André Villas-Boas no Benfica?

André Villas-Boas no Benfica? Fontes próximas ao clube asseguram que já estará tudo apalavrado, e não se fala de outra coisa nas redações desportivas.

O que acham?

Troca de galhardetes entre os dois velhos amigos Pinto e Vieira, com Jesus a ir para o Porto, após hoje um famoso amigo de Jesus garantir que o técnico encarnado já tem clube para a próxima época e não é o Benfica?

Ou treta da grossa, totalmente inconcebível, tanto porque AVB seria rapidamente perseguido pelos apóstolos do Papa, e seria complicado para os benfiquistas receberem alguém que disse outrora que "esta é a minha cadeira de sonho" no Dragão?

Lista de possíveis candidatos à presidência do SLB

Os dois requisitos desta listagem eram:
1 - Serem todos benfiquistas conhecidos 
2 - Não terem o passado manchado pelo amor ao papado.

António Lobo Antunes - Quase a completar 70 anos, não parece ser uma boa escolha por esse motivo. É um grande génio e uma pessoa honesta mas tenta sempre fugir às questões do futebol, o que não abona muito a seu favor.

Rui Costa - Bem conhecido de todos nós, tem o erro de ainda não se ter demarcado das políticas de Vieira, o que leva a que os sócios comecem a achar que já será tarde para podermos contar com o Rui na presidência sem as manhas do antecessor. Gostava de lhe dar mais uma oportunidade como Director Desportivo a sério, mas com outra pessoa no lugar de Vieira. Sente o Benfica como ninguém e tem tomates, para além de ser uma pessoa bastante acarinhada lá fora, muito importante para mantermos algum prestígio internacional.

Ricardo Araújo Pereira - Pessoalmente, ia adorar ver este homem na presidência, mas tenho consciência que ainda é muito novo e tem muito sucesso no que faz. Poderia funcionar em conjunto com Rui Costa, podendo assim continuar a sua carreira no humor delegando no Rui os assuntos do futebol e, quem sabe, de outras áreas também. É necessário, no entanto, arranjar bons profissionais para controlarem a parte financeira. RAP? Eu gostava.

Francisco Louçã - Oh... nevermind.

Bagão Félix - Conhecido pela paixão ao Benfica, é um bom economista, mas com um passado um pouco incerto. Não consigo perceber até que ponto é que não seria mais um tiro no pé. De qualquer forma, fica o nome, consensual entre muitos benfiquistas.

Cristina Ferreira (TVI) - Oh yeah!

Humberto Coelho - Muitos pedem o seu regresso, mas acho que isto da federação e tal... não me cheira nada bem. Peço desculpa, sei o importante peso que este nome tem, mas é como digo, não me cheira bem isto da federação...

Carlos Daniel - Não sei se alguma vez este senhor trocaria a sua profissão, já com altos encargos, para assumir este desafio, mas tenho a certeza que era um grande candidato e talvez o meu favorito para a vitória.

Leonor Pinhão - Não gosto dela. Mas fica o nome, porque há quem goste. É lutadora e defende o Benfica com unhas e dentes. Mas é outra bazófias.

António Pedro Vasconcelos - Pois. Que ama e defende o Benfica, disso ninguém tem dúvidas. Não sei se teria capacidade para tanto, não querendo com isto dizer que não é uma pessoa com grandes capacidades. Mais um nome consensual.

Fernando Seara - O marido da Judite de Sousa é um dos benfiquistas mais bem vistos pelo público em geral, e certamente conseguirá muitos votos sem fazer grande esforço. Pessoalmente não me parece grande opção, mas acho que sempre era melhor que Vieira. Gosto de o ver arrumar a concorrência com todo o seu conhecimento das leis, mas não vai muito para além disso... Não sei. Digam vocês.

Marques Mendes - Um benfiquista inteligente com provas dadas na política e na economia. Não me agrada muito ter lá um político, mas acho que Marques Mendes, passando a sua constituição física peculiar, capaz de atrair alguns comentários jocosos por parte dos rivais, pode ser uma boa escolha.

Manuel Alegre - Um poeta. Não é bem o que precisamos, mas não deixa de ser uma pessoa muito respeitada, inteligente e conhecida por não gostar de corrupção. Ou pelo menos é o que se diz

Joe Berardo - O velho que chamou velho ao Rui Costa. Tem massa, conhecimentos e muita, muita auto-estima. Por mim perde-se aí mesmo, na auto-estima, que o leva a ser um completo atrasado mental. De qualquer das formas fica a sugestão.

Francisco Penim - O eterno director de várias coisas na SIC. Um gestor por excelência, com bastante olho para o negócio. Anda desaparecido da ribalta desde 2008, por isso é capaz de estar disponível. Não o conheço como pessoa, não posso opinar se é humilde ou mais um bazófias como o que lá temos, mas não deixa de ser um benfiquista com alta competência de gestão.

António Costa - O presidente da câmara sempre demonstrou o seu Benfiquismo, e isso é de louvar tendo em conta o cargo que ocupa. Provavelmente vai ser candidato à república, por isso não há grande viabilidade nisto, mas não deixa de ser uma figura importante, apesar das politiquices. É outro nome a ter em conta.

Jerónimo de Sousa - Um dançarino do caraças! Não gosto muito de comunismo, aliás, acho que não gosto de nada que acabe em "ismo", tirando o benfiquismo, claro, mas acho que este homem é um verdadeiro líder, e com uma ajuda de, por exemplo, Rui Costa, poderia ser uma excelente opção. Humilde mas feroz. Comunicativo mas sem papar grupos É mesmo o que precisamos.

Joaquim Letria - Homem forte (gordo mesmo) do jornalismo Português, que todos conhecem. Sei que é um benfiquista fervoroso, uma pessoa muito inteligente e com alguma experiência de gestão. Mais uma vez, fica um nome.

José Eduardo Moniz - Um nome que muitos benfiquistas querem na presidência. Pessoalmente, não vou muito à bola com o gajo, e pelo que sei, é amigo do papado.

José Veiga - O que aparece sempre nas horas más. Eu não o queria no Benfica, mas não deixa de ser um forte candidato.

António Guterres - Era capaz de ser engraçado, não? *eheheh*

Júlio Machado Vaz - O mais recente paineleiro afecto ao Maior tem estado bem, apesar de ainda estar um pouco tímido no que toca a levar com o Blind Zero lá do sítio.  Gosto dele, acho que é uma pessoa muito culta e com bastante sucesso naquilo em que se mete. Não sei se daria um bom presidente, mas merece estar nesta lista.

Manuel Monteiro - Não gosto, cheira-me a papa-tachos. Mas fica o nome, anyway.

Padre Borga - Só para ver se vocês estão atentos.

Paco Bandeira - Um gajo agressivo, mesmo aquilo que precisamos. 

No final, no meio destes nomes todos, só consigo destacar 5 que realmente me parecem capazes de assumir o cargo. 

Rui Costa, Ricardo Araújo Pereira, Marques Mendes, Jerónimo de Sousa e Carlos Daniel. 

3 jovens e 2 mais experientes.

Até ver, estes eram os meus candidatos. E vocês, o que acham? Gostam de algum? Sabem de outros? 

2 ou 3 coisas antes de fechar o tasco

Quando o Bettencourt foi passar férias ao Brasil no pior período do Sporting na época passada, eu tive pena, genuína, dos sportinguistas. Foi um daqueles momentos em que pensei no nosso presidente e fiquei contente por ele não ser assim. Hoje, volto a reparar que desde que perdemos com o Sporting, ele anda de férias ou em reuniões sabe-se lá onde. É triste. É muito triste. 

Espero que a malta que está neste momento na Luz a receber o autocarro que tenha calma, e que não dispare em todas as direções. Uns gritos contra o Jazuz nunca fizeram mal a ninguém, mas não passem disso, por favor.

Para fecho deixo estas declarações de Manuel Queiróz (sim, o tripeiro assumido que comenta na TVI) que me surpreenderam, como aliás já muita coisa me tem surpreendido nele (uma delas foi há dias ver a cara dele nos likes mais recentes da página do Cabelo do Aimar no facebook).

"O Rui Santos disse há bocado na SIC que "não se revê no futebol" do primeiro penalti do Marítimo-FC Porto. E que há Ligas europeias que têm brigadas para estudarem casos destes. No fundo, disse que Fidelís fez o penalty de propósito (o que deve dar no mínimo despedimento, tais as relações entre o Marítimo e o FC Porto). Mas eu estranho que ninguém tenha feito a pergunta ao Fidelís, porque o lance é estranho. Que andam os jornalistas a fazer?"

O que eu sinto neste momento

o lawrence descreve na perfeição.

 http://benficatedebaixodagua.blogspot.pt/2012/04/querem-o-que.html

Foda-se

Ok. Agora mais recomposto do período de negação que habitualmente me cega após perdermos um campeonato, tenho que reconhecer que estou com a maior azia de que me lembro nos últimos 20 anos.

