Sporting Clube de Portugal

Não é por acaso que o Sporting, além de grandes jogadores, dos melhores do mundo, também produz treinadores, dos melhores do mundo, exemplo de Paulo Bento, e agora, também, Sá Pinto...

Em grande parte, tal deve-se ao facto de que qualquer elemento do clube tem que lutar contra enormes adversidades externas com pouco a seu favor. Sejamos francos, a comunicação social, os árbitros, o sistema, no geral, é anti-Sporting.

E quem sobrevive a isto, está preparado para tudo o que o mundo do futebol tenha para lhe apresentar.

Começando por baixo na pirâmide, os jogadores. Qualquer jogador que entre para o plantel, desvaloriza imediatamente nos jornais. Tal facto é agravado quando são jogadores da formação que perdem imediatamente em comparação com as jovens estrelas de além Atlântico. Mas no geral, qualquer jogador que venha para o Sporting, é visto com desconfiança, ainda que venha a custo zero... É o oposto do que sucede com os rivais, onde qualquer jogador é um potencial craque que vai fazer esquecer as dezenas de onerosos flops que o precederam.

Prosseguindo no treinador, este enfrenta imediatamente enorme oposição, principalmente a do caracolinhos da SIC Notícias, que os elege imediatamente como alvo a abater. Bom, bom, é o Queiroz, mesmo que a realidade o desminta constantemente...

Seguindo para os dirigentes, qualquer um deles que seja apanhado numa situação dúbia, real ou não, é imediatamente alvo de grandes títulos no Correio da Manhã. O oposto do que sucede em negócios envolvendo outros clubes e transferências de jogadores, empresas de construção com contratos de empreitadas e comissões de transferências, etc. Chiça, querer comparar o caso PPC com o caso PC, é como querer comparar a Cicciolina e uma adolescente que é vista a sair do quarto do namorado...

Agora a última é a campanha do Indiano, que dizem que vem ocupar o lugar de um jogador jovem Português na equipa B, ou que é só para vender camisolas.

Uma bela campanha orquestrada de gente ao serviço de outros interesses.

Porque a seu tempo ninguém deitou abaixo os 5 minutos do Mantorras, para o Presidente corrupto de Angola continuar a meter uns trocos no bolso do Orelhas. Ou o Chinês Yu Dabao que chegou a jogar nos Juniores do Benfica...

É que a falta de preocupação com os jovens jogadores nacional, é uma acusação ridícula quando feita ao único clube nacional que tem alimentado a selecção nacional de futebol de forma consistente desde há décadas para cá, por vezes a custo do seu próprio sucesso desportivo interno.

Veremos quantos jovens jogadores (com os quais até o Rui Costa, entre outros, se vêm agora hipocritamente preocupar) vão jogar nas equipas B dos 3 grandes...

P.S.: já não sei se foi aqui, mas mais provavelmente terá sido no blog irmão Gordo vai à Baliza que comentei há muito tempo que ainda íamos ver os poderes podres do futebol nacional, a acusar o Sporting de negligenciar a formação. Aí está.


52 comentários:

wishmaster disse...

Deixei de ler quando li que o Sporting forma (?) grandes treinadores e depois exemplificas com Paulo Bento e Sá Pinto.

Erk disse...

Paulo Bento deve ser tão bom quanto Joaquim Low...

E com a vantagem de não comer macacos em directo.

LDP disse...

Perdão wishmaster, ele não usou o termo "grandes treinadores", mas sim "dos melhores do mundo".

E...palhaçito, vai lá ler o que disse o Rui Costa há um ano sobre o tema jovens jogadores.

Filipe Araújo disse...

Eh pá, o texto até está coiso e tal, mas dizeres que o Sá Pinto é dos melhores treinadores do mundo... Vai lá vai!

Erk disse...

Que jovens jogadores?

Ele percebe alguma coisa disso?

Deve ter visto tantos no Benfica como a Chita do Sahara. (um dos animais mais raros do mundo, para elucidar o taxista médio)

Qualquer treinador que leve uma equipa às 4 melhores Europeias, pode ser considerado dos melhores do mundo.

wishmaster disse...

LDP, bem visto.

LDP disse...

Valdemar, o Jesus é dos melhores treinadores do Mundo?

Erk disse...

Não é mau. Já levou a equipa a lutar bem na liga dos Campeões.

A teimosia, e outras características impedem-no de evoluir. Vocês sabem disso melhor que eu. É um Manuel José.

wishmaster disse...

Bom é o Sá Pinto.

jzz disse...

Então o Paulo Bento e o Sá Pinto são melhores que o Jesus, certo?

Erk disse...

Correcto.

Pedro disse...

