O velho Commodore


Num dos episódios da 2ª temporada de Boardwalk Empire, o velho Commodore, “padrinho” da cidade de Atlantic City, numa tentativa para demonstrar que ainda está forte e que ainda é ele quem mexe os cordelinhos do submundo de crime e corrupção na cidade, levanta uma presa de elefante acima dos ombros, perante o olhar espantado e intrigado dos seus “afilhados” de negócio. Eis-me aqui, forte como um touro, ainda vão ter de aguentar muito até que eu me retire do negócio, parecia dizer Commodore aos que duvidavam da sua capacidade física e mental.

(Ahaha. Eles não sabem mas isto é feito de esferovite.)


Alguns episódios a seguir (Atenção, contém Spoilers!) o Commodore tem um enfarte e fica paralisado do lado direito (ou será lado esquerdo? Não interessa! :P) e irremediavelmente afastado do centro do poder e respectivos negócios. Os seus subordinados ainda tentam manter a ilusão de que o Commodore está bem mas a situação torna-se insustentável a cada dia que passa.

Alguns episódios depois, é assassinado pelo seu braço direito (ainda por cima, seu filho) que lhe toma o poder.

A súbita e inesperada tirada de Pinto da Costa, ao microfone do Porto Canal, minutos após ter terminado o jogo particular entre o Gabão e Portugal - e que já todos sabem o que provocou - , deixou no ar a ideia de que esta tinha sido, uma vez mais, “uma jogada estratégica” de PdC, bem delineada, com objectivos concisos mas que “só mais tarde nos aperceberemos quais são”.

PdC é genial e quando fala é porque tem um plano (maquiavélico), concluiam assim a maior parte das ideias dos vários comentadores desportivos da nossa praça.

Ora, eu acho que estas declarações foram apenas o velho PdC a querer levantar uma presa de elefante acima do seu corpo, como que dizendo "Olhem para mim. Ainda aqui estou. Fui operado ao coração mas ainda não se vão ver livres de mim!"

Para mim, não houve plano nenhum nem foi nada “estratégico”, porque se o fosse, PdC teria esperado pelo final do jogo Brasil – Colômbia para saber se James e Martinez teriam jogado mais minutos que Moutinho e Varela.

Estas declarações de PdC a juntar a outras do seu braço direito, Antero Henriques, há algumas semanas, à France Football, demonstram que o velho “Commodore” do futebol português está a ficar… isso mesmo, velho

Só tenho dúvidas é se Antero vai esperar pela ordem natural das coisas.

14 comentários:

Anónimo disse...

k se matem uns os outros

Escrivão disse...

Terá, afinal, Rui Gomes da Silva razão?

O velho Salazar - PdC - terá já sido substituído pelo seu delfim - AH - e apenas manterá a ilusão / fachada de que ainda governa a «naçom»?

DeVante disse...

Um post do Capto sem uma única referência ao Maior? Humn...o futebol português está a mudar...

portista_amadorense disse...

XI MEU GANDA MENTE CAPTO, CONTINUAS COM AS DESCULPAS DO COSTUME? JA T ESKECEST DE COMO ROUBAST O ESTORIL E O BRAGA? JOGA A BOLA MAS É, SEGUE O EXEMPLO DO MAIOR: FCP.

portista_amadorense disse...

quinta feira levas do basel e dps do moreirense, deixa d ver series mas é...

Ricardo disse...

Excelente post. É isto tudo e mais qualquer coisinha.

JAraújo disse...

Bem visto captomente.

Unknown disse...

Completamente de acordo.

odomanel.blogspot.com

LDP disse...

"SEGUE O EXEMPLO DO MAIOR: FCP."

O PPC e as reuniões na apaf (imediatamente a seguir á nomeação e imediatamente antes da proençada contra o braga), não são provas de que é precisamente o porto que eles (ainda) seguem?

Captomente disse...

LDP, a sério, fazes-me rir. :|

LDP disse...

Só o Valdevesgo é que pode dizer piadolas, querem ver.

artnis disse...

Deixa-me rir...!

lawrence disse...

O corrupto caquético já deu o que tinha a dar.
Só falta declarar-lhe óbito de morte morrida!
Não sem antes lhe enfiarem um barrote no cu e pregarem com ele numa janela da torre das "auntas" para que continuem a pensar que ele está vivo!
As tiradas que atira, de perfume de outrora, só o que lhe vem do baixo ventre!
Ele e o boxista já estão na prateleira 18 e só lhes sopram o pó quando precisam dum trabalhinho à antiga!

Pedro disse...

Fala agora do PDC zémané...ele está tão morto como a defesa do teu clube.

Miseráveis.