que o reflectem e ao qual trazem algo de si. De amor, conheço. De ódio, desconheço. Mas assumo que o último é um sentimento mais fácil - pelo menos, mais imediato e gratuito. Do que não gosto é de gente que não sabe conviver com opiniões contrárias - isso, sendo benfiquista ou não, não respeito. E, claro, gosto de ti. E do teu gémeo, o B.. E do gémeo do teu gémo, o MédioCriativo.

CdA: E sobre ti Ricardo? Como diz o outro, o que dizem os teus olhos?

R: Os meus olhos têm raios vermelhos de benfiquismo e manchas de figadeira. Vêem sempre o meu Pai em Estugarda e Viena nas finais de 88 e 90 e a tristeza com que ele chegou a casa das duas vezes. Vêem um Benfica que provavelmente já desapareceu mas que eu vou levar no peito, orgulhoso, para cada recanto do mundo por onde ande. Vêem um Benfica possível que não é este e vêem - desculpem a afronta - um Benfica liderado por gente capaz de respeitar a memória do Cosme Damião.

CdA: Falas do teu pai. Como era a vossa relação, e como contribuiu para o teu Benfiquismo?

R: Falo no meu Pai porque é uma presença constante, no meu benfiquismo e na minha existência. Os textos que escrevo vão sempre encontrá-lo no seu benfiquismo mais honesto e devastador e causa-me tanta estranheza ele não estar agora aqui, a chamar-me nomes por dar esta entrevista sem filtros. Olha, como o boloposte que perdeu o Pai há pouco tempo. Quando chega aqui, só me apetece abraçar o boloposte e dar-lhe um beijinho. Joseph Lemos fará certamente um conto sobre isto.

CdA: Pareces ter uma forte ligação com o passado. Inclusive o layout do teu blog é inspirado não só nas figuras míticas do nosso clube, mas como outras personagens da história Portuguesa. És um saudosista?

R: Sofro muito por saber o que foi o Benfica, ainda consegui encontrar o Benfica antes de se estampar contra uma montanha de equívocos. Todo o passado do clube deve ser constantemente relembrado, nem que seja para não esquecermos que existiu um clube vencedor, honesto e dirigido por gente que respeitava as nossas origens. Enquanto for vivo - e pode não durar muito - essa é uma das minhas missões: lembrar ou relembrar os benfiquistas do que é este clube, do que foi, da honestidade que temos de orgulhar. Sou saudosista, claro, porque trago no sangue, no cérebro e em sítios que desconheço um benfiquismo feito de memórias que me moldaram não só como ser humano mas como ser intergaláctico e também como alguém que acorda e fica dez segundos maravilhado entre os resquícios do sonho e o nascimento de uma nova realidade. Depois o meu cão lambe-me a cara toda com a sua linguinha de boas-vindas e, de alguma forma, tudo está, ou deve estar, no seu caminho ideal.

CdA: Tens alguma ideia sobre quem pode incutir o verdadeiro sentimento de Cosme Damião na direção?

R: Não tenho. Olho para esta gente que vive em redor do Benfica - quem lá está e quem o quer alugar - e só vejo figuras macabras. É possível que esteja a ser injusto, estou a ser injusto seguramente. Tanto na actual Direcção como na oposição há pessoas de qualidade, o problema é que estão espartilhadas. Tenho assistido com curiosidade às manobras ofensivas pelas alas de quem quer uma candidatura real às eleições do Benfica e fico perplexo. O que faz Tavares - homem que respeito - com Veiga? Que espécie de lição pode sair daqui, de uma suposta candidatura que nos traz um homem que foi Presidente da Casa do Porto no Luxemburgo? Lutar contra Vieira com outro Vieira? É pouco, pobre, ridículo. Gostava de saber em que mundo andam os benfiquistas que estão fartos desta gentalha que vive o Benfica como quem compra camisolas no Continente da Amadora ou atira um peido no elevador. Será possível que, entre tantos benfiquistas, não haja quem seja capaz de amar este clube e o elevar a um patamar de competência e paixão? Às vezes vezes penso nisto e fico sem resposta. Não há por aí - leitores atentos - quem queira ajudar o Benfica, só pelo prazer de fazer bem e de honrar o nosso clube? Pode ser pobre - convém que seja pobre! -, pode ser inculto, ignorante, mentecapto. Prefiro isso a estes chicos-espertos que tomaram conta do clube ou os que querem dele tomar conta. Foda-se, benfiquismo e competência; competência e benfiquismo - é disso que precisamos. Eu faria uma lista mas sou demasiado bêbado para isso.

CdA: Mas podes sugerir alguns nomes que gostavas de ver nessa lista, por mais impossível ou ridículo que possa parecer a quem lê?

R: António Gomes Mota, Maestro Victorino d´Almeida, Carlos Daniel, Pedro Pinto, Júlio Machado Vaz são pessoas a quem reconheço benfiquismo e competência. Mas falta alguém que saiba juntar uma equipa. E, claro, alguém que domine o contacto com os bancos - sem eles, nada feito, visto que o Benfica está, ao contrário do que nos querem vender, na falésia, quase-quase a cair por cima de pedras lancinantes. Na blogosfera, reconheço em Luís Rosário o perfil adequado a fazer parte de uma equipa de gente com qualidade, não só benfiquista mas profissional e capaz

CdA: Um dos escudos desta direção são as más arbitragens. O que achas da nomeação de Proença para a final da Champions, e agora do Euro?

R: Se são escudos, não parecem. Uma Direcção que é incapaz de detectar os perigos e combatê-los de frente é uma equipa de tontos e de mentecaptos. Nesse sentido, para mim é muito simples: quem apoia corruptos para os principais poisos do futebol português, não tem legitimidade para criticar seja o que for. Tal como os adeptos que apoiam esta Direcção e pretendem justificar este "apoio inequívoco" sob a capa de um plano estratosférico que pretende eliminar os maus da festa. Vieira apoiou esta gente e esta gente tem continuado a sua saga de apoio ao clube que ganha ilegalmente há 30 anos. Quem apoia Vieira, está a apoiar inequivocamente as desilusões e roubos com que temos sido brindados. Dito isto, não me espanta que Proença seja nomeado para a final do Euro - é um bom árbitro, dos melhores que há no universo europeu. O que só corrobora mais o facto de que é um verdadeiro ladrão, em solo nacional. Mas como nós apoiamos o Presidente da Federação, deve estar tudo certo. E viva o Fernando Gomes, o Vítor Pereira (não o incompetente que ganhou um título sobre o nosso "mestre da táctica", mas o outro) e, por consequência, o Vieira!

CdA: Então, para ti, o caminho do sucesso atinge-se também ao terminar todas as ligações ao "sistema". Na tua vida extra-benfiquista, também combates o sistema?