Valdemar vive numa realidade paralela...só pode.

Comunicação Social má para o Sporting?? Queres trocar? É já, na hora, sem hesitar.

GreenMan disse...

Tivesse o benfica de suportar 1% do que o Sporting suporta vindo da comunicação social, e teriam razões de queixa. Mas estão tão entretidos com o que o canal de propaganda Btv lhes debita, que nem dão conta de quão alheados estão da realidade. Quando o passivo de 400M€ chegar aos 500M€, logo se vê se acordam do turpor.

LDP disse...

Pedro, talvez um dia o Valdemar acorde para a realidade...ou somente decida ser sério para com ele próprio. Talvez seja uma situação paralela à do Aimar: andou anos com a boquinha do jogador com pensão de reforma de ouro, para agora admitir que o que o nosso mago faz na relva, consecutivamente, o fez mudar de ideia.

Talvez um dia o Valdemar perceba que: a um clube a comunicação social obedece, porque muitos empregos e muitas famílias dependem disso. E, no que toca aos outros dois mas a sul, é a lei do mercado que gere as vontades das capas dos jornais.

Talvez um dia o Valdemar tire a cabeça do cú.

iorda9 disse...

Pedro

Podes acusar a comunicação social de se aproveitar do benfica ou do potencial de 6M de leitores - mas daí a pensarem que têm pior CS que o Sporting ...

Estou também curioso para saber quantos portugueses e jovens portugueses vão jogar nas "b" dos 3 grandes.

PS: Jesus e Paulo Bento são "bons" treinadores - a diferença é que PB sabe que é apenas "bom" e Jesus pensa que é "genial"

Meneldor disse...

Este post retrata bem o actual adepto lagarto. Vivem numa realidade que é só deles!!!

NSC disse...

Grande Sá Pinto! É, claramente dos melhores do mundo. Conseguiu chegar ao 4º lugar e à final da taça de Portugal. Tendo em conta que o fez no Sporting, é um feito enorme.
Este ano parece que até tencionam lutar pelo acesso à Liga dos Campeões.

Captomente disse...

Chapeau, caro Valdemar.

Ontem, Farinha no Record e Luis Sobral no MaisFutebol lamentavam e choraram lágrimas de crocodilo por o indiano ir tirar um lugar a um jovem da formação.

Por causa da "excepção", atiraram lama sobre anos e anos de "regra".

Unmasked disse...

Este post do valdemar é um verdadeiro hino à comédia e à estupidez. Típico adepto lagarto. Acho que as idas ao joão gordo lhe andam a afectar o cérebro.
P.S.: Acho que entretanto o Real Madrid despede o Mourinho para contratar esse enorme treinador sá pinto, que farta-se de ganhar troféus.

Quim Berto disse...

Clap clap clap, bem sucinto e bem explicito. Evitava apenas as comparações com o Benfica grande Valdemar.

Esqueceste apenas mais uma situação muito típica do nosso clube. a falta de estabilidade que por lá reina é muitas vezes causada pelos nossos próprios corpos directivos. Não gosto de Carlos Barbosa mas hoje ele diz uma coisa com razão, falta um líder no clube. Alguém, infelizmente à falta de melhor comparação, tipo Peidas Mor. Só ele é que fala e o resto deixa-se andar calado.

Carlos disse...

Quando é que o Sá Pinto chegou às meias-finais da Champions (presumo que isto corresponda a "levar uma equipa às 4 melhores da Europa")?

d.gomes disse...

sporting o melhor clube do mundo a formar jogadores para serem campeões noutros clube!! uhhh ahhhh , que orgulho !

Berrante De Encarnado disse...

"(...) sejamos francos, a CS, os árbitros, o sistema, no geral, é anti-sporting (...)"

Eh eh eh eh

Volto aqui a escrever: não existem anti-sporting. Pura e simplesmente, não!

Começaram a chamar isso aos detractores da Viscondada porque ouviam os Benfiquistas a dizer e, como os sportinguistas das últimas 2/3 gerações são pessoas movidas a inveja e ódio pelo SL Benfica, decidiram começar a dizer o mesmo. "olha, vamos mais uma vez imitar os Benfas e dizer que é tudo Anti-sporting".

Existem sim, volto a insistir, é os que malham no sporting em alturas de "reality check" que este tem, por saberem que estão a malhar numa das partes do plano Anti-Benfica, posto em marcha no famigerado projecto Roquette. Projecto esse, diga-se, que tão maus resultados tem trazido à Lagartagem, mas que parece ser ainda do agrado desta nova geração de Lagartos de Internet, ao ponto de os fazer ajoelharem-se hipocritamente perante um clube que lhes rouba tudo - títulos, jogadores, moral etc.