Amanhã vou estar pior, e na terça nem se fala. Como é feriado pode ser que recupere rápido. As melhoras para todos os meus caros companheiros Benfiquistas e vamos para férias mais cedo para começarmos a pensar em soluções à séria.

As duas perguntas que agora se impõe, uma vez que terminou o campeonato. Jesus deve ficar? Se sim, sob que condições? Vieira deve ficar? Se sim, ... o quê?

O Lado Positivo :)

Há que ver as coisas pelo lado positivo.

Com esta derrota, o Benfica livra-se de Jesus e, possivelmente, de Vieira.

O Porto mantêm Vitor Pereira mais um ano.

Afinal quem é que saiu a ganhar no meio disto tudo, hein?

Parabéns ao Porto

Agora levem lá o Jazuz que isto foi tudo muito bonito e tal mas já fede. Adoro esta cidade, nem um foguete. Nos outros anos em que o Porto foi campeão, até os estores de minha casa abanavam.

Agora a sério... Jesus andava estranho, já desde o início da época. Hoje voltou a demonstrar que tem ali um problema neurológico que não tinha nos outros 2 anos. Que substituições foram aquelas? O que te vai na cabeça, Jorge? Para além do cabelo, claro...

Espero que agora, depois de (finalmente) tudo arrumado, a direção comece a tratar do que é necessário. Eleições para o próximo mês e despachar o Jazuz, seja para o Porto, para o Roma ou para o Aljustrelense.

Sayonara JJ!

Schettino

Schettino...  Um nome que se tornou familiar ao mundo após ter feito o "abandonar navio" mais ridículo de que há memória, tirando com isso a vida a algumas pessoas no seu Costa Cruzeiro. Schettino é de Itália e é capitão, mas é o pior exemplo do que um capitão pode ser no país Italiano.

É desse país que nos chegam autênticas figuras históricas de como se ser um bom capitão (ver o plantel do Milan dos anos 80/90 e só lá encontramos uns 6 ou 7), mas a mais recente envolve o eterno comandante das tropas da AS Roma, o lobo Francesco Totti. Após uma exibição menos conseguida por parte dos Romanos, a "curva" sul do estádio começou a criticar a equipa e a assobiar, levando a que o capitão lá fosse de peito feito, mas de ouvido apurado. Ouviu o que os adeptos tinham para dizer e recolheu ao balneário para passar a mensagem, tanto aos seus colegas como à equipa técnica. Já Miccoli fez o mesmo há uns meses atrás, no Palermo. Di Canio idem, em outros tempos na Lazio.

Isto são verdadeiros exemplos daquilo que um capitão deve ser, e sem tirar mérito ao Luisão que costuma ser uma grande voz dentro do campo, o Benfica não sabe o que é ter um capitão assim há muitos, muitos anos. Talvez ainda nem eu fosse nascido quando isso aconteceu pela última vez. Neste momento só temos um jogador que dá o peito às balas, e ainda o faz em condições mais extremas do que no caso de Totti, pois o nosso jogador, Pablo Aimar (como é óbvio), enfrenta os adeptos fora do estádio, sozinho, habilitando-se a morrer ali. Isto tudo para louvar a atitude de Totti e para vos relembrar a todos que uma das principais prioridades para reconstruir um Benfica que seja dos Benfiquistas, é incluir Pablo Aimar na equipa técnica/directiva.

PS: Não sei se as últimas notícias que dizem que Jesus foi almoçar ao Porto são verdade ou não, mas pouco me interessa. Se quiserem pagar a cláusula, por mim tudo bem. Sem Jesus, torna-se mais fácil correr com Vieira. E já não era sem tempo. Que vá para o Porto e seja muito feliz (como certamente será, já que até o Bitópreira é campeão)... Já agora, que vão os dois para o Porto, que o Pinto da Costa já tá p'ra morrer, e o Vieira é sócio há anos suficientes para poder preencher os requisitos pedidos nos estatutos que foram recentemente alterados por esses mafios.... ups... ai os estatutos mafiosos são os nossos? Ah bom...

Parabéns, Vitto!!


Parabéns ao fundador desta espelunca à qual tenho a distinta honra de pertencer.

Um grande abraço da equipa de escribas, patrão!

Um dia em altas e que chegues a casa de carroça puxada por uma cadela, é o que todos desejamos.

Benfica pode ficar só a 1 ponto do Porto

Pois é...

Com a rescisão de contrato dos jogadores do Leiria, e sendo assim o Leiria desclassificado da Liga, o Benfica pode ficar automaticamente a 1 ponto dos tripeiros!

E esta, hein?

Adenda*Passo a explicar:

Segundo as normas da Liga, se um clube desistir a meio do campeonato, os pontos desse clube são todo retirados das contas (tanto os ganhos como o perdidos). O FC Porto ganhou os dois jogos com o Leiria, por isso fica com -6 pontos na tabela. O Benfica tem 1 jogo com o Leiria, logo são -3 pontos na tabela.

Se isto se confirmar, temos o Porto com 60 e o Benfica com 59.

Tendo em conta que o plantel que ficou no Leiria são jogadores emprestados, e até a maior parte pelo Benfica, vamos lá ver no que dá...

1904

Sim, eu sei que o hot topic do momento é a saída de Guardiola, mas tou-me a cagar para isso. O que me faz criar este post é um outro motivo. Há uns dias tivemos um leitor(?) que debitou ódio cego na caixa de comentários apontando várias razões para este blog, Cabelo do Aimar, ser um dos responsáveis pelo período menos bom do Benfica.

Chamou-nos mercenários, porque temos publicidade e porque eu uma vez pedi no facebook para que lá clickassem a ver se envio os troféus para os vencedores dos Blogs D'Oiro de uma vez por todas.

Depois acusou-nos de não sermos benfiquistas porque não vamos ao estádio. O Daniel é sócio, eu não sou. Já fui, mas por motivos meramente económicos deixei de o ser (o que não invalida que fosse a quase metade do jogos na Luz com a Casa do Benfica de Famalicão, coisa que o grande Zé Manel pode confirmar a quem quer que seja).  Ás vezes nem trocos há para ter carne no congelador, quanto mais pagar as quotas... Mas isso é outra história, e se a partir de hoje decidirem ignorar o que escrevo em função disso, estão à vontade.

Voltando ao leitor (?). Decidiu ir para outros blogs, nomeadamente o Mastergroove, dizer que a culpa do mau momento do Benfica é do Cabelo do Aimar, mas não porque é mercenário ou porque o Vitto não é sócio, mas sim porque tem escritores do Sporting. Eu sei que isto é ridículo, e qualquer pessoa minimamente sensata percebe isso, mas, e sendo este o último destaque que esse leitor(?) consegue da minha parte, gostava que dissessem o que pensam sobre isso...

Termos lagartos a escrever cá, torna este blog menos aliciante para vocês, sendo que a maior parte são benfiquistas? Vocês viram os comentários que o leitor (?) deixou por cá, no post da entrevista ao Eugénio? Acham que ele tem razão? Seremos mercenário?

Respondam com justiça, por favor. Entretanto criou-se uma sondagem acerca das caixas de comentários, podem dar lá a vossa opinião também. Obrigado.

Guerra de gangues!


Guardiola sai do Barcelona.





Será recebido de braços abertos no Estádio da Luz!




Dose de cavalo






Acabou-se a poção mágica.


Alvalade parecia a aldeia inexpugnável dos gauleses Astérix e Obélix, inúmeras vezes atacada por romanos mas sempre invicta. Por seu turno, Alvalade foi, esta época, invadida por italianos, ingleses, ucranianos, bascos e sempre saiu invencível nas batalhas europeias.

 A poção mágica do druida Sá Pinto fez milagres nos pobres jogadores “abandonados” por Domingos Paciência. Quatro batalhas em Alvalade, quatro vitórias (a juntar às outras quatro de Domingos). Nas batalhas fora de Alvalade, embora com algumas derrotas, as guerras foram vitoriosas. Sempre com brio, com “raça”, com a poção mágica do druida Sá Pinto a surtir efeitos milagrosos. 

A imagem de Pereirinha, no final do jogo em Manchester, com o braço ao peito, é exemplo perfeito disso mesmo, da incutida nos jogadores e que lhes fazia crer que era possível combater todas e quaisquer adversidades.

Só que o Druida Sá Pinto, na batalha mais importante da época, não percebeu que a dose do ingrediente principal, a “raça”, não era a suficiente para levar a cabo a empresa de San Mamés.  Era necessário uma dose muito maior. Dose de cavalo, diria mesmo.