R: Não sou de ir para a Avenida da Liberdade com garrafas cheias de uísque e dois bolsos com charutos de ganza gritar "Governo para a rua". Fico-me pela frase "Bom dia" aos vizinhos que se me cruzam no prédio. Quando não respondem - e, pode parecer estranho, acontece recorrentemente não responderem - grito "Bom dia!". A medo, cheios de temores e vergonhas, acabam por lançar um "Bom dia". Sinto que fiz o meu serviço cívico.

CdA: És um bom rapaz, então. Que perspectivas tens para o teu futuro?

R: Joseph Lemos e Tomás Pizarro não diriam tal coisa, mas aceitemos que sou uma pessoa merecedora de ser apelidada de "benfiquista" - orgulho maior da nossa existência. Planeio comprar um moinho na zona de Sintra-Mafra, pintá-lo todo de vermelho, com rebordo a branco, e nas pás colar cabelos gigantes e bigodes monumentais. Na relva, a imagem de Chalana e no corpo talvez uma omoplata de Coluna. De resto, sou alguém que ainda espera por uma epifania. Venha um Juan Gabriel comprar-me a bom preço. Não sou difícil: duas sandes de torresmo, um Pata Negra e um beijo na testa. Sou vosso.

CdA: És dos poucos bloggers que coloca vídeos de música nos teus posts. Tens uma paixão forte pelo outro lado da música? Preferes o sentimento à diversão?

R: A primeira vez que vi vídeos de música na blogosfera foi no 442 - blogue de grande qualidade, de um homem que é muito bom no que escreve e sobretudo no que pensa, mas que sofre de um problema grave de "anti-benfiquismo", o Master Kodro. Gostava de um dia ir beber uns copos com ele, perceber se aquilo é tudo provocação - que eu, compreensivelmente, corroboro - ou se é mesmo doença. Às vezes coloco música nos posts por duas razões essenciais: porque não faz sentido vida (seja de que tipo de sentir for) sem música e porque acontece estar a escrever um post que me lembra uma música específica. Por outro lado, acho que completa bem o texto e dá aquela estrica necessária ao "booom" que se pretende - eu pelo menos leio o texto e vou depois ouvir a música e fico booomado. É uma questão de carola. Sentimento versus diversão? Mas têm de ser inimigos?

CdA: A ideia que dá, pelo menos a mim, é que aborda mais o sentimento da música, porque está ligado ao post. Mas a isso já respondeste. Outra característica quase única que tu e o teu blog possuem é a da escolha rigorosa da semântica utilizada nos posts. És um perfeccionista ou isso é tudo parte do dom que tens no campo literário?

R: Dom têm os grandes escritores. Ainda não encontrei ninguém que tenha mais "dom" do que o Proust, o Zola ou, em solo nacional, o Sttau Monteiro. O que se passa na blogosfera é um ajuntamento de letras, por vezes - muitas vezes - de tão fraca qualidade que desespera. Naturalmente, tudo o que saia desse lamaçal é visto como algo de transcendental. Não são raros os comentários no nosso blogue com cores vistosas: "genial!", "absurdo de bom", "fantástico", frases que eu leio com simpatia e que agradeço mas sejamos francos: o que ali é escrito tem momentos de alguma qualidade, mas que não é nada de outro mundo. Não sou um perfeccionista, escrevo por impulso e sem emendar, vai tudo a eito, como quem chega a casa todo fodido, liga a tostadeira e enfia fatias de queijo e fiambre no pão. Depois come-se.

CdA: Há espaço para a leitura no Benfica? Existe algum autor que escreva com qualidade sobre o Benfica ou os melhores são mesmo aqueles que têm colunas na Mística?

R: Vamos esquecer os textos enfadonhos da "Mística" e d´"O Jornal do Benfica" - é tudo tão básico que dá pena. Claro que há espaço para a leitura no Benfica, o universo benfiquista é tão vasto e tão cheio de gente talentosa que é quase uma heresia (é mesmo uma heresia) não termos nos nossos próprios órgãos pessoas capazes de soltarem o sonho. Se eu fosse responsável por tais publicações, logo à partida teria Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira, António Victorino d´Almeida (um genial escritor que sofre de viver num país no qual só podes ser uma coisa - "és maestro, não te armes em mais nada"), Leonor Pinhão e gente da blogosfera - o Carlos Silva ("Tertúlia Benfiquista"), o Armés (daquele blogue com números - beijinho, Diego), o M. ("Lá em casa mando eu"), o JAS ("Ilíada Benfiquista") e outros que potenciem o Benfica ao patamar que ele merece. O Benfica não merece banalidade, merece dignidade, classe, maravilha.

CdA: Qual o jogador que mais te influenciou no Benfica? Não digo o que mais gostaste de ver jogar, ou o mais popular, mas sim aquele que de alguma forma mudou a tua forma de estar. Existiu ou existe algum?

R: Quatro: dois altamente polémicos; dois bem recebidos pela gente benfiquista. Nos polémicos: Paulo Sousa e João Vieira Pinto. O primeiro foi uma lição do futebol moderno que vi no princípio dos anos 90. A forma como o Paulo Sousa jogava em 1991 ainda hoje é futurista: absorveu toda a cultura da agressividade e do apoio aos centrais que o médio defensivo que vinha dos anos 80 tinha e juntou-lhe tantas especiarias: ficar com a bola, rodar o corpo, qualidade no passe, entregar só quando faz sentido, passe longo quando merece, entrada pelo meio-campo adversário quando a equipa precisa de apoios, elegância, classe, constante ajuda ao portador da bola. Tudo isto Paulo Sousa tinha como ainda ninguém teve - Redondo não conta. Depois, João Pinto, um dos melhores futebolistas que vi jogar - não sei descrever um homem tão talentoso; chamo para a mesa de operações o golo que marcou contra a Alemanha, o golo que afinal não foi - um génio que nunca foi melhor do mundo pela FIFA ou UEFA ou FPF, mas que teve meses em que foi de facto o melhor jogador do Mundo. Nos que são "verdadeiramente benfiquistas", Valdo e Vítor Paneira. Valdo porque, enfim, tratar a bola com tanto carinho, recebê-la, deixá-la jogável, como quem vai agora tirar uma foto ou cortar o cabelo, sinceramente nunca vi - a sensação que dava era a de que o Valdo estava a tomar o pequeno-almoço num relvado em frente a casa, comia croissants mistos e bebia galões, enquanto 100 gajos lhe atiravam bolas altas a 50 metros que ele, no intervalo de uma trinca, recebia no peito do pé e elas ali ficavam, a rodear a mesa. Era absurdo. Sobre o Paneira, o que dizer? Aquela anca enganava a Merkel. O Paneira nunca teria ido para um campo de concentração, se aparecesse em frente a 40 SA. De alguma forma, ele fintaria o comboio para Birkenau.

