Receita uruguaia para os maus árbitros e que fazia falta ao Sporting


Se não o puderem contratar, ao menos que o levem a Alcochete para dar uma palestra os tipos que costumam vestir a camisola do Sporting aos fins de semana:

"A mensagem que eu passo aos jogadores é que não há um árbitro do mundo que lhes possa fazer perder um jogo"

As leis do jogo estão cheias de referências a “na opinião do árbitro” e “conforme a decisão do árbitro…” Até a lei do fora de jogo é uma questão de interpretação.

Isto significa que a utopia de justiça no futebol nunca poderá existir e por muita tecnologia que seja aplicada , haverão sempre interpretações diferentes.

A forma mais fácil de provar isto é ver o contraste dos jogadores e treinadores opostos. Uma das grandes verdades do jogo é o facto de toda a gente pensar que o árbitro está a beneficiar a outra equipa.

Este estado de coisas não é difícil de entender porque as pessoas do futebol vivem uma vida de permanente insegurança. A forma mais fácil de negar ou evitar verdades inconvenientes é criticar o árbitro.

Diego Alonso destaca-se dos demais em relação a este tema – uma das razões para acreditar que o uruguaio de 37 anos é um dos mais promissores treinadores do futebol sul-americano.

Um homem de área de referência nos seus dias de jogador – suficientemente bom para merecer ser  sido internacional pelo seu país e para ter tido uma carreira decente em Espanha – Alonso sabia desde cedo que queria ser treinador.

Depois de um pequeno trabalho à frente do Bella Vista, o clube de Montevideo onde começou tanto a carreira de jogador como a de treinador, tomou conta da equipa do Guarani, do Paraguai, este ano e montou uma equipa agressiva que está perto de se poder tornar campeão – apenas o seu segundo título em quase 30 anos.

“Nas sessões de treino,” contou ao jornal uruguaio ‘El Pais’ na semana passada, “nós treinamos situações de jogo onde temos um jogador expulso e ficamos em desvantagem numérica. Também treinamos jogos com árbitros tendenciosos para que os jogadores se habituem.”

Ele está a criar uma mentalidade onde os seus homens assumam total responsabilidade pelas suas exibições. “A mensagem que eu passo aos jogadores é que não há um árbitro do mundo que lhes possa fazer perder um jogo. Não nego que às vezes o árbitro tenha um dia mau. Mas se tivermos jogadores a sério, um árbitro não influenciará o decurso do jogo.”



Traduzido daqui

11 comentários:

Pindrikaz disse...

muitos destes, que venham!! assim se aprende a ganhar!!

Prometeu disse...

Pois, mas, se o gajo não tiver bons jogadores, chapéu, nem com ajudas arbitrais vão a algum lado.

P.S. - Espero que o gajo tenha juízo caso recebesse um convite para lutar pela fuga à despromoção.

POC disse...

Gosto da mentalidade do tipo.

Gr33n C0d3r disse...

Ele que venha para portugal treinar uma equipa que é arbitrada todas as jornadas 'habilidosamente' para ver se mantém a mesma opinião...

Bubbles disse...

Que venha a Portugal a ver se não muda de opinião, lembro-me assim de repente de um GMR-SLB "apitado" pelo olarápio, em que os jogadores do SLB fizerem tudo para ganhar o jogo, até golos meteram, que foram anulados, e o palhaço com o apito não deixou!

LDP disse...

Tudo muito bonito. Mas de certeza que não há registo de presidentes dos adversários do Guarani receberem árbitros em casa.

iorda9 disse...

"Também treinamos jogos com árbitros tendenciosos para que os jogadores se habituem"

Godinho - dispensa o Oceano e contrata masé o Xistra !

LDP disse...

O Xistra é aquele gajo que de cada vez que vai á Madeira apitar o sporting, constipa-se no avião, e na semana a seguir apita o Benfica encharcado em panadol?

Vejo um padrão.

GNR disse...

Diz isso porque não leva com Xistras, Olegários, Costas, Proenças, Rui Silvas, Paixões, Fruta e Leite com Chocolate.

Carlos Alberto disse...

Árbitros? Isso não é desculpas de lampionagem incompetente, ehehehe~


"o grande Pinto da Costa é que vos fode" sábias palavras de um lagarto há não muito tempo!!!

rui disse...

Alguem que lhe mostre o video do jogo guimaraes benfica apitado pelo grande e unico Olarapio Boiquerença.

È que alguns arbitros sao habilidosos e tal,esse nao,esse é um carniceiro autentico para mim o maior ladrao de todos é sem duvida o Olarapio Rouboquerença,esse jogo em guimaraes vai me ficar para sempre na memoria daquilo que é o futebol portugues