Sá Pinto acreditava que a mesma receita aplicada em Bilbao surtiria os mesmos efeitos da que foi aplicada em Manchester e Kharkiv. Mas a dose extra de “raça” que era necessária para enfrentar os leões de Bilbao ficou em Alvalade, esquecida. Ninguém a trouxe para Bilbao. Bem procuraram no intervalo mas não havia.

Creio que, pura e simplesmente, os organismos dos jogadores atingiram  o limite. Da mesma forma que, ao tomarmos antibióticos em demasia, os mesmos deixam de fazer efeito, o mesmo acredito que se tenha passado com a poção cozinhada hoje por Sá Pinto.

A poção que beberam antes do jogo, afinal, trava-se apenas de puro placebo. E que, logicamente, não funcionou.

Patrício voltou a ser o Patrício que, embora sem culpa directa nos golos, deixou sempre a sensação de que poderia ter feito mais, Pereirinha tornou a ser o jogador inconsequente das melhores épocas de Paulo Bento e Polga… Bem, Polga, voltou a ser o Polga que todos nós conhecíamos, antes do druida Sá Pinto ter tomado conta da aldeia de Alvalade. A poção mágica já não fazia efeito. Apenas André Martins, quiçá por ter começado a tomar a poção mais tarde que os seus companheiros, aparentava ter alguma energia nos movimentos. 


Resta esperar que esta derrota não traga muitos efeitos negativos e que se descubra, rapidamente, outro(s) ingrediente(s) para juntar à receita da poção mágica do druida Sá Pinto. E que se descubra antes da final do Jamor, em Maio.



P.S. O Athletic foi um justo vencedor. Se se não tratasse do Sporting que estava a jogar contra, estaria a torcer por eles. Desejaram mais chegar à final.

P.P.S. Oh Vitto, só volto aqui prá semana. Vou desligar a net, tv e não lerei jornais nos próximos dias. :P

P.P.P.S. Os meus paint skillz são assustadores!


SL

Rui Oliveira e Costa, imparável




Confesso, não sou um admirador do Rui Oliveira e Costa (ROC) e, como muitos, desejava ver o Zé Diogo Quintela, por exemplo, no seu lugar, no programa Trio de Ataque. Mas depois da prestação memorável e imparável de ontem do ROC, fiquei fã.

Continua ROC, deixa-me continuar a fazer vídeos!

Edilson, o Italiano

Quem é o Edilson do Jornal Impacto?
Isto anda no no ar desde o passado derby, e com o passar dos dias, mais difícil é conseguir uma resposta lógica a esta pergunta. Pela "web" fora, as poucas referências que se vão encontrando são rapidamente reduzidas a "copy-paste" deste blog, sem nada de novo. Por entre os jornais, só O Jogo deu destaque. Por entre os Jornalistas, ninguém ouviu falar da personagem. Existe num fórum portista uma referência a que possivelmente seja Edilson Patrocínio, um blogger Brasileiro, mas isso foi uma confusão de google, logo a teoria caiu por terra passados uns links.

Só restava uma coisa. Investigar a fundo. Para isso foi necessário entrar em contacto com diversas empresas e organizações, para que pudéssemos fazer um bom trabalho. O único jornal que deu destaque ao sucedido na conferência de imprensa foi O Jogo. Após um breve telefonema, foi-nos informado que o senhor identificou-se perante os restantes jornalistas, já com a câmara desligada, como trabalhador do Jornal Impacto de Vitória da Conquista, na Bahia. Isso foi necessário porque existem vários jornais com esse nome em solo Brasileiro, daí a confirmação.

O passo seguinte foi contactar o dito Jornal Impacto, e para isso recorremos a um dos nossos enviados especiais em terras de Vera Cruz, o Nélson, que entrou em contacto com o director desse mesmo jornal, questionando-o sobre a existência do Edilson e da cobertura do derby Português. A resposta foi, e passo a transcrever: "Não trabalha aqui ninguém com esse nome não. Nem sequer temos alguém com esse nome em regime freela e não cobrimos a Liga Portuguesa, apenas a regional do nosso estado." O nosso repórter teve a amabilidade de gravar a conversa.

Com estes factos, tentamos entrar em contacto com o departamento de comunicação do Sporting, mas não obtivemos sucesso. Inconformados, resolvemos ligar para o Benfica, e fomos bem atendidos. No departamento de comunicação do clube encarnado, a senhora que nos atendeu estava bastante entusiasmada com o que lhe contamos, acerca da resposta do Jornal Impacto, e disse-nos para tentarmos Alvalade por outros meios. Assim o fizemos. Entretanto, deixamos o nosso contacto para quando Ricardo Lemos, assessor de comunicação do Benfica (também pensei que era director, mas ela negou isso), estivesse disponível para entrar em contacto connosco, o que nunca aconteceu. Ainda hoje esperamos a ligação de volta, entre tentativas diárias de ligar para lá, sem que nos atendam o telefone.

Então, após sugestão da nossa simpática amiga do Benfica, conseguimos o contacto pessoal de uma das assessoras de comunicação do Sporting. Quando nos atendeu, não estava à espera de alguém "estranho", mas foi isso que teve deste lado. Quando confrontada com a eterna pergunta, Quem é o Brasileiro que perguntou pelo penálti ao Jazuz, ela ficou notoriamente ofendida e depressa disse que não era Brasileiro, mas sim Italiano (daí o "trabalho num jornal brasiliano") e que era presença assídua na sala de imprensa de Alvalade, mostrando até bastante afinidade com o senhor. Confirmou-nos que tinha carteira de jornalista freelancer, por isso não entrou lá como penetra, que era o que queríamos saber, e disse que o senhor fazia peças jornalísticas para alguns jornais no Brasil, entre os quais o Impacto, onde cobria a liga Portuguesa.

"Mas... acabámos de ligar com o director desse mesmo jornal e ele disse que isso era mentira..." dissemos nós.

A senhora, que até então estava a ser surpreendentemente prestável, parou uns momentos, desconversou e despachou-nos, começando a falar em "casos", "não-casos", "nem o Benfica investigou isso, que querem vocês?" e desligou, após um "não vos posso ajudar mais, esqueçam este assunto..."

O passo seguinte foi contactar alguns jornalistas que frequentam Alvalade, e ninguém sabe quem é o Edilson Italiano, presença assídua em Alvalade. Apenas um jornalista, Brasileiro naturalizado Tuga disse que sabia mais ou menos quem era. "Um Sportinguista que usa a carteira de jornalista para ver os jogos do Sporting à borla". Mas que não sabe o nome nem nada sobre ele, e como já está reformado é complicado de saber. No entanto, continua a investigar o caso, assim como Marinho Neves se disponibilizou para tentar encontrar respostas para esta investigação.

Até lá, esperámos pelo telefonema do senhor Ricardo Lemos, esperamos que a senhora da assessoria do Sporting nos atenda novamente o telemóvel (hoje atendeu, mas despachou-nos com um "liguem mais tarde por favor!", sem nunca mais atender), e esperamos que alguém, ao ler este post, saiba explicar mais sobre o Sportinguista italiano com sotaque brasileiro que vai à borla ver o Sporting e faz perguntas a Jazuz sem eira nem beira.

Estás nervoso?

Para mim, futebol é algo diferente.

Sou Sportinguista orgulhoso. Para mim, o Sporting é o melhor clube do mundo, para lá de qualquer vitória, empate, derrota, troféu ou estatística. É um ADN nobre que vem desde a fundação do clube. Uma herança que se traduziu durante muitos anos numa forma de jogar, mandona e bela no relvado, e em jogadores de enorme categoria e técnica. Ganhar troféus, era secundário. Ficaram para outros que deles fizeram razão de existir, porque qualquer Sportinguista os dispensava com facilidade. Apenas não se abdicava da identidade do clube e da qualidade no toque com a bola. Dessa identidade se abriu uma escola de futebol que deu Ases ao mundo e ao país...

No entanto, já há algum tempo que descobri que não se vai buscar alegria ao futebol, ou qualquer outro desporto, para compensar a que nos falta na vida pessoal. Vai sempre haver uma derrota que bate fundo. Um golo sofrido, uma competição perdida. Um jogador simbólico que passa para outro clube. E se apenas temos o futebol para nos dar alegrias, ficamos sem nada. Nem isto é vida. Pelo contrário, já deixei de ver jogos de Sporting para estar com a namorada, com a família, com amigos.

Por outro lado, procuro respeitar os emblemas adversários e os seus adeptos. Sei que são a minha simetria com outras cores. A parte melhor do futebol, para mim, é a que coloquei em prática com os adeptos do Bilbao, no Bairro Alto, cada qual com seu jersey, bebendo rodadas de cerveja e tentando comunicar em portunholenglish. Trocando ganhardetes de história e lendas do clube, Sporting, Bilbao, mas até Real Madrid e Mourinho, e Barcelona... Não tenho problemas em afirmar que facilmente o faria com Benfiquistas ou Portistas, se tal fosse possível.