CdA: Para finalizar, e porque não há entrevista aqui na nossa barbearia que não fale do padroeiro, o que tens a dizer de Pablo Aimar, no passado, no presente e no futuro.

R: Tenho de certeza coisas a dizer. Só não sei o quê. Enquanto penso, aproveito para divulgar a iniciativa que o Diego Armés teve no seu blogue - escrevam textos sobre o Pablo Aimar, o que vos apetecer, odes ou haikus, o que vos aparecer ao instinto. A ideia é ter um autocarro de depoimentos que serão passados a livro, um dia destes.

O que tenho a dizer sobre Pablo Aimar? Vamos ouvir isto.

É raro mas acontece: há jogadores que às vezes trasnscendem o Benfica na doença. Este ano tive uma destas: perdido de ais, uis, chás de tília, festinhas da namorada, conversas dela: "não vás ao jogo, estás perdido de doente", comprimidos, dores, vómitos. Nesse dia, para ir ver talvez um Paços de Ferreira ou então um Olhanense, levantei o cagueiro da cama para ir ver o Aimar. Não fui ver o Benfica, fui ver o Pibe Imortal. Às vezes acontece.

Apresentação dos Equipamentos dia 2

Pronto, na sequência dos dois posts anteriores tenho a prazer de anunciar que a malta está toda convidada!

Como devem imaginar, não deve haver assim tantos lugares quanto isso lá no bar, mas se chegarem cedo, dizem que vão da parte do Cabelo do Aimar, e que foi o Senhor António Elias que convidou.

Divirtam-se!

PS: Quero dar os parabéns ao departamento da internet do Benfica, na pessoa do Sr. António, por se terem lembrado de nós.

PS: Terroristas de outros clubes que nos estão a ler, nem pensem em armadilhar aquela merda à pala disto, senão vão ter que se haver com um santo qualquer quando morrerem, que vos vai mandar penar para o fogo dos infernos, seus ayatolas!

Já respondi ao convite

Olá António! 

Obrigado pelo convite.

É para dizer que vamos todos, os bloggers e os leitores! 
Têm espaço para 2400 pessoas?

PS: Alguns dos bloggers e leitores são lagartos, mas a vocês isso já não deve causar impressão, certo?

Grande abraço
Vitto
(Cabelo do Aimar)

Ou vamos todos ou não vai ninguém


Recebemos isto no mail, e estão a aguardar confirmação. Alguém quer ir? Quem quiser ir que deixe aqui um comentário para nós dizermos na resposta. Se aceitarem, esplêndido, se não aceitarem, também não vai nenhum blogger daqui do tasco.

"Caro Blogger,

O Sport Lisboa e Benfica e a ADIDAS tem o prazer de o convidar para a nova colecção oficial de equipamentos do Sport Lisboa e Benfica para a próxima época 2012/13

A apresentação oficial, que contará com a presença do plantel de futebol profissional do clube, será no próximo dia 02 de Julho, no Sky Bar do Hotel Tivoli, às 19:30.

Contamos consigo?

Saudações Benfiquistas.

António Elias"

Árbitros, esses pulhas!

Pelo que li por aí, o Proença esteve na final da Champions e está agora na final do Euro porque foi o mais competente e regular durante essas duas provas.
Pelo que li por aí, o Proença não é avaliado pela UEFA na competições caseiras.
Pelo que li por aí, o Vitor Pereira anda a tirar as insígnias de internacional a alguns árbitros que prejudicaram o FCP.
Pelo que li por aqui, nenhum árbitro é internacional sem a bênção do "sistema".

Puta que os pariu.

Pontapés da marca de grande penalidade


Paulo Bento é um treinador metódico, exigente e meticuloso e que, como todos nós sabemos, leva já as substituições pensadas ainda antes do jogo começar e, salvo raras excepções, tudo segue conforme o plano de jogo delineado. Para o bem e para o mal.


Os penalties deverão ser dos momentos mais sui generis durante um jogo de futebol. Os melhores jogadores do mundo já falharam nesses momentos. Por muito e bem que um jogador tenha treinado, se no momento da verdade a “tremideira” aparece e a desconfiança aparece, a lei de Murphy impera. “Se duvido que vou conseguir marcar então falharei mesmo”.


Paulo Bento, até nos penalties, decidiu ser ele a definir a sorte. Vimo-lo, rodeado dos seus adjuntos, a definir a lista dos marcadores dos pontapés.  Só depois de os ter escolhido, resolveu juntá-los e lançar umas palavras de incentivo.


Como disse anteriormente, os penalties são momentos sui generis. Talvez o único momento do jogo em que o jogador é que tem a obrigação de se impor ao treinador e ser ele, o jogador, a decidir se entra em campo ou não.

(E antes que me venham falar no Bojinov, estou a referir-me aos pontapés da marca de grande penalidade, não aos vulgares penalties a punir faltas dentro da grande área. Aí, o contexto é outro, é parte integrante do próprio jogo, e deverá seguir-se o plano traçado)

Tanta conversa para chegar a isto:

Super Mário Boss

"O Mário veio ter comigo e disse que queria marcar o primeiro penaltie.
"Significa que ele tem um imenso carácter. Penso que ele foi excelente," disse Prandelli.


E ainda isto:

- Del Bosque: "Marcas o segundo."
- Fàbregas: "Não, marco o quinto." 


E mesmo com as indicações do Paulo Bento, o Bruno Alves podia ter marcado o terceiro penaltie e o Nani o quarto. Ou o Cristiano o primeiro.




"De acordo com as regras do jogo, Cristiano Ronaldo poderia ter marcado qualquer dos pontapés da marca de grande penalidade de Portugal. É hábito que as equipas forneçam a lista com os nomes dos marcadores e a ordem em que irão marcar, mas isso pode ser alterado sem ser necessário a permissão dos árbitros do jogo." 

Graham Poll, ex-árbitro inglês na sua habitual crónica no Daily Mail. 




Por um instante, desejei que os jogadores tivessem um momento "Ricardo Carvalho" e mandassem o Paulo Bento dar uma volta e marcassem eles os penalties como quisessem.  

Creio que se fossem eles a decidir, o Moutinho não marcaria o primeiro penaltie. Provavelmente, nem marcaria nenhum.


Modo Selecção Off.
Modo Sporting On.




SL

O Professor Hermano é que sabe

E agora, oube lá(k)

Na próxima temporada, os clubes não poderão emprestar jogadores a emblemas do mesmo escalão. A medida foi esta quinta-feira aprovada, no Porto, em Assembleia-Geral da Liga.