Cumprimentos Benfiquistas

Vitto Vendetta disse...

Gostei do post, apesar de achar o primeiro parágrafo um pouco esforçado. Considero o Paulo Bento um treinador acima da média, deu boas prova no Sporting, teve as suas birras como um bom treinador tem de ter, e ganhou taças e supertaças o que é sempre bom para ele e para a equipa. Não acho que seja dos melhores porque não ganhou nada de relevante. Acho que pode ser, se já não o é, um dos melhores selecionadores do mundo, como o é Scolari, Del Bosque ou Low, e gostava de o ver durante muito tempo a comandar a seleção.

Quanto a Sá Pinto, recordo-me bem da maior parte dos sportinguistas que conheço (e nesta terra são tantos) dizerem que não valia um caralho, e eu sempre disse que era uma boa aposta, como se confirmou. Agora vou ser duro, e dá-me pena pensar assim, mas não creio que o Sá Pinto consiga chegar ao final da época. Foi uma boa opção, mas não é uma opção duradoura.

Quanto à CS, concordo contigo.

Abraço e sejas bem regressado, seu largato :)

Vitto Vendetta disse...

Não concordo é na parte em que falas do Benfica, por dois motivos.

Yu Dabao marcou uns 30 golos na época de estreia, o que fez com que fosse catalogado como Puto Maravilha. Até saiu uma manchete do Record a dizer isso. Logo não podes exigir à imprensa que dê o mesmo tratamento ao indiano porque marcou 5 golos, para além de já ter 27 anos.

E não concordo em relação ao que dizes de Rui Costa, que sempre deu apoio a muitos Portugueses do plantel, como Coentrão, Carlos Martins, João Coimbra, David Simão ou Miguel Vitor.

iorda9 disse...

Sá Pinto foi a solução certa para aquela altura.

Faltou ao Sporting de Sá Pinto saber dominar totalmente jogos em que tinha a obrigação de ser superior.

Nesse ponto pode aprender com o Paulo Bento, que consegue com os mesmo jogadores pôr a selecção a jogar de forma diferente consoante o adversário - na expectativa e com saidas rapidas com equipas teoricamente superiores e a dominar o jogo contra selecções mais fracas.

Esse detalhe pode significar que Sá Pinto fique vários anos ou vários meses no comando da equipa.

PS: Vitto não queres pôr ali no aquario o LFV também ? Ou achas que não era senhor para fazer uns telefonemas para o Nuno Santos ?

Vitto Vendetta disse...

Inocente até prova em contrário. Mas cheira-me que tens razão :|

Bruno disse...

do sporting so a louvar os bons valores da formaçao, kem m dera k o meu PORTO comprasse mais tugas e os lançasse tb; de resto nos xoradinhos é igual ao 5lb, deixem-se disso isso é pas lampionicas.

Vitto Vendetta disse...

Choradinho? E vocês? Perdem um campeonato de futebol, é uma choradeira todo o ano, com vigilias papais e procissão de velas e o caralho. Perdem a merda dum título de basker, é uma choradeira filha da puta que o pessoal até tem que fugir para o balneário não vá morrer afogado em tanta lágrima. Perdem o campeonato de hoquei, querem logo impugnar aquela merda sabe-se lá deus porquê... Olha por ti a baixo, filho da puta!

Bruno disse...

Ó VITO VEDETA, VE SE PERCEBES. PERDEMS BASKET TUDO BEM, MAS DAÍ A FAZER GESTOS D LEVAR NO CU POS ADEPTOS DO PORTO E DPS TAR A ESPERA D PAZ, ESKEÇAM, AINDA VEM NEGAR K ELE N FEZ NADA E K FORAM MONTAGENS MAS K GANDAS BONECOSSSSSSSSSSSSSSSSSS, LOLLLLLLLLL.

NO HOKEI, MARCARAM UM PENALTI PO PORTO E DPS ANULARAM A DECISAO, POR ISSO KEREM IMPUGNAR. AO MENOS PESKISA CRL. VAI LA VENDER TSHIRTS DO CAIMAR PA FEIRA

Vitto Vendetta disse...

Vedeta o caralho, que eu não batizei o teu filho. Vai levar no cu tranquilo.

Erk disse...

Enquanto leva no cú, talvez queira levar simultâneamente uma gramática da escola primária...

Bruno disse...

TB TU VALDEMAR? TOU AKI A DEFENDERT DAS TUAS VIZINHAS LAMPIONICAS

Vitto Vendetta disse...

Tu quoque, Brute, fili mi?

Daniel disse...

saudades do da silva!

pelo menos esse panisga sabia escrever...