Para mim, futebol é o pai que leva o filho ao estádio e lhe explica porque é aquele o melhor clube do mundo. O meu pai, já falecido, levou-me ao estádio e explicou-me porque era o Sporting o maior. Se a relva era verde, jogávamos sempre em casa. Para um miúdo de 5 ou 6 anos, era o argumento decisivo... Para mim, futebol, é famílias no estádio. É estar sentado ao lado de quem torce para o outro lado, respeitando a sua derrota, sem ofender.

O que não impede de atirar a ocasional farpa ao adversário. Faço-o aqui no blog.

Porque para mim, futebol também é como os matraquilhos do liceu. Metade, saber jogar. Defender as cagadinhas do avançado adversário. Estar preparado para o imprevisto. E marcar golos com o guarda-redes, em remates fortíssimos da mão esquerda. Mas a outra metade da diversão era picar a dupla adversária. No fim do recreio ir para a sala de aula, que havia mais mundo que ficar a chorar agarrado à mesa de matecos...

Um forte abraço, 1904.

Adeus Farsalona

E assim foi... Di Matteo, o adjunto de Pilas Boas conseguiu pôr a equipa na final da Champions. Confesso que gostei, porque detesto o cadeirinhas, e assim o Real fica com o caminho mais facilitado para vencer. Shame on  you, Pilinhas! 

PS: O Jazuz queria o Chelsea por isto, para perder com um finalista!

PPS: Pensei que o Chelsea era fraquinho, na boca de alguns adeptos, mas a verdade já lá mora.

A Bola / Entrevista

Mas afinal o que se passa com o suposto jornal "benfiquista"?

Em 2 das 3 entrevistas vimos uma denúncia por parte dos entrevistados que visavam este mesmo jornal. Marinho Neves ia entrar para lá mas foi afastado à última da hora. Eugénio Queirós foi forçado a pedir desculpas a Pinto da Costa pela direção do jornal, marcando isso como um dos piores momentos da sua carreira. Será que o jornal afinal não é tão "benfiquista" assim...

De facto, são muitas as engrenagens que movem a comunicação social, e o Desporto não é excepção. Eu consigo compreender as pressões que os jornalistas sofrem, com receio de que algo lhes aconteça, ou à família, e por isso gosto de louvar quem não tem medo de falar, mesmo que seja pouco. Com isto agradeço a participação dos 3 jornalistas entrevistados até agora pela sua coragem, cada um da sua maneira, e por não se terem importado de contribuir para o trabalho de bloggers amadores, que supostamente ganham rios de dinheiro na publicidade, mas rios esses que não chegam aos 3€ em 8 meses de existência deste blog.

Um muito obrigado aos leitores que sabem valorizar o esforço dos bloggers e quanto aos que preferem criticar e deitar abaixo, um obrigado também, só contribuem para que tenhamos cada vez mais força no dedo, criando novas iniciativas para quem goste de nos ler. Como foi dito na entrevista anterior, demos a oportunidade aos leitores de fazerem perguntas a Eugénio Queirós, às quais não era preciso responder (nem sequer tinha conhecimento disso), e no entanto, respondeu a todas, à sua maneira, que quem conhece o seu trabalho sabe bem que é esta. Por momento algum os bloggers deste tasco se sentiram gozados ou humilhados com as respostas, até porque há muito a retirar desta entrevista. Se estão à espera da papinha toda feita, nunca saberão o que realmente se passa.

Critiquem... Mas façam o vosso papel. Com a internet existem milhares de contactos diponíveis, desde clubes a juízes, passando por jornalistas e advogados. Se cada um para lá ligar e for juntando as peças, certamente chegam a boas conclusões. O vosso trabalho é igual ao nosso, de amador, por isso não cobrem mais do que aquilo que vocês próprios conseguem fazer.

Obrigado.

Entrevista - Eugénio Queirós


Porque um jornalista é um jornalista. 20 minutos depois de serem enviadas as perguntas, já Eugénio Queirós nos bombardeava com as respostas de todos os problemas existenciais no futebol nacional. Heavy Metal, FIlmes Eróticos e Bruxaria, ingredientes fundamentais numa boa entrevista sobre futebol, com um entrevistado de humor refinado, que chuta as palavras com o pé de um Bergkamp.

Cabelo do Aimar - É já habitual esta pergunta. O que acha de Pablo Aimar, e do seu longo cabelo?
Eugénio Queirós - Gosto. Faz-me lembrar o filme “Hair”.

CdA - Em Janeiro, Vieira disse que se iria recandidatar como Presidente do Benfica. O Eugénio comentou na altura que “Este Benfica de Luís Filipe Vieira já tem o software mas ainda está longe de possuir o hardware do FC Porto.“. O que quer dizer com Hardware do FC Porto?
EQ - O FC Porto é uma banda de heavy metal a competir com o conjunto Maria Albertina.

CdA - Será que esse comentário ainda se aplica à actual situação directiva do Benfica, ou a eminente derrota neste campeonato foi como um vírus que limpou o sistema operativo?
EQ - O sistema está sempre operativo.

CdA - Luís Filipe Vieira teve alguns problemas com Joaquim Oliveira nos últimos anos. Acha viável terminar o contrato com a Olivedesportos nesta altura? Se for usada como bandeira de campanha, poderá ser cumprida?
EQ - Continuo a pensar que LFV vai renovar com a Olivedesportos.

CdA - Jorge Jesus tem estado em queda livre nas sondagens benfiquistas. Acha que o treinador ainda reúne condições para se manter no Benfica sem o apoio de uma grande parte dos adeptos, ou poderemos ver o  mestre da táctica no FC Porto na próxima época?
EQ - Um dia vamos vê-lo no FC Porto. Porque longos dias têm 100 anos. Quanto às condições para continuar no Benfica, tudo se resume a um número: 4 milhões de euros.

CdA - O que acha de Paulo Pereira Cristóvão? E de Godinho Lopes?
EQ - Quando era miúdo era fã dos desenhos animados do Coiote.

CdA - Em tempos, num post, o Eugénio referiu que o Apito Dourado nada mais tinha sido que um “bug no sistema”. O que quer dizer com isto?
EQ - A partir do momento em que o processo passou a estar dependente da testemunha Carolina Salgado, deixou de ser uma coisa séria e passou a ser apenas uma telenovela e, como se sabe, estas acabam sempre bem.

CdA - Qual a relevância das escutas no panorama jornalístico nacional? Não incentiva a trabalhos de pesquisa mais elaborados, ou o assunto é tão incómodo, como se viu com o seu colega Marinho Neves, que nenhum jornalista é capaz de uma análise mais aprofundada com medo de queimar o nome?
EQ - Quanto a escutas, essa é uma competência da PJ. Quanto ao Marinho Neves, não comento.

CdA - Acha que Pinto da Costa tem influência no TAS? Se foi condenado pela comissão disciplinar da Liga e pelo CJ da FPF, porque terá sido ilibado em última instância, com alteração de leis para tal?
EQ - Há uma certa diferença entre o Ricardo Costa e um certo juiz de instrução criminal que pronunciou uma testemunha por falso testemunho, tendo esta sido absolvida do crime embora muito tempo depois do arquivamento de um processo realizado com fase exatamente nesse “falso” testemunho.

CdA - Os anos 90 foram anos dominados por nomes como Guarda Abel e Tomé Mal. Quem eram estas personagens?
EQ - Não é Tomé Mal mas Tone Mau e já morreu (paz à sua alma). Quanto ao guarda Abel, é um tipo porreiro.

CdA - O jornalismo desportivo passou por momentos complicados em vários estádios nacionais. Qual o momento mais complicado que viveu com alguma direcção, dentro ou fora de um estádio, no exercício das suas funções?
EQ - O momento mais complicado foi quando fui pressionado pelo diretor do jornal A Bola no sentido de pedir desculpa a Pinto da Costa.

CdA - Existem organizações desportivas em Portugal que sabem tudo sobre os jornalistas, incluindo vida privada e suas famílias, e usam essa informação como forma de controlo de pressão ou censura? Em tempos referiu que a sua ficha no estádio das antas era das mais hilariantes. Pode explicar?
EQ - Eu não disse nada disso, você é que está a dizer. Provavelmente sabe do que está a falar. Quanto a informações sobre jornalistas, é normal mas desnecessário pois é fácil perceber quem são os cordeirinhos e quem são as ovelhas tresmalhadas.