O impedimento consta na nova proposta de Regulamento de Competição dos campeonatos profissionais, hoje aprovado na reunião magna dos clubes, e resultou da iniciativa do Nacional, coincidindo com os propósitos do Sporting, que iria também propor nesse sentido.

À saída da AG da Liga, Rui Alves, presidente do Nacional, anunciou que a alteração que propôs (entre outras a anunciar mais tarde pela LPFP) teve o voto favorável de 19 emblemas contra nove contra e uma abstenção.

Ao que tudo indica, isto vai mesmo para a frente, mas não sei até que ponto é que a FPF tem a última palavra, e como tanto Benfica como Porto já têm guarda-redes emprestados para a próxima temporada a clubes da Liga, acho que ainda vai haver molho. Estas alterações profundas na Liga avizinham tornar-se num incentivo às zangas das "comadres", e nós já sabemos o que dizem os antigos sobre isso, né?

Dziabo Dzo Pretzo

40 dias, 40 posts #4 - Gerações

Existe o hábito, muito por causa da comunicação social, de se catalogarem gerações de jogadores que representam o nosso país. Antigamente, era a geração inteira, desde que começavam até acabarem, mas na última década começou-se a assistir a uma pormenorização quase irritante, por entre Patrícios, Conquistadores, Navegantes e mais não sei o quê.

Este ano não ouvi alcunha nenhuma, o que pode ter sido por andar menos atento a estas coisas, mas como isto costuma ser um sound byte poderoso, acho mesmo estranho não ter dado por nada. Será que estamos perante mais uma geração, que agora dá os seus últimos passos, como tivemos a geração de Ouro entre 90 e 2000? Como se chamará esta geração, de Ronaldo, Nani, Pepe, Ricardo Carvalho, Ricardo, Eduardo e tantos outros? Nelson Oliveira foi o único representante da Geração Coragem, vice-campeâ do Mundo no ano transacto, o que faz dele o elo de ligação entre estes que não têm cognome e os próximos, que tardam em aparecer.

E porque já não sei sobre o que queria falar mais, fiquem então com o vídeo que retirei deste post.

Tony Oliviera

Que nem um estrangeiro que cai de paraquedas na nossa comunicação social, António Oliveira deu um festival à mesa do Dia Seguinte, debitando parábolas que me fizeram ficar ainda mais confuso sobre como funciona o futebol luso.

Ficamos a saber que todos (MAS MESMO TODOS) os clubes foram de chapéu na mão à Olivedesportos pedir empréstimos em troca das transmissões. O outro Oliveira aproveitou bem a situação e a partir daí, juntando ao poder que tem nos media, passou a controlar toda e qualquer eleição que se faça no mundo das sedes federativas no futebol português (e até em alguns clubes), impedindo assim que certas pessoas mais inconvenientes se cheguem à frente. Não sei como Ricardo Costa foi eleito para a Liga, seguindo essa ideia, mas gostava de saber.

Pelos vistos, António reuniu-se com o nosso presidente em 2007, em conjunto com presidentes de mais alguns clubes, e chegaram ao consenso que António seria a pessoa indicada para ser presidente da Liga. No dia seguinte, já nenhum o apoiava, pois a ideia não foi muito bem aceite pelo irmão. Estão todos na mão do Oliveira sénior, mesmo o nosso presidente. Ainda nos falou dos média que pertencem ao grupo do irmão, e de como apagam qualquer notícia que o envolva. Demarcou-se ainda do caso Paula e de outras mizancenes que surgiram nos estágios da seleção, dizendo que a sua postura era de "não quero saber", para não se incriminar nem pactuar com coisas, segundo ele, verdadeiramente chocantes.

Será que Oliveira ainda vai ter coragem a sério para divulgar nomes e casos concretos?
Será que é mais um, para além de Eugénio Queirós, José Marinho, Jorge Costa, Paulo Bento, entre tantos outros, que estão à espera da morte do Papa para porem a boca no trombone? Olhem que depois vai ser pior, meus amigos... Vai ser pior...

Imagem do Dia

Nunca mais chega o dia 2... Já tenho saudades de ver o Aimar de encarnado.

Enviada pela própria, via facebook.

É o que dá os Prolongamentos bem regados

Ódio a Bruno Alves

Há quem o tenha ganho ontem... Aquele ódio fantástico e incompreensível que nos enche a alma e nos torna pessoas melhores!


Alguém fez circular esta imagem pelo Facebook:




Eu também odeio o Burro Alves! Odeio-o pelo ódio que tem ao Benfica, pelas agressões em quase todos os jogos em que jogou na liga portuguesa, pela lesão ao Rodrigo, por ter falhado o penalti ontem, e, acima de tudo, por ser um palhaço com cara de porco abatido a zagalote.

A todos os falsos moralistas que me venham dizer: "ah e tal, fez um grande europeu".
Até pode ter feito, mas isso não inibe a minha vontade de o ver atropelado por um rebanho de ovelhas com diarreia nem de que lhe cortem o cabelo à pedrada porque aquilo não tem estilo nenhum... E além disso, o meu ódio já vem de há muito tempo! E sim, odeio tanto o Burro Alves como odeio o Peido da Bosta. O Emplastro safa-se mas só porque é filho ilegítimo...

E o moutinho? É possível não odiar um gajo com cabelo à "goonie" e com aquela tromba? O pedobear andou a perguntar a idade...

Parece que o gajo ainda telefonou ao Proença para o deixar repetir o penalti, mas o Villar ainda manda mais que o Bimbo...

Benfiquistas (e não só)

esta parte do Dia Seguinte de ontem é extremamente importante.


Ai Portugal, Portugal!

Que porra!! Portugal perde e só vejo post's de gente orgulhosa e a dar os parabéns!

Mas ninguém fala do facto de entrarmos em campo com menos um, pois o Almeida estar ou não é igual, então e de o Bentinho ter mexido a 10 minutos do fim?

Não culpo o Bruno Alves no Penalti porque todos podem falhar, até Moutinho (o melhor este jogo) falhou, mas que ele é uma nulidade, é, e só foi disfarçado por exibições categóricas do Pepe. 
E explicam-me agora se o Manuel Fernandes não entrava neste jogo para refrescar o meio campo, exausto pelo excelente trabalho feito?
AHHH bolas nem convocado foi!! ´

Mas é isso, enquanto ficarmos tão orgulhosos com as derrotas dificilmente vamos ganhar.

Parece que é para homenagear a seleção

no aeroporto. De facto, os sportinguistas têm razão, é mesmo o clube que mais representa a seleção. Mais um 4º lugar celebrado, para juntar ao polo aquático!

Pronto

Agora há que levantar a cabeça, e cortar a do Bruno Alves.