Bruno disse...

PARABENS VALDEMAR, GRANDES PLAYERS K O SPORTING ALI TEM ENTRE JOAO MARIO E BRUMA, ETC. NEM SEI COMO O PORTO VENDEU O WILSON EDUARDO E O IRMAO DASS.

Erk disse...

Bruno, antes de mais, um forte abraço, um obrigado por teres passado e te dares ao trabalho de comentar.

Como entendes, esta merda é um blog satírico, cuja única coisa que não tem discussão é o amor de cada qual ao clube que apoia.

Portanto, continua a escrever, escreve toda a merda que te apetecer, mas escreve sem caps.

Unmasked disse...

Sem caps e já agora em português!!!

Señor B disse...

Sobre a formação do Sporting, digo o seguinte:
Incubadora não é mãe.

PS: Onde é que se liga o caps lock?

Di_Carvalho disse...

O Sá Pinto já é dos melhores treinadores do Mundo ?? ahahahahahahhahahaha Obrigado maricas pela boa disposição !!

Jahwork disse...

E que diz o Señor B sobre a formação do Benfica?

PeLiFe disse...

Tirando o primeiro parágrafo, que é na minha opinião exagerado, concordo com o bom post.

É, realmente, das ideias mais disparatadas que tenho ouvido.
O Sporting é acusado de fechar o lugar ao jovens portugueses porque está a contratar (sem custo? ao abrigo de um acordo?) um indiano de 27 anos para a equipa B.

Isto quando nas 2 últimas semanas vimos o Porto dispensar dois miúdos promissores para a grécia(e outros seguirão o mesmo caminho no curto prazo) e o Benfica a largar nas calmas o David Simão (que era visto pelos benfiquistas como dos mais promissores jovens).

Ao mesmo tempo vão-se acumulando as notícias de compras destes dois clubes de jogadores jovens estrangeiros para as suas B's.

Ou andam todos doidos ou, de facto, só pode ser intencional e com propósitos pouco edificantes.

É triste a inveja que há no meu clube e na Luz do forno de jogadores de Alvalade.

Eu a inveja até percebo (e sinto!), mas o que não compreendo é a necessidade de mandar abaixo.

O Valdemar faz falta aqui na barbearia. Há uns cortes que só ele faz.
Que apareça mais vezes.

Para acabar, e ainda a propósito do primeiro parágrafo, só para dizer que também considero o PB um treinador acima da média. Para quem tinha dúvidas, este europeu dissipou-as.
Quanto ao Sá Pinto, confesso que ainda não consigo dizer, embora tenha ficado impressionado pelo que fez e ache que pode vir a ser bom. Esta época se verá.
Sempre gostei da Raça do SP (à Porto) e da inteligência que mostrava quando falava (ainda como jogador). Nunca imaginei que conseguisse ser tão cool como tem sido nas conferências.

Abraço aos Barbeiros.
PeLiFe
BASEL84.BLOGSPOT.PT

Señor B disse...

Jahwork,

Digo exactamente o mesmo.

Abraço.

Erk disse...

Patrão, exijo que metam o blog

BASEL84.BLOGSPOT.PT

nos favoritos.

Um Portista a falar de bola como deve ser, sem destilar ódio.

Gostei.

Vitto Vendetta disse...

E espreitares a lista de favoritos antes de escreveres essas coisas, não?

DeVante disse...

Pelife,

E aquela notícia sobre um despedimento colectivo em Alcochete?

DeVante disse...

Valdemar,

Sabes quantos anos passou Yu Dabao no Benfica? Sabes com quantos anos chegou, quantos jogos jogou e quantos golos marcou nos juniores?
Comparar a compra do Yu Dabao com o indiano é ridículo.

Erk disse...

DeVante, efectivamente é.

Até porque o Indiano ainda não fez jogo nenhum.

PeLiFe disse...

DeVante,

Não sei o que dizer disso (nem aliás o que insinuas com a pergunta).

Ouvi dizer que metade iria ser readmitida.

Eu, se mandasse no FCP, aproveita e tentava levar os melhores lá para cima.

Cumprimentos,
PeLiFe

PeLiFe disse...

Valdemar,
Obrigado.

Vitto,
Foi bonito, não foi?

Abraço aos dois.
PeLiFe
BASEL84.BLOGSPOT.PT

Islander disse...

A 1ª frase é de chorar a rir, nem consegui ler o resto!
PS: Se fosse o Glorioso a ter um vice-presidente a depositar € na conta de um árbitro já estava na 2ª divisão....

Erk disse...

O problema de qualquer taxista médio é esse mesmo.

Não conseguem ler mais que duas linhas de cada vez.