CdA - Numa entrevista de José Eduardo Moniz a Pinto da Costa, algures nos anos 90, o presidente Portista foi confrontado com uma agressão ao Eugénio, a qual desmentiu e desvalorizou. O que sentiu nessa altura?
EQ - Na altura trabalhava no Correio da Manhã e colaborava na Gazeta dos Desportos. Acho que o PC não gostou de algo que escrevi, na Gazeta, sobre o ostracismo a que estava votado o bibota de ouro Fernando Gomes. Aconteceu num Belenenses-FC Porto. O senhor presidente quase me proporcionou um momento histórico pois quase fui levantado em ombros pelos seus capangas.

CdA - Existe um aumento de programas sobre futebol na nossa televisão. Existe algum “paineleiro” que esteja a fazer um bom trabalho de informação e análise enriquecedora, ou estamos perante meras oportunidades de propaganda clubista?
EQ - São programas de entretenimento que costumo ver pois a essa hora não são transmitidos filmes eróticos.

CdA - Os leitores da Blogosfera dividem-se muito na opinião que têm sobre si, mas o que é de consenso geral é que gosta de abordar as temáticas com alguma ironia e gozo, o que lhe custam respostas menos agradáveis em todos os seus posts. Sente-se odiado ou apenas incompreendido por quem o crítica?
EQ - Sinto-me muito amado mas ainda está para chegar o dia em que vou arranjar uma namorada à custa disso.

CdA - Há uma opinião, também generalizada, que o Eugénio é adepto do FC Porto. Sendo essa uma questão tabu, importa-se de esclarecer essa dúvida de uma vez por todas ou prefere manter segredo?
EQ - O meu clube é o Leixões. Sou sócio e adepto há 50 anos. Mas confesso que simpatizo com o Benfica.

CdA - O Eugénio tem uma relação exclusiva com o Bruxo de Fafe. Acredita mesmo nas suas previsões? Porque lhe dá tempo de antena?
EQ - Só estive com ele uma vez. Quanto ao tempo de antena, não acredito em bruxas. Mas...

CdA - A arqueologia é uma das suas paixões. Consegue encontrar algum paralelismo com a realidade do futebol nas suas investigações arqueológicas?
EQ - Só se for um paralelo.

Como excepção abrimos um espaço aos leitores para colocarem algumas questões, num post do blog que esteve online entre as 2h e as 7h do passado dia 13 de Abril, e assim premiámos os nossos leitores nocturnos. Ficam aqui algumas das perguntas, com a resposta de Eugénio Queirós.

Anónimo - O que pensa da influência da poesia de Régio na intimidade de Pinto da Costa?
EQ - O único livro que ofereci ao presidente era sobre a vida de Régio. Em contrapartida ele ofereceu-me os cinco primeiros volumes encadernados da revista Dragões.

Iorda9 – Acha que PPC seria uma boa contratação para o FC Porto?
EQ - Já lá têm um PC. Não precisam de mais um P.

Señor B - Os observadores dos árbitros são o elo mais fraco e é por eles que se condiciona actualmente as exibições dos árbitros?
EQ - Os árbitros não são condicionados, mas às vezes não têm condições para realizar um trabalho focado apenas nas leis do jogo.

ÀBenfica - Se poderia indicar um conselheiro matrimonial de qualidade.
EQ - Hesito entre o Zezé Camarinha e o John Holmes.

VaiDeMota - Com Mourinho o Aimar teria apanhado só um jogo de castigo?
EQ - Aimar não tem lugar nas equipas de Mourinho.

Anónimo - Gostaria de perguntar quantas vezes lhe "partiram a boca" ou o ameaçaram no exercício da sua actividade de jornalista? E se denunciou esses casos ou não, e se não, porquê? Para finalizar gostaria de ouvir da boca de Eugénio Queirós se se considera um jornalista livre e isento.
EQ - Ameaças, sim, algumas. Mas fui Ranger e é difícil ir mais longe. Quanto à isenção, considero um insulto se disserem que sou um jornalista isento. Se quisesse ser isento ia para um convento.

VaiDeMota - Como se explica com razoabilidade que o FC Porto com aquela equipa só tenha uma derrota enquanto é treinado por Vitor Pereira?
EQ - Estamos a falar do FC Porto, não é?

JNF - Queria peguntar ao Eugénio Queirós se, passados 4 anos, já percebeu para que servem os Paralímpicos.
EQ - Perguntem à comissão deontológica do sindicato dos jornalistas.

Próxima Entrevista - Eugénio Queirós

Cáustico, polémico e genial. 3 atributos que caracterizam o Eugénio Queirós da blogosfera. Profissional, experiente e competente, outros 3 atributos do Eugénio Queirós Jornalista. A verdade é que poucos jornalistas desportivos conseguiram manter os seus blogs com sucesso, sendo Eugénio um raro caso de um profissional que mantém em paralelo um projecto amador sobre o mesmo assunto. Bola na Área é hoje, uma referência para os blogs sobre futebol. Com décadas de experiência, tendo passado por quase todas as publicações importantes, é hoje uma das grandes referências  da praça da bola, e tivemos o prazer de uma conversa aberta com ele. A publicar brevemente, no seu tasco do costume. 

PS: A entrevista a António Boronha, previamente anunciada já foi efectuada, mas por falta de tempo do Entrevistado a publicação está condicionada. Esperemos publicar em breve. Obrigado. Podem ainda consultar ou recordar as nossas 2 entrevistas anteriores, com Marinho Neves e Carlos Severino.

Nacional 2-3 Sporting

No pré-jogo, os habituais mind-games do Rui Alves, com selo de qualidade Jesuíta, e resultados semelhantes... De cada vez que a personagem surge, recorda-me sempre um poker Bueno.

No relvado, Sá alinha os miúdos. Temi o pior. Mas é por isso que (já aqui repeti), admito modestamente, e ao contrário dos profissionais pseudo-iluminados que comentam o futebol nacional, nunca serei mais que treinador de Football Manager...

Rubio, a facturar na abertura, oportunista. Renato Neto, apesar de grande desacerto nos passes que desequilibram perigosamente a equipa, a arriscar um excelente remate fora da área que deu num belo golo. Subitamente, 2-0 para este Sporting B.

Os primeiros voos do Condor Chileno

Pouco depois, Mateus a reduzir bem para 2-1.

Nacional atrás do prejuízo, mas até ao intervalo, tudo igual. Sporting eficiente, Nacional perigoso.

Segunda parte, entra Schaars a castigar o desacerto do passe do Brasileiro marcador do segundo golo. O meio campo ganha experiência.

Daquela que falta subitamente no ataque a Rubio. Já com um amarelo, mete infantilmente a mão à bola. Não encontra um buraco onde se enfiar antes de ver o segundo amarelo e consequente vermelho. Desaparece dentro da camisola a caminho dos balneários. É assim que se aprende, rapaz.

Sai André Martins, que esteve bem, e entra van Wolfswinkel. Sai Árias, que não esteve mal, por Jeffren. Sá Pinto quer ganhar o jogo e mostra que tem tomates para isso. Domingos? Oi? Quem?

Com o Sporting em inferioridade numérica, salienta-se Marcelo em campo, perante a natural avalancha ofensiva do Nacional.  Mas Keita, acabado de entrar, remata de improviso e factura. 2-2 Cairá o Sporting?

Não.

van Wolfswinkel isola-se na área, sente toque do redes e consegue cavar uma penalidade. Xistra vai na cantiga e marca penalty. O Holandês concretiza-a. 3-2

Remate contra o corpo de Xandão. Os insulares pedem penalty. Não me pareceu. Nem a Xistra...

Marcelo cai um par de vezes para queimar tempo a ser assistido. Os comentadores da tv oliveirinha comentam que pode ser lesão grave e o Sporting já queimou as substituições. Really, boys? Não acham que é teatrinho? Com anos a comentar jogos de bola? E pagam-vos? Amazing.

E assim vai o Nacional lutando inglóriamente contra uma teia montada pelos miúdos do Sporting, tecida com esforço, dedicação, solidariedade e inteligência a gerir os momentos do jogo. Com alguma sorte, o Sporting segue no encalço do Braga... O Marítimo já longe, cortesia dos nossos camaradas Benfiquistas.

Venha o Bilbao!

Destaques:

Sá Pinto. Que tomates...

Fuga para a vitória

Rubio, pelo melhor e o pior. Junto com Neto.


Marcelo Boeck. Não gostava desta aquisição, mas (não sou treinador em mais que FM2012, não sei se já disse) o Brasileiro tem-me vindo a contrariar e convencer.

Pereirinha. Podemos vender João Pereira a bom preço após o Euro.

Quase todos os míudos, Árias, Carrillo, André Martins, mais os já mencionados Rubio, Neto e Pereirinha a corresponderem à chamada do mister. Parabéns.

Quais segundas linhas?