40 dias, 40 posts #3 - Ricardo Carvalho

Atropelando o programado para hoje no 40 dias, 40 posts, a entrada a pés juntos do Valdemar nesta farfalhuda cabeleira, vamos ficar com o post que recorda a saída de Ricardo Carvalho da seleção.


Quando Ricardo Carvalho saiu do estágio no carro de Coentrão, no final do almoço, eu ri-me como um javardo. Achei piada à cena caricata, e confesso que não me surpreendi muito porque Ricardo Carvalho foi um gajo que nunca me convenceu muito, como pessoa. Naquele caso, e mesmo sem saber o que se passou, fiquei automaticamente do lado de Paulo Bento, que também tem as suas Bentices, mas não é tão reles como o madridista. Mas confesso que também pensei na falta que ele fazia à seleção, e que íamos ter que levar com o Burro Alves durante mais uns anos (ou ele ou o Rolando).

Contra todas as previsões, o Burro fez uma boa parelha com o Pepe e agora estamos nas meias do Euro muito graças a eles (ok, graças ao Pepe), por isso acho que é mesmo a vez da Seleção fazer um grande "piço" ao Ricardo Carvalho.

Força Portugal, rumo a Lisboa!

PS: Donbass Arena? O que eu gostava de ver este jogo comentado em Inglês.

Olha o Pablito

Este vídeo é de ontem, por isso fico contente de ver que ele não cortou o cabelo. Pablito, estou a ver que andas a fazer publicidade a empresas de fisioterapia. Então depois não vais ficar chateado por andarmos a vender camisolas com a tua cara, pois não Dios? Vale!


Melhor vídeo do Hitler que já vi

Ainda fazia falta??


40 dias, 40 posts #2 - Os Árbitros


Este foi o pontapé de entrada do Daniel, alertando para a notória corruptibilidade de Cosme Machado (meu ex-vizinho). 

Foi um facto que fomos lixados pelos bois de preto/amarelo/cinzento durante toda a temporada, e não me parece que isso mude nos próximos tempos. Com o arrastar das más decisões por parte de 4 ou 5 gajos bem armadinhos de "sistema", fomos (e quero acreditar nisso) enganados ingenuamente por Fernando Gomes e Vitor Pereira (o dos árbitros), caindo assim Vieira no ridículo no final desta temporada. 

Gostava de aproveitar esta recordação antiga para perguntar ao presidente do Benfica quando é que se vai dignar a explicar aos benfiquistas porque raio é que o Pinto da Costa estava ao lado de Fernando Gomes no  jogo do Euro, e benfiquistas só Marques Mendes, que não tem nenhum vínculo (ou será que tem?) com esta direcção? E os lagartos também se deviam interrogar sobre o mesmo, em relação a Godinho Lopes e ROC. 

Exigimos um esclarecimento. 

Paulo Lopes no Benfica



Pois, parece que é mesmo verdade o rumor que já andava desde ontem no ar.

Paulo Lopes, ex-Feirense, assinou pelo Benfica e é o novo terceiro guarda-redes.

Para mim, foi uma boa opção, e até defendo que seja o segundo guarda-redes, como foi Eduardo, indo Mika um ano para a equipa B para se tentar perceber se tem ou não estofo para ser o suplente do nosso clube. O Paulo Lopes tem.

Boa contratação.

Jornalismo Desportivo


É coisa rara, juntar 2 ícones do mundo futebolístico na mesma foto, mas ainda mais raro é apanhar uma delas, por acaso, numa rua de Donetsk onde não se vislumbram Portugueses em lado nenhum, e não a reconhecer.

Ontem (ou ante-ontem) na RTP, um jornalista fazia um pequeno inquérito de rotina pelas ruas Ucranianas em busca de Portugueses. A situação estava complicada e só tinha encontrado um gajo que veio de Jeep. Eis que, durante um directo, o jornalista enviado da RTP foi encontrando algumas pessoas, fazendo-lhes perguntas rápidas com respostas de 5 segundos. Entre elas estava este senhor que está abraçado às espanholas na foto; Mestre Alves.

Eu até não me dou muito bem com ele, e confesso que o gajo já me bloqueou no facebook quando lhe disse que andava a ouvir vozes à noite, mas tenho que admitir que é uma personagem incontornável. Quando o vi a querer falar naquele directo, e o olhar de perplexidade que lançou sobre o jornalista quando este o interrompeu e mudou para outra pessoa, percebi que o jornalismo desportivo está todo podre.

Um jornalista de desporto TEM que conhecer todas as personagens ou "cromos" do futebol português, correndo o risco de perder autênticos furos em situações destas, que acontecem raramente. Imaginem se o Miguel Guerreiro da SIC, não conhecesse o Emplastro, quando fez aquela célebre reportagem atrás do ombro dele, a gozar. Imaginem se o gajo da Benfica TV não insistisse no Parreira "parecem peixes debaixo d'água" após a primeira e estrondosa entrevista? Se os gajos da Sport TV não conhecessem o Campino? O futebol é feito de cromos, mas o jornalismo que cobre o futebol tem que ser feito por pessoas inteligentes. Ainda hoje, é certo e sabido que quando se quer saber algo difícil sobre geografia europeia, um jornalista de desporto é o primeiro a saber tudo, fruto das coberturas e do acompanhamento às provas europeias onde participam todos os países. Até na fonética e na pronunciação das palavras, os jornalistas de desporto são dos mais correctos, como no caso de serem as únicas pessoas em televisão a pronunciar correctamente a palavra "Manchester", com acentuação grave no primeiro "e". (Manchéééster e não Manchaster, como dizem a maior parte dos jornalistas que não são de desporto)

Um jornalista de desporto não é um jornalista desportivo, e isso não entra na cabeça de muitas redacções, incluindo a RTP que envia para a Ucrânia gajos que não conhecem o Mestre Alves.

LADotelli!

Quem mais vende aos clubes grandes. Porto ou Benfica?

Na caixa de comentários do post anterior, gerou-se uma dúvida acerca das transferências de jogadores do Porto e do Benfica para grandes tubarões do futebol europeu. Há por aí um consenso generalizado em muitos benfiquistas, causado em parte pela grande certeza que os portistas têm de que o Porto é o clube Português que mais jogadores vendeu para um dos 7 maiores clubes do mundo. Numa breve análise aos últimos 10 anos, podemos constatar que o número de jogadores é igual, 7 para cada clube. De realçar o facto das vendas de 3 jogadores do Porto terem sido feitas porque Mourinho foi para o Chelsea, caso contrário teriam ido para o Dinamo de Moscovo, como foram Costinha, Maniche e Derlei.

Abaixo segue a lista dos jogadores, que estavam devidamente categorizados com um [FLOP] quando os seus serviços não corresponderam ao desejado numa equipa daquele estatuto, mas o facto de muito nabo estar indignado por eu lá meter o Deco, tirei isso dos FLOP.


Bosingwa - Chelsea (2008)

Quaresma - Inter (2008)

Anderson - Man Utd (2007)

Pepe - Real Madrid (2008)

Ricardo Carvalho - Chelsea (2004)

Paulo Ferreira - Chelsea (2004)

Deco - Barcelona (2004)

----------

Robert Enke - Barcelona (2002)

Tiago - Chelsea (2004)

Butt - Bayern (2008)

Di Maria - Real Madrid (2010)

Ramires - Chelsea (2010)

David Luiz - Chelsea (2010)

Fabio Coentrão - Real Madrid (2011)

Destaca-se a forma como o Benfica vendeu nestes 2 últimos anos, contra o Porto que já não vende nenhum jogador a um tubarão desde que Quaresma partiu para o Inter.

Vamos ver quem passa à frente na corrida durante o próximo mês. Espero que seja o Porto :)

PS: Existem outros negócios com equipas como Lazio, Liverpool ou Valência, que não foram incluídas. Ao falar de Tubarões falo de Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Man Utd, Inter, Milan e Bayern.

40 dias, 40 posts #1 - Apertura

"40 dias, 40 post(e)s" podia ser a autobiografia de Postiga, mas não é.

Foi com alegria que verifiquei que já só faltam 40 dias para que este blog complete o seu primeiro aniversário.

Ao longo dos próximos 40 dias, até ao dia 5 de Agosto, data do aniversário, vamos libertar 1 post por dia a falar de um post anterior. Confusos? Eu explico.

Há uns tempos tive a ideia de fazer um pequeno livro para vender. Nele entrariam 20 fotomontagens, e para cada imagem, um texto sobre aquele momento, numa espécie de retrospectiva da época que passou, pois começamos o blog mesmo no inicio da época 2011/2012. Seria uma espécie de remember, e, como é óbvio, uma peça de colecção.

Mas depois lembrei-me que podia fazer isso de graça, e postar aqui no blog, sem estar com chatices de ter que mandar fazer livros e pagar uma fortuna por eles, e para isso já bastam as T-shirts. Então é com alegria que, em vez de 20, passam a ser 40, e de graça, aqui na barbearia favorita dos nossos leitores.

O primeiro momento, como não podia deixar de ser, é sobre o aparecimento do blog e sobre o primeiro post. 

O anúncio da entrada em cena do Cabelo do Aimar foi feito na caixa de comentários do Gordo Vai à Baliza, neste post, e o primeiro tema foi Nolito, e passo a transcrever o que foi escrito:

"Pela primeira vez, desde há uma carrada de tempo (daquele em que eu via os cavaleiros das estrelas e ouvia falar no Tahar-El-K'aleija mas tava-me a cagar para o futebol) posso dizer que o Benfica tem um jogador à Porto. Pelo menos à Porto deste século. O Aimar é Deus, o Ramires era uma bomba, o Miccoli foi soberbo e o Coentrão era um maluco, mas estou espantado com este Nolito...
Vai a todas;- pulmão de Lisandro;- faro de McCarthy;- amor pelas redes como Falcão
Só não tem a inteligência de Lucho, mas com um gajo como Aimar ao lado dele, pode almejar uma saída um pouco melhor do que Marselha, Lyon ou Blackburn.
E assim começa a vida do Cabelo do Aimar que, espero eu, vai dar muito que pentear!"

O facto do primeiro post deste blog ter sido um elogio subtil a jogadores do Porto, não é por acaso. É um facto que odeio o clube, e a maior parte dos jogadores que por lá passaram, mas estes que referenciei sempre foram, para mim, jogadores que gostava de ver de encarnado. Recordo um jogo que vi no Estádio do Dragão, com um amigo do Guimarães, que arranjou bilhetes grátis com 2 sócios cativos portistas da nossa aldeia (Nomeadamente um primo dele e o padre da freguesia).

Durante esse jogo, que até estava a ser empolgante porque o Porto tardava em marcar,acabou por ser ganho pelos corruptos. Sem ter certezas no resultado final (estou na ideia que ficou 3-0), duas coisas saltaram-me à vista durante o jogo. O facto de todos os portistas cativos à nossa volta, insultarem e assobiarem Quaresma como se não houvesse amanhã. E o cigano até estava a fazer um grande jogo, sempre a partir a defesa vitoriana. Achei isso uma estupidez tremenda, mas também percebi que não queria aquele gajo no Benfica, porque se os gajos o estão a assobiar com ele a jogar bem, imagino na Luz quando ele jogasse mal. O outro pormenor, e o mais interessante, chamava-se Lisandro. Fiquei absolutamente abismado com o jogo que ele fez. O Guimarães teve umas 3 oportunidades flagrantes para marcar, e a bola não entrou porque estava lá Lisandro, como terceiro central. Todo o jogo do meio campo passava por Lisandro. Todo o ataque passava por Quaresma e Lisandro. Lisandro estava mesmo em todo o lado, e no final desse jogo senti-me triste por não termos apanhado aquele gajo para o nosso clube. Lucho, agora não o queria, mas na altura, ainda sem termos Aimar, senti um enorme desejo de ter um jogador tão inteligente para acompanhar Rui Costa, que era o único cérebro que a nossa equipa tinha conhecido nos últimos 10 anos. Quanto a McCarthy e Falcão, os golos falam por eles. 

Não sei se os outros benfiquistas concordam comigo, quanto a estes jogadores tripeiros, mas ainda mantenho a certeza de que Nolito é isto tudo, e que pode ser das figuras mais importantes do Benfica durante os próximos anos. 

Podem ler o Post aqui.

Tiki quê?


Sempre fui adepto do Barça, do conceito de futebol total, do Dream Team, do Laudrup, do Romário, do Ronaldinho, daquele Barcelona que tanto podia ganhar 5-0 ao Real Madrid como ser cilindrado pelo  Milan e perder 4-0 na final da Liga dos Campeões.

Acho que era o Cruyff que dizia que não se importava de sofrer 4 golos desde que marcassem 5.


O jogo de ontem entre a Espanha e a França foi uma seca. Como disse um jornalista do "The Guardian" que assistiu ontem à partida, se a meio do jogo perguntas a ti mesmo se estás a gostar ou não, o mais certo é que não estás a gostar.

Foi mais ou menos por ter dúvidas existenciais semelhantes ao jornalista do "The Guardian" que desde há umas duas épocas que deixei de ser adepto do futebol do Barça (e Espanha). É que além de ganharem sempre, não consigo gostar do futebol “tiki-taka”, aborrece-me. Para mim é anti-jogo mas com bola.