O Estado Benfiquista

É incontornável. Este assunto tem sido debatido por tudo quanto é lado nos últimos tempos, e continuará a preencher a ordem do dia até às próximas eleições. Será Vieira capaz de cumprir mais um mandato maioritário como nos últimos 3? Ou estaremos perante um fim de um ciclo, marcado por algumas vitórias (em diversos níveis) que não eram vistas no mundo Benfiquista há bastantes anos?



O aumento das críticas nos últimos meses e as recentes manifestações por parte de alguns sócios e simpatizantes têm aumentado ainda mais o latim gasto nestas discussões, que passam de blog em blog, de café em café, no meio de reformados que jogam às cartas aproveitando um pouco do Sol primaveril ou até mesmo na sala de informática de uma qualquer Escola Superior de Tecnologia. É incontornável. Por entre críticas dos mais sentidos, vão chovendo pontos abonatórios a Vieira por parte de facções adeptas ao Presidente, não porque gostam do seu bigode ou das suas pompeantes orelhas, mas porque reconhecem obra feita na última década com alguns resultados satisfatórios, outros nem tanto.

Apoiados nas vergonhas das arbitragens, ainda ontem testemunhada no ponto de referência, quer queiramos quer não, para habitantes do norte mais recônditos, que escolhendo o Freixo para passar o Douro, não deixam de esboçar um sorriso quando avistam o estádio, seja ele jocoso ou de amor, onde se viu mais um erro clamoroso que poderia ter dado outro desfecho ao jogo. Mas isso não basta, e mesmo o Vieirista mais fiel sabe que não se pode amarrar à eterna desculpa das arbitragens pelo nosso insucesso desportivo, por mais que isso me custe escrever e a vocês ler.



Ainda no Freixo, eu acho muito bem que os portistas considerem o FCPorto uma "naçoum", porque de facto é  o que eles são. Nós, por outro lado, somos um estado, um país dentro de outro país, com uma forma de viver muito própria que se reflecte na postura adoptada no dia-a-dia extra-futebol. Os Vieiristas são um partido, os não-vieiristas são contestantes, indignados com a actual situação do nosso país, Benfica, e que só agora despertam em massa para o que pode vir a ser conhecido como o Verão Árabe, não no sentido racial da coisa, mas na atitude de protesto perante um governo que vai para o seu 4º mandato, sem dar grandes hipóteses de alternativa a quem acha que o seu ciclo já terminou.

Voltando ao Porto, ao ver-mos aquele tarja de homenagem esvoaçando na claque tripeira, com os "30 anos" em background, vem-nos logo à cabeça os regimes militares que se foram levantando nos antigos protectorados europeus, onde Ghaddafi, Mubarak, Ben Ali, Al-Assar entre tantos outros conseguiram libertar o seu país do domínio Europeu, e com alguma vitórias importantes foram dando um novo rumo aos seus países, caindo na tentação de de lá não mais sair. Pinto da Costa é isso. Um déspota que vive nas últimas 3 décadas cada segundo da sua vida em função da sua Nação, utilizando todos os meios possíveis para corromper os meios legisladores em volta, oferecendo prestígio e dinheiro a quem deveria defender os melhores interesses da nação. O PintodaCostismo é uma ditadura, e só com a morte poderão recuperar a integridade de uma verdadeira nação, com dificuldades acrescida por cada ano de poder do anterior ditador.

O país Benfica, democrático por existência, não pode tolerar este caminho, e se para lá caminhámos, urge que novas soluções sejam apresentadas a curto prazo, mas sempre com a democracia em pleno, dando oportunidade ao nosso Presidente de se recandidatar, em eleições limpas, e os cidadãos Benfiquistas votarem no pleno das capacidades que o nosso país tem para oferecer. Que soluções apresento? Algumas. Rui Costa, se quer ter alguma hipótese de ser presidente do nosso país, sem contestação, só tem uma hipótese; abandonar Vieira imediatamente. Outras presidências virão de nomes menos emblemáticos, mas na minha opinião pessoal, como cidadão preocupado, desejo Rui Costa no comando.



Urge também recuperar grandes nomes do nosso país, com anos de militância e que entrem em plena consciência que vão servir o povo, e não servir-se dele. Preud'Homme tem essas características e poderia muito bem ocupar um lugar directivo com grande destaque. Como treinador não sei, não lhe conheço as manhas, apesar da boa crítica que se vai lendo mas que a mim pouco me diz, pois só vendo alguns jogos seguidos de uma equipa é que posso ter uma opinião mais ou menos formada sobre a capacidade de um treinador ser responsável pelo meu país.

Luisão deve manter-se no clube e, se ele quiser, passar para a equipa técnica. Não pela pessoa que é ou pela inteligência que tem(?) mas porque entende como ninguém a realidade do nosso país. Também Maxi Pereira e Nuno Gomes preenchem esses requisitos. Cardozo pode ficar, mas só lhe encontro um lugar adequado, e sendo esse o de vestir o traje da águia e animar os jogos no intervalo. Porque para além disso, só lhe vejo um futuro como Jardel, a terminar a carreira aos 40 e nunca mais fazer nada na vida.

Aimar. Aimar é essencial para a nossa futura estrutura. Seja na equipa técnica ou na administrativa, Pablo César é um emigrante de luxo no nosso país, com capacidades únicas e raras no meio político de Benfica. Não me ocorrem, de momento, nomes que tenham passado pelo Benfica que tão bem possam desempenhar papéis influentes no cumprimento das regras pelas quais o nosso país se rege. Deixar Pablo fugir serão mais 10 anos de atraso pela recuperação desportiva do nosso Estado.



Em suma. O nosso país está divido, e isso não foi normal nos últimos 10 anos, mas isso também caracteriza a nossa superioridade democrática em relação a nuestros hermanos lá de cima, que vivem na autocracia de um regime saturado que se alimenta das nossas fraquezas para que nunca recuperemos o controlo das fronteiras. Eleições em Julho/Agosto pedem-se, e uma nova lufada de ar fresco directivo, mesmo que seja Vieira. Acabem-se os treinadores Sportinguistas (Desculpa Jesus, sabes que te amo), acabem-se os Vices paineleiros afectos ao Braga. Acabem-se os directores de comunicação que nada mais são que pilantras. Acabem-se os presidentes Portistas. Não sou de nenhuma claque, mas também grito.

BENFICA É NOSSO!


Pato Lógico



Não sei qual é o problema deste tipo com o Sporting, certamente será algo patológico relacionado com os ares da Choupana ou de algumas importações da Venezuela ou Colômbia.

O que sei é que se há pessoa que sabe o que é reduzir o presidente do Nacional à sua insignificância, é, precisamente, o ex-jogador e actual treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto. Lembras-te, oh Alves?






E parece que o Caixinha também já anda respirar muito do ar da Choupana.

Este Nacional já subiu ao meu Top 3 de jogos que mais gozo me dão ganhar, logo a seguir aos galináceos e aos corruptos.

Força Sporting, pés na Madeira e coração em Bilbao! AÚPA SPORTING!


SL

Oi? Hein? Somália?

Capdevila e Nolito titulares? Saviola? Está tudo bem? Será este um universo paralelo? Ou será caso para dizer...

EU AVISEI-TE, Ó NABO!!! Neste mesmo blog, há pouco tempo atrás!

Com licença.

Botafogo tem nova claque

São os Fogospel e são...... evangélicos.

São só 30, não insultam o árbitro (se fosse cá, acho que a coisa mudava rapidinho), não chamam palavrões aos Emersons lá do sítio nem vão aos jogos de Domingo porque é dia de ajoelhar e rezar!

Parece que o dono do Botafogo também é evangélico e já consta que anda atrás de treinador novo. Será que teremos brevemente mais uma estação de metro? Jesus Roubado?


Diário de PPC #1


Bom dia seu diário de merda,

hoje acordei com vontade de dar uns sopapos ao porteiro porque não me deu o número de telefone da vizinha do 3º esquerdo, mas em vez disso meti-lhe 50 € na conta que já o fodi.. rsrsrsrsrsrs....

Hoje tenho que começar a pintar o caralho dos mastros e não tenho tempo para andar a gastar tinta contigo, que sou um gajo bastante ocupado porque ainda tenho a relva para aparar e pintar de seguida. Logo à noite vou fazer um comunicado com o Godaltim a ver se dou qualquer coisa para o jornal da noite, que só se fala na fontinha e na fontinha, daqui a pouco já ninguém volta a associar o PPC a mim, e tanto que me custou a vincar estas letras... O que vale é que já meti 400€ na conta do Passos Coelho e logo fodo-o rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrs....

Bem, caguei e fui!!

Peace.

Iñigo! Iñigo! Esporting! Esporting!


Eskerrik Asko, Sporting!

Não foi um jogo perfeito. o 2-1 é perigoso para levar a Bilbao.

Ainda assim, na primeira parte, vi um Sporting com vontade de fazer o seu destino. A enorme dificuldade, o meio-campo fortíssimo do Bilbao, invariavelmente recuperando todas as bolas, apesar da escolha de Carriço como trinco no onze inicial, assistido pelo Schaars, e surpreendentemente com o puto André Martins a dar os laivos de técnica no lugar do lesionado Matias Fernandez. Cumpriu muito bem, o puto. Mas o meio-campo era Euskadi.

Toda a gente tinha avisado da valia dos Leones de Bilbao. E faço notar que ganharam a alcunha, não por terem qualquer símbolo leonino no emblema do clube, que não têm, mas pela garra que colocam em cada jogo. A equipa leva para o relvado a essência de um orgulhoso povo cujas origens, milenares, ninguém conhece, que partilham muitos traços de ADN com os Irlandeses, e que são capaz de beber como eles, como eu bem descobri depois.

Média de idades? 21


Na segunda parte, chegou o golo, que vi na tv. Estava cavalheirescamente na fila para comprar uma garrafa de água, quando o golo aconteceu. Injusto. Não só pelo teor que levava o jogo até ali, mas pelo próprio lance. Parece-me que a bola bate no braço do Amorebieta, e ele obtém vantagem com isso. No seguimento do lance, surge o livre que dá o golo, capitalizando a desconcentração Sportinguista que não pode acontecer!

Regressei ao lugar, e o Sporting resolveu dar a volta. Sá Pinto abdica da luta perdida no meio campo, tira Carriço, e coloca Carrillo. Tudo mudou.

Voltou o futebol empolgante, jogadas de belo recorte, aplaudidas inclusivé pelos Bascos. van Wolfswinkel queimou oportunidades, mas Ínsua colocou justiça no marcador. Os adversários dizem que o redes ficou mal batido, mas eu penso que não.

Nesse momento, Sá Pinto volta a mexer, pensei que suicidamente: Entra o avançado Rubio para o lugar de André Martins. Meio-campo aluga-se!!

Mas é por isso que eu nunca vou ser treinador mais que no Football Manager.

Talvez entendendo que valia a pena capitalizar o pendor ofensivo que os jogadores demonstravam no campo, colocando a bola rapida e directamente no ataque, Sá Pinto mostrou que está feito um treinador capaz de rivalizar com o grande "El Loco" Bielsa, reconhecidamente um dos melhores do mundo, como se escutou durante toda a semana.

E assim surge o segundo golo do Sporting, num lance de Capel. Inspiração? Não. Já tinha exasperado as bancadas várias vezes antes disso, serpenteando com a bola para terrenos interiores, mas escolhendo sempre mal o timing de soltar a bola. Naquele momento, rematou. Grande golo. Bilbaínos rendidos. Eu, rouco.


A-Team


Destaco:

Izmailov. Não vai estar na segunda mão por acumulação de amarelos.

Capel, mochilas, por vezes individualista em excesso.

van Wolfswinkel, criticado até pelos adversários. É novo. Ainda...

André Martins. É um caso sério.

Ínsua. Livres, cruzamentos, remates de pé esquerdo. Agora, de cabeça...

Xandão, um pilar na defesa. Com ele, até Polga se aceita.

Rui Patrício, sempre ele. Espero que leve o momento de forma fantástico para o Euro.

Sá Pinto, não é sorte. É trabalho. Atitude? Garra? Trabalho. Só não me impressiona com os gestos e esbracejar desde o banco. Show off para as bancadas e câmaras, ou forma de viver o jogo?

A torcida Bilbaína. Eram cerca de 4 mil. Chegaram e sobraram para 40 mil. Sempre com correcção, sempre puxando pela equipa, pausaram quando se renderam ao futebol do Sporting e aos murros no estômago que foram os golos, mas voltaram ao apoio até ao final do jogo.
Encontrei-os depois, no Bairro Alto. Eu e mais uns poucos de camisola do Sporting, no meio de camisolas listadas verticalmente vermelhas e brancas num ambiente de pura camaradagem. Consegui pagar a primeira rodada de imperiais, e depois, nunca mais...

Só me envergonhei de ser do Sporting e Português no metro. Uma cáfila de adeptos leoninos que fez a viagem cantando que "Espanha é merda" perante o desprezo dos Bilbaínos e alguns Portugueses. Mas imediatamente a seguir demonstrando a pouca inteligência, cantavam o marcador do golo "Diego Capeeeeel! Diego Capel! Diego, Diego, Diego Capel!". Que é Espanhol... A ironia não escapou aos de Bilbao, que sorriram.

ÉS DO BENFICA?? ANDAS À PROCURA DE TREINADOR?


Será desta?


Em 2005 tivemos um vislumbre de um Sporting "verdadeiro", de uma real equipa europeia que aproximava-se, como José Alvalade um dia desejou, de um "grande clube, tão grande como o maior da Europa", mas, lamentavelmente, como todos se recordarão, ficou conhecida como a época do "quase" ou a equipa do "quase".

Para se chegar "", é necessário, imperiosamente, títulos. Claro que preferia estar a lutar pelo campeonato mas ganhar uma competição europeia (que até poderá dar acesso à Liga dos Campeões, mas esta fica para outro post), daria uma tarimba e legitimidade a esta equipa e grupo de jogadores absolutamente preciosa.

Ora bem, hoje vislumbrei, bem lá no fundo, esse tão ambicionado Sporting, pois quando uma equipa, após ter "remontado" de 0-1 para 2-1, em 5 minutos, a 15 minutos do final do jogo, numa meia final da Liga Europa, e ainda "carregar" para chegar ao 3º golo, é um sinal de ambição e garra que há muito já não via em Alvalade.

Também é bom sinal já não haver Paratys a apitar e Ricardos na baliza do Sporting.

Agora, é ir com a mentalidade "ucraniana" a San Mamés, aguentar os primeiros 20 minutos, marcar um golo de livre (do Matias) e esperar por eles cá atrás.

Pena o cartão ao Izmailov, mas, felizmente, teremos o Sá Pinto no banco, pronto para dar mais uma lição de táctica ao "mestre" Bielsa.

Esta é prós aziados:

*Zenbat eta ipurdia gorago, orduan eta burua beherago
("Quanto mais alto o cu, mais baixa a cabeça".)

Comunicado de última hora!


A entidade terrorista ETA lançou um comunicado onde afirma voltar em força tendo como alvo o Sbording caso este se lembre de vencer esta eliminatória da Liga Europa.

Seria muito triste ver tanto azulejo destruído...

Só para desanuviar


Reparem na cara do Carlos Rui Abreu (o repórter em evidência) quando o Salvador fala na "Atiragem de bolas de Golfe".

Anseio ver este senhor como presidente do Porto. Ao menos vamos passar uns bons momentos.

PS: Sei que é de muita importância, mas estava à espera que algum dos dois lagartos de serviço falasse do jogo de logo, mas de qualquer maneira, ficam aqui os meus desejos sinceros de boa sorte para logo à noite aos nossos rivais, e que consigam ganhar. Força Sporting!

InGobernables Pt II

Porque tudo o que é grande tem uma sequela, eis que me deparo com a notícia do O Jogo que dá conta de um grupo de notáveis, liderado por João Gobern, que pedem a recandidatura de Vieira, pois não encontram ninguém no universo benfiquista capaz de tomar as rédeas do clube.

Na minha humilde opinião, não acredito muito nesta notícia, até porque ainda falta muito tempo para as eleições e para o fim do campeonato, e o Gobern estar já a meter-se nestas brigas em tão curto espaço de tempo parece-me pouco provável.

Mas, e porque há sempre o "mas", se isto for verdade, sou obrigado a condenar tal atitude destes moedários, que de notas nem vê-las, que avançando com isto não são melhores que o grupo de mascarados que já tanta tecla gastou aqui neste blog nos últimos dias.

Meus amigos, o Benfica não vive de pressões, seja na pele dos jogadores ou do (e como diz o POC) querido líder. E não é admissível este tipo de declarações, sobejamente aproveitados pela onda de indignação que se criou à volta de uma figura importante do nosso jornalismo, pelos benfiquistas.

Não apoio pressões, muito menos apoios demagogos que apenas pretendem minar a cabeça dos mais fracos de cérebro.

Com isto, muitos que pensavam candidatar-se, podem sentir-se inibidos e recuar nas suas intenções. Espero bem que não, e que nos seja dado uma vasta gama de opções para liderar o nosso clube.

Se, nesse grupo de candidatos, achar que não há ninguém capaz de fazer melhor pelo nosso clube, serei o primeiro a apoiar o Vieira.

Moedários, vão para a grande puta que vos pariu (caso a notícia seja verdade, da qual tenho dúvidas).

Frases de Bielsa no Facebook

Porque ontem demos lugar ao Antero, hoje damos ao Bielsa, outro grande poeta!
´Voy a ser roto: la Selección, la Selección, la puta que te parió´.