É que se o “tiki-taka” é um recital de futebol de ataque, bonito e espectacular, o equivalente a uma refeição no El Bulli, então eu prefiro arriscar e ir comer uma gordurosa e suculenta bifana na roulotte da esquina.


tiki-taka contra a bifana portuguesa


Espero que quarta-feira sejam os espanhóis que fiquem mal-dispostos com tanto "tiki-taka".


Like a Boss!



"Rodrigo Carvalho é espanhol, de Málaga, trabalha em Varsóvia e é um adepto ferrenho do Benfica. Sabe de cor os hinos do clube e os cânticos dos jogadores. "

Aviso à malta dona de Blogs

Pessoal, sei que muitos de vocês entraram para o Blogómetro, e muitos já lá andam há muito. Como alguns de vocês já devem ter percebido, o Blogómetro finou-se a noite que passou. Parece que não aguentou o desaire da Grécia e vendeu-se todo para a AEIOU.

O pessoal do blog Aventar, que geria o Blogómetro, já criou uma nova plataforma rudimentar, que mostra pelo menos as visitas, caso não queiram perder fio à meada.

É aqui.

Ranalda

Hoje, o diário do Nuno Luz já não constou de cantorias e de trolls do João Pereira, que virou agora as suas atenções para o Miguel Lopes, deixando Patrício em paz.

Parece que a Federação tem lá um gajo só para pedir autógrafos aos jogadores, um pouco como fazia o Daniel Oliveira antes de ser oculista na SIC. Esse gajo, o dos autógrafos, até se veio quando o Ronaldo lhe agradeceu um agradecimento, e depois foi descarregar a fúria no Patrício, dizendo-lhe "Faz alguma coisa", o que achei delicioso.

No fim do treino, as bancadas estavam cheias de crianças com necessidades especiais, polacas e alguns tugas. Foi engraçado ver as polacas a gritar "Ranalda, Ranalda". Era engraçado aparecer mesmo lá a irmã do craque, mas era mesmo o Reinaldo, que deu autógrafos e posou para as fotos enquanto se ouviam gritos lamuriosos, a pedir qualquer coisa que não se sabe bem o quê. É um aproximar ao Apocalipse, isto das vozes a gemer de dor, vindas de todo o lado, a chamar por Ronaldo. E deu na SIC.  Quando o Ronaldo se foi embora, foi a vez de toda a gente chamar pelo Pepe. Parece que resultou bem a fama de caceteiro no-mercy, é que assim até os polacos sabem o nome dele. Depois foi a vez de Nani, mas o pessoal viu passar o Veloso de costas e começaram a chamar pelo Ronaldo novamente, confundidos pelo penteado. Só quando Bruno Alves se aproximou dos polacos é que começaram a chamar "Nani, Nani", mas quando perceberam quem era, tiraram as coisas para autografar e foram embora.

Entretanto, o Ronaldo volta a fazer o risquinho manhoso, para que ninguém o confunda com o Veloso.

Uma consideração. Nos anos anteriores levamos com especiais do Daniel Oliveira e do Nuno Luz a toda a hora, e isso, quer se queira, quer não, leva a que nos sintamos mais próximos dos jogadores. Desta vez não houve nada disso, e a seleção foi ganhando a afinidade com as pessoas através das exibições, como em 2004. Podemos não passar das meias, mas estes gajos até a mim me convenceram, e por isso estão de parabéns.

Imagem do dia:

Postiga ou Cardozo?

Acaba por ser curioso, ou talvez não, a empatia que os estrangeiros (e muitos portugueses) sentem pelo Postiga. Na Polónia, por entre "Ronaldo" e "Pepe", lá se ouve um "Postiga", por vezes a tímido, mas que revela a boa cotação que o defes... ups... avançado Caxineiro tem lá fora. 

Numa reportagem do Maisfutebol, que aconselho vivamente, assim como todas as outras feitas pelo mesmo autor neste Euro, conseguimos perceber que a exclusividade de odiar Postiga é nossa, um pouco dividida com os adeptos do Tottenham e do Saragoça, e é fácil de compreender isso.

Para explicar, vou buscar Cardozo.

Cardozo é lento, molengão, não tem grande habilidade a controlar a bola, muito menos a recebê-la, não consegue ler muito bem o jogo e nunca aguenta um jogo até ao fim ao seu melhor nível. Um estrangeiro, que não acompanhe o futebol Luso, ao ver 3 ou 4 jogos seguidos de Cardozo, percebe que está ali um verdadeiro tosco. Um Peter Crouch moreno, mas ainda mais lento. Apesar de Cardozo, nesses 4 jogos até ter marcado 3 golos, o estrangeiro fica com a impressão que foi mais sorte que outra coisa qualquer, e dá o mérito aos outros jogadores que criaram a jogada. Como eu os entendo.

Por outro lado, um estrangeiro que veja 4 jogos consecutivos do Postiga, fica com a ideia de que Postiga é um irrequieto na frente, que luta por cada lance, vai às bolas todas, arrasta defesas e tem uma excelente recepção de bola fora da área. É fácil gostar dele, mesmo que só tenha marcado 1 golo.

Quem acompanha um campeonato inteiro, percebe que Postiga é um executante terrível, e que só consegue marcar golos de 7 em 7 jogos, o que faz com que deixem de gostar dele. Cardozo, por outro lado, consegue marcar de 2 em 2 jogos, porque é do mais terrível que há a finalizar, mesmo quando tudo o resto lhe sai mal.

Eu não percebo muito de tácticas de futebol, como quem me lê já percebeu, mas acho que devia partilhar esta impressão que tenho sobre estes dois jogadores.

Direcção do Benfica... mais importante que Witsel ou Javi, por favor, segurem o Cardozo mais um aninho.

Varandinha


Ao contrário desta imagem, onde vemos o presidente da Federação acompanhado da gaja mais odiada pelos portugueses depois do Castelo Branco, pudemos ver noutra, que não vou estar a procurar, o Pintinho e o Joaquim Oliveira, entre outros gatunos, por perto do presidente da Federação Lusa. 

Mas afinal, o Pintinho não estava zangado com o Fernando das Facturas? Se estava zangado, então porque é que o único presidente de um clube a ir foi o Pintinho? O Godinho mandou o ROC? O Vieira mandou o Marques Mendes? 

Esta merda cheira-me tanto a esturro que até o Duarte Lima se riu. 

E o Marques Mendes lá no meio?

"A Federação Portuguesa de Futebol fretou um avião que fez ontem a ligação Lisboa-Porto-Varsóvia (regresso após o jogo de Portugal diante da Rep. Checa, 1-0) onde viajaram, entre outros, Pinto da Costa, José Luís Arnaut e a mulher, Alexandre Mestre, Miguel Relvas e acompanhante, Marques Mendes, Joaquim Oliveira e Vítor Baptista (antigo deputado do PS), Antero Henriques e Rui Oliveira e Costa, bem como mais de 80 elementos dos órgãos federativos."


Ah, bom...

Procura no Google

São vários os leitores que nos chegam através do Google.

Heis, algumas das pesquisas que fizeram chegar cá algum(ns) leitor(es). Só neste mês.
Ok... Começamos bem!


Esta foi a Luce que procurou...


Certamente estava a referir-se ao Bruno Alves, até porque quem fez esta pesquisa, esteve no blog mais de 5 minutos, por isso encontrou o que procurava. Cabelo do Aimar - Apor merda na cara do filho da puta do bruno desde 2011


Ao início estranhei, até porque já 7 pessoas encontraram o Cabelo através desta pesquisa. Mas depois lembrei-me disto

.
O típico gajo que não quer saber de nada. Senta o cu na cadeira, abre o portátil e pensa:
- O que vou procurar hoje? Já sei, merdas do Benfica.
E pronto, dá-se esta pesquisa registada no nosso blog.


oi?


True Story!


Pelo que percebi, o Diogo Costa é um gajo qualquer das novelas da TVI.
Não vais encontrar isso por cá, senhor(a) que pesquisou isso, mas se nós ouvirmos
falar de algo, avisámos. Um bem haja.


Esta teve 3 pesquisas neste mês. Pelos vistos, e após uma pesquisa no Google, cheguei à conclusão
de que isto deriva de uma anedota tradicional brasileira, que passarei a transcrever conforme a li:


"valdemar foi comprar um papagaio cantor.-tem papagaio cantor?-mas o homem do pet shop disse que so tinha cobra cantora.-tanto faz-disse valdemar-eu levo a cobra-na casa de valdemar a cobra começou a cantar-corororo corororo-então valdemar disse-se falar de novo eu te jogo na privada-mas a cobra continuou a cantar.valdemar jogou a cobra na privada e ela cantou-corororo corororo como e bom nadar na bosta de valdemar"

Aqui não vais saber muito sobre isso... Acho eu.


Isto foi escrito pelo Patrício.


Relembro que isto são pesquisas só deste mês de Junho. :FEAR:

Lisboa cada vez mais perto

Esmiuçar os jogadores

Já comprei o aparelho da TDT. Cheguei a casa todo feliz da vida, após quase 2 meses sem televisão, e instalei-o à primeira (ópramim todo geek).

Quando o liguei, e fiz zapping, lembrei-me depressa que mais valia não ter comprado, pois só estava a dar merda na televisão. De qualquer forma, agora já posso ver o telejornal, que me andava a fazer falta e os jogos do Euro. O problema do meu comando da TDT é que só funcionou a primeira vez, e como ia dar o jogo do Euro na SIC, na SIC ficou desde anteontem. Agora, sempre que vejo o telejornal da SIC, porque não consigo mudar de canal, levo com o Nuno Luz a filmar os jogadores no autocarro e no avião. Só por causa dessa merda e porque me venderam um telecomando que não funciona junto com o aparelho, vou esmiuçar os jogadores todos com base nas imagens do Nuno Luz.

Rui Patrício - O gajo que é trollado por todos. É companheiro de viagem e quarto do João Pereira e tá sempre a levar cachaçadas e rasteiras durante o dia e pasta de dentes na testa quando acorda. É provável que João Pereira já tenha enfiado o dedo no seu próprio recto ainda meio sujo, para depois espetar mesmo por cima do lábio de Patrício, fazendo com que ele acordasse no dia seguinte com um bigodinho à Hitler.

João Pereira - Sempre a trollar o Rui Patrício, nos últimos dias já se aventurou com o Beto e com o Varela, mas com este último não correu muito bem pois quase andaram à pancada. É como dizem por essa blogosfera fora, podes tirar o João Pereira do Casal Ventoso, mas não podes tirar o Casal Ventoso do João Pereira.

Bruno Alves - O sem graça. Tenta sempre animar as festas, mas como não tem piada nenhuma e fala naquele misto de poveiro/carioca/kosovare, fica sempre sem jeito. O grande problema do Bruno é ser genuinamente simpático, fazendo com que um gajo até engrace com ele. Mas depois lembro-me da merda que ja´fez, e não o consigo desculpar.

Pepe - Aquele gajo que está para a Seleção como aquele amigo que tens que anda sempre a lamber-te o cu e a dizer que tudo o que tu fazes é fantástico. Este Roberto Leal careca e feio, anda sempre à mocada lá fora, e tu ganhas vergonha só de pensar que se referem a ele como Português na imprensa mundial. Mas quando chega cá, é só forróbodó, beijinho na camisola, golos, cortes e apenas 1 falta em 3 jogos. Ganda Pepe. Continua a fazer o que quiseres lá por Espanha, mas por cá vê se nos continuas a lamber o cu porque nós gostamos, já que o Ronaldo não o faz.

Coentrão - O eterno saudoso. Se continuarmos mais uma semana em prova, vai ser a vitima principal do João Pereira, mas o Ronaldo pode sempre interferir, uma vez que o grande padrinho dele em todo o lado. Este rapaz humilde, sempre que aparece nas filmagens, nota-se perfeitamente que está a pensar na filha, e nota-se ali um genuíno homem de família ainda menino. Gosto muito dele.

Veloso - Nunca aparece nos vídeos porque a mãe disse-lhe que ele estava gordo e que não ia namorar nenhuma modelo russa, que se continuasse assim só a Floribella é que o queria.

Moutinho - Sempre à margem das festas, alinhavado com Viana e Custódio, são os mais discretos nas viagens Há quem pense que estão a organizar um rapto colectivo para depois assassinarem toda a comitiva. USA style!

Meireles - Sempre com o kit portátil das tatuagens atrás, o moicano de Jesufrei anda na mó de baixo, e só lhe vale a ajuda dos centrais, que o puxam para as brincadeiras. Não me apetece falar mais neste gajo porque marcou aquele golo do caraças ao Glorioso e agora nem acerta com a baliza.

Nani - O Nani põe os óculos, que comprou em desconto num paquistanês de Manchester, e pensa que ninguém o vê. Aliás, ele crê mesmo que ganha 2 poderes quando está com os óculos; o da invisibilidade e o de poder atravessar qualquer pessoa ou objecto. Durante a noite, passa a vida a bater contra as portas do quarto e contra o Varela, seu companheiro de quarto.

Postiga - Sempre a trocar SMS com o Eduardo. Não falo mais no assunto.

Ronaldo - Ninguém o vê!

Cansei...