Mais na aplicação de facebook - Frases de Bielsa, que tenho de trabalhar e não tenho tempo de escolher as melhores.

https://apps.facebook.com/lokobielsa/index.php?ref=tab&app=129312878157


"A conferência de imprensa de Marcelo Bielsa, de antevisão do encontro desta quinta-feira frente ao Sporting, ficou também marcada por algo pouco habitual. Um dos jornalistas presentes na sala de imprensa de Alvalade questionou o técnico sobre um assunto que nada tem a ver com desporto.

Bielsa foi questionado acerca da nacionalização da YPF (filial da petrolífera espanhola Repsol) na Argentina, o seu país natal. Depois de um periodo de silêncio, o técnico respondeu assim: «Celebro que o meu país tenha recuperado uma fonte tão importante para o seu futuro. Espero que o meu silêncio lhe sirva (dirigindo-se ao jornalista) para perceber que não é o momento certo para se referir a uma situação dessas. É uma pergunta absolutamente tendenciosa»."

PS: Será que foi o Edilson?

Estarolas


Quando acordei com as notícias de que o Paulo Pereira Cristóvão, e por extensão, o próprio Sporting, estaria envolvido em "obscuridades", fiquei como muitos sportinguistas ficaram, boquiabertos por um instante e envergonhados nos momentos seguintes. 

Como é que poderíamos, nós, aqueles que mais razões de queixa temos das arbitragens, continuar a criticar os árbitros e aqueles que deles se usaram para vencer jogos e campeonatos?

Se eu vivesse no Reino Unido e o meu clube se chamasse Sporting Club of England e a nossa competição principal se chamasse Premier League e não houvessem dirigentes de clubes chamados Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira ou mesmo Rui Alves, aí sim, sentir-me-ia envergonhado por ter visto alguém do meu clube ligado a cenas "cardinais".

Mas de súbito, lembrei-me que estava em Portugal, com o Sporting a competir na Liga Zon Sagres, no futebol dos "quinhentinhos", do Apito Dourado, da fruta, dos cafés, do Lucílio, do Paixão, dos Calheiros, das viagens Cosmos, do João-pode-ser-Ferreira, do Ferrari de Setúbal, do Jorge-azia-Coroado, dos jogos com o Estoril jogados no Algarve, dos Freeports, das Casas Pia, dos submarinos e de mais umas centenas de "casos" muito mal explicados e nunca devidamente esclarecidos, portanto, seria agora que me iria indignar?

Bardamerda, pah.


Pronto, este é o meu discurso público quando alguém me pergunta a opinião sobre o caso #ppc. 


O meu discurso interno é, sobretudo, um discurso moral e envergonhado... por termos um tipo que passou vinte anos na PJ e quando tenta fazer uma "à la Pinto da Costa", comete argoladas que não lembra ao diabo!

Mandar um empregado fazer um pagamento?? Nunca ouviu falar em e-banking, offshores, Paypal, transferências bancárias, proxys?? Hello? 

Foda-se, que amadorismo. Só nos resta espera e rezar que tenhamos a sorte destes 3 estarolas.












E amanhã até os comemos! O Sá Pinto vai dar outro banho táctico, desta vez ao El Loco Bielsa.


SL

Mais valem dois tiros na cabeça...

...do que um no escuro.

Fica a minha homenagem ao grande herói dos loucos anos 70.

‎"A este primeiro motivo, que é um direito, uma faculdade só, accresce um outro, e mais grave e mais obrigatorio, porque é um dever, uma necessidade moral. É esta força desconhecida que nos leva muitas vezes, ainda contra a vontade, ainda contra o gosto, ainda contra o interesse, a erguer a voz pelo que julgamos a verdade, a erguer a mão pelo que acreditamos a justiça. É ella que me manda fallar."

Carta de Afonso dos MargiNNais

"Sei que este comentário não vai ser publicado,mas fica para leres e tomares as tuas conclusões!


1)Não fizemos isto depois do Jogo com o sportem porque apesar da Taça da Liga ser um Troféu menor,um BENFIQUISTA quer sempre vencer,por isso poupámos a Equipa durante a semana,esperando pelo final do Jogo;


2)Não fomos a mando do LFV,aliás o nosso principal alvo era ele,mas não deu a cara;


3)Estávamos de cara tapada apenas devido ás TVs que estavam presentes,e há Pessoas que tem problemas com a autoridade por lutarem literalmente pelo SLB,logo ao mostrar a cara era mais uma para os processos;


4)Mostrámos várias vezes,não só os cartões do SLB,como os Red Pass que todos temos;


5)Não fomos os mesmos que recebemos a Equipa depois do chelsea,até porque fomos practicamente todos a Londres;


6)Acima de tudo queremos o melhor para o Amor das NNossas Vidas,o SPORT LISBOA e BENFICA,e se achamos que é por este meio que conseguiremos trazer o BENFICA para as Glórias Passadas,assim continuaremos;


7)Não te insultei,chamaste-me burro,não entro em insultos nem guerras de net,Sábado aparece na Varandinha e chama-nos burros,se tiveres coragem para isso prometo que terás o nosso apoio para seres o próximo Presidente;


8)Quando chegares lá,pergunta pelo Afonso dos MargiNNais e debatemos este assunto;


9)Não te fies nos 50 NN que tens como Amigos no FB,que não são ninguém na Bancada!Saudações Benfiquistas!


E PLURIBUS UNUM"


O que acham disto?


ADENDA (a minha resposta):


Antes de mais quero dizer que não pretendo começar nenhuma guerra com a claque, que respeito pelo apoio que dão ao clube durante os jogos, apesar de não concordar com as medidas extremas que praticam. Não compro essa guerra, não porque tenha medo, mas porque não foi essa a finalidade daquele post. A minha revolta era para com aqueles dois gajos que falaram à SIC em coimbra no final do jogo. O caso dos "mascarados" vi depois de já ter feito esse post e decidi incluir nos comentários uma adenda a referir-vos também, porque de facto, correspondem ao 4º ponto da minha carta "Porque se estão a comportar como Sportinguistas?", que para mim, foi a PIOR atitude de todas.


Eu não acho que a taça da liga seja uma competição menor, até porque eliminamos Marítimo, Guimarães e Porto para lá chegarmos, mas compreendo a tua explicação de só terem ido protestar ao fim do jogo. Quanto ao LFV, não me recordo de alguma vez dizer que vocês lá estavam a mando dele, e acho que qualquer pessoa minimamente inteligente percebia isso. Mas alguém vos acusou de lá estarem a mando do LFV? Não concordo com o tapar das caras, e se vocês têm o vosso nome manchado não é por causa do Benfica, é por causa de problemas que causaram, que não interessam para o caso. Não tenho a menor dúvida que todos vocês são sócios, essa minha pergunta era para os dois gajos que falaram à SIC em Coimbra. Também não falei em Londres. Também tenho 2 dedos de testa para saber que vocês lá estariam.


Quanto ao trazerem "desta maneira" as glórias passadas, mais uma vez entendo e respeito o vosso amor pelo clube, que o amam à vossa maneira (como eu amo à minha e o Daniel ama à dele), mas não consigo entender porque recorrem ao insulto aos jogadores quando eles são quem mais têm dado ao nosso clube, que mais se esforçam e que mais alegrias nos querem dar (muito mais que o treinador e do que o LFV), e como já foi referido num comment deste post, o LFV é que deveria ter sido o vosso alvo, nunca os jogadores. 


Não quero ser o presidente do Benfica, não é, de todo,a minha praia, muito menos a minha ambição. Aliás, posso-te recomendar um outro Blogger que sei que daria um excelente presidente, e que terá o meu apoio, o Ricardo do Ontem vi-te no estádio da Luz. Esse é que merece o vosso apoio, não eu. 


Este sábado não, mas sei que um dia falarei contigo, AfoNNso, e espero ter uma conversa animada e quem sabe entrevistar-te para o Blog, para sabermos um pouco mais sobre vocês. 


PS: só tenho 1 ou 2 amigos No Name, na vida real, que no Face só tenho um e é só conhecido. 


PPS: Eu dou a cara, não tenho medo, qualquer um consegue saber quem eu sou, mas também não me vou sentir condicionado na minha forma de amar o clube, denunciando a corrupção, mesmo que essa venha da nossa direcção, ou criticar adeptos do meu clube que, na minha ideia, não estão a ajudar em nada o nosso clube com atitudes à Sporting.


PPPS: Depois acontece isto: Danilo Dias (Jogador do Maritimo) fala do jogo com o BENFICA: «Se fizermos um grande jogo lá, principalmente na primeira parte, e conseguirmos impor o nosso ritmo, os torcedores do BENFICA vão voltar-se contra eles (jogadores do BENFICA). Isso pode jogar a nosso